Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto Portimonense Futebol SAD
Desporto

FC Porto vence no Algarve Portimonense e espera deslizes de Sporting e Benfica

O triunfo foi claro para o FC Porto sobre o Portimonense que somou o sexto jogo consecutivo sem vencer no campeonato

04:54 9 Março, 2024 04:57 9 Março, 2024 | Henrique Dias Freire
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O FC Porto venceu esta sexta-feira no Algarve o Portimonense, por 3-0, no arranque da 25.ª jornada da I Liga de futebol, e vai ficar à espera de deslizes de Sporting e Benfica para reentrar na luta pelo título.

Após a goleada sobre o Benfica (5-0), a equipa de Sérgio Conceição alcançou novo resultado motivador, colocando-se à condição no terceiro lugar a três pontos dos ‘encarnados’, que recebem no domingo o Estoril Praia, e a quatro do líder Sporting, que nesse mesmo dia vai a Arouca.

Em grande forma, Galeno fez o segundo tento dos ‘dragões’ aos 59 minutos, naquele que foi o sexto golo do extremo brasileiro, mas que já pode representar a seleção portuguesa, nos últimos cinco jogos.

O espanhol Nico González estreou-se a marcar pelo FC Porto sobre o Portimonense aos sete minutos e Pepê fechou a contagem aos 79.

‘Despachada’ a 25.ª jornada do campeonato, o FC Porto entrou em modo ‘Champions’, já que vai disputar o acesso aos quartos de final na terça-feira em Londres com o Arsenal, com uma vantagem de 1-0 alcançada na primeira mão.

Já o Portimonense somou o sexto jogo consecutivo sem vencer no campeonato e ocupa o 15.º lugar, com 23 pontos, cinco acima da zona de despromoção direta e um do 16.º lugar, de acesso ao ‘play-off’ de manutenção.

Nessa luta, o Estrela da Amadora afastou-se dos lugares de descida ao vencer em casa o Casa Pia, por 3-1, com um ‘bis’ de Kikas.

No Estádio José Gomes, o avançado português foi o protagonista, marcando aos 57 e 75 minutos, antes de André Luiz (90+1) fazer o terceiro dos ‘tricolores’, que interromperam uma série de três jogos sem ganhar e subiram, à condição, ao 12.º lugar do campeonato, com 25 pontos, garantindo a saída do lugar de acesso ao ‘play-off’ de manutenção.

Apesar de ter reduzido por Soma, aos 86 minutos, o Casa Pia, que perdeu pela primeira vez sob o comando do treinador Gonçalo Santos, após três jogos sem derrotas, mantém-se provisoriamente na 10.ª posição, com 27 pontos.

Declarações após o jogo Portimonense – FC Porto

– Paulo Sérgio (treinador do Portimonense): “Acho que é uma vitória sem contestação do FC Porto. Nós, ao longo do tempo de jogo, fizemos coisas bem feitas, mas a frustração que levo daqui é pela forma como concedemos os golos.

O primeiro golo é ridículo, a infantilidade com que damos essa abertura, essa tranquilidade ao FC Porto, é que é frustrante. Porque até entrámos bem no jogo, temos uma oportunidade claríssima, pelo Hélio [Varela].

Estas equipas grandes, em transição, quando nós nos expomos, são perigosíssimas, têm muita qualidade e castigam. E nós cometemos erros. Como este terceiro golo, quando podíamos ter atacado a profundidade, vamos fazer um passe lateral com a equipa toda aberta, onde se perde a bola e vai dar o 3-0.

São estes momentos que me deixam frustrado, em relação àquilo que trabalhamos e apresentamos.

Com as substituições, quis refrescar, quis tentar pressionar mais alto, tentar entrar no jogo, mas o FC Porto, com esses erros que nós cometemos, castigou-nos.

Hoje também foi um jogo em que fizemos poucas faltas, o que significa um défice de agressividade. Isto tudo somado, dá a vitória do FC Porto, para além da sua qualidade, obviamente.

[Seis jogos sem ganhar?] Cabeça levantada e com espírito para trabalhar. Trabalhando, insistindo, procurando soluções e indo à procura dos pontos. Nesta parte, o futebol não tem segredo. É a única forma que eu conheço. É trabalhar, insistir, com as armas que temos, corrigir, mostrar, o que fazemos todas as semanas, para ver se esses erros desaparecem e conseguimos ser mais competentes para brigar pelo resultado”.

– Sérgio Conceição (treinador do FC Porto): “Na antevisão, tinha dito que era difícil, principalmente pela ausência do Pedrão, perceber como o Portimonense ia montar a equipa.

Sabíamos que era preciso algum equilíbrio e, numa das poucas saídas que eles tiveram na primeira parte, devido a alguma falta de equilíbrio da nossa parte, conseguiram aproximar-se da baliza, sem criar perigo.

O jogo estava do nosso lado, soubemos explorar algumas das situações que tínhamos preparado. Criámos mais situações para sair com um resultado ainda mais volumoso, mas penso que é um resultado justo dentro de uma exibição segura e competente dos meus jogadores.

Por vezes, marca-se cedo e adormece-se um bocadinho no jogo. Não foi o caso, porque tivemos minutos depois uma ocasião do Pepê na cara do guarda-redes em que a bola foi à trave. E continuámos sempre na mesma toada, à procura do segundo golo, à procura de ficar mais confortáveis, o que com o decorrer do mesmo foi acontecendo.

O Galeno tem feito o seu trabalho. Aquilo que eu lhe peço dentro da equipa, assim como a todos os outros, é trabalhar dentro dos diferentes momentos do jogo, na posição que tem e com as características que tem, percebendo o que pode e deve explorar nos adversários. O seu trabalho sem bola também é muito importante. O golo, é verdade, resume-se a um jogador, mas é um trabalho de equipa e dou sempre mais valor àquilo que é esse trabalho coletivo do que o individual, no fundo.

Eu não vou falar das eleições [para a presidência do FC Porto]. Não me compete a mim e, como tem sido dito por toda a gente, nomeadamente quem é candidato à presidência do FC Porto, é muito importante a tranquilidade e o sucesso desportivo da equipa.

Nós temos a consciência de que ganhámos três pontos em 30 em disputa até final do campeonato. Vamos à procura dos próximos três na próxima jornada.

Entretanto, temos pelo meio, por tudo aquilo que fizemos de bom nesta fase de grupos da Liga dos Campeões e agora no primeiro jogo com o Arsenal, um jogo extremamente difícil e de altíssimo nível em Londres. Vamos preparar-nos para esse, depois o seguinte do campeonato e assim sucessivamente até final da época”.

Jogo disputado no Estádio Municipal de Portimão
Portimonense – FC Porto, 0-3
Ao intervalo: 0-1

Marcadores:

0-1, Nico González, 07 minutos.
0-2, Galeno, 59.
0-3, Pepê, 79.

Equipas:

– Portimonense: Nakamura, Igor Formiga (Guga, 66), Alemão, Filipe Relvas, Seck, Lucas Ventura, Dener (Hildeberto Pereira, 66), Carlinhos (Taichi Fukui, 84), Sylvester Jasper (Rodrigo Martins, 66), Gonçalo Costa (Ronie Carrillo, 66) e Hélio Varela.
(Suplentes: Vinicius Silvestre, Mvoué, Taichi Fukui, Hildeberto Pereira, Ronie Carrillo, Paulo Estrela, Guga, Rodrigo Martins e Alcobia).
Treinador: Paulo Sérgio.

– FC Porto: Diogo Costa, João Mário (Jorge Sánchez, 76), Pepe, Otávio, Wendell, Alan Varela, Nico González (Stephen Eustáquio, 76), Francisco Conceição, Pepê (Gonçalo Borges, 86), Galeno (Danny Namaso, 86) e Evanilson (Iván Jaime, 86).
(Suplentes: Cláudio Ramos, Fábio Cardoso, Stephen Eustáquio, Grujic, Jorge Sánchez, Iván Jaime, Danny Namaso, Toni Martinez e Gonçalo Borges).
Treinador: Sérgio Conceição.

Árbitro: Artur Soares Dias (AF Porto).
Ação disciplinar: cartão amarelo para Gonçalo Costa (13) e Ronie Carrillo (90).

Assistência: 2.811 espetadores.

Leia também: Conheça as previsões do tempo para a semana da Páscoa

Nacional Tech

É oficial: nova lei entra em vigor hoje em Portugal e traz novas regras para estes portugueses

18:00 25 Agosto, 2026 15:47 25 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Nova lei entra em vigor esta terça-feira em Portugal e altera as regras para os radioamadores, com mudanças no acesso à atividade, certificados e autorizações

Passadiços de Altura.
Algarve

“Rodeado de natureza”: está oficialmente inaugurado o novo passadiço que passa a ligar estas duas praias no Algarve

10:10 25 Agosto, 2026 07:15 25 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Novo troço de passadiço já liga a Praia Verde Lago à Praia Verde e foi construído para proteger a duna e melhorar o acesso à praia

Idosa debaixo do guarda-chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí uma ‘tromba de água’: chuva em força, vento e frio chegam nesta data e esta vai ser a região mais afetada

09:00 25 Agosto, 2026 16:02 24 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Duas frentes chegam a Portugal já a partir desta quarta-feira e prometem trazer muita chuva, rajadas até 70 km/h e uma nova descida das temperaturas

Auto Nacional

É oficial: quem tem carta de condução B (ligeiros) e conduz estes veículos tem até esta data para cumprir nova regra

20:00 25 Agosto, 2026 17:42 25 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Condutores com carta de condução B que utilizam determinados veículos agrícolas têm um novo prazo para cumprir a formação obrigatória exigida pelo IMT

Ilha de Formentera. Crédito: Freepik
Europa

Ilha paradisíaca ‘pacífica’ fica a 2 horas de Portugal e tem praias de água cristalina onde a água chega quase aos 30 graus

17:50 25 Agosto, 2026 15:32 25 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Com praias de águas cristalinas que chegam quase aos 30 ºC, esta ilha a cerca de 2 horas de Portugal pode ser uma opção a considerar para as próximas férias

Barata dentro de casa. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

Isto é o que nunca deve fazer quando encontra uma barata dentro de casa

18:20 25 Agosto, 2026 18:08 25 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Perante o aparecimento de uma barata em casa, a reação imediata pode não ser a mais eficaz e há um erro frequente que convém evitar

Algarve Cultura

Livro leva memórias de uma Albufeira de outros tempos à população sénior [Fotogaleria]

16:40 25 Agosto, 2026 16:23 25 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Durante cinco dias, as memórias do concelho chegaram a várias respostas sociais, num encontro entre literatura e vivências pessoais

Algarve

Falta de procurador no tribunal leva à libertação de 13 detidos com 200 jerricãs em Tavira

11:10 25 Agosto, 2026 11:15 25 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Apanhados pela GNR em Santa Luzia, os detidos foram libertados e chamados ao tribunal apenas para 18 de setembro

Ladrão a tentar roubar um carro. Crédito: Freepik
Auto

Tem um carro que abre sem chave (keyless)? Há modelos que podem ser destrancados por ladrões sem lhe tocar no comando

20:30 25 Agosto, 2026 10:07 25 Agosto, 2026 | João Luís

Basta aproximar-se do carro com a chave no bolso para abrir, mas a comodidade dos sistemas sem chave (keyless) trouxe novas formas de roubo

Homem a entregar dinheiro.
Economia Nacional

Está a caminho um novo apoio do Estado de 1.075€ que será pago numa única prestação: saiba quem tem direito

17:10 24 Agosto, 2026 16:07 24 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Mais de 600 portugueses já pediram o novo apoio de 1.075 euros do Estado, mas há requisitos a cumprir para ter acesso

Ilha de Paros. Crédito: Magnific
Europa

“De outro planeta”: britânica rende-se a destino turístico europeu longe das multidões pelas praias paradisíacas e paisagens de sonho

18:20 24 Agosto, 2026 17:37 24 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Este destino turístico é acessível a partir de Portugal e tem praias de água cristalina, ruas caiadas de branco e poucas multidões

Monchique.
Algarve

“Vou guardar na memória”: turista só agora descobriu esta vila no Algarve e realça a serenidade “de quem vive ao ritmo da tradição”

19:20 24 Agosto, 2026 15:48 24 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Vila algarvia chamou a atenção de um visitante que destacou o ambiente de quem ainda vive “ao ritmo da tradição”

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia Tech

Quer ganhar dinheiro mais depressa? A inteligência artificial diz que este pode ser o negócio mais rápido para ganhar dinheiro

11:30 24 Agosto, 2026 12:06 24 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

A resposta pode surpreender muitos empreendedores. Há uma área que combina baixos custos, forte procura e potencial de crescimento

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva em força e frio fora de época: estas serão as regiões afetadas e podem ter 150 mm e rajadas de 70 km/h

06:30 24 Agosto, 2026 16:59 23 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Portugal prepara-se para uma última semana de agosto marcada por chuva intensa, rajadas até 70 km/h e uma forte descida das temperaturas. No Minho, a precipitação acumulada poderá superar os 150 mm

Túnel subaquático. Crédito: Foto AI
Economia Europa

Está a ser construído na Europa o maior e mais profundo túnel subaquático do mundo com 392 metros de profundidade: conheça a localização e a data prevista de inauguração

16:20 25 Agosto, 2026 14:45 25 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Túnel subaquático mais longo e profundo do mundo está em construção na Europa e esta será a sua localização

Juiz com martelo no tribunal. Crédito: Freepik
Europa

Governanta com 30 anos de serviço despedida de hotel por ‘roubar’ 6 rolos de papel higiénico: tribunal ‘volta atrás’ e dá razão à empresa

22:40 25 Agosto, 2026 22:20 25 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Tribunal da Catalunha acabou por dar razão a um hotel no despedimento de uma governanta que levou 6 rolos de papel higiénico de forma deliberada

Nacional, Tech

É oficial: nova lei entra em vigor hoje em Portugal e traz novas regras para estes portugueses

18:00 25 Agosto, 2026 15:47 25 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Nova lei entra em vigor esta terça-feira em Portugal e altera as regras para os radioamadores, com mudanças no acesso à atividade, certificados e autorizações

Passadiços de Altura.
Algarve

“Rodeado de natureza”: está oficialmente inaugurado o novo passadiço que passa a ligar estas duas praias no Algarve

10:10 25 Agosto, 2026 07:15 25 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Novo troço de passadiço já liga a Praia Verde Lago à Praia Verde e foi construído para proteger a duna e melhorar o acesso à praia

Idosa debaixo do guarda-chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí uma ‘tromba de água’: chuva em força, vento e frio chegam nesta data e esta vai ser a região mais afetada

09:00 25 Agosto, 2026 16:02 24 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Duas frentes chegam a Portugal já a partir desta quarta-feira e prometem trazer muita chuva, rajadas até 70 km/h e uma nova descida das temperaturas

Auto, Nacional

É oficial: quem tem carta de condução B (ligeiros) e conduz estes veículos tem até esta data para cumprir nova regra

20:00 25 Agosto, 2026 17:42 25 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Condutores com carta de condução B que utilizam determinados veículos agrícolas têm um novo prazo para cumprir a formação obrigatória exigida pelo IMT

Ilha de Formentera. Crédito: Freepik
Europa

Ilha paradisíaca ‘pacífica’ fica a 2 horas de Portugal e tem praias de água cristalina onde a água chega quase aos 30 graus

17:50 25 Agosto, 2026 15:32 25 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Com praias de águas cristalinas que chegam quase aos 30 ºC, esta ilha a cerca de 2 horas de Portugal pode ser uma opção a considerar para as próximas férias

Barata dentro de casa. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

Isto é o que nunca deve fazer quando encontra uma barata dentro de casa

18:20 25 Agosto, 2026 18:08 25 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Perante o aparecimento de uma barata em casa, a reação imediata pode não ser a mais eficaz e há um erro frequente que convém evitar

Algarve, Cultura

Livro leva memórias de uma Albufeira de outros tempos à população sénior [Fotogaleria]

16:40 25 Agosto, 2026 16:23 25 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Durante cinco dias, as memórias do concelho chegaram a várias respostas sociais, num encontro entre literatura e vivências pessoais

Algarve

Falta de procurador no tribunal leva à libertação de 13 detidos com 200 jerricãs em Tavira

11:10 25 Agosto, 2026 11:15 25 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Apanhados pela GNR em Santa Luzia, os detidos foram libertados e chamados ao tribunal apenas para 18 de setembro

Ladrão a tentar roubar um carro. Crédito: Freepik
Auto

Tem um carro que abre sem chave (keyless)? Há modelos que podem ser destrancados por ladrões sem lhe tocar no comando

20:30 25 Agosto, 2026 10:07 25 Agosto, 2026 | João Luís

Basta aproximar-se do carro com a chave no bolso para abrir, mas a comodidade dos sistemas sem chave (keyless) trouxe novas formas de roubo

Homem a entregar dinheiro.
Economia, Nacional

Está a caminho um novo apoio do Estado de 1.075€ que será pago numa única prestação: saiba quem tem direito

17:10 24 Agosto, 2026 16:07 24 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Mais de 600 portugueses já pediram o novo apoio de 1.075 euros do Estado, mas há requisitos a cumprir para ter acesso

Ilha de Paros. Crédito: Magnific
Europa

“De outro planeta”: britânica rende-se a destino turístico europeu longe das multidões pelas praias paradisíacas e paisagens de sonho

18:20 24 Agosto, 2026 17:37 24 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Este destino turístico é acessível a partir de Portugal e tem praias de água cristalina, ruas caiadas de branco e poucas multidões

Monchique.
Algarve

“Vou guardar na memória”: turista só agora descobriu esta vila no Algarve e realça a serenidade “de quem vive ao ritmo da tradição”

19:20 24 Agosto, 2026 15:48 24 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Vila algarvia chamou a atenção de um visitante que destacou o ambiente de quem ainda vive “ao ritmo da tradição”

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia, Tech

Quer ganhar dinheiro mais depressa? A inteligência artificial diz que este pode ser o negócio mais rápido para ganhar dinheiro

11:30 24 Agosto, 2026 12:06 24 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

A resposta pode surpreender muitos empreendedores. Há uma área que combina baixos custos, forte procura e potencial de crescimento

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva em força e frio fora de época: estas serão as regiões afetadas e podem ter 150 mm e rajadas de 70 km/h

06:30 24 Agosto, 2026 16:59 23 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Portugal prepara-se para uma última semana de agosto marcada por chuva intensa, rajadas até 70 km/h e uma forte descida das temperaturas. No Minho, a precipitação acumulada poderá superar os 150 mm

Túnel subaquático. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

Está a ser construído na Europa o maior e mais profundo túnel subaquático do mundo com 392 metros de profundidade: conheça a localização e a data prevista de inauguração

16:20 25 Agosto, 2026 14:45 25 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Túnel subaquático mais longo e profundo do mundo está em construção na Europa e esta será a sua localização

Juiz com martelo no tribunal. Crédito: Freepik
Europa

Governanta com 30 anos de serviço despedida de hotel por ‘roubar’ 6 rolos de papel higiénico: tribunal ‘volta atrás’ e dá razão à empresa

22:40 25 Agosto, 2026 22:20 25 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Tribunal da Catalunha acabou por dar razão a um hotel no despedimento de uma governanta que levou 6 rolos de papel higiénico de forma deliberada

Últimas Notícias

  • Governanta com 30 anos de serviço despedida de hotel por ‘roubar’ 6 rolos de papel higiénico: tribunal ‘volta atrás’ e dá razão à empresa
    Governanta com 30 anos de serviço despedida de hotel por ‘roubar’ 6 rolos de papel higiénico: tribunal ‘volta atrás’ e dá razão à empresa
  • “Dispensava o vento”: banhista visita pela primeira vez esta praia no Algarve e considera-a “espetacular” apesar da ‘ventania’
    “Dispensava o vento”: banhista visita pela primeira vez esta praia no Algarve e considera-a “espetacular” apesar da ‘ventania’
  • Tem um carro elétrico e vive sem garagem? Há um detalhe que muitos ignoram e pode dar origem a multas pesadas
    Tem um carro elétrico e vive sem garagem? Há um detalhe que muitos ignoram e pode dar origem a multas pesadas
  • Saiu de casa sem o Cartão de Cidadão? A lei diz o que pode acontecer se a polícia lhe pedir identificação
    Saiu de casa sem o Cartão de Cidadão? A lei diz o que pode acontecer se a polícia lhe pedir identificação
  • Reservas de sangue estão a diminuir no Algarve: saiba onde pode fazer recolhas fora dos hospitais
    Reservas de sangue estão a diminuir no Algarve: saiba onde pode fazer recolhas fora dos hospitais

Opinião

  • Portugal lidera a Europa nas praias com bandeira azul
    Portugal lidera a Europa nas praias com bandeira azul
  • Ainda ontem estava a beber Sumol e agora já escrevo cá | Por Tiago Manuel
    Ainda ontem estava a beber Sumol e agora já escrevo cá | Por Tiago Manuel
  • Um código QR também pode ser uma armadilha: a prevenção começa nos nossos hábitos | Por Ricardo Neves
    Um código QR também pode ser uma armadilha: a prevenção começa nos nossos hábitos | Por Ricardo Neves

Europe Direct Algarve

  • Para breve em Portugal? Neste país da UE atravessar a estrada ao telemóvel pode passar a dar multa
    Para breve em Portugal? Neste país da UE atravessar a estrada ao telemóvel pode passar a dar multa
  • Portugal falhou prazos de diretivas europeias: saiba quando pode invocar regras mesmo sem lei portuguesa
    Portugal falhou prazos de diretivas europeias: saiba quando pode invocar regras mesmo sem lei portuguesa
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento