A marchadora Ana Cabecinha, do Clube Oriental de Pechão, esteve em evidência no Campeonato do Mundo de Nações em Marcha Atlética, que decorreu em Roma no fim-de-semana de 7 e 8 de Maio, ao obter mais um lugar no Top 10.
A atleta obteve, desta vez, o 7º lugar (2º Europeu), depois de percorrer os 20 quilómetros Marcha em uma hora, 28 minutos e 40 segundos, a melhor marca pessoal do ano da atleta. Participaram no Campeonato do Mundo de Nações em Marcha Atlética 104 atletas de 34 países.
Com o 7º lugar a nível individual, Ana Cabecinha contribuiu para o 4º lugar da selecção portuguesa, em conjunto com os resultados de Inês Henriques (9º lugar) e Daniela Cardoso (51º lugar).
Quem venceu a prova foi a chinesa Hong Liu, actual campeã do mundo. Na 2ª posição chegou a mexicana Guadalupe González e em 3º lugar ficou a chinesa Shenjie Qieyang, vice campeã Olímpica em Londres em 2012. com 1h26.49; participaram 104 atletas de 34 países.
“Fiz a marca que esperava face a alguns problemas que tenho tido ultimamente, foi excelente para os objectivos propostos numa competição essencialmente colectiva, termos sido quartas e melhores europeias por equipas foi muito bom. Agora é descansar um pouco e voltar à rotina, preparando-me para o grande objectivo do ano, os Jogos Olímpicos”, disse Ana Cabecinha.
Recorde-se que a atleta tem sido afectada por anemia.
Na prova de Juniores Femininos – 10 quilómetros, participou Carolina Costa, também do Clube Oriental de Pechão, que percorreu a distância em 51 minutos e 49 segundos, obtendo o 40º lugar.