Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
IMAGE By Carlos Alberto Matos for FGP
Desporto

Atleta de Loulé Gabriel Albuquerque sai com uma “sensação incrível” dos Jogos Olímpicos

O ginasta da Associação de Pais e Amigos da Ginástica de Loulé, Gabriel Albuquerque, diz que aprendeu a importância de desfrutar

12:59 3 Agosto, 2024 12:59 3 Agosto, 2024 | Henrique Dias Freire
Definir como fonte de informação preferida
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Ser o melhor português de sempre nos trampolins provocou “uma sensação incrível” em Gabriel Albuquerque, que saiu “meio satisfeito” da sua estreia em Jogos Olímpicos por confiar que está ao nível dos medalhados em Paris2024.

“É uma sensação incrível, apesar de eu saber que sou ainda melhor que isto. Mas é bom saber que já agarro um recorde ao sair da minha primeira prova olímpica, por isso é incrível”, resumiu.

Aos 18 anos, Gabriel Albuquerque, o mais jovem dos 73 da Missão portuguesa a Paris2024 tornou-se esta sexta-feira o melhor luso de sempre nos trampolins, ao ser quinto na final disputada na Arena Bercy, superando o sexto lugar de Nuno Merino em Atenas2004 – o seu antecessor foi das primeiras pessoas a quem abraçou, atirando-lhe um “já foste”.

“Soube a pouco. Eu sou uma pessoa muito ambiciosa e gosto de sonhar, por isso, sabe-me a pouco, mas sinto-me meio satisfeito”, assumiu, depois de ter somado 59.740 pontos na final.

Albuquerque confessou que era “suposto fazer uma série mais complicada” na final, mas sentiu-se “à rasca no quarto salto”. “Aí é que era para fazer uma coisa mais difícil e ir atrás de uma medalha, mas não consegui. Tive de agarrar-me à série mais simples para acabar a série, porque senão não ia dar”, explicou, tendo alterado a rotina “naqueles milésimos de segundo” em que estava no ar.

Por isso, e apesar de ter feito história para o país, o ginasta garante que esta “estreia de sonho não é”.

“Eu posso parecer convencido, mas não estou a ser mesmo de todo. Eu sei das minhas capacidades e sei que estou ao nível daqueles gajos. Eles, neste momento, foram melhores do que eu e é tudo, foi isso”, defendeu.

O bielorrusso Ivan Litvinovich (63.090), a competir sob bandeira neutra, revalidou o título olímpico, sendo seguido pelos chineses Wang Zisai (61.890) e Yan Langyu (60.950), prata e bronze, respetivamente.

“Eu já sabia que o Ivan era capaz de fazer aquela nota, ele está muito consistente nestas notas altas. Por agora, se calhar não conseguia superar a nota dele, mas daqui a uns aninhos um gajo vai continuando a trabalhar, daqui a quatro, ou daqui a oito, tanto faz. Um gajo vai continuando a trabalhar e ninguém sabe o que é que vai acontecer nos próximos”, notou.

O jovem Albuquerque admitiu aos jornalistas, na zona mista da Arena Bercy, que foi “difícil lidar com essas emoções todas à flor da pele”, após ter sido sempre o último a saltar.

“Às vezes, um gajo deixa-se levar e é difícil fazer a série bem executada. Não foi o caso, eu acho que, neste momento, consegui lidar muito bem com as minhas emoções, mas pronto, estes três merecem [as medalhas]”, pontuou.

O ginasta português assumiu ainda que foi “bastante difícil” esperar tanto tempo, mas revelou que se preparou nos treinos para isso.

“Já estou meio que habituado a fazer esse tempo de espera. Durante a minha preparação para estes Olímpicos, eu no treino em si fazia uma passagem e depois esperava ali um tempo certo para depois voltar a saltar, porque faz toda a diferença uma pessoa estar quente, fazer duas passagens de seguida ou fazer uma e 15 minutos depois fazer outra”, explicou.

O ginasta da Associação de Pais e Amigos da Ginástica de Loulé (APAGL) disse ainda que foi “mais especial” partilhar este feito com o treinador João Monteiro, que o acompanhou desde os “quatro, cinco anos”.

“Simplesmente é especial estar com ele ao lado nos Jogos Olímpicos, que é a prova master dos trampolins e não podia escolher outra pessoa melhor para esta tarefa”, completou.

Gabriel Albuquerque aprendeu a importância de desfrutar

Gabriel Albuquerque aprendeu a desfrutar nestes Jogos Olímpicos, querendo agora estar tranquilo, depois de ter passado por “um processo muito doloroso” até fazer história nos trampolins em Paris2024, num trajeto sem arrependimentos.

“Aprendi a desfrutar, acho que isso é o mais importante. Eu andei umas fases em que não estava a gostar, não estava a desfrutar dos momentos em que passava no trampolim e não podia ter desfrutado mais deste campeonato”, confessou aos jornalistas, ao ser questionado sobre as lições que leva dos seus primeiros Jogos.

Quinto classificado na final masculina de trampolins de Paris2024, o agora melhor português de sempre na disciplina proporcionou uma das melhores entrevistas pós-competição da delegação portuguesa na capital francesa, impressionando pela sua maturidade.

“Agora, vou desfrutar. Já passei por um processo muito doloroso, eu agora só quero estar na minha, tranquilo, nada mais. Não sei [o que vou fazer], é o que me passar na cabeça. Primeiro, vou ver a minha mãe e as pessoas que me apoiaram aqui e, depois, eu não sei, não sei”, disse.

Na estreia olímpica, o jovem de 18 anos esteve particularmente irrequieto na final, reconhecendo que estava nervoso.

“Era a minha primeira final olímpica e tinha de estar ali para a frente, para trás, para o lado, para o lado, não conseguia estar quieto, não conseguia estar parado”, disse, detalhando que esteve sempre a ouvir rap “mesmo underground […] bué agressivo”.

“Eu até conto-te uma coisa que é: nos autocarros para os treinos, aqui e lá, eu estava sempre a escrever letras e sempre a escrever. Vem um álbum, de certeza. Com um amigo meu. Já estamos a trabalhar nisso”, brincou Gabriel Albuquerque, antes de esclarecer que é envergonhado e, por isso, não irá partilhar o seu trabalho, por não gostar de se ouvir cantar.

Apesar de só ter tirado os auriculares para executar as três rotinas (duas nas qualificações e uma na final), o ginasta de 18 anos ouviu todo o apoio que teve na Arena Bercy.

“Mesmo com estes fones, que têm cancelamento de ruído para eu não ouvir nada, conseguia ouvir tudo. É incrível, este pavilhão está cheio de malta. […] Nunca tinha tido tantas pessoas a ver-me ao mesmo tempo. Foi de outro mundo. A primeira vez que isso aconteceu foi, provavelmente, em Birmingham, no Campeonato do Mundo, mas nada comparado a isto”, admitiu o quarto classificado nesse Mundial.

Na sexta-feira, e depois de dar os parabéns a Filipa Martins, também ela histórica para a ginástica portuguesa nestes Jogos – foi a primeira a qualificar-se para uma final ‘all around’ olímpica – revela que não se arrepende de nada no seu percurso, nomeadamente de ter trocado Almada por Loulé quando tinha 11 anos.

“Este processo todo tem vindo a ser, com altos e baixos, obviamente, mas tem vindo a ser incrível este trajeto que eu tenho feito. Não mudava nada do que fiz até agora e, obviamente que valeu a pena eu ter mudado e eu adoro aquela cidade, portanto, vou continuar lá”, prometeu.

Ana Marques Gonçalves da agência Lusa

Leia também: Esta cidade algarvia foi destaque em Espanha para reformados devido às praias e vida barata

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Nacional

Pensão mais ‘recheada’: nova regra da União Europeia pretende garantir mais dinheiro para os pensionistas

07:30 10 Agosto, 2026 16:36 9 Agosto, 2026 | João Luís

União Europeia prepara uma mudança que pode alterar a reforma. Veja como pode aumentar o valor da sua pensão

João Martinho, o piloto que morreu após a queda de uma aeronave em Portimão.
Algarve

João Martinho morre após queda de avioneta em Portimão: piloto era também treinador de futebol

09:40 10 Agosto, 2026 09:14 10 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Piloto João Martinho, de 28 anos, morreu após a queda de uma avioneta no Aeródromo de Portimão, onde era o único ocupante

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí mais chuva: mau tempo regressa neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

09:00 10 Agosto, 2026 16:14 9 Agosto, 2026 | João Luís

O tempo volta a dividir Portugal, com chuva a marcar presença numa parte do país enquanto noutra o céu abre e as temperaturas sobem.

Idosa a conduzir. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Adeus carta de condução? Há uma proposta que quer definir esta como a idade máxima para conduzir em Portugal

20:30 9 Agosto, 2026 15:13 6 Agosto, 2026 | João Luís

Petição pública levanta a hipótese de existir uma idade máxima para conduzir: fique a par do que está em cima da mesa

Idosa a contar o dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Segurança Social avisa: pensionistas que não cumpram este prazo até 15 de setembro arriscam perder a pensão

06:30 10 Agosto, 2026 00:29 10 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Pensionistas residentes nestes países têm até 15 de setembro para fazer a Prova de Vida

Idosa com expressão triste. Crédito: Foto AI
Economia Europa

“Quero viver um presente digno”: mulher de 79 anos recebe 2.300€ de pensão e explica por que não chega

09:50 10 Agosto, 2026 08:58 10 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Recebe 2.300€ por mês e diz que não chega para viver com dignidade. As declarações de uma reformada espanhola estão a gerar forte polémica

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Um carro para toda a vida? Mecânicos elegem as três marcas de carros que necessitam de menos idas à oficina

20:20 7 Agosto, 2026 20:05 7 Agosto, 2026 | João Luís

Há marcas que surpreendem os mecânicos pela resistência e fiabilidade: descubra quais são os carros que menos vão à oficina

Algarve

Morreu Carlos Santos, bombeiro sapador de Loulé com mais de 30 anos de serviço

10:30 10 Agosto, 2026 09:57 10 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

A Câmara de Loulé recorda Carlos Santos como um bombeiro marcado pelo profissionalismo, altruísmo e espírito de sacrifício ao longo da carreira

Algarve Desporto Nacional

Algarvia Lúcia Martins é bicampeã nacional de sub-17 de ciclismo de estrada

07:45 10 Agosto, 2026 07:33 10 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Dois dias, duas vitórias e dois títulos nacionais: Lúcia Martins dominou as provas femininas de sub-17 realizadas no Cartaxo

Opinião

Férias em família: estratégias para crianças com (e sem) PHDA | Por Miguel Coutinho e Dinis Catronas

12:10 10 Agosto, 2026 12:15 10 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"Importa lembrar que não existem pais perfeitos, nem filhos perfeitos, e que as férias naturalmente também podem trazer cansaço, impaciência e desafios"

Vida & Lazer

Esqueceu-se de uma bebida fora do frigorífico? Este é o “método mais rápido” para acelerar o arrefecimento

10:00 10 Agosto, 2026 00:50 10 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Um simples truque com papel de cozinha pode ajudar a arrefecer uma lata em poucos minutos durante os dias de maior calor

Homem à chuva, mau tempo em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva e vento forte a caminho: depressão traz mau tempo a esta região e tempo só volta a melhorar neste dia

20:00 9 Agosto, 2026 14:15 9 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Chuva e aguaceiros vão marcar vários dias da segunda semana de agosto num dos arquipélagos portugueses, com sucessivos períodos de instabilidade

Eclipse solar. Crédito: Foto AI
Algarve Economia

REN prevê quebra de 45% na produção solar durante o eclipse de quarta-feira

14:15 10 Agosto, 2026 14:18 10 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

A quebra prevista na produção solar representa cerca de 7% do consumo nacional no período em que o eclipse atravessar o território português

Homem com expressão triste. Crédito: Foto AI
Economia Europa

Homem de 49 anos consegue pensão de 3.389,10 euros e 90.675,80 euros em retroativos por lhe ser reconhecida incapacidade permanente após Segurança Social a ter recusado: tribunal teve decisão final

20:00 7 Agosto, 2026 19:20 7 Agosto, 2026 | João Luís

O homem recorreu ao tribunal espanhol depois de ver o pedido recusado e acabou por conseguir uma decisão favorável

Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Mundo Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês temos tudo aqui”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

18:10 8 Agosto, 2026 17:46 8 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses vão 'esquecendo' a Europa e optando por este destino onde o custo de vida é baixo e o clima quente a cerca de 2 horas de Portugal

Vista aérea da Praia da Poça, em Cascais.
Nacional

“É o local perfeito”: britânicos consideram este lugar em Portugal um dos melhores destinos para reformados

10:30 8 Agosto, 2026 10:23 8 Agosto, 2026 | Luís Santos

Especialistas destacam um destino em Portugal pelas condições que oferece a reformados que procuram tranquilidade e acessibilidade

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Nacional

Pensão mais ‘recheada’: nova regra da União Europeia pretende garantir mais dinheiro para os pensionistas

07:30 10 Agosto, 2026 16:36 9 Agosto, 2026 | João Luís

União Europeia prepara uma mudança que pode alterar a reforma. Veja como pode aumentar o valor da sua pensão

João Martinho, o piloto que morreu após a queda de uma aeronave em Portimão.
Algarve

João Martinho morre após queda de avioneta em Portimão: piloto era também treinador de futebol

09:40 10 Agosto, 2026 09:14 10 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Piloto João Martinho, de 28 anos, morreu após a queda de uma avioneta no Aeródromo de Portimão, onde era o único ocupante

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí mais chuva: mau tempo regressa neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

09:00 10 Agosto, 2026 16:14 9 Agosto, 2026 | João Luís

O tempo volta a dividir Portugal, com chuva a marcar presença numa parte do país enquanto noutra o céu abre e as temperaturas sobem.

Idosa a conduzir. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Adeus carta de condução? Há uma proposta que quer definir esta como a idade máxima para conduzir em Portugal

20:30 9 Agosto, 2026 15:13 6 Agosto, 2026 | João Luís

Petição pública levanta a hipótese de existir uma idade máxima para conduzir: fique a par do que está em cima da mesa

Idosa a contar o dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Segurança Social avisa: pensionistas que não cumpram este prazo até 15 de setembro arriscam perder a pensão

06:30 10 Agosto, 2026 00:29 10 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Pensionistas residentes nestes países têm até 15 de setembro para fazer a Prova de Vida

Idosa com expressão triste. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

“Quero viver um presente digno”: mulher de 79 anos recebe 2.300€ de pensão e explica por que não chega

09:50 10 Agosto, 2026 08:58 10 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Recebe 2.300€ por mês e diz que não chega para viver com dignidade. As declarações de uma reformada espanhola estão a gerar forte polémica

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Um carro para toda a vida? Mecânicos elegem as três marcas de carros que necessitam de menos idas à oficina

20:20 7 Agosto, 2026 20:05 7 Agosto, 2026 | João Luís

Há marcas que surpreendem os mecânicos pela resistência e fiabilidade: descubra quais são os carros que menos vão à oficina

Algarve

Morreu Carlos Santos, bombeiro sapador de Loulé com mais de 30 anos de serviço

10:30 10 Agosto, 2026 09:57 10 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

A Câmara de Loulé recorda Carlos Santos como um bombeiro marcado pelo profissionalismo, altruísmo e espírito de sacrifício ao longo da carreira

Algarve, Desporto, Nacional

Algarvia Lúcia Martins é bicampeã nacional de sub-17 de ciclismo de estrada

07:45 10 Agosto, 2026 07:33 10 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Dois dias, duas vitórias e dois títulos nacionais: Lúcia Martins dominou as provas femininas de sub-17 realizadas no Cartaxo

Opinião

Férias em família: estratégias para crianças com (e sem) PHDA | Por Miguel Coutinho e Dinis Catronas

12:10 10 Agosto, 2026 12:15 10 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"Importa lembrar que não existem pais perfeitos, nem filhos perfeitos, e que as férias naturalmente também podem trazer cansaço, impaciência e desafios"

Vida & Lazer

Esqueceu-se de uma bebida fora do frigorífico? Este é o “método mais rápido” para acelerar o arrefecimento

10:00 10 Agosto, 2026 00:50 10 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Um simples truque com papel de cozinha pode ajudar a arrefecer uma lata em poucos minutos durante os dias de maior calor

Homem à chuva, mau tempo em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva e vento forte a caminho: depressão traz mau tempo a esta região e tempo só volta a melhorar neste dia

20:00 9 Agosto, 2026 14:15 9 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Chuva e aguaceiros vão marcar vários dias da segunda semana de agosto num dos arquipélagos portugueses, com sucessivos períodos de instabilidade

Eclipse solar. Crédito: Foto AI
Algarve, Economia

REN prevê quebra de 45% na produção solar durante o eclipse de quarta-feira

14:15 10 Agosto, 2026 14:18 10 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

A quebra prevista na produção solar representa cerca de 7% do consumo nacional no período em que o eclipse atravessar o território português

Homem com expressão triste. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

Homem de 49 anos consegue pensão de 3.389,10 euros e 90.675,80 euros em retroativos por lhe ser reconhecida incapacidade permanente após Segurança Social a ter recusado: tribunal teve decisão final

20:00 7 Agosto, 2026 19:20 7 Agosto, 2026 | João Luís

O homem recorreu ao tribunal espanhol depois de ver o pedido recusado e acabou por conseguir uma decisão favorável

Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Mundo, Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês temos tudo aqui”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

18:10 8 Agosto, 2026 17:46 8 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses vão 'esquecendo' a Europa e optando por este destino onde o custo de vida é baixo e o clima quente a cerca de 2 horas de Portugal

Vista aérea da Praia da Poça, em Cascais.
Nacional

“É o local perfeito”: britânicos consideram este lugar em Portugal um dos melhores destinos para reformados

10:30 8 Agosto, 2026 10:23 8 Agosto, 2026 | Luís Santos

Especialistas destacam um destino em Portugal pelas condições que oferece a reformados que procuram tranquilidade e acessibilidade

Últimas Notícias

  • REN prevê quebra de 45% na produção solar durante o eclipse de quarta-feira
    REN prevê quebra de 45% na produção solar durante o eclipse de quarta-feira
  • Incineradora no Algarve gera críticas da Zero e pedido de reunião urgente
    Incineradora no Algarve gera críticas da Zero e pedido de reunião urgente
  • Sismo de magnitude 3,5 sentido em Ourique, Almodôvar e Santiago do Cacém
    Sismo de magnitude 3,5 sentido em Ourique, Almodôvar e Santiago do Cacém
  • Algarve é o segundo maior mercado de casas de luxo do país
    Algarve é o segundo maior mercado de casas de luxo do país
  • Grão-Priorado da Ordem de São Lázaro, sediado em Tavira, anuncia duas nomeações para o capelanato
    Grão-Priorado da Ordem de São Lázaro, sediado em Tavira, anuncia duas nomeações para o capelanato

Opinião

  • Férias em família: estratégias para crianças com (e sem) PHDA | Por Miguel Coutinho e Dinis Catronas
    Férias em família: estratégias para crianças com (e sem) PHDA | Por Miguel Coutinho e Dinis Catronas
  • Em defesa do bife minguado | Por José Figueiredo Santos
    Em defesa do bife minguado | Por José Figueiredo Santos
  • A recuperação de energia térmica: um ativo cada vez menos negligenciado na eficiência energética industrial | Por Miguel Marques
    A recuperação de energia térmica: um ativo cada vez menos negligenciado na eficiência energética industrial | Por Miguel Marques

Europe Direct Algarve

  • União Europeia aprova novas regras para bagagem de mão e atrasos nos voos: saiba o que muda para passageiros nos aeroportos europeus
    União Europeia aprova novas regras para bagagem de mão e atrasos nos voos: saiba o que muda para passageiros nos aeroportos europeus
  • Esta regra da União Europeia obriga a renovar o Cartão de Cidadão antes da data de validade? IRN não deixou ‘margem para dúvidas’
    Esta regra da União Europeia obriga a renovar o Cartão de Cidadão antes da data de validade? IRN não deixou ‘margem para dúvidas’
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento