A Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António vai assinalar os 50 anos da sua criação, no sábado, com música, teatro e atividades na natureza.
Organizadas para assinalar a criação da primeira reserva natural de Portugal, as festividades iniciam-se pelas 11:00, com jogos tradicionais e atividades na natureza, informou o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) em comunicado.
O programa comemorativo inclui, à tarde, a exibição de um documentário sobre a criação do parque natural, uma mesa-redonda sobre o passado, presente e futuro daquela zona natural e espetáculos de música e de teatro.
Um documentário sobre a criação do parque natural, proporcionará “uma viagem pela história, desafios e conquistas deste território protegido”, refere a nota do ICNF.
Os desafios e as oportunidades da conservação daquela área protegida junto ao Rio Guadiana, na zona de fronteira com Espanha, vão ser debatidos numa mesa-redonda sob o tema “Passado, presente e futuro”, agendada para as 15:30.
A data vai também ficar marcada pela inauguração das obras de reabilitação do Parque de Merendas e da Eira, espaço que foi equipado com estruturas para permitir a realização de piqueniques.
Para sensibilizar as crianças e jovens para a importância da preservação da natureza, de forma lúdica e educativa, irá ser apresentada a peça de teatro “Uma aventura do Júnior na Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António”, com encenação de Ricardo Jerónimo.
As ações do programa comemorativo dos 50 anos da criação daquela reserva natural vão decorrer no Centro Interpretativo da Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António, com a presença da ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho.
Leia também: Este chocolate do Dubai é feito à mão em Portugal: saiba onde o comprar