A Rádio Universitária do Algarve – RUA Fm – vai celebrar o 20º aniversário no dia 28 de novembro e até ao final do próximo ano vão ser realizadas várias iniciativas. O programa de atividades começa já no início de outubro com um concerto de Jazz no Jardim da Alameda, pelas 17:00 deste sábado, dia 1 de outubro, data que assinala o Dia Mundial da Música.
Até final de 2022 estão agendados três concertos com entrada gratuita e em diferentes géneros musicais: Jazz, Hip hop e Blues, que representa também o ecletismo na linha musical da RUA Fm.
O primeiro concerto vai ser este sábado dia 1 de outubro e coincide com a comemoração dos treze anos do programa de Fausto Vale Roxo e Tod Sheldrick “Aqui há Jazz”, que está na emissão da RUA Fm todas as terças-feiras à noite.
O concerto representa uma homenagem aos músicos de jazz do Algarve. Para coordenar a produção musical foram convidados os músicos Zé Eduardo, João Melro e Paulo Silva (Strak) que vão estar em palco, juntamente com outros convidados.
Paralelamente e em parceria com o Cineclube de Faro vai decorrer o ciclo de cinema “Aqui há Jazz”, com a exibição do filme ‘Blow Up’ do realizador Michelangelo Antonioni e música de Herbie Handkock. No dia 30 de setembro e no dia 2 de outubro será exibida a longa-metragem ‘A Firma’ de Sydney Pollack e música de Dave Grusin. As duas sessões têm início marcado para as 21h30 na sede do Cineclube de Faro.
No dia 21 de outubro pelas 14:30 terá lugar no auditório da Direção Regional do Algarve do IPDJ a tertúlia “Hip hop tuga talks”, que se insere no programa “Às Sextas no IPDJ”, e que terá a presença de alunos de escolas do concelho de Faro e aberto ao publico geral. Esta tertúlia conta com a participação de Diogo Lima e Argel, dois membros dos WTDPG, um grupo de Hip hop farense formado em 2015, que vão partilhar com os presentes as suas experiências e vivências dentro da cultura Hip hop em geral e da música em particular.
No mesmo dia, às 21:30 realiza-se o concerto de Hip hop, com a banda WTDPG no auditório do IPDJ, com a curadoria do programa da RUA Fm ‘Rapresentação’ da autoria de Carlos Almeida que está na grelha de programação regular todos os sábados à noite.
O primeiro ciclo de concertos encerra no dia 19 de novembro com a atuação de dois jovens músicos de blues, provenientes da cidade do Porto, THE SMOKESTACKERS às 21h30 no auditório do IPDJ. Um concerto acústico que conta com o apoio da BLUES A SUL – Associação Blues do Algarve e do programa ‘Bluesmente Falando’, da autoria de Hernâni Nascimento, que está no ar na emissão da RUA Fm todas as terças-feiras à noite.
Os três concertos agendados neste ciclo de 2022 têm entrada gratuita
A cerimónia oficial da comemoração dos 20 anos da RUA Fm está marcada para 28 de novembro, o dia da fundação da RUA Fm e, para alem de distinções a colaboradores e entidades, vai contar com atuações ao vivo e várias surpresas.
Para o próximo ano estão previstas diversas iniciativas com destaque para a segunda edição do Palco RUA, novamente com vários concertos na baixa de Faro, sendo que a versão de 2023 será realizada na semana anterior à Semana Académica do Algarve. O Palco Rua volta a ser um espaço de promoção aos músicos que atuam na região algarvia e terá o apoio da Associação Académica da UAlg e da Câmara Municipal de Faro.
No horizonte de 2023 está também a criação de um programa semanal dedicado à cidade de Faro, concretamente às áreas da cultura, social, do desporto, do associativismo, entre outras.
Na celebração do 20º aniversário a RUA Fm marca a sua atuação fora dos estúdios para o exterior e para a população de Faro, sendo a única rádio a operar nesta cidade e para a toda a região do Algarve, que dá cor ao nosso lema “A tua rádio no Sul!”.
Sobre a Universidade do Algarve
A Universidade do Algarve (UAlg) tem atualmente cerca de 9 mil estudantes, 20% dos quais internacionais, oriundos de mais de 84 nacionalidades, onde se destaca o Brasil, país com maior representatividade.
Com 42 anos de existência, aparece pela quinta vez no ranking do Times Higher Education (THE) Young University Rankings 2022, que analisa o desempenho de instituições de ensino superior criadas há 50 anos ou menos, destacando-se no indicador que avalia a projeção internacional. Este ano volta a integrar a lista das melhores do mundo no Shanghai Ranking’s Global Ranking of Academic Subjects 2022, destacando-se novamente na área de Hospitality & Tourism Management, entre os lugares 76-100, seguindo-se a área de Oceanography, entre os lugares 151-200.
Também integra pela terceira vez o Times Higher Education Impact Rankings, que avalia a nível global o desempenho e contributo das universidades para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas. A UAlg ficou posicionada na posição 201-300 na classificação geral do THE Impact Rankings, de entre 1406 Instituições de Ensino Superior (IES) de 106 países.
A UAlg oferece cursos de formação inicial e pós-graduada, nas suas diversas áreas de formação: Artes, Comunicação e Património; Ciências Sociais e da Educação; Ciências e Tecnologias da Saúde; Ciências Exatas e Naturais; Economia, Gestão e Turismo; Engenharias e Tecnologias.
A sua localização privilegiada junto ao Aeroporto Internacional de Faro e o grande número de novas rotas aéreas de ligação às principais cidades portuguesas (Porto e Lisboa) e europeias, bem como as excelentes condições que a UAlg e a região têm para oferecer, fazem com que, cada vez mais, a Academia do Sul do país adquira um estatuto central e internacional.