O algarvio Isaac Nader foi esta terça-feira quarto classificado nos 1.500 metros do ‘meeting’ internacional da Catalunha de pista coberta, disputado em Sabadell, confirmando amplamente os mínimos para o Mundial de pista coberta de Belgrado.
Nader aproveitou bem a presença de cinco corredores etíopes na prova para assegurar um recorde pessoal de 3.36,50 minutos, consolidando-se como o terceiro melhor luso de sempre na distância e subindo a nono melhor mundial do ano.
Vencedor dos 1.500 metros no meeting de Valência com mínimos para o Mundial
No passado dia 02 de fevereiro, o algarvio Nader tinha conseguido os mínimos para Belgrado, ao vencer em Valência, quando correu em 3.38,08, então recorde pessoal por mais de três segundos.
Este registo colocou, na altura, o atleta algarvio como o quarto melhor mundial do ano, além de subir a terceiro melhor luso de sempre, logo atrás do recordista nacional, Rui Silva – atualmente seu treinador – e do antigo recordista Mário Silva. Desde 2004 que um atleta português não corria tão rápido nesta distância.
O atleta do Benfica aproveitou o excelente andamento da prova, que se pretendia com andamento para recorde mundial júnior.
Os três primeiros lugares foram para etíopes, com Tedesse Lemi (3.35,84), Samuel Abate (3.36,23) e Adehena Kasaye (3.36,38). Kasaye ficou aquém do recorde mundial júnior que perseguia.
Natural de Faro, Isaac Nader continua a ser o terceiro português de sempre, mas agora a quatro centésimos apenas de Mário Silva. O recorde nacional, de 3.34,99, é de Rui Silva, atualmente treinador de Nader.
Do mesmo grupo de treino, Salomé Afonso, do Sporting, também esteve em Sabadell e melhorou o seu recorde pessoal nos 1.500 metros para 4.17,26 minutos, sendo sétima na classificação geral.
O benfiquista Ivo Tavares venceu o salto em comprimento com 7,47 metros, enquanto Lucinda Gomes, do Estreito, foi quarta no triplo salto com 12,74 metros.