A 21 de setembro de 2022 foram distribuídas por vários locais do concelho de Loulé nove mini-bibliotecas, estruturas que, em parceria com muitos e muitos livros, são o suporte material do “Projeto Livros Livres – Leve, Leia, Devolva”, implementado pela Biblioteca Municipal de Loulé – Sophia de Mello Breyner Andresen.
Com este projeto a Biblioteca Municipal pretende, de uma forma descentralizada e gratuita, estimular o gosto pela leitura e aproximar-se das comunidades mais isoladas geograficamente.
Os leitores interessados poderão aqui encontrar livros de diversos estilos, temas, destinados a públicos variados e em diversas línguas, sem data de devolução e, caso queiram, podem deixar livros em substituição, de forma a criar uma rede de troca de livros.
Neste momento as mini-bibliotecas encontram-se em Almancil, no Ameixial, em Benafim, em Boliqueime, em Quarteira, em S. Clemente (Loulé), em S. Sebastião (Loulé), nas Sarnadas (Alte) e na Tôr.
Passados 5 meses do início do Projeto olhemos os números:
– A Biblioteca entregou ao Projeto 1774 livros;
– Dos 1774 que a Biblioteca depositou nas mini-bibliotecas foram requisitados 1309;
– A população entregou ao Projeto 1116 livros.
Tendo por base algumas das missões das Bibliotecas Públicas, consideramos, portanto, que conseguimos atingir os objetivos propostos para este projeto, pois promovemos o livro e a leitura; disponibilizamos a título gratuito e sem qualquer tipo de burocracia o objeto livro; permitimos a educação para a cidadania; e criamos e desenvolvemos boas práticas sociais.
Consideramos que parte do sucesso deste projeto deve-se à população e aos seus utilizadores, pois tem havido um enorme respeito e cuidado, não só com o objeto livro mas também com todas as estruturas que os acondicionam. Pretendemos que esta simbiose entre a Biblioteca Municipal e a população seja benéfica em vários aspetos, contribuindo, acima de tudo, para uma comunidade mais informada, que retira prazer da partilha e da reutilização.
Estas pequenas bibliotecas têm sido um sucesso no nosso Concelho e, também, noutros pontos do país e do Mundo. Permitem inspirar e criar novos leitores, onde o acesso aos livros é feito de forma igual para todos.
Guida Jordão e Rita Moreira
(Biblioteca Municipal de Loulé [email protected])