Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto DR
Desporto

Algarvia Yolanda Hopkins quer trazer uma medalha olímpica para Portugal

Apesar de nunca ter surfado em Teahupo’o, no Taiti, a olímpica lusa admite que “é um sonho” seu “ir lá surfar há já muitos anos”

07:59 6 Março, 2024 08:04 6 Março, 2024
Cristina MendonçaCristina MendonçaJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A atleta algarvia Yolanda Hopkins vai à procura da medalha que lhe escapou em Tóquio2020 nos próximos Jogos Olímpicos, assumiu a surfista portuguesa, confessando ser um sonho surfar a “onda muito intensa” da praia Teahupo’o, no Taiti.

“É incrível, estava à procura deste sonho já há muito tempo, desde que me qualifiquei da última vez. Foi uma experiência tão única, tudo o que eu queria fazer era chegar lá outra vez e acabei por concretizar. Fiquei superfeliz”, começou por dizer a algarvia de 25 anos, à chegada ao Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa.

Quinta classificada em Tóquio2020, estreia da modalidade no programa olímpico, Hopkins voltará aos Jogos Olímpicos em Paris2024, depois de ter assegurado a vaga na quinta-feira, com a presença nas meias-finais dos Jogos Mundiais, que decorreram em Porto Rico.

“E, agora, quero ir para a próxima também [a Los Angeles2028]. Isto é sempre para ir. Eu estava já com esse objetivo e, depois, eu cheguei tão perto da medalha, fiquei com o quinto lugar, com o diploma. Eu quero mesmo chegar à medalha desta vez e trazer a medalha para Portugal”, declarou, nem hesitando quanto ao ‘tom’ do metal: “ouro, claro. Eu vou sempre para os mais altos”.

A competição de surf dos Jogos Olímpicos vai decorrer na famosa onda de Teahupo’o, no Taiti (Polinésia Francesa), a mais de 15.700 quilómetros da capital francesa, uma opção que entristece “um bocadinho” Yolanda Hopkins.

“Entrar na Aldeia [Olímpica], as cerimónias todas… é parte dos [Jogos] Olímpicos. Fiquei um bocado triste que vamos estar tão longe, mas faz parte. Acho que foi uma boa opção levar o surf para o Taiti. Eu espero só ter a oportunidade de voltar a Paris para o final”, acrescentou.

Yolanda Hopkins. admite que “é um sonho” ir surfar na onda de Teahupo’o

Apesar de nunca ter surfado em Teahupo’o, a olímpica lusa admite que “é um sonho” seu “ir lá surfar há já muitos anos”. “É uma onda muito perigosa, muito intensa, mas é uma das minhas coisas favoritas de fazer no surf, é ir para o tubo, e aquela onda é só tubo. Acho que me vou dar bem”, antecipou.

Tal como em Tóquio2020 – disputados em 2021 devido à pandemia de covid-19 -, Yolanda Hopkins estará acompanhada de Teresa Bonvalot, apurada desde abril de 2023, quando assegurou uma das oito vagas atribuídas através do circuito mundial da Liga Mundial de Surf, e se tornou na quarta qualificada portuguesa para Paris2024.

“Estou muito feliz porque vou com a Teresa outra vez, já é a nossa segunda ida. Acho que vai ser uma viagem incrível”, disse a recém-qualificada, já depois de a sua companheira de aventuras olímpicas defender a mesma premissa.

“É bom saber que vou aos Jogos com mais uma representante, acho que isso acaba por demonstrar a nossa qualidade, o nosso esforço, a nossa dedicação. Ainda não é desta que somos acompanhadas pelos rapazes, mas acredito que no futuro isso irá acontecer. Estou com muita confiança para irmos para os Jogos daqui a uns meses e representar a nossa bandeira ao mais alto nível”, declarou Bonvalot, à chegada a Lisboa, depois de ter alcançado também as ‘meias’ em Porto Rico.

A surfista, de 24 anos, também esteve presente na estreia da modalidade em Jogos Olímpicos, conseguindo o nono lugar em Tóquio2020, e agora lamenta a distância da ‘cidade-mãe’ do “maior evento desportivo” mundial e o facto de falharem a presença na cerimónia de abertura, agendada para 26 de julho.

“Acho que faz sempre falta e é um momento muito importante. Felizmente, já o tivemos em Tóquio, mesmo com as devidas circunstâncias por causa da covid. Vamos tentar aproveitar tudo da melhor forma. Estamos lá, somos mais uma vez olímpicas, segunda participação olímpica. Acho que isso é algo que ninguém nos pode tirar, e é um sonho para qualquer atleta”, realçou.

No entanto, Bonvalot mostrou-se entusiasmada por surfar a onda de Teahupo’o, que conhece “bastante” por já ter assistido a muitos eventos naquela praia.

“É uma onda desafiadora, uma esquerda perfeita, um sítio paradisíaco. Em termos de melhor cenário, aquele é o melhor cenário. Agora, é esperar que tenhamos boas ondas para ter o nosso melhor surf”, manifestou, revelando que um dos seus objetivos é ir à famosa praia do Taiti antes dos Jogos, que decorrem entre 26 de julho e 11 de agosto.

Leia também: Atleta algarvia Yolanda Hopkins ‘carimbou’ qualificação para os Jogos Olímpicos

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Nacional

IRS baixa para metade em novembro: veja quanto pode receber a mais no salário e na pensão

11:00 15 Outubro, 2026 10:38 15 Outubro, 2026

A retenção de IRS será reduzida em 50% em novembro, incluindo no subsídio de Natal. Veja exemplos para salários e pensões

Supermercado da Mercadona.
Algarve Economia

Já é oficial: segunda loja da Mercadona no Algarve abre em novembro e já há localização confirmada

12:40 15 Outubro, 2026 12:21 15 Outubro, 2026

Depois da inauguração em Portimão, a cadeia espanhola confirmou a data da segunda loja no Algarve, que vai abrir portas ainda este ano

Algarve Cultura Economia

Feira de Santa Iria regressa a Faro com 11 dias de comércio, gastronomia e diversão

14:26 15 Outubro, 2026 14:26 15 Outubro, 2026

Entre 15 e 25 de outubro, a Feira de Santa Iria regressa ao centro de Faro com entrada livre, comércio, gastronomia e divertimentos

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva regressa ‘em força’ a Portugal continental nesta data: estas serão as regiões mais afetadas pelo mau tempo

16:30 14 Outubro, 2026 15:46 14 Outubro, 2026

As previsões de médio prazo apontam para um regresso mais generalizado da chuva na última semana de outubro

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva regressa neste dia a Portugal Continental e temperaturas descem até 10 ºC

06:00 15 Outubro, 2026 10:18 15 Outubro, 2026

Depois de dias de calor, Portugal continental enfrenta uma mudança acentuada do tempo, com descida das temperaturas e regresso da chuva

Algarve Cultura

Tavira recebe festa alternativa de Halloween com punk, hardcore e nu-metal

15:03 15 Outubro, 2026 15:03 15 Outubro, 2026

Quatro bandas sobem ao palco numa noite de Halloween que junta música ao vivo e um mercado de artesãos e artistas locais em Tavira

Acidente de carro. Crédito: Freepik
Nacional

Mulher morre após carro capotar em Odivelas: estaria a ter relações sexuais com condutor que “ajeitou a roupa” e fugiu

15:50 15 Outubro, 2026 15:26 15 Outubro, 2026

A vítima, uma mulher de 49 anos morreu depois de um carro ter capotado em Odivelas

Algarve Cultura

“O Regresso de João… o Ratão” leva teatro a Cachopo

15:45 15 Outubro, 2026 15:43 15 Outubro, 2026

Peça da Casa da Cultura de Loulé chega ao Graínho, em Cachopo, numa iniciativa que procura aproximar o teatro das famílias e promover o convívio entre gerações

Pub

EDITAL – Comunicação para exercício do direito de preferência

11:21 15 Outubro, 2026 15:50 15 Outubro, 2026

COMUNICAÇÃO DE VENDA PARA EVENTUAL EXERCÍCIO DO DIREITO LEGAL DE PREFERÊNCIA DOS PROPRIETÁRIOS CONFINANTES (Artigos 1380.º, 1381.º, 416.º e 225.º do Código Civil)

Robô que assediou a jovem
Europa

Polícia apreende robô suspeito de apalpar adolescente: dois jovens estão a ser investigados

10:00 15 Outubro, 2026 10:35 15 Outubro, 2026

Um robô humanoide foi apreendido pela polícia alemã depois de alegadamente ter tocado uma adolescente de 16 anos

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Economia Nacional

Corte de 50% no IRS chega em novembro, mas estes trabalhadores e pensionistas ficam de fora

14:10 14 Outubro, 2026 13:05 14 Outubro, 2026

O Governo confirmou uma redução de 50% na retenção de IRS em novembro, mas nem todos vão beneficiar

Algarve

Cana de pesca toca em cabo da linha férrea do Algarve e deixa pescador com queimaduras graves

16:51 14 Outubro, 2026 16:53 14 Outubro, 2026

Acidente ocorreu numa ponte da linha férrea do Algarve quando a cana de pesca tocou num cabo elétrico de alimentação dos comboios

Opinião

O Mikas tem quem o socorra. E os nossos idosos? | Por Luís Ganhão

19:11 14 Outubro, 2026 19:13 14 Outubro, 2026

"O Mikas teve apenas a sorte de encontrar seres humanos preocupados com o seu bem-estar. Há idosos portugueses que não podem dizer o mesmo"

Europa

Compra sapatos na Shein ou Temu? Estudo europeu encontra substâncias ilegais em mais de um terço dos produtos analisados

13:40 14 Outubro, 2026 12:53 14 Outubro, 2026

Uma investigação europeia que contou com a participação de Portugal encontrou substâncias químicas acima dos limites legais em 35,5% dos pares de sapatos analisados

Europe Direct Algarve

Dessalinizadora em Albufeira e captação no Pomarão exigem investimento de 305 milhões

07:45 14 Outubro, 2026 07:22 14 Outubro, 2026

Águas do Algarve candidatou a fundos europeus grande parte dos 305 milhões necessários para duas das principais obras hídricas da região

Opinião Saúde

A saúde dos nossos ossos, músculos e articulações | Por Carlos Carneiro 

07:30 11 Outubro, 2026 19:14 6 Outubro, 2026

"Existe ainda a ideia pré-concebida de que a doença reumática é um mal inevitável do envelhecimento — a famosa 'dor nos ossos' que afeta apenas as pessoas mais idosas quando o tempo muda"

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

IRS baixa para metade em novembro: veja quanto pode receber a mais no salário e na pensão

11:00 15 Outubro, 2026 10:38 15 Outubro, 2026

A retenção de IRS será reduzida em 50% em novembro, incluindo no subsídio de Natal. Veja exemplos para salários e pensões

Supermercado da Mercadona.
Algarve, Economia

Já é oficial: segunda loja da Mercadona no Algarve abre em novembro e já há localização confirmada

12:40 15 Outubro, 2026 12:21 15 Outubro, 2026

Depois da inauguração em Portimão, a cadeia espanhola confirmou a data da segunda loja no Algarve, que vai abrir portas ainda este ano

Algarve, Cultura, Economia

Feira de Santa Iria regressa a Faro com 11 dias de comércio, gastronomia e diversão

14:26 15 Outubro, 2026 14:26 15 Outubro, 2026

Entre 15 e 25 de outubro, a Feira de Santa Iria regressa ao centro de Faro com entrada livre, comércio, gastronomia e divertimentos

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva regressa ‘em força’ a Portugal continental nesta data: estas serão as regiões mais afetadas pelo mau tempo

16:30 14 Outubro, 2026 15:46 14 Outubro, 2026

As previsões de médio prazo apontam para um regresso mais generalizado da chuva na última semana de outubro

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva regressa neste dia a Portugal Continental e temperaturas descem até 10 ºC

06:00 15 Outubro, 2026 10:18 15 Outubro, 2026

Depois de dias de calor, Portugal continental enfrenta uma mudança acentuada do tempo, com descida das temperaturas e regresso da chuva

Algarve, Cultura

Tavira recebe festa alternativa de Halloween com punk, hardcore e nu-metal

15:03 15 Outubro, 2026 15:03 15 Outubro, 2026

Quatro bandas sobem ao palco numa noite de Halloween que junta música ao vivo e um mercado de artesãos e artistas locais em Tavira

Acidente de carro. Crédito: Freepik
Nacional

Mulher morre após carro capotar em Odivelas: estaria a ter relações sexuais com condutor que “ajeitou a roupa” e fugiu

15:50 15 Outubro, 2026 15:26 15 Outubro, 2026

A vítima, uma mulher de 49 anos morreu depois de um carro ter capotado em Odivelas

Algarve, Cultura

“O Regresso de João… o Ratão” leva teatro a Cachopo

15:45 15 Outubro, 2026 15:43 15 Outubro, 2026

Peça da Casa da Cultura de Loulé chega ao Graínho, em Cachopo, numa iniciativa que procura aproximar o teatro das famílias e promover o convívio entre gerações

Pub

EDITAL – Comunicação para exercício do direito de preferência

11:21 15 Outubro, 2026 15:50 15 Outubro, 2026

COMUNICAÇÃO DE VENDA PARA EVENTUAL EXERCÍCIO DO DIREITO LEGAL DE PREFERÊNCIA DOS PROPRIETÁRIOS CONFINANTES (Artigos 1380.º, 1381.º, 416.º e 225.º do Código Civil)

Robô que assediou a jovem
Europa

Polícia apreende robô suspeito de apalpar adolescente: dois jovens estão a ser investigados

10:00 15 Outubro, 2026 10:35 15 Outubro, 2026

Um robô humanoide foi apreendido pela polícia alemã depois de alegadamente ter tocado uma adolescente de 16 anos

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Economia, Nacional

Corte de 50% no IRS chega em novembro, mas estes trabalhadores e pensionistas ficam de fora

14:10 14 Outubro, 2026 13:05 14 Outubro, 2026

O Governo confirmou uma redução de 50% na retenção de IRS em novembro, mas nem todos vão beneficiar

Algarve

Cana de pesca toca em cabo da linha férrea do Algarve e deixa pescador com queimaduras graves

16:51 14 Outubro, 2026 16:53 14 Outubro, 2026

Acidente ocorreu numa ponte da linha férrea do Algarve quando a cana de pesca tocou num cabo elétrico de alimentação dos comboios

Opinião

O Mikas tem quem o socorra. E os nossos idosos? | Por Luís Ganhão

19:11 14 Outubro, 2026 19:13 14 Outubro, 2026

"O Mikas teve apenas a sorte de encontrar seres humanos preocupados com o seu bem-estar. Há idosos portugueses que não podem dizer o mesmo"

Europa

Compra sapatos na Shein ou Temu? Estudo europeu encontra substâncias ilegais em mais de um terço dos produtos analisados

13:40 14 Outubro, 2026 12:53 14 Outubro, 2026

Uma investigação europeia que contou com a participação de Portugal encontrou substâncias químicas acima dos limites legais em 35,5% dos pares de sapatos analisados

Europe Direct Algarve

Dessalinizadora em Albufeira e captação no Pomarão exigem investimento de 305 milhões

07:45 14 Outubro, 2026 07:22 14 Outubro, 2026

Águas do Algarve candidatou a fundos europeus grande parte dos 305 milhões necessários para duas das principais obras hídricas da região

Opinião, Saúde

A saúde dos nossos ossos, músculos e articulações | Por Carlos Carneiro 

07:30 11 Outubro, 2026 19:14 6 Outubro, 2026

"Existe ainda a ideia pré-concebida de que a doença reumática é um mal inevitável do envelhecimento — a famosa 'dor nos ossos' que afeta apenas as pessoas mais idosas quando o tempo muda"

Últimas Notícias

  • Bubba Brothers voltam a colocar o Algarve no radar da música eletrónica
    Bubba Brothers voltam a colocar o Algarve no radar da música eletrónica
  • Mulher morre após carro capotar em Odivelas: estaria a ter relações sexuais com condutor que “ajeitou a roupa” e fugiu
    Mulher morre após carro capotar em Odivelas: estaria a ter relações sexuais com condutor que “ajeitou a roupa” e fugiu
  • “O Regresso de João… o Ratão” leva teatro a Cachopo
    “O Regresso de João… o Ratão” leva teatro a Cachopo
  • Quercus contesta barragem da Foupana e pede parecer ambiental desfavorável
    Quercus contesta barragem da Foupana e pede parecer ambiental desfavorável
  • Frio está a caminho de Portugal e temperaturas vão cair durante 4 dias: estas serão as regiões mais afetadas
    Frio está a caminho de Portugal e temperaturas vão cair durante 4 dias: estas serão as regiões mais afetadas

Opinião

  • Uma borboleta na lapela | Por Ana Alexandra Resende
    Uma borboleta na lapela | Por Ana Alexandra Resende
  • Salas cheias de futuros vazios? | Por José Figueiredo Santos
    Salas cheias de futuros vazios? | Por José Figueiredo Santos
  • O Mikas tem quem o socorra. E os nossos idosos? | Por Luís Ganhão
    O Mikas tem quem o socorra. E os nossos idosos? | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Docentes de Olhão levam projeto CLARKS a encontro internacional na Finlândia
    Docentes de Olhão levam projeto CLARKS a encontro internacional na Finlândia
  • Dessalinizadora em Albufeira e captação no Pomarão exigem investimento de 305 milhões
    Dessalinizadora em Albufeira e captação no Pomarão exigem investimento de 305 milhões
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal