Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Foto Lusa
Desporto

Farense e Rio Ave empatam a um golo na I Liga

Com o oitavo jogo seguido sem vencer, o Farense ocupa o 12.º lugar, com 27 pontos, mais dois do que o Rio Ave, que é 15.º classificado

20:30 16 Março, 2024 22:50 16 Março, 2024 | Henrique Dias Freire
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O Farense e o Rio Ave empataram este sábado a um golo, em jogo da 26.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, com as duas equipas a manterem séries de jogos sem vencer na prova.

Em Faro, Fabrício Isidoro (31 minutos) adiantou os algarvios, com Boateng (50) a dar o quarto empate consecutivo aos vila-condenses, que não vencem há cinco encontros.

Com o oitavo jogo seguido sem vencer, o Farense ocupa o 12.º lugar, com 27 pontos, mais dois do que o Rio Ave, que é 15.º classificado.

Farense e Rio Ave prolongam ciclos negativos

Farense e Rio Ave empataram 1-1, em jogo da 26.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol com um golo em cada parte, prolongando os respetivos ciclos negativos de oito e cinco jogos sem ganhar no campeonato.

O capitão Fabrício Isidoro comemorou o seu jogo 200 pelos algarvios, que representa desde a época 2017/2018, com o primeiro golo da tarde, aos 31 minutos, e teve resposta do ganês Boateng, que entrou ao intervalo e empatou aos 50.

O Farense voltou a pontuar após quatro derrotas consecutivas num ciclo de oito partidas sem vencer, ocupando o 12.º lugar, com 27 pontos, mais dois do que o Rio Ave (15.º), que hoje registou o quarto empate seguido e leva cinco encontros sem ganhar na Liga.

O Farense mudou duas peças em relação à derrota em Vizela (2-1), com os regressos de Fran Delgado e Mattheus Oliveira, enquanto no Rio Ave surgiram três alterações face ao ‘nulo’ com o Sporting de Braga, voltando os centrais Patrick William e Josué Sá e o médio João Teixeira.

A equipa algarvia voltou ao ‘4-3-3’, contra o ‘3-4-3’ dos vila-condenses em que o extremo Úmaro Embaló ‘fechava’ à esquerda como lateral e atuava como extremo em fase ofensiva, permitindo que João Teixeira procurasse o ‘miolo’ em busca de combinações.

A estratégia de José Mota passava por deixar o adversário dominar a posse de bola e atacar as ‘costas’ da sua defensiva com jogo direto e, até ao intervalo, a sua equipa foi somando mais aproximações à baliza do que o Rio Ave, que concedeu muitas facilidades aos locais.

A primeira grande oportunidade da partida surgiu, porém, de surpresa, aos 16 minutos, quando Gonçalo Silva cobrou um livre do seu meio-campo e quase surpreendia o adiantado Jhonatan Luiz, que teve de voar para evitar o golo.

Com os flancos bem ativados, o Farense foi mais perigoso durante a primeira meia hora e, se Mattheus Oliveira tentou de fora da área para defesa fácil do guardião brasileiro, aos 20 minutos, o isolado Marco Matias desperdiçou a ocasião mais flagrante, num ‘tiro’ à figura de Jhonatan (24).

A formação algarvia acabou mesmo por chegar ao 1-0, aos 31 minutos, num lance que nasce de um mau passe de Adrien a meio-campo: Fran Delgado serviu rapidamente Zé Luís, que chutou para nova defesa do guardião dos forasteiros, surgindo Fabrício Isidoro a finalizar para o seu terceiro tento no campeonato.

Apesar da ligeira reação dos forasteiros, a posse de bola infrutífera e a apatia no último terço levaram Luís Freire a operar duas mudanças ao intervalo, refrescando os flancos no ataque com Fábio Ronaldo e Boateng, que assinou a igualdade logo aos 50 minutos.

O lateral Costinha e o central Josué Sá combinaram à direita e este, perto da linha de fundo, centrou para a grande área, onde surgiu o avançado ganês, perante a passividade de Fran Delgado, a cabecear sem hipóteses para Ricardo Velho.

Depois do 1-1, o jogo entrou numa fase de equilíbrio, com Zé Luís a cabecear à figura (66 minutos) e Boateng a desperdiçar o ‘bis’, falhando uma finalização que parecia fácil em ‘carrinho’, após passe de Aziz (73).

O ciclo mais negativo entre as duas equipas pertence aos algarvios e o técnico José Mota foi arriscando com mais peças ofensivas, em busca da vitória, mas a sua equipa teve poucas ideias num final de jogo de parada e resposta, em que o resultado já não se modificou.

Declarações após o jogo Farense-Rio Ave (1-1)

– José Mota (treinador do Farense): “Cada equipa marcou um golo e, quando assim é, temos de aceitar este resultado.

Foi um jogo intenso, muitas vezes bem jogado, com equipas a entregarem-se com muita dedicação ao jogo. Equipas também que não arriscaram muito, porque percebem o quão é importante nesta fase somar [pontos].

Conseguimos fazer um golo, obrigámos o Rio Ave, muitas vezes, a recuar e explorámos muitíssimo bem as transições e a profundidade. Tivemos mais uma situação de golo, nomeadamente pelo [Marco] Matias, que podíamos ter concretizado e penso que, a fazer, se calhar o jogo ficaria ali resolvido.

Com as alterações produzidas, o Rio Ave obrigou-nos a recuar linhas. Tivemos de nos readaptar um pouco ao jogo. Numa jogada de cruzamento, onde poderíamos e deveríamos estar mais organizados, sofremos o golo do empate.

Com as alterações produzidas, tentei chegar com mais agressividade à zona de finalização. Tivemos uma excelente oportunidade pelo Zé [Luís], mais uma ou outra situação, mas a verdade é que também o Rio Ave já estava satisfeito com este empate, pelas alterações que entretanto foi fazendo ao longo do jogo.

É muito difícil nesta fase conseguir três pontos. As equipas quando estão a ganhar, têm de saber guardar essa vantagem. Nós hoje não conseguimos, deveríamos ter conseguido, porque tínhamos condições para isso.”

– Luís Freire (treinador do Rio Ave): “Nós entrámos mal no jogo, claramente. A perder várias vezes a bola, de uma forma às vezes simples e com um tempo de reação muito lento. Temos qualidade e capacidade para, como equipa e individualmente também, assumir e jogar, mas estivemos algo intranquilos na circulação de bola na primeira meia hora.

O Farense foi-se aproximando, ou através de bola parada ou em contra-ataque, com jogo mais direto também, causando alguns problemas até fazer o 1-0.

A partir daí, o jogo muda, porque começámos a assumir mais o nosso jogo. Parece que nos libertámos completamente a partir do golo sofrido e, até ao intervalo, acabámos por nos aproximar mais vezes da baliza do Farense.

Falámos todos [ao intervalo] e, na segunda parte, a equipa já começou a circular mais a bola, com uma boa dinâmica, a jogar bem, e fazemos um grande golo, numa boa jogada.

Na segunda parte, sempre fomos equilibrados, nunca nos expusemos demasiado a uma equipa forte a jogar em casa e conseguimos ir criando calafrios ao Farense. Temos a melhor oportunidade de golo na segunda parte.

Pela entrada em jogo má estávamos a ser penalizados, mas a reação foi boa e por pouco não demos a volta ao jogo.

Mais do que quem entrou ou quem saiu, mudámos a partir do golo sofrido. A partir do golo sofrido, toda a equipa mudou. O intervalo foi consequência para tentar arriscar mais um pouco, com a entrada dos avançados. A verdade é que resultou e por pouco, como disse, não íamos fazendo o segundo golo.

O que temos de tirar daqui é que, quem faz 60 minutos assim, pode fazer 90. Temos de ser exigentes connosco. Jogámos com uma boa equipa, num estádio difícil, mas eu acredito muito nos jogadores, acredito muito na minha equipa, e acho que podíamos ter feito 90 minutos ainda mais consistentes.”

Jogo disputado no Estádio de São Luís, em Faro
Farense – Rio Ave, 1-1
Ao intervalo: 1-0

Marcadores:

1-0, Fabrício Isidoro, 31 minutos.
1-1, Boateng, 50.

Equipas:

– Farense: Ricardo Velho, Fran Delgado (Rafael Barbosa, 77), Gonçalo Silva, Igor Rossi, Talys (Talocha, 88), Cláudio Falcão, Fabrício Isidoro (Cáseres, 77), Belloumi (Elves Baldé, 67), Mattheus Oliveira, Marco Matias (Bruno Duarte, 67) e Zé Luís.
(Suplentes: Miguel Carvalho, Cáseres, Muscat, Elves Baldé, Rafael Barbosa, Bruno Duarte, Rui Costa, Talocha e Vítor Gonçalves).
Treinador: José Mota.

– Rio Ave: Jhonatan Luiz, Josué Sá, Aderllan Santos, Patrick William, Costinha, Amine, Adrien Silva (Boateng, 46), Úmaro Embaló (Vrousai, 69), Joca (Fábio Ronaldo, 46), João Teixeira (João Graça, 87) e Aziz (Zé Manuel, 87).
(Suplentes: Magrão, Tanlongo, Vítor Gomes, João Graça, Boateng, Vrousai, Renato Pantalon, Zé Manuel e Fábio Ronaldo).
Treinador: Luís Freire.

Árbitro: Miguel Nogueira (AF Lisboa).
Ação disciplinar: cartão amarelo para Marco Matias (22), Patrick William (60) e Cláudio Falcão (89).

Assistência: 4.713 espetadores.

Leia também: Kris Meeke fez o pleno e venceu o Rali Casinos do Algarve

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Homem a pedir para utilizar casa de banho de restaurante. Crédito: Foto AI
Nacional

Restaurante pode recusar a casa de banho a quem não consome? A resposta está na lei

12:45 18 Junho, 2026 12:43 18 Junho, 2026 | João Luís

A dúvida voltou a surgir após caso relatado nas redes sociais: Saiba o que diz a lei sobre o acesso à casa de banho em cafés e restaurantes

Algarve Economia

Companhia aérea easyJet celebra cinco anos da base de Faro e reforça aposta no Algarve

12:56 18 Junho, 2026 12:57 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Operação de verão da easyJet liga Faro a destinos no Reino Unido, França, Países Baixos e Suíça

Mulher numa trotinete.
Europa

Adeus trotinetes: capital europeia vai proibir trotinetes elétricas partilhadas já em 2027

11:50 18 Junho, 2026 13:55 17 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Bruxelas vai proibir trotinetes elétricas partilhadas em 2027 após aumento de acidentes e problemas no espaço público urbano

Vespa no Figo. Crédito: Foto AI
Algarve Ciência

Quem come este fruto tradicional do Algarve está a comer vespas sem saber? A ciência explica

17:30 17 Junho, 2026 15:18 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Este fruto tradicional do Algarve esconde uma relação surpreendente com pequenas vespas polinizadoras

Agentes da PSP. Crédito: Lusa
Nacional

Abusou das sobrinhas quando eram crianças e só agora foi detido pela PSP para cumprir pena: este é o motivo

12:01 18 Junho, 2026 12:02 18 Junho, 2026 | João Luís

Homem de 48 anos foi entregue pela PSP ao Estabelecimento Prisional de Leiria para cumprir pena por crimes de abuso sexual de crianças

Algarve

GNR detém três homens e apreende 56 fardos de haxixe em Aljezur

12:35 18 Junho, 2026 12:35 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Embarcação de alta velocidade colocou-se em fuga durante ação da GNR na costa de Aljezur e não foi intercetada

Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Mundo Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês aqui temos tudo”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

16:40 17 Junho, 2026 16:01 17 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses estão a 'esquecer' a Europa e a optar por este destino onde o custo de vida é baixo e de clima quente 'próximo' de Portugal para aproveitar a reforma

Algarve Economia

Mais de 250 trabalhadores recebem formação para lojas da Mercadona no Algarve

09:25 18 Junho, 2026 09:31 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Novas lojas da Mercadona no Algarve abrem em outubro, em Portimão, e em novembro, em Faro, com equipas em formação

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia Tech

O seu cartão está a ser clonado? Faça isto antes de usar o Multibanco para impedir que aconteça

16:30 17 Junho, 2026 14:41 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Antes de usar um Multibanco, há sinais simples que deve verificar para evitar que os seus dados bancários sejam roubados

Algarve Saúde

Novo hospital em Faro marca expansão do Grupo Lusíadas no sul do país

18:30 17 Junho, 2026 18:29 17 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Projeto reforça presença do Grupo Lusíadas no Algarve, onde já conta com hospitais em Albufeira e Vilamoura

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia Saúde

Especialista alerta: não compre melancias e meloas se já estiverem cortadas desta forma e estas são as razões

08:00 17 Junho, 2026 14:10 16 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Com a chegada do calor, melancias e meloas voltam a ganhar destaque nas bancas. Mas há um detalhe a que muitos consumidores não prestam atenção

Manjericos, Crédito: Foto DR
Vida & Lazer

Tem manjerico em casa? Este erro pode fazê-lo murchar em poucos dias

19:00 17 Junho, 2026 15:07 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O manjerico é uma das plantas mais associadas aos Santos Populares, mas também uma das mais delicadas

Economia Nacional

Vai fazer obras em casa? Conheça os apoios e benefícios que existem em Portugal para renovar habitações

20:30 17 Junho, 2026 16:53 17 Junho, 2026 | João Luís

Existem apoios e benefícios em Portugal para obras em casa, mas nem todos servem para remodelações interiores

Perrie Edwards e Alex Oxlade-Chamberlain.
Algarve Europa Vida & Lazer

Jogador do Celtic casa-se com cantora britânica na Igreja Matriz de Estoi e a escolha do local não foi ao acaso

18:20 17 Junho, 2026 15:19 17 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Perrie Edwards e Alex Oxlade-Chamberlain casaram-se na Igreja Matriz de Estoi, no Algarve, numa cerimónia íntima

Algarve

Novo regime urbanístico mobiliza especialistas em Albufeira

12:28 16 Junho, 2026 17:16 16 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Conferência em Albufeira analisou alterações legais no urbanismo, simplificação de procedimentos e responsabilidade técnica

Estudantes a comer.
Algarve Gastronomia

Universidade do Algarve vai retirar da cantina um alimento muito comum na dieta dos portugueses já no próximo ano letivo

18:10 15 Junho, 2026 11:58 14 Junho, 2026 | Miguel Frazão

No próximo ano letivo, a Universidade do Algarve vai alterar a oferta alimentar e retirar a carne de vaca das suas cantinas

Homem a pedir para utilizar casa de banho de restaurante. Crédito: Foto AI
Nacional

Restaurante pode recusar a casa de banho a quem não consome? A resposta está na lei

12:45 18 Junho, 2026 12:43 18 Junho, 2026 | João Luís

A dúvida voltou a surgir após caso relatado nas redes sociais: Saiba o que diz a lei sobre o acesso à casa de banho em cafés e restaurantes

Algarve, Economia

Companhia aérea easyJet celebra cinco anos da base de Faro e reforça aposta no Algarve

12:56 18 Junho, 2026 12:57 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Operação de verão da easyJet liga Faro a destinos no Reino Unido, França, Países Baixos e Suíça

Mulher numa trotinete.
Europa

Adeus trotinetes: capital europeia vai proibir trotinetes elétricas partilhadas já em 2027

11:50 18 Junho, 2026 13:55 17 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Bruxelas vai proibir trotinetes elétricas partilhadas em 2027 após aumento de acidentes e problemas no espaço público urbano

Vespa no Figo. Crédito: Foto AI
Algarve, Ciência

Quem come este fruto tradicional do Algarve está a comer vespas sem saber? A ciência explica

17:30 17 Junho, 2026 15:18 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Este fruto tradicional do Algarve esconde uma relação surpreendente com pequenas vespas polinizadoras

Agentes da PSP. Crédito: Lusa
Nacional

Abusou das sobrinhas quando eram crianças e só agora foi detido pela PSP para cumprir pena: este é o motivo

12:01 18 Junho, 2026 12:02 18 Junho, 2026 | João Luís

Homem de 48 anos foi entregue pela PSP ao Estabelecimento Prisional de Leiria para cumprir pena por crimes de abuso sexual de crianças

Algarve

GNR detém três homens e apreende 56 fardos de haxixe em Aljezur

12:35 18 Junho, 2026 12:35 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Embarcação de alta velocidade colocou-se em fuga durante ação da GNR na costa de Aljezur e não foi intercetada

Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Mundo, Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês aqui temos tudo”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

16:40 17 Junho, 2026 16:01 17 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses estão a 'esquecer' a Europa e a optar por este destino onde o custo de vida é baixo e de clima quente 'próximo' de Portugal para aproveitar a reforma

Algarve, Economia

Mais de 250 trabalhadores recebem formação para lojas da Mercadona no Algarve

09:25 18 Junho, 2026 09:31 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Novas lojas da Mercadona no Algarve abrem em outubro, em Portimão, e em novembro, em Faro, com equipas em formação

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia, Tech

O seu cartão está a ser clonado? Faça isto antes de usar o Multibanco para impedir que aconteça

16:30 17 Junho, 2026 14:41 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Antes de usar um Multibanco, há sinais simples que deve verificar para evitar que os seus dados bancários sejam roubados

Algarve, Saúde

Novo hospital em Faro marca expansão do Grupo Lusíadas no sul do país

18:30 17 Junho, 2026 18:29 17 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Projeto reforça presença do Grupo Lusíadas no Algarve, onde já conta com hospitais em Albufeira e Vilamoura

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia, Saúde

Especialista alerta: não compre melancias e meloas se já estiverem cortadas desta forma e estas são as razões

08:00 17 Junho, 2026 14:10 16 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Com a chegada do calor, melancias e meloas voltam a ganhar destaque nas bancas. Mas há um detalhe a que muitos consumidores não prestam atenção

Manjericos, Crédito: Foto DR
Vida & Lazer

Tem manjerico em casa? Este erro pode fazê-lo murchar em poucos dias

19:00 17 Junho, 2026 15:07 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O manjerico é uma das plantas mais associadas aos Santos Populares, mas também uma das mais delicadas

Economia, Nacional

Vai fazer obras em casa? Conheça os apoios e benefícios que existem em Portugal para renovar habitações

20:30 17 Junho, 2026 16:53 17 Junho, 2026 | João Luís

Existem apoios e benefícios em Portugal para obras em casa, mas nem todos servem para remodelações interiores

Perrie Edwards e Alex Oxlade-Chamberlain.
Algarve, Europa, Vida & Lazer

Jogador do Celtic casa-se com cantora britânica na Igreja Matriz de Estoi e a escolha do local não foi ao acaso

18:20 17 Junho, 2026 15:19 17 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Perrie Edwards e Alex Oxlade-Chamberlain casaram-se na Igreja Matriz de Estoi, no Algarve, numa cerimónia íntima

Algarve

Novo regime urbanístico mobiliza especialistas em Albufeira

12:28 16 Junho, 2026 17:16 16 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Conferência em Albufeira analisou alterações legais no urbanismo, simplificação de procedimentos e responsabilidade técnica

Estudantes a comer.
Algarve, Gastronomia

Universidade do Algarve vai retirar da cantina um alimento muito comum na dieta dos portugueses já no próximo ano letivo

18:10 15 Junho, 2026 11:58 14 Junho, 2026 | Miguel Frazão

No próximo ano letivo, a Universidade do Algarve vai alterar a oferta alimentar e retirar a carne de vaca das suas cantinas

Últimas Notícias

  • Companhia aérea easyJet celebra cinco anos da base de Faro e reforça aposta no Algarve
    Companhia aérea easyJet celebra cinco anos da base de Faro e reforça aposta no Algarve
  • Restaurante pode recusar a casa de banho a quem não consome? A resposta está na lei
    Restaurante pode recusar a casa de banho a quem não consome? A resposta está na lei
  • GNR detém três homens e apreende 56 fardos de haxixe em Aljezur
    GNR detém três homens e apreende 56 fardos de haxixe em Aljezur
  • Filme da Universidade do Algarve vence prémio internacional de Melhor Animação [vídeo]
    Filme da Universidade do Algarve vence prémio internacional de Melhor Animação [vídeo]
  • Abusou das sobrinhas quando eram crianças e só agora foi detido pela PSP para cumprir pena: este é o motivo
    Abusou das sobrinhas quando eram crianças e só agora foi detido pela PSP para cumprir pena: este é o motivo

Opinião

  • À Mesa com o Poder Local… mas sem os munícipes | Por Adriana Martins
    À Mesa com o Poder Local… mas sem os munícipes | Por Adriana Martins
  • Pobreza em forte queda: usando o mesmo limiar de há três décadas, a taxa atual seria inferior a 4%, muito inferior aos 23% em 1994
    Pobreza em forte queda: usando o mesmo limiar de há três décadas, a taxa atual seria inferior a 4%, muito inferior aos 23% em 1994
  • Não matem o mensageiro | Por Luís Ganhão
    Não matem o mensageiro | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Empresas algarvias têm 11 milhões para investir em inovação produtiva
    Empresas algarvias têm 11 milhões para investir em inovação produtiva
  • Silves recebe seminário sobre gestão de combustíveis e risco de incêndio rural
    Silves recebe seminário sobre gestão de combustíveis e risco de incêndio rural
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal