O Museu Municipal promove, no dia 17 de fevereiro, pelas 10:30, uma visita guiada à Igreja Paroquial de Santa Catarina da Fonte do Bispo, sob a orientação do historiador de arte do Município Marco Sousa Santos, no âmbito do programa “Passeios na História de Tavira”.
Fundada no início do século XVI (ou ainda no século XV), a Igreja Paroquial de Santa Catarina da Fonte do Bispo é sede de uma das mais antigas freguesias rurais do termo de Tavira.
No interior do templo, dedicado à mártir Santa Catarina de Alexandria, existe um interessante e variado espólio artístico que testemunha mais de cinco séculos de história.
Merecem destaque a imagem em terracota da padroeira (hoje retirada do culto), datável do início do século XVI, e a imagem oitocentista de Nossa Senhora das Dores, objeto de especial devoção entre os santa-catarinenses, a quem se dedica a principal festa religiosa da freguesia.
“Passeios na História de Tavira” têm como finalidade dar conhecer o passado da cidade e do concelho, a paisagem, os monumentos e as personagens históricas, bem como sensibilizar para a necessidade de proteger e valorizar a herança patrimonial.
Os interessados em participar (máximo de 30 pessoas), deverão inscrever-se até ao dia 15 de fevereiro aqui.
Mais informações estão disponíveis na Divisão de Turismo, Património e Museus do Município de Tavira, através dos números de telefone 281 320 545/568 ou do email [email protected] .
Leia também: Biblioteca Municipal de Tavira acolhe ações que sensibilizam para o bem-estar e proteção animal