O golfista português Ricardo Melo Gouveia obteve este domingo a sua melhor classificação de sempre no European Tour, ao terminar em terceiro lugar o Open da África do Sul, em Sun City.
Melo Gouveia concluiu a competição com um total de 281 pancadas, terminando num grupo de terceiros classificados, juntamente com o espanhol Alejandro Canizares, o francês Victor Dubuisson, o sul-africano Branden Grace e o britânico Andy Sullivan.
O português foi também o segundo melhor golfista no percurso de domingo em Sun City, ao realizar a quarta volta em 67 pancadas, com cinco abaixo do par do campo (72), apenas superado pelo vencedor do torneio, o sueco Alex Noren (com 63 pancadas).
Na quarta e última volta, Melo Gouveia teve esse segundo melhor registo juntamente com o francês Raphael Jacquelin (11.º da geral) e o espanhol Larrazábal (39.º), golfistas apenas batidos pelo desempenho de Alex Noren.
O sueco venceu a competição com um total de 274 pancadas, depois de cumprir a volta com nove abaixo do par, em contraste com o sul-coreano Jeunghun Wang, que liderava no sábado, e hoje caiu para o segundo lugar, ao fazer três acima do PAR.
Na sua prestação, Melo Gouveia conseguiu fazer sete ‘birdies’ (uma abaixo do PAR) e apenas dois ‘bogeys’ (uma acima do PAR).
O melhor resultado do português no European Tour tinha sido alcançado no início do ano, no Masters do Qatar, quando Ricardo Melo Gouveia terminou em sétimo lugar (com um prémio monetário de cerca de 50.000 euros).
Recentemente, o golfista terminou o Masters de Portugal em 22.º lugar e na última semana tinha sido 13.º no Open da Turquia, competição em que conseguiu o seu maior prémio monetário da época (cerca de 95.000 euros).
(Agência Lusa)