Vila Real de Santo António recebe, nos dias 4 e 5 de junho, o 18º Encontro Nacional de Associações Juvenis (ENAJ), a maior reunião de jovens e dirigentes associativos de Portugal.
A sessão de abertura do 18º ENAJ terá lugar no sábado, dia 4, às 11:00, e conta com a presença do primeiro-ministro de Portugal, António Costa, contemplando um vasto conjunto de debates e painéis com oradores nacionais e internacionais de relevo.
O evento tem o apoio da Câmara de Vila Real de Santo António e irá reunir perto de um milhar de participantes que ficarão alojados nas unidades hoteleiras do concelho, dinamizando o comércio e a economia local.
No Ano Europeu da Juventude, pretende-se que este seja um momento de reflexão e debate sobre a participação jovem do Século XXI e a Cidadania 3.0, a par das causas, prioridades e emancipação das gerações juvenis.
Esta será também uma oportunidade para perspetivar e planear o futuro das políticas públicas de apoio à juventude e ao associativismo em Portugal, contando com a presença de um painel diversificado de oradores – nomeadamente jornalistas, ativistas, políticos, investigadores, humoristas e artistas – que contribuirá para fomentar o debate e a partilha de ideias.
Do elenco de convidados fazem parte a secretária de Estado da Habitação, Marina Gonçalves, o secretário de Estado do Mar, José Maria Costa, a embaixadora da Ucrânia, Inna Ohnivets, a Eurodeputada Marisa Matias, entre muitos outros oradores. A apresentação do certame será conduzida por Fernando Alvim.
O Festival Associativo será um dos momentos altos do ENAJ, no qual a expressão artística, gastronómica e cultural, o empreendedorismo e o talento jovem são apresentados num ambiente de partilha e valorização do trabalho destas organizações juvenis ao serviço da cultura.
Este momento caracteriza-se maioritariamente por performances artísticas, gastronómicas, musicais e de dança, onde se destaca o concerto de Dino D’Santiago, no dia 4 de junho, às 23:00, na Praça Marquês de Pombal, com entrada livre.
Para o presidente da Câmara de Vila Real de Santo António, Álvaro Araújo, “é uma honra para o município receber aquele que é o maior encontro nacional de jovens e dirigentes associativos de todo o país. Durante três dias, estarão em debate alguns dos principais desafios em termos de políticas de juventude, tais como o direito à habitação ou a solidariedade intergeracional, ao mesmo tempo que será efetuada a partilha de boas práticas entre jovens e associações juvenis”.
Durante os dois dias de trabalhos, que decorrerão na nave desportiva do Complexo Desportivo de VRSA, pretende-se “a celebração do associativismo juvenil e a sua contribuição para a construção de mais e melhores políticas locais, nacionais e europeias de Juventude”.
Nos dias 3 e 4 de junho, no Centro Cultural António Aleixo e nave desportiva, decorrerá ainda o Fórum Nacional “ATIVAR+”, um momento que antecede o ENAJ e que terá como tema central «Transformar os Objetivos da juventude Portuguesa em Ações», sob o mote «We must take action». Este evento tem o apoio do programa Erasmus+ JA/D.
Sobre o ENAJ
O Encontro Nacional de Associações Juvenis (ENAJ) é o maior certame nacional de jovens dirigentes associativos do país, realizando-se desde 1996 em diferentes locais do território, num sucessivo e consistente esforço de descentralização.
Define-se como um instrumento decisivo para a afirmação da voz do tecido associativo juvenil, contribuindo com importantes orientações para a definição das políticas públicas de juventude em Portugal.
Edição após edição, é gerado um documento de conclusões que se transforma num referencial estratégico que norteia a ação da Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ), dando resposta às necessidades e às reivindicações de cerca de quinhentos mil jovens.