Tavira assinala o Dia Internacional da Mulher, nos dias 7 e 8 de março, com um conjunto de iniciativas a decorrer na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos.
Durante o dia 7 e na manhã de 8, irão realizar-se diversas visitas guiadas à exposição fotográfica “O Olhar Feminino” (público escolar e geral), orientadas por algumas das autoras das fotografias.
Já no dia 8, pelas 18:00, realiza-se a conversa aberta sob o tema “Ser Mulher em Tavira”, moderada por Idálio Revez, jornalista do Público, uma parceria entre o Município e este jornal.
A integrar o painel estarão cinco mulheres que se destacam pela sua afirmação no feminino (havendo muitas outras), nomeadamente Ana Paula Martins, Aurízia Anica, Noélia Jerónimo, Otília Cardeira e Patrícia Nogueira.
Este debate está enquadrado na reedição da obra “As Mulheres do meu País”, de Maria Lamas, editada originalmente há 75 anos.
“Esta é a reedição de um ambicioso projeto dedicado às mulheres portuguesas e que permite a reflexão sobre o tema Que Igualdade em 50 Anos de Liberdade?, a propósito das comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril”, refere a autarquia em comunicado.
Ainda no âmbito da comemoração do Dia Internacional da Mulher, encontra-se patente, de 8 a 11 de março, no Mercado Municipal, a exposição “Jornadas pela Conquista do Feminino”, onde são destacadas onze personalidades, cujo percurso profissional e pessoal contribuiu para a afirmação das Mulheres.
Com estas iniciativas pretende-se “alertar e sensibilizar a comunidade para a importância e o papel da Mulher na sociedade e na história de modo a contribuir para a sua valorização e eliminação dos estereótipos de género”, salienta a autarquia.
Leia também: ‘Maré de Contos’: Tavira volta a encher-se de histórias, para ouvir, contar e cantar