O escritor Bruno Magina apresentou o seu quinto livro por ocasião do 10º aniversário do Prémio de Reconhecimento Social à Educação, recebido em novembro de 2012.
A Equipa Espacial é a estória de três rapazes que perseguem e ridicularizam três raparigas da sua turma. Apresenta situações, ora verídicas, ora fantasiosas, do dia-a-dia das crianças.
A intervenção do professor contribui para a resolução do problema, mas o mérito acaba sendo, quase inteiramente, de uma personagem que surge envolta em grande mistério.
No final, todos encontram nos seus colegas qualidades que, outrora, nem imaginavam existir.
“O bullying é, infelizmente, uma realidade nas nossas escolas. É possível que em (quase) todas as salas de aula do país – e quiçá do mundo – haja um agressor e uma vítima”, afirma o autor, acrescentando que “essa consciência serviu de alavanca e inspiração para produzir algo educativo e ao mesmo tempo divertido sobre esta problemática da atualidade”.
Bruno Magina espera que “este livro venha a constituir uma fonte de lazer para as crianças – e uma ferramenta de reflexão para todos os educadores”.
Do autor d’A Vila das Cores (indicado no Plano Nacional de Leitura) e criador do Projeto “Tu Desenhas, Eu Escrevo”, o livro é ilustrado por Carolina Figueira e inclui uma versão do texto em espanhol.
Sobre Bruno Magina
Bruno Magina nasceu em Lisboa, em 1984. Em 2009, três anos após ter concluído a sua licenciatura em Ensino Básico e já com vários artigos publicados, iniciou o seu percurso em Educação e Formação de Adultos, que culminou com o Prémio de “Reconhecimento Social à Educação”.
O escritor foi um dos vencedores das “Bolsas Jovens Criadores 2015”, dos «Much More Awards 2015-2016» e dos “Prémios Time Out Lisboa 2016”.
O seu livro de estreia, A Vila das Cores, é recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para Apoio a Projetos de Educação para a Cidadania.
É também autor de Viagem a Coimbra e Sete Dias de Verão e criador do Projeto “Tu Desenhas, Eu Escrevo”.
Atualmente, colabora no Museu de Lisboa / EGEAC, tendo aí publicado Manel e Chico descobrem o Teatro Romano.
O mais recente título, A Equipa Espacial, assinala o início de um novo ciclo – e é, sem dúvida, a sua melhor obra.