O Museu Municipal promove, no próximo sábado, pelas 10:30, uma visita guiada à exposição “Balsa, Cidade Romana”, sob a orientação do arqueólogo Celso Candeias (Município de Tavira).
Patente no Palácio da Galeria, a exposição “Balsa, Cidade Romana” proporciona uma viagem de 2.000 anos, até ao tempo em que floresceu, junto às margens da Ria Formosa, a cidade que chegou a ser a capital de um municipium romano.
“Ao longo de 10 salas, e através de um discurso expositivo alicerçado em cerca de 100 peças provenientes de vários museus nacionais, ficaremos a conhecer vários aspetos ligados à origem e evolução daquela urbe, bem como as suas principais atividades económicas, os hábitos alimentares e o quotidiano dos seus habitantes”, refere a autarquia em comunicado.
O visitante terá igualmente a oportunidade de conhecer “os nomes de alguns cidadãos balsenses e respetivos cargos profissionais, as suas preocupações com a saúde, beleza e religião ou os rituais funerários praticados por alguns deles na altura da morte dos seus entes queridos, cujos nomes, gravados em pedras, ficaram eternizados até aos nossos dias”.
Os interessados em participar (máximo de 15 pessoas), deverão inscrever-se até ao dia 14 de março aqui.
Mais informações estão disponíveis na Divisão de Turismo, Património e Museus do Município de Tavira, através dos números de telefone 281 320 545/568 ou do email [email protected]
Leia também: Em Tavira, para visitar Balsa, cidade romana, que existiu há cerca de 2000 anos | Por Mário Beja Santos