O Benfica procura hoje isolar-se na liderança da I Liga portuguesa de futebol, na receção ao Farense, depois da derrota do campeão FC Porto e do empate do Santa Clara, na terceira jornada.
Os ‘encarnados’, que venceram folgadamente os dois primeiros jogos na prova, ocupam o quarto lugar, com os mesmos seis pontos de FC Porto e Marítimo, que no sábado foi vencer por 3-2 no terreno dos campeões nacionais, e menos um do que o Santa Clara, que empatou 0-0 na receção ao Gil Vicente.
A formação comandada por Jorge Jesus, que já anunciou a titularidade dos centrais Otamendi e Jardel, após a saída de Rúben Dias, pode isolar-se no comando da prova, antes da interrupção para jogos da seleção.
A partir das 18:30, no Estádio da Luz, em Lisboa, o Benfica vai reencontrar o Farense, que regressou à I Liga após 18 anos e só venceu uma vez no terreno ‘encarnado’, em 23 jogos para o campeonato, e perdeu os dois primeiros embates na competição, ocupando o último lugar.
Curiosamente, o Farense só levou a melhor em 1996, quando um golo de Jorge Soares – defesa central que viria depois a jogar pelo Benfica – marcou em cima do minuto 90 o único golo da partida e deu a vitória ao conjunto orientado por Paco Fortes sobre um Benfica então treinado por Mário Wilson.
Recentemente, as duas equipas mediram forças na pré-temporada, com o Benfica a vencer por 5-1 em partida disputada no Seixal. Pizzi, Diogo Gonçalves, Adel Taarabt e Haris Seferović, por duas vezes, marcaram para as ‘águias’, enquanto Pedro Simões assinou o único golo dos de Faro.
A jornada promove ainda outro embate entre lisboetas e algarvios, com a visita do Sporting, 10.º classificado com três pontos e apenas um jogo disputado, ao Portimonense, 15.º, com em dois desafios.
Os ‘leões’ vão apresentar-se em Portimão, num encontro marcado para as 21:00, na ‘ressaca’ da goleada sofrida frente aos austríacos do LASK Linz (4-1), que afastou a equipa orientada por Rúben Amorim da fase de grupos da Liga Europa.
Nos 17 embates anteriores entre as duas equipas no recinto portimonense, o Sporting venceu em sete ocasiões, empatou cinco e perdeu outras tantas.
Igualmente depois de ter sido afastado das competições europeias, o Rio Ave, 13.º com dois pontos, visita o Famalicão, nono com três, a partir das 18:30, depois de o Nacional, quinto com quatro, receber o Belenenses SAD, 12.º com três, num jogo marcado para as 15:30.
Em caso de vitória, a formação insular pode igualar o Santa Clara e chegar aos lugares cimeiros da classificação.
Programa e resultados da terceira jornada:
– Sexta-feira, 02 out:
Moreirense – Boavista, 1-1
Vitória de Guimarães – Paços de Ferreira, 1-0
– Sábado, 03 out:
Santa Clara – Gil Vicente, 0-0
FC Porto – Marítimo, 2-3
Tondela – Sporting de Braga, 0-4
– Domingo, 04 out:
Nacional – Belenenses SAD, 15:30
Famalicão – Rio Ave, 18:30
Benfica – Farense, 18:30
Portimonense – Sporting, 21:00