Em ano de celebração do 15º aniversário, a equipa de xadrez da AXAL (Faro), consegue inédita subida ao 2º escalão do Campeonato Nacional de Equipas.
Este sábado terminou a edição 2020-2021 do Campeonato Nacional de Equipas da 3ª Divisão de Xadrez, organizado pela Federação Portuguesa de Xadrez (FPX), onde a AXAL participou inserida na Série F.
Na 7ª e última ronda, a AXAL recebeu o Independente FC Torrense (Seixal), jogo realizado no Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) em Faro, que terminou num empate 2-2.
O xadrez por equipas é disputado a 4 tabuleiros, contabilizando-se os parciais individuais para estabelecer o resultado final do jogo.
Com este empate, a equipa farense manteve a invencibilidade no campeonato (6 vitórias e 1 empate), contabilizando 20 pontos, que permitiram a vitória destacada na Série F e a respetiva promoção à 2ª divisão nacional, pela primeira vez na sua história.
Contribuíram para o feito, 6 jogadores ao longo das 7 jornadas da prova: Dinis Libório (3,5 pt / 7 jogos); Ricardo Duarte (4 pt / 5 jogos), Tadeu Sousa (4 pt / 5 jogos), Luís Sousa (4,5 pt / 5 jogos), Ricardo Aderneira (2 pt / 3 jogos) e Fábio Gonçalves (2 pt / 3 jogos).
Para além do direito de participação na 2ª Divisão Nacional na época 2021-2022, a AXAL disputará no dia 9 de outubro, o playoff de acesso à fase final de atribuição do título de Campeão da 3ª Divisão Nacional.
Esta conquista, vem dar brilho à celebração dos 15 anos de existência da Academia de Xadrez do Algarve, dedicados não só à competição distrital e nacional federada, mas principalmente à promoção da modalidade do xadrez e a formação desportiva junto de crianças e jovens.