Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Foto D.R.
Cultura

São Brás de Alportel assinala na quarta-feira 70 anos do cineteatro

Sessão inclui uma homenagem aos fundadores, a apresentação dos patronos e uma visita guiada ao equipamento

18:11 19 Dezembro, 2022 18:13 19 Dezembro, 2022 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A Câmara de São Brás de Alportel assinala na quarta-feira os 70 anos do cineteatro da vila com uma sessão que inclui uma homenagem aos fundadores, a apresentação dos patronos e uma visita guiada ao equipamento pelo arquiteto Vítor Ribeiro.

Em comunicado, o município recorda que o cineteatro se assumiu, desde a sua construção, como um “marco de modernidade e referência urbana”.

Segundo a autarquia, o equipamento cultural “continua a ser, hoje, ainda que de forma diferente, esse espaço de comunhão que sempre foi, constituindo já parte inalienável do património comum dos são-brasenses”.

Sobre o Cineteatro São Brás 

Inaugurado em 1952, este equipamento cultural tem assistido ao desenvolvimento cultural do concelho década após década.

Foi construído por um conjunto de amigos enamoramos pela sétima arte constituídos em empresa “Unidos”, numa época em que a sociedade são-brasense se dividia pelos salões, ora pelo mais seleto 1º Dezembro, ora pelo mais popular 1º de Janeiro, pelas festas privadas das famílias mais abastadas ou pelos arraiais populares que se organizavam aqui e ali, pelo apoio entusiástico e animada rivalidade entre o “bife” e o “charrinho pio”, o cineteatro, pelo contrário, constituía – como se de um templo se tratasse: o templo dos sonhos… – um espaço de comunhão.

Um espaço onde ricos e pobres, industriais e operários, doutores e analfabetos, velhos e novos, homens e mulheres, todos se encontravam e comungavam do mesmo fascínio pelas imagens animadas que davam vida àquela tela branca.

Um espaço onde, na sua semipenumbra, todos podiam esquecer, por breves instantes, a realidade do dia-a-dia e as diferenças que os separavam; e sonhar. Sonhar com vidas faustosas, aventuras épicas, viagens alucinantes, mundos desconhecidos, tesouros inimagináveis. Sonhar com a Elizabeth Taylor ou com o Paul Newman, com a Gina Lolobrigida ou com o Marlon Brando, com a Marilyn Monroe ou com o Alain Delon, partilhando as suas alegrias e tristezas, os seus amores e desamores, as suas aventuras e desventuras… Um espaço onde todos podiam imaginar-se a enfrentar os seus maiores medos ou o mais terrível dos monstros, a derrotar o mais pérfido dos seus inimigos, a conquistar o coração da mais bela das donzelas ou do mais galantes dos cavalheiros, a descobrir o mais rico dos tesouros, a superar a mais difícil e arriscada das missões ou, simplesmente… rir. Rir até mais não com as trapalhadas de um Cantinflas, de um Totó, de um Louis de Founès, de um Jerry Lewis… Rir para esquecer e ultrapassar as amarguras da vida ou para lembrar e celebrar aquilo que ela tem de mais belo e aproveitar da melhor forma os breves instantes que a mesma representa.

Setenta anos, é a bonita idade que o Cineteatro São Brás cumpre. 70 anos de memórias partilhadas, de muitas alegrias, mas também de algumas tristezas, que a vida é mesmo assim. 

Tendo-se assumido, desde a sua construção, como marco de modernidade e referência urbana, o Cineteatro, continua a ser, hoje, ainda que de forma diferente, esse espaço de comunhão que sempre foi, constituindo já parte inalienável do património comum dos são-brasenses.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Mulher triste ao telemóvel.
Mundo Nacional

Filho conversava com a mãe como se estivesse em Lisboa mas estava na Tailândia: “Temo que possa ter ido fazer aquilo que não devia”

13:30 5 Junho, 2026 12:23 5 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Jovem português desaparece após viagem à Tailândia e passagem pelo Vietname, deixando família sem respostas e apenas pistas dispersas

Algarve Economia

Sudoeste Retail Park celebra quatro anos com feira de sabores algarvios

12:08 5 Junho, 2026 12:13 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Quarto aniversário do Sudoeste Retail Park destaca sabores algarvios, animação e crescimento da Retail Mind

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva a caminho: depressão no Atlântico traz mau tempo a esta região

13:59 5 Junho, 2026 14:35 5 Junho, 2026 | João Luís

Uma depressão no Atlântico deverá deixar esta região com céu muito nublado, chuva e vento moderado nos próximos dias

Sinalização de radar de velocidade média. Crédito: Lusa
Algarve Auto

Atenção a estas estradas no Algarve: há radares fixos a multar e convém saber onde ficam

13:20 4 Junho, 2026 08:13 4 Junho, 2026 | João Luís

No Algarve constam seis locais de radares fixos. Veja onde ficam e quanto pode pagar por excesso de velocidade

Entrada supermercado Lidl. Crédito: Freepik
Algarve Economia

Novo Lidl pode estar a caminho desta cidade no Algarve: loja deverá situar-se junto da EN125

10:07 5 Junho, 2026 09:55 5 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Processo autárquico em Lagos pode levar à construção de um novo supermercado Lidl numa zona estratégica junto à EN125

Restaurante Preceito, em Lagos.
Algarve Gastronomia

Adeus Al Sud, olá Preceito: no novo restaurante que abriu em Lagos o peixe vem do mercado e as ostras da Ria de Alvor

17:50 5 Junho, 2026 09:33 5 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Restaurante que substituiu o antigo Al Sud em Lagos já abriu portas e traz uma nova visão para a gastronomia algarvia

Agente da Guardia Civil no terreno. Crédito: Foto DR
Europa Nacional

Jovem de 17 anos e bebé entre os 3 portugueses mortos em colisão violenta em Espanha

14:50 4 Junho, 2026 14:45 4 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Entre as vítimas estão um homem de 47 anos, um jovem de 17 e um bebé de quatro meses, todos portugueses

Praia Fluvial da Tapada Grande, em Mértola.
Nacional Vida & Lazer

Estas praias fluviais sem multidões são refúgios ideais para famílias e para fugir ao calor (e algumas têm Bandeira Azul)

18:00 5 Junho, 2026 13:26 5 Junho, 2026 | João Luís

Longe dos areais mais concorridos, há praias fluviais com água vigiada, zonas de sombra e bons acessos para famílias nos dias de maior calor

Cultura Opinião

9 de maio de 1940, um adolescente suspira pela guerra, ela chegou | Por Mário Beja Santos

18:20 5 Junho, 2026 18:23 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

O retrato comovente de um rapaz de 17 anos que vê a guerra passar da imaginação para a mais dura realidade

Vários Mercedes. Crédito: Foto DR
Auto Mundo

Adeus Mercedes? Nova lei pode impedir marca de vender veículos neste país

15:50 5 Junho, 2026 15:15 5 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma proposta de lei nos Estados Unidos, criada para reduzir a influência chinesa no setor automóvel, pode ter impacto inesperado na Mercedes-Benz

Opinião

Arrumadores versus parquímetros: entre a informalidade e o Estado de direito | Por Nélia Alfarrobinha

11:40 5 Junho, 2026 12:08 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Ao contrário da informalidade dos arrumadores, o sistema de parquímetros baseia-se na transparência, previsibilidade e aplicação uniforme da regra"

Dia de chuva e vento. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva e muito vento a caminho de Portugal já a partir desta data e estas regiões serão afetadas

06:00 4 Junho, 2026 17:12 3 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Nova frente fria aproxima-se de Portugal nestes dias e vai trazer chuva e ventos até 65 km/h a estas regiões

Algarve Cultura

Ria Formosa inspira novo festival que estreia em julho em Olhão

18:10 5 Junho, 2026 17:50 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Olhão apresenta novo festival de verão junto à Ria Formosa, com jazz, música ao vivo e artistas nacionais já confirmados

Algarve

Turismo do Algarve pode poupar 518 mil litros de água por ano

17:28 5 Junho, 2026 17:31 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Sede do Turismo do Algarve pode poupar mais de meio milhão de litros de água por ano após classificação hídrica da ADENE

Algarve Cultura

Do campo ao museu: Tavira mostra como se preserva a memória coletiva

17:09 5 Junho, 2026 17:12 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Tavira assinala as Jornadas Europeias da Arqueologia com visitas, oficinas e conversas que revelam os bastidores da investigação

Cultura Europe Direct Algarve

Fotografia e literatura unem-se em Castro Marim para revisitar o Algarve de Saramago

08:00 4 Junho, 2026 18:18 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Mercado Local de Castro Marim recebe iniciativa cultural integrada nas comemorações dos 40 anos da adesão à União Europeia

Mulher triste ao telemóvel.
Mundo, Nacional

Filho conversava com a mãe como se estivesse em Lisboa mas estava na Tailândia: “Temo que possa ter ido fazer aquilo que não devia”

13:30 5 Junho, 2026 12:23 5 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Jovem português desaparece após viagem à Tailândia e passagem pelo Vietname, deixando família sem respostas e apenas pistas dispersas

Algarve, Economia

Sudoeste Retail Park celebra quatro anos com feira de sabores algarvios

12:08 5 Junho, 2026 12:13 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Quarto aniversário do Sudoeste Retail Park destaca sabores algarvios, animação e crescimento da Retail Mind

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva a caminho: depressão no Atlântico traz mau tempo a esta região

13:59 5 Junho, 2026 14:35 5 Junho, 2026 | João Luís

Uma depressão no Atlântico deverá deixar esta região com céu muito nublado, chuva e vento moderado nos próximos dias

Sinalização de radar de velocidade média. Crédito: Lusa
Algarve, Auto

Atenção a estas estradas no Algarve: há radares fixos a multar e convém saber onde ficam

13:20 4 Junho, 2026 08:13 4 Junho, 2026 | João Luís

No Algarve constam seis locais de radares fixos. Veja onde ficam e quanto pode pagar por excesso de velocidade

Entrada supermercado Lidl. Crédito: Freepik
Algarve, Economia

Novo Lidl pode estar a caminho desta cidade no Algarve: loja deverá situar-se junto da EN125

10:07 5 Junho, 2026 09:55 5 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Processo autárquico em Lagos pode levar à construção de um novo supermercado Lidl numa zona estratégica junto à EN125

Restaurante Preceito, em Lagos.
Algarve, Gastronomia

Adeus Al Sud, olá Preceito: no novo restaurante que abriu em Lagos o peixe vem do mercado e as ostras da Ria de Alvor

17:50 5 Junho, 2026 09:33 5 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Restaurante que substituiu o antigo Al Sud em Lagos já abriu portas e traz uma nova visão para a gastronomia algarvia

Agente da Guardia Civil no terreno. Crédito: Foto DR
Europa, Nacional

Jovem de 17 anos e bebé entre os 3 portugueses mortos em colisão violenta em Espanha

14:50 4 Junho, 2026 14:45 4 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Entre as vítimas estão um homem de 47 anos, um jovem de 17 e um bebé de quatro meses, todos portugueses

Praia Fluvial da Tapada Grande, em Mértola.
Nacional, Vida & Lazer

Estas praias fluviais sem multidões são refúgios ideais para famílias e para fugir ao calor (e algumas têm Bandeira Azul)

18:00 5 Junho, 2026 13:26 5 Junho, 2026 | João Luís

Longe dos areais mais concorridos, há praias fluviais com água vigiada, zonas de sombra e bons acessos para famílias nos dias de maior calor

Cultura, Opinião

9 de maio de 1940, um adolescente suspira pela guerra, ela chegou | Por Mário Beja Santos

18:20 5 Junho, 2026 18:23 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

O retrato comovente de um rapaz de 17 anos que vê a guerra passar da imaginação para a mais dura realidade

Vários Mercedes. Crédito: Foto DR
Auto, Mundo

Adeus Mercedes? Nova lei pode impedir marca de vender veículos neste país

15:50 5 Junho, 2026 15:15 5 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma proposta de lei nos Estados Unidos, criada para reduzir a influência chinesa no setor automóvel, pode ter impacto inesperado na Mercedes-Benz

Opinião

Arrumadores versus parquímetros: entre a informalidade e o Estado de direito | Por Nélia Alfarrobinha

11:40 5 Junho, 2026 12:08 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Ao contrário da informalidade dos arrumadores, o sistema de parquímetros baseia-se na transparência, previsibilidade e aplicação uniforme da regra"

Dia de chuva e vento. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva e muito vento a caminho de Portugal já a partir desta data e estas regiões serão afetadas

06:00 4 Junho, 2026 17:12 3 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Nova frente fria aproxima-se de Portugal nestes dias e vai trazer chuva e ventos até 65 km/h a estas regiões

Algarve, Cultura

Ria Formosa inspira novo festival que estreia em julho em Olhão

18:10 5 Junho, 2026 17:50 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Olhão apresenta novo festival de verão junto à Ria Formosa, com jazz, música ao vivo e artistas nacionais já confirmados

Algarve

Turismo do Algarve pode poupar 518 mil litros de água por ano

17:28 5 Junho, 2026 17:31 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Sede do Turismo do Algarve pode poupar mais de meio milhão de litros de água por ano após classificação hídrica da ADENE

Algarve, Cultura

Do campo ao museu: Tavira mostra como se preserva a memória coletiva

17:09 5 Junho, 2026 17:12 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Tavira assinala as Jornadas Europeias da Arqueologia com visitas, oficinas e conversas que revelam os bastidores da investigação

Cultura, Europe Direct Algarve

Fotografia e literatura unem-se em Castro Marim para revisitar o Algarve de Saramago

08:00 4 Junho, 2026 18:18 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Mercado Local de Castro Marim recebe iniciativa cultural integrada nas comemorações dos 40 anos da adesão à União Europeia

Últimas Notícias

  • Ria Formosa inspira novo festival que estreia em julho em Olhão
    Ria Formosa inspira novo festival que estreia em julho em Olhão
  • Estas praias fluviais sem multidões são refúgios ideais para famílias e para fugir ao calor (e algumas têm Bandeira Azul)
    Estas praias fluviais sem multidões são refúgios ideais para famílias e para fugir ao calor (e algumas têm Bandeira Azul)
  • Adeus Al Sud, olá Preceito: no novo restaurante que abriu em Lagos o peixe vem do mercado e as ostras da Ria de Alvor
    Adeus Al Sud, olá Preceito: no novo restaurante que abriu em Lagos o peixe vem do mercado e as ostras da Ria de Alvor
  • Turismo do Algarve pode poupar 518 mil litros de água por ano
    Turismo do Algarve pode poupar 518 mil litros de água por ano
  • Do campo ao museu: Tavira mostra como se preserva a memória coletiva
    Do campo ao museu: Tavira mostra como se preserva a memória coletiva
  • Menor de idade entre as peregrinas portuguesas atropeladas em Santiago de Compostela
    Menor de idade entre as peregrinas portuguesas atropeladas em Santiago de Compostela

Opinião

  • 9 de maio de 1940, um adolescente suspira pela guerra, ela chegou | Por Mário Beja Santos
    9 de maio de 1940, um adolescente suspira pela guerra, ela chegou | Por Mário Beja Santos
  • Arrumadores versus parquímetros: entre a informalidade e o Estado de direito | Por Nélia Alfarrobinha
    Arrumadores versus parquímetros: entre a informalidade e o Estado de direito | Por Nélia Alfarrobinha
  • Espiritualidade em Crónica: Conheça os 3 signos do Zodíaco com maior sucesso para junho | Por João Correia Tarólogo
    Espiritualidade em Crónica: Conheça os 3 signos do Zodíaco com maior sucesso para junho | Por João Correia Tarólogo
  • Cidades alertam: o próximo orçamento da UE deve proteger o Fundo Social da Europa | Por João Palmeiro
    Cidades alertam: o próximo orçamento da UE deve proteger o Fundo Social da Europa | Por João Palmeiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Comissão Europeia promove workshop sobre IA para serviços públicos
    Comissão Europeia promove workshop sobre IA para serviços públicos
  • Cidades alertam: o próximo orçamento da UE deve proteger o Fundo Social da Europa | Por João Palmeiro
    Cidades alertam: o próximo orçamento da UE deve proteger o Fundo Social da Europa | Por João Palmeiro
  • Futuras pensões podem representar uma “fatia” mais pequena do salário: indicador pode passar de 69,4% para 38,5% em 2050
    Futuras pensões podem representar uma “fatia” mais pequena do salário: indicador pode passar de 69,4% para 38,5% em 2050
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal