Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Fotos DR
Desporto

Bronze do velejador de Portimão João Pinto na classe adaptada Hansa 303 sabe a ouro

O velejador João Pinto diz que o seu maior desafio tem a ver com o seu feitio quando a realidade é que está “preso a uma cadeira de rodas”

11:02 17 Agosto, 2023 11:15 17 Agosto, 2023 | Henrique Dias Freire
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Rui Barbosa Batista, enviado da agência Lusa

O velejador do Clube Naval de Portimão João Pinto considerou esta quinta-feira que a medalha de bronze conquistada na quarta-feira nos Mundiais de Haia na classe adaptada Hansa 303 sabe a ouro, dados os sacrifícios e limitações que tem para praticar a modalidade.

“Esta medalha de bronze significa trabalho, dedicação e muitas horas a treinar. Tenho bastantes dificuldades em ter sempre um treinador comigo e vim sozinho com o meu irmão, que é uma grande ajuda, mas o seu conhecimento de vela não é igual ao meu. Por isso, vai retribuído todo o esforço e empenho destes anos na vela, pelo que, para mim, é como uma vitória”, disse, em declarações à Lusa.

João Pinto garantiu a terceira posição com 35 pontos, numa prova ganha pelo polaco Piotr Cichocki, com 11 pontos, seguido pelo japonês Takumi Niwa, com 24.

“Quando estou a navegar sou um atleta bastante competitivo, mas um dos meus maiores efeitos é cometer erros. Muitas vezes, na frente, cometo erros muito simples e perco lugares, ficando mais difícil lutar pelo pódio. Podia ser mais regular nos três primeiros se não cometesse esses erros, não diria infantis, mas dos nervos, da ansiedade e pressão da própria competição”, assume.

Nestes Mundiais, João Pinto ficou três vezes em terceiro, quatro em quarto e duas em quinto, amealhando ainda um sexto, que descartou como pior resultado.

Velejador João Pinto gostava de poder contar com mais tempo com o treinador

O atleta do Clube Naval de Portimão reconhece que o seu maior desafio tem a ver com o seu feitio e a sua vontade de ser independente, quando a realidade é que está “preso a uma cadeira de rodas”.

“Sofri uma lesão grave e não consigo preparar um barco, estou sempre dependente de alguém para meter um barco na água. Isso faz de mim uma pessoa dependente de outros”, lamenta.

João Pinto gostava de poder contar com mais tempo com o treinador Frederico Rato, nomeadamente nas provas internacionais, e sonha com o dia em que a namorada, com quem também chega a fazer equipa na vela, consiga ter mais férias para o acompanhar nos eventos.

“A prática do desporto nunca é uma dificuldade, mas um prazer. As logísticas é que são sempre muito complicas, não apenas vela adaptada, embora seja pior por estar em cadeira de rodas”, completou.

Nos mundiais de Haia, a vela adaptada portuguesa contou ainda com a prata de Pedro Câncio Reis e Guilherme Ribeiro em RS Venture.

Leia também: Prova de apuramento prepara “terreno” em Portimão para o Campeonato do Mundo de Vela Adaptada

Casamento. Crédito: Magnific
Economia Nacional

Prepare-se para abrir os ‘cordões à bolsa’: este é o preço médio de um casamento em Portugal

15:00 8 Maio, 2026 13:49 8 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Preço médio do casamento voltou a subir em 2026 e estes são os serviços que mais aumentaram de custo, de acordo com os especialistas

Algarve

Dois detidos e droga apreendida em fiscalização da GNR em Albufeira

12:50 8 Maio, 2026 12:34 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Fiscalização rodoviária da GNR no concelho de Albufeira termina com duas detenções por tráfico de droga e apreensões

Mosca a voar na cozinha. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

Adeus moscas: esta fruta que tem na cozinha pode ser a solução para as afastar

14:00 8 Maio, 2026 15:44 6 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

As moscas tornam-se mais frequentes dentro de casa com a chega do calor, sobretudo na cozinha

Nacional

“O que muda na prática com esta nova lei, sobre a contratação de seguros de vida?”

14:40 8 Maio, 2026 14:36 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Lei facilita contratação de seguros de vida associados ao crédito à habitação e reforça direitos dos consumidores

Algarve Desporto

Famílias são convidadas a participar na Kidical Mass Algarve

14:20 8 Maio, 2026 11:31 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Faro, Tavira e São Brás de Alportel recebem passeios da Kidical Mass em defesa da mobilidade ativa infantil

Algarve Desporto Edição Papel

Dynamite Fighting Championship 49 promete noite de combates em Tavira

09:00 8 Maio, 2026 10:34 7 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Kickboxing internacional regressa a Tavira com 14 combates e atletas de várias nacionalidades no Parque de Feiras

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva ‘a potes’, vento forte e frio ‘de rachar’ a caminho de Portugal: mau tempo chega neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

12:30 8 Maio, 2026 11:47 7 Maio, 2026 | João Luís

O tempo em Portugal vai mudar nos próximos dias e há uma data que traz chuva, vento e frio: veja quando chega o agravamento

Idosa à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma ‘tromba de água’: depressão vai ‘atacar’ Portugal nesta data e estas serão as regiões mais afetadas

09:30 8 Maio, 2026 17:18 7 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Chuva forte e persistente vai afetar Portugal nestes dias, com uma depressão fria a prolongar o mau tempo em todo o território nacional

Cultura Edição Papel Opinião

O primeiro mapa geopolítico de Portugal (e do Algarve) | Por Virgílio Machado

12:00 8 Maio, 2026 16:49 5 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

ALGARVE GEOPOLÍTICO - HISTÓRIA DE UMA IDENTIDADE: Artigo de Virgílio Machado publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de maio

Ladrão a assaltar uma casa. Crédito: Freepik
Economia Europa

Nem casas, nem prédios: ‘okupas’ possuem novos alvos e recuperá-los não é nada fácil

19:30 4 Maio, 2026 18:02 4 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Mudanças discretas num fenómeno antigo estão a preocupar autoridades e proprietários, levantando dúvidas legais e desafios fora do radar habitual

Nacional

Alcoutim decreta três dias de luto municipal pela morte de Carlos Brito

15:10 8 Maio, 2026 14:53 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Carlos Brito é recordado em Alcoutim como símbolo de liberdade, democracia e compromisso com o concelho

Agentes da PSP a remover 'okupas'. Crédito: Foto AI
Nacional

Pode um arrendatário tornar-se proprietário por ter contas em seu nome por mais de 5 anos? Saiba o que diz a lei

12:49 5 Maio, 2026 12:49 5 Maio, 2026 | João Luís

Viver na mesma casa durante anos e ter tudo em seu nome pode levantar uma questão inesperada. Há um ponto na lei que poucos conhecem

Peixaria de supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia Saúde

Nem robalo nem dourada: médicos deixam aviso sobre os peixes que deve evitar comprar no supermercado

21:00 6 Maio, 2026 13:55 6 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Alguns peixes acumulam mais mercúrio e exigem maior cuidado no consumo, sobretudo no caso de grávidas, mulheres a amamentar e crianças

Praia no verão. Crédito: Foto AI
Algarve Nacional

Adeus Algarve? Praia popular perde bandeira azul devido à qualidade da água e não foi a única

16:20 7 Maio, 2026 16:08 7 Maio, 2026 | Luís Santos

A perda da bandeira azul numa conhecida praia do Algarve está a dar que falar e não foi caso único em Portugal

Vitrine de um talho. Crédito: Magnific
Mundo

Foi um sucesso: talho arrisca vender carne deste animal após subida do preço da vaca e esgota em 2 dias

18:45 5 Maio, 2026 18:28 5 Maio, 2026 | Luís Santos

Com o preço da carne a aumentar de forma significativa, esta alternativa inesperada acabou por surpreender consumidores em poucos dias

Algarve Economia

Algarve leva natureza e enoturismo à Expovacaciones em Bilbau

14:30 8 Maio, 2026 12:55 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Expovacaciones recebe promoção turística do Algarve com destaque para natureza, gastronomia e enoturismo regional

Casamento. Crédito: Magnific
Economia, Nacional

Prepare-se para abrir os ‘cordões à bolsa’: este é o preço médio de um casamento em Portugal

15:00 8 Maio, 2026 13:49 8 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Preço médio do casamento voltou a subir em 2026 e estes são os serviços que mais aumentaram de custo, de acordo com os especialistas

Algarve

Dois detidos e droga apreendida em fiscalização da GNR em Albufeira

12:50 8 Maio, 2026 12:34 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Fiscalização rodoviária da GNR no concelho de Albufeira termina com duas detenções por tráfico de droga e apreensões

Mosca a voar na cozinha. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

Adeus moscas: esta fruta que tem na cozinha pode ser a solução para as afastar

14:00 8 Maio, 2026 15:44 6 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

As moscas tornam-se mais frequentes dentro de casa com a chega do calor, sobretudo na cozinha

Nacional

“O que muda na prática com esta nova lei, sobre a contratação de seguros de vida?”

14:40 8 Maio, 2026 14:36 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Lei facilita contratação de seguros de vida associados ao crédito à habitação e reforça direitos dos consumidores

Algarve, Desporto

Famílias são convidadas a participar na Kidical Mass Algarve

14:20 8 Maio, 2026 11:31 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Faro, Tavira e São Brás de Alportel recebem passeios da Kidical Mass em defesa da mobilidade ativa infantil

Algarve, Desporto, Edição Papel

Dynamite Fighting Championship 49 promete noite de combates em Tavira

09:00 8 Maio, 2026 10:34 7 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Kickboxing internacional regressa a Tavira com 14 combates e atletas de várias nacionalidades no Parque de Feiras

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva ‘a potes’, vento forte e frio ‘de rachar’ a caminho de Portugal: mau tempo chega neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

12:30 8 Maio, 2026 11:47 7 Maio, 2026 | João Luís

O tempo em Portugal vai mudar nos próximos dias e há uma data que traz chuva, vento e frio: veja quando chega o agravamento

Idosa à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma ‘tromba de água’: depressão vai ‘atacar’ Portugal nesta data e estas serão as regiões mais afetadas

09:30 8 Maio, 2026 17:18 7 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Chuva forte e persistente vai afetar Portugal nestes dias, com uma depressão fria a prolongar o mau tempo em todo o território nacional

Cultura, Edição Papel, Opinião

O primeiro mapa geopolítico de Portugal (e do Algarve) | Por Virgílio Machado

12:00 8 Maio, 2026 16:49 5 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

ALGARVE GEOPOLÍTICO - HISTÓRIA DE UMA IDENTIDADE: Artigo de Virgílio Machado publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de maio

Ladrão a assaltar uma casa. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Nem casas, nem prédios: ‘okupas’ possuem novos alvos e recuperá-los não é nada fácil

19:30 4 Maio, 2026 18:02 4 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Mudanças discretas num fenómeno antigo estão a preocupar autoridades e proprietários, levantando dúvidas legais e desafios fora do radar habitual

Nacional

Alcoutim decreta três dias de luto municipal pela morte de Carlos Brito

15:10 8 Maio, 2026 14:53 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Carlos Brito é recordado em Alcoutim como símbolo de liberdade, democracia e compromisso com o concelho

Agentes da PSP a remover 'okupas'. Crédito: Foto AI
Nacional

Pode um arrendatário tornar-se proprietário por ter contas em seu nome por mais de 5 anos? Saiba o que diz a lei

12:49 5 Maio, 2026 12:49 5 Maio, 2026 | João Luís

Viver na mesma casa durante anos e ter tudo em seu nome pode levantar uma questão inesperada. Há um ponto na lei que poucos conhecem

Peixaria de supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia, Saúde

Nem robalo nem dourada: médicos deixam aviso sobre os peixes que deve evitar comprar no supermercado

21:00 6 Maio, 2026 13:55 6 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Alguns peixes acumulam mais mercúrio e exigem maior cuidado no consumo, sobretudo no caso de grávidas, mulheres a amamentar e crianças

Praia no verão. Crédito: Foto AI
Algarve, Nacional

Adeus Algarve? Praia popular perde bandeira azul devido à qualidade da água e não foi a única

16:20 7 Maio, 2026 16:08 7 Maio, 2026 | Luís Santos

A perda da bandeira azul numa conhecida praia do Algarve está a dar que falar e não foi caso único em Portugal

Vitrine de um talho. Crédito: Magnific
Mundo

Foi um sucesso: talho arrisca vender carne deste animal após subida do preço da vaca e esgota em 2 dias

18:45 5 Maio, 2026 18:28 5 Maio, 2026 | Luís Santos

Com o preço da carne a aumentar de forma significativa, esta alternativa inesperada acabou por surpreender consumidores em poucos dias

Algarve, Economia

Algarve leva natureza e enoturismo à Expovacaciones em Bilbau

14:30 8 Maio, 2026 12:55 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Expovacaciones recebe promoção turística do Algarve com destaque para natureza, gastronomia e enoturismo regional

Últimas Notícias

  • Alcoutim decreta três dias de luto municipal pela morte de Carlos Brito
    Alcoutim decreta três dias de luto municipal pela morte de Carlos Brito
  • Prepare-se para abrir os ‘cordões à bolsa’: este é o preço médio de um casamento em Portugal
    Prepare-se para abrir os ‘cordões à bolsa’: este é o preço médio de um casamento em Portugal
  • “O que muda na prática com esta nova lei, sobre a contratação de seguros de vida?”
    “O que muda na prática com esta nova lei, sobre a contratação de seguros de vida?”
  • Algarve leva natureza e enoturismo à Expovacaciones em Bilbau
    Algarve leva natureza e enoturismo à Expovacaciones em Bilbau
  • Famílias são convidadas a participar na Kidical Mass Algarve
    Famílias são convidadas a participar na Kidical Mass Algarve
  • Adeus moscas: esta fruta que tem na cozinha pode ser a solução para as afastar
    Adeus moscas: esta fruta que tem na cozinha pode ser a solução para as afastar

Opinião

  • Geohistória e alterações climáticas | Por Jorge Queiroz
    Geohistória e alterações climáticas | Por Jorge Queiroz
  • O primeiro mapa geopolítico de Portugal (e do Algarve) | Por Virgílio Machado
    O primeiro mapa geopolítico de Portugal (e do Algarve) | Por Virgílio Machado
  • Europa em movimento: De Oviedo a Nikšić, passando por Larnaka, o futuro das cidades define-se pela cultura | Por João Palmeiro
    Europa em movimento: De Oviedo a Nikšić, passando por Larnaka, o futuro das cidades define-se pela cultura | Por João Palmeiro
  • O fotojornalismo documental em risco, proibições em concertos são nova tendência | Por Mauro Rodrigues
    O fotojornalismo documental em risco, proibições em concertos são nova tendência | Por Mauro Rodrigues
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Europa em movimento: De Oviedo a Nikšić, passando por Larnaka, o futuro das cidades define-se pela cultura | Por João Palmeiro
    Europa em movimento: De Oviedo a Nikšić, passando por Larnaka, o futuro das cidades define-se pela cultura | Por João Palmeiro
  • GreenFerm coloca Algarve na linha da frente da biotecnologia azul
    GreenFerm coloca Algarve na linha da frente da biotecnologia azul
  • A inclusão das comunidades ciganas | Por Vera Santos
    A inclusão das comunidades ciganas | Por Vera Santos
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal