O Município de São Brás de Alportel formalizou um acordo com a Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve que permite apoio técnico-científico em atividades e projetos a decorrer no concelho.
A assinatura formal do acordo decorreu esta quarta-feira no decurso das comemorações do Dia Mundial do Património e pretende ser “um primeiro passo de um longo caminho rumo à valorização do Património Arqueológico do território são-brasense, que guarda memórias ancestrais que importam revelar”, explica a autarquia.
Entre as diversas vertentes deste acordo que inclui “a colaboração da Universidade do Algarve em ações de informação e dinamização para aproximar a comunidade, em particular a comunidade escolar, do conhecimento da sua História e a colaboração na dinamização do Centro Explicativo e de Acolhimento da Calçadinha de São Brás de Alportel, destaca-se a colaboração no estudo de elementos encontrados recentemente no concelho e que carecem de análise e validação da sua importância arqueológica”.
As atividades e projetos em causa são coordenados pelo pelouro do Património e pelo Gabinete Municipal de Arqueologia e debruçam-se sobre as áreas da arqueologia.
Esta colaboração vem reforçar o trabalho realizado pelo Município na área da investigação e da valorização do património histórico-arqueológico do concelho.