Finda a sexta e última jornada da mais prestigiada competição europeia de clubes, é hora de “águias” e “dragões” analisarem o lote de apurados e perceberem quais são as equipas que poderão, e não poderão, enfrentar na próxima fase da Liga dos Campeões.
O percurso português nesta edição da Champions só não foi imaculado devido ao desaire do Sporting no derradeiro encontro. Os “leões” falharam o apuramento e adiaram aquilo que poderia ter sido inédito: Portugal ter três emblemas nos oitavos de final da Liga dos Campeões.
Esta será apenas a quinta vez que vão estar dois conjuntos portugueses nesta fase da competição.
Mas afinal que clubes ainda estão em prova?
Esta é a elite do futebol europeu que disputará os dois lugares da final de Istambul, no Estádio Olímpico Atatürk, no dia 10 de junho de 2023.
Por que razão o Benfica passou em primeiro lugar?
Os “encarnados” tiveram de esperar até aos 92 minutos para consumarem a passagem no primeiro posto, à frente do “gigante” francês, o PSG. Foi dos pés de João Mário que saiu o golo que faltava aos comandados de Roger Schmidt para atingirem esta posição. O Benfica venceu categoricamente por 6-1 e, no final, a festa foi das “águias”.
A equipa de Paris também venceu o seu encontro, no reduto da Juventus (2-1), o que fez com que franceses e portugueses chegassem ao fim da fase de grupos em igualdade pontual, com 14 pontos.
A diferença de golos também era a mesma, nove para ambos, assim como os golos marcados, que foram 16, e ainda os golos sofridos, seis para cada lado.
Nesta situações o que prevalece, segundo o artigo 17 do regulamento da Liga dos Campeões, são os golos marcados fora de casa. Neste critério o clube da Luz levava vantagem, uma vez que faturou por nove vezes, enquanto a equipa de Messi e companhia apenas marcou seis golos fora de portas.
Contas feitas, que clubes podem agora colocar-se no encalço das “águias”?
O percurso dos “encarnados” na prova, até agora, resume-se a quatro vitórias e dois empates. Venceram convictamente a Juventus por duas ocasiões, à semelhança do que fizeram com o modesto Maccabi Haifa. O pleno de vitórias só não foi possível porque apanharam pela frente um conjunto de estrelas que bateu o pé à equipa de Schmidt.
Visto que o Benfica venceu o seu grupo apenas poderá enfrentar os restantes segundos classificados. Por outro lado, não encontrará o PSG, visto que também pertencia ao grupo H. Posto isto, eis os emblemas que as “águias” poderão ter pela frente:
- Liverpool – 2.º do grupo A
- Club Brugge – 2.º do grupo B
- Inter Milão – 2.º do grupo C
- Eintracht Franfurt – 2.º do grupo D
- AC Milan – 2.º do grupo E
- RB Leipzig – 2.º do grupo F
- Borussia Dortmund – 2.º do grupo G
Possíveis oponentes dos “dragões”
O FC Porto não poderia ter começado da pior maneira esta edição do torneio europeu. Duas derrotas consecutivas colocaram em dúvida a capacidade do plantel de Sérgio Conceição seguir em frente. O emblema da invicta aprimorou as suas exibições e conseguiu quatro vitórias em quatro jogos, carimbando assim a passagem aos “oitavos”, na frente do grupo B.
À semelhança do Benfica, o FC Porto apenas defrontará os restantes segundos classificados. Excluído dos possíveis adversários está o Club Brugge que também pertencia ao grupo B. Assim sendo, estes são os clubes que os “azuis e brancos” poderão enfrentar:
- Liverpool – 2.º do Grupo A
- Inter Milão – 2.º do Grupo C
- Eintracht Franfurt – 2.º do Grupo D
- AC Milan – 2.º do Grupo E
- RB Leipzig – 2.º do Grupo F
- Borussia Dortmund – 2.º do Grupo G
- PSG – 2.º do Grupo H
- Texto: SIC Notícias, televisão parceira do POSTAL