Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
IMAGE By Carlos Alberto Matos for FGP
Desporto

Atleta de Loulé Gabriel Albuquerque sai com uma “sensação incrível” dos Jogos Olímpicos

O ginasta da Associação de Pais e Amigos da Ginástica de Loulé, Gabriel Albuquerque, diz que aprendeu a importância de desfrutar

12:59 3 Agosto, 2024 12:59 3 Agosto, 2024 | Henrique Dias Freire
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Ser o melhor português de sempre nos trampolins provocou “uma sensação incrível” em Gabriel Albuquerque, que saiu “meio satisfeito” da sua estreia em Jogos Olímpicos por confiar que está ao nível dos medalhados em Paris2024.

“É uma sensação incrível, apesar de eu saber que sou ainda melhor que isto. Mas é bom saber que já agarro um recorde ao sair da minha primeira prova olímpica, por isso é incrível”, resumiu.

Aos 18 anos, Gabriel Albuquerque, o mais jovem dos 73 da Missão portuguesa a Paris2024 tornou-se esta sexta-feira o melhor luso de sempre nos trampolins, ao ser quinto na final disputada na Arena Bercy, superando o sexto lugar de Nuno Merino em Atenas2004 – o seu antecessor foi das primeiras pessoas a quem abraçou, atirando-lhe um “já foste”.

“Soube a pouco. Eu sou uma pessoa muito ambiciosa e gosto de sonhar, por isso, sabe-me a pouco, mas sinto-me meio satisfeito”, assumiu, depois de ter somado 59.740 pontos na final.

Albuquerque confessou que era “suposto fazer uma série mais complicada” na final, mas sentiu-se “à rasca no quarto salto”. “Aí é que era para fazer uma coisa mais difícil e ir atrás de uma medalha, mas não consegui. Tive de agarrar-me à série mais simples para acabar a série, porque senão não ia dar”, explicou, tendo alterado a rotina “naqueles milésimos de segundo” em que estava no ar.

Por isso, e apesar de ter feito história para o país, o ginasta garante que esta “estreia de sonho não é”.

“Eu posso parecer convencido, mas não estou a ser mesmo de todo. Eu sei das minhas capacidades e sei que estou ao nível daqueles gajos. Eles, neste momento, foram melhores do que eu e é tudo, foi isso”, defendeu.

O bielorrusso Ivan Litvinovich (63.090), a competir sob bandeira neutra, revalidou o título olímpico, sendo seguido pelos chineses Wang Zisai (61.890) e Yan Langyu (60.950), prata e bronze, respetivamente.

“Eu já sabia que o Ivan era capaz de fazer aquela nota, ele está muito consistente nestas notas altas. Por agora, se calhar não conseguia superar a nota dele, mas daqui a uns aninhos um gajo vai continuando a trabalhar, daqui a quatro, ou daqui a oito, tanto faz. Um gajo vai continuando a trabalhar e ninguém sabe o que é que vai acontecer nos próximos”, notou.

O jovem Albuquerque admitiu aos jornalistas, na zona mista da Arena Bercy, que foi “difícil lidar com essas emoções todas à flor da pele”, após ter sido sempre o último a saltar.

“Às vezes, um gajo deixa-se levar e é difícil fazer a série bem executada. Não foi o caso, eu acho que, neste momento, consegui lidar muito bem com as minhas emoções, mas pronto, estes três merecem [as medalhas]”, pontuou.

O ginasta português assumiu ainda que foi “bastante difícil” esperar tanto tempo, mas revelou que se preparou nos treinos para isso.

“Já estou meio que habituado a fazer esse tempo de espera. Durante a minha preparação para estes Olímpicos, eu no treino em si fazia uma passagem e depois esperava ali um tempo certo para depois voltar a saltar, porque faz toda a diferença uma pessoa estar quente, fazer duas passagens de seguida ou fazer uma e 15 minutos depois fazer outra”, explicou.

O ginasta da Associação de Pais e Amigos da Ginástica de Loulé (APAGL) disse ainda que foi “mais especial” partilhar este feito com o treinador João Monteiro, que o acompanhou desde os “quatro, cinco anos”.

“Simplesmente é especial estar com ele ao lado nos Jogos Olímpicos, que é a prova master dos trampolins e não podia escolher outra pessoa melhor para esta tarefa”, completou.

Gabriel Albuquerque aprendeu a importância de desfrutar

Gabriel Albuquerque aprendeu a desfrutar nestes Jogos Olímpicos, querendo agora estar tranquilo, depois de ter passado por “um processo muito doloroso” até fazer história nos trampolins em Paris2024, num trajeto sem arrependimentos.

“Aprendi a desfrutar, acho que isso é o mais importante. Eu andei umas fases em que não estava a gostar, não estava a desfrutar dos momentos em que passava no trampolim e não podia ter desfrutado mais deste campeonato”, confessou aos jornalistas, ao ser questionado sobre as lições que leva dos seus primeiros Jogos.

Quinto classificado na final masculina de trampolins de Paris2024, o agora melhor português de sempre na disciplina proporcionou uma das melhores entrevistas pós-competição da delegação portuguesa na capital francesa, impressionando pela sua maturidade.

“Agora, vou desfrutar. Já passei por um processo muito doloroso, eu agora só quero estar na minha, tranquilo, nada mais. Não sei [o que vou fazer], é o que me passar na cabeça. Primeiro, vou ver a minha mãe e as pessoas que me apoiaram aqui e, depois, eu não sei, não sei”, disse.

Na estreia olímpica, o jovem de 18 anos esteve particularmente irrequieto na final, reconhecendo que estava nervoso.

“Era a minha primeira final olímpica e tinha de estar ali para a frente, para trás, para o lado, para o lado, não conseguia estar quieto, não conseguia estar parado”, disse, detalhando que esteve sempre a ouvir rap “mesmo underground […] bué agressivo”.

“Eu até conto-te uma coisa que é: nos autocarros para os treinos, aqui e lá, eu estava sempre a escrever letras e sempre a escrever. Vem um álbum, de certeza. Com um amigo meu. Já estamos a trabalhar nisso”, brincou Gabriel Albuquerque, antes de esclarecer que é envergonhado e, por isso, não irá partilhar o seu trabalho, por não gostar de se ouvir cantar.

Apesar de só ter tirado os auriculares para executar as três rotinas (duas nas qualificações e uma na final), o ginasta de 18 anos ouviu todo o apoio que teve na Arena Bercy.

“Mesmo com estes fones, que têm cancelamento de ruído para eu não ouvir nada, conseguia ouvir tudo. É incrível, este pavilhão está cheio de malta. […] Nunca tinha tido tantas pessoas a ver-me ao mesmo tempo. Foi de outro mundo. A primeira vez que isso aconteceu foi, provavelmente, em Birmingham, no Campeonato do Mundo, mas nada comparado a isto”, admitiu o quarto classificado nesse Mundial.

Na sexta-feira, e depois de dar os parabéns a Filipa Martins, também ela histórica para a ginástica portuguesa nestes Jogos – foi a primeira a qualificar-se para uma final ‘all around’ olímpica – revela que não se arrepende de nada no seu percurso, nomeadamente de ter trocado Almada por Loulé quando tinha 11 anos.

“Este processo todo tem vindo a ser, com altos e baixos, obviamente, mas tem vindo a ser incrível este trajeto que eu tenho feito. Não mudava nada do que fiz até agora e, obviamente que valeu a pena eu ter mudado e eu adoro aquela cidade, portanto, vou continuar lá”, prometeu.

Ana Marques Gonçalves da agência Lusa

Leia também: Esta cidade algarvia foi destaque em Espanha para reformados devido às praias e vida barata

Casamento. Crédito: Magnific
Economia Nacional

Prepare-se para abrir os ‘cordões à bolsa’: este é o preço médio de um casamento em Portugal

15:00 8 Maio, 2026 13:49 8 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Preço médio do casamento voltou a subir em 2026 e estes são os serviços que mais aumentaram de custo, de acordo com os especialistas

Algarve Gastronomia

Armação de Pêra celebra sabores do mar durante três dias

18:40 8 Maio, 2026 18:43 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Festival da Caldeirada e do Mar regressa a Armação de Pêra, entre 22 e 24 de maio, com gastronomia, tradição e sustentabilidade

Pessoas a comer em restaurante e idosa maldisposta. Crédito: Foto AI
Europa Gastronomia

É proibido comer até “rebentar”: este restaurante próximo de Portugal já começou a cobrar mais a clientes que façam isto

11:30 8 Maio, 2026 19:35 7 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Restaurante em Sevilha criou nova regra para impedir uma prática que se tornou comum por parte de clientes que comem em excesso

Mosca a voar na cozinha. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

Adeus moscas: esta fruta que tem na cozinha pode ser a solução para as afastar

14:00 8 Maio, 2026 15:44 6 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

As moscas tornam-se mais frequentes dentro de casa com a chega do calor, sobretudo na cozinha

Família a passear num dia de chuva. Crédito: Freepik
Tempo

Vem aí chuva em ‘força’ e ventos fortes: tempo ‘veste-se’ de inverno a partir desta data e estas vão ser as regiões mais afetadas

06:00 8 Maio, 2026 14:11 6 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma depressão atlântica deverá marcar o tempo em Portugal nos próximos dias, com chuva, trovoada, vento e temperaturas abaixo do normal

Bomba de gasolina.
Economia Nacional

Tudo conta: gasolineira desta marca acaba de se instalar nesta cidade portuguesa e os primeiros litros de combustível são grátis

10:20 8 Maio, 2026 00:35 8 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Petroprix abriu um novo posto em Frielas, Loures, e está a oferecer três litros de combustível no primeiro abastecimento

Juiz no tribunal. Crédito: Freepik
Economia Europa

Senhorio vê despejo confirmado após contrato terminar e inquilina continuar a pagar renda: tribunal diz que não é obrigado a renovar nem a oferecer novo contrato

19:30 8 Maio, 2026 15:28 8 Maio, 2026 | João Luís

Share this… Facebook Messenger Whatsapp Twitter Telegram Email Threads Linkedin Pinterest Um caso decidido em Espanha veio clarificar uma dúvida frequente no arrendamento: continuar a pagar renda após o fim do contrato não significa, por si só, que o inquilino tenha direito a permanecer na habitação. A decisão judicial surge num contexto de discussão sobre...

Algarve Branded Content Economia Edição Papel Gastronomia Pub

“O Finalmente” em Manta Rota: uma história de família, sabores e autenticidade à beira-mar

10:00 8 Maio, 2026 12:36 8 Maio, 2026 | POSTAL

Em Manta Rota, “O Finalmente” continua a reunir gerações à mesa com tradição familiar e espírito de praia algarvio

Algarve Desporto

Famílias são convidadas a participar na Kidical Mass Algarve

14:20 8 Maio, 2026 11:31 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Faro, Tavira e São Brás de Alportel recebem passeios da Kidical Mass em defesa da mobilidade ativa infantil

Ladrão a assaltar uma casa. Crédito: Freepik
Economia Europa

Nem casas, nem prédios: ‘okupas’ possuem novos alvos e recuperá-los não é nada fácil

19:30 4 Maio, 2026 18:02 4 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Mudanças discretas num fenómeno antigo estão a preocupar autoridades e proprietários, levantando dúvidas legais e desafios fora do radar habitual

Loja da Primark. Crédito: Foto DR
Nacional Vida & Lazer

Primark prepara novas lojas em Portugal com 300 postos de trabalho: saiba onde ficam

14:40 6 Maio, 2026 14:32 6 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Novo investimento da Primark em Portugal vai traduzir‑se no reforço da operação nacional e na criação de centenas de empregos

Hacker com telemóvel na mão. Crédito: Freepik
Tech

Se anda sempre com esta função ligada no telemóvel, cuidado: pode ficar vulnerável a golpes sem se aperceber

08:30 7 Maio, 2026 14:31 5 Maio, 2026 | João Luís

Deixar esta função sempre ligada no telemóvel pode parecer inofensivo, mas há riscos que muitos ignoram. Saiba como se proteger

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí chuva ‘a potes’ e frio: depressão fria atinge Portugal nesta data e este será o dia mais chuvoso da semana

06:00 7 Maio, 2026 13:42 5 Maio, 2026 | João Luís

Depressão fria aproxima-se de Portugal e traz chuva intensa e descida das temperaturas. Saiba quando chega o pior do mau tempo e quais as regiões mais afetadas

Peixaria de supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia Saúde

Nem robalo nem dourada: médicos deixam aviso sobre os peixes que deve evitar comprar no supermercado

21:00 6 Maio, 2026 13:55 6 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Alguns peixes acumulam mais mercúrio e exigem maior cuidado no consumo, sobretudo no caso de grávidas, mulheres a amamentar e crianças

Idosa a contar o dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Este mês já foi pago e para o próximo há mais: muitos idosos podem ter direito a este dinheiro extra na pensão e é isto que têm de fazer

18:30 8 Maio, 2026 13:11 8 Maio, 2026 | João Luís

Este apoio já foi pago este mês, mas continua disponível. Muitos idosos podem ter direito a um complemento na pensão

Algarve Cultura Economia

Feira de Cachopo regressa no domingo com música, artesanato e sabores típicos

06:58 7 Maio, 2026 07:01 7 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Tradições, artesanato e gastronomia animam feira em Cachopo com sabores típicos e cultura da Serra do Caldeirão

Casamento. Crédito: Magnific
Economia, Nacional

Prepare-se para abrir os ‘cordões à bolsa’: este é o preço médio de um casamento em Portugal

15:00 8 Maio, 2026 13:49 8 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Preço médio do casamento voltou a subir em 2026 e estes são os serviços que mais aumentaram de custo, de acordo com os especialistas

Algarve, Gastronomia

Armação de Pêra celebra sabores do mar durante três dias

18:40 8 Maio, 2026 18:43 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Festival da Caldeirada e do Mar regressa a Armação de Pêra, entre 22 e 24 de maio, com gastronomia, tradição e sustentabilidade

Pessoas a comer em restaurante e idosa maldisposta. Crédito: Foto AI
Europa, Gastronomia

É proibido comer até “rebentar”: este restaurante próximo de Portugal já começou a cobrar mais a clientes que façam isto

11:30 8 Maio, 2026 19:35 7 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Restaurante em Sevilha criou nova regra para impedir uma prática que se tornou comum por parte de clientes que comem em excesso

Mosca a voar na cozinha. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

Adeus moscas: esta fruta que tem na cozinha pode ser a solução para as afastar

14:00 8 Maio, 2026 15:44 6 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

As moscas tornam-se mais frequentes dentro de casa com a chega do calor, sobretudo na cozinha

Família a passear num dia de chuva. Crédito: Freepik
Tempo

Vem aí chuva em ‘força’ e ventos fortes: tempo ‘veste-se’ de inverno a partir desta data e estas vão ser as regiões mais afetadas

06:00 8 Maio, 2026 14:11 6 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma depressão atlântica deverá marcar o tempo em Portugal nos próximos dias, com chuva, trovoada, vento e temperaturas abaixo do normal

Bomba de gasolina.
Economia, Nacional

Tudo conta: gasolineira desta marca acaba de se instalar nesta cidade portuguesa e os primeiros litros de combustível são grátis

10:20 8 Maio, 2026 00:35 8 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Petroprix abriu um novo posto em Frielas, Loures, e está a oferecer três litros de combustível no primeiro abastecimento

Juiz no tribunal. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Senhorio vê despejo confirmado após contrato terminar e inquilina continuar a pagar renda: tribunal diz que não é obrigado a renovar nem a oferecer novo contrato

19:30 8 Maio, 2026 15:28 8 Maio, 2026 | João Luís

Share this… Facebook Messenger Whatsapp Twitter Telegram Email Threads Linkedin Pinterest Um caso decidido em Espanha veio clarificar uma dúvida frequente no arrendamento: continuar a pagar renda após o fim do contrato não significa, por si só, que o inquilino tenha direito a permanecer na habitação. A decisão judicial surge num contexto de discussão sobre...

Algarve, Branded Content, Economia, Edição Papel, Gastronomia, Pub

“O Finalmente” em Manta Rota: uma história de família, sabores e autenticidade à beira-mar

10:00 8 Maio, 2026 12:36 8 Maio, 2026 | POSTAL

Em Manta Rota, “O Finalmente” continua a reunir gerações à mesa com tradição familiar e espírito de praia algarvio

Algarve, Desporto

Famílias são convidadas a participar na Kidical Mass Algarve

14:20 8 Maio, 2026 11:31 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Faro, Tavira e São Brás de Alportel recebem passeios da Kidical Mass em defesa da mobilidade ativa infantil

Ladrão a assaltar uma casa. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Nem casas, nem prédios: ‘okupas’ possuem novos alvos e recuperá-los não é nada fácil

19:30 4 Maio, 2026 18:02 4 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Mudanças discretas num fenómeno antigo estão a preocupar autoridades e proprietários, levantando dúvidas legais e desafios fora do radar habitual

Loja da Primark. Crédito: Foto DR
Nacional, Vida & Lazer

Primark prepara novas lojas em Portugal com 300 postos de trabalho: saiba onde ficam

14:40 6 Maio, 2026 14:32 6 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Novo investimento da Primark em Portugal vai traduzir‑se no reforço da operação nacional e na criação de centenas de empregos

Hacker com telemóvel na mão. Crédito: Freepik
Tech

Se anda sempre com esta função ligada no telemóvel, cuidado: pode ficar vulnerável a golpes sem se aperceber

08:30 7 Maio, 2026 14:31 5 Maio, 2026 | João Luís

Deixar esta função sempre ligada no telemóvel pode parecer inofensivo, mas há riscos que muitos ignoram. Saiba como se proteger

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí chuva ‘a potes’ e frio: depressão fria atinge Portugal nesta data e este será o dia mais chuvoso da semana

06:00 7 Maio, 2026 13:42 5 Maio, 2026 | João Luís

Depressão fria aproxima-se de Portugal e traz chuva intensa e descida das temperaturas. Saiba quando chega o pior do mau tempo e quais as regiões mais afetadas

Peixaria de supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia, Saúde

Nem robalo nem dourada: médicos deixam aviso sobre os peixes que deve evitar comprar no supermercado

21:00 6 Maio, 2026 13:55 6 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Alguns peixes acumulam mais mercúrio e exigem maior cuidado no consumo, sobretudo no caso de grávidas, mulheres a amamentar e crianças

Idosa a contar o dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Este mês já foi pago e para o próximo há mais: muitos idosos podem ter direito a este dinheiro extra na pensão e é isto que têm de fazer

18:30 8 Maio, 2026 13:11 8 Maio, 2026 | João Luís

Este apoio já foi pago este mês, mas continua disponível. Muitos idosos podem ter direito a um complemento na pensão

Algarve, Cultura, Economia

Feira de Cachopo regressa no domingo com música, artesanato e sabores típicos

06:58 7 Maio, 2026 07:01 7 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Tradições, artesanato e gastronomia animam feira em Cachopo com sabores típicos e cultura da Serra do Caldeirão

Últimas Notícias

  • Senhorio vê despejo confirmado após contrato terminar e inquilina continuar a pagar renda: tribunal diz que não é obrigado a renovar nem a oferecer novo contrato
    Senhorio vê despejo confirmado após contrato terminar e inquilina continuar a pagar renda: tribunal diz que não é obrigado a renovar nem a oferecer novo contrato
  • Armação de Pêra celebra sabores do mar durante três dias
    Armação de Pêra celebra sabores do mar durante três dias
  • Este mês já foi pago e para o próximo há mais: muitos idosos podem ter direito a este dinheiro extra na pensão e é isto que têm de fazer
    Este mês já foi pago e para o próximo há mais: muitos idosos podem ter direito a este dinheiro extra na pensão e é isto que têm de fazer
  • Bloco de Esquerda do Algarve destaca legado antifascista e democrático de Carlos Brito
    Bloco de Esquerda do Algarve destaca legado antifascista e democrático de Carlos Brito
  • Escola de Hotelaria de Portimão promove jantar solidário a favor das vítimas da tempestade Kristin
    Escola de Hotelaria de Portimão promove jantar solidário a favor das vítimas da tempestade Kristin
  • Procissão das Velas volta a percorrer as ruas de Olhão
    Procissão das Velas volta a percorrer as ruas de Olhão

Opinião

  • Geohistória e alterações climáticas | Por Jorge Queiroz
    Geohistória e alterações climáticas | Por Jorge Queiroz
  • O primeiro mapa geopolítico de Portugal (e do Algarve) | Por Virgílio Machado
    O primeiro mapa geopolítico de Portugal (e do Algarve) | Por Virgílio Machado
  • Europa em movimento: De Oviedo a Nikšić, passando por Larnaka, o futuro das cidades define-se pela cultura | Por João Palmeiro
    Europa em movimento: De Oviedo a Nikšić, passando por Larnaka, o futuro das cidades define-se pela cultura | Por João Palmeiro
  • O fotojornalismo documental em risco, proibições em concertos são nova tendência | Por Mauro Rodrigues
    O fotojornalismo documental em risco, proibições em concertos são nova tendência | Por Mauro Rodrigues
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Europa em movimento: De Oviedo a Nikšić, passando por Larnaka, o futuro das cidades define-se pela cultura | Por João Palmeiro
    Europa em movimento: De Oviedo a Nikšić, passando por Larnaka, o futuro das cidades define-se pela cultura | Por João Palmeiro
  • GreenFerm coloca Algarve na linha da frente da biotecnologia azul
    GreenFerm coloca Algarve na linha da frente da biotecnologia azul
  • A inclusão das comunidades ciganas | Por Vera Santos
    A inclusão das comunidades ciganas | Por Vera Santos
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal