Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Foto de arquivo | DR
Cultura

Programação do Teatro Lethes desenhada para atrair jovens e dar destaque ao 25 de Abril

Luís Vicente vai apresentar oficialmente no sábado a programação para 2024, mas já adiantou os espetáculos previstos durante o primeiro trimestre do ano

17:48 12 Janeiro, 2024 17:50 12 Janeiro, 2024 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A direção artística do Teatro Lethes de Faro desenhou a programação para 2024 de forma a trazer mais jovens aos espetáculos e a dar uma atenção especial às comemorações do 25 de Abril.

“A ideia é que possamos trazer este ano muita gente nova aos nossos espetáculos, com a intenção de mudar um pouco o paradigma atual”, disse à agência Lusa o diretor artístico, Luís Vicente, também responsável pela programação, do Teatro Lethes.

Luís Vicente vai apresentar oficialmente no sábado a programação para 2024, mas já adiantou os espetáculos previstos durante o primeiro trimestre do ano.

Este responsável, que também é ator e encenador na ACTA (A Companhia de Teatro do Algarve), sublinhou que desenhou a programação a pensar em trazer mais “infância e juventude” para os espetáculos, em ter uma atenção especial às comemorações dos 50 anos do 25 de Abril de 1974 e, finalmente, realizar intervenções que sensibilizem, com a realidade dos conflitos que se vivem atualmente no mundo.

Luís Vicente muito crítico com a falta de apoios ao Teatro Lethes

Por outro lado, Luís Vicente também foi muito crítico com a falta de apoios que o Teatro Lethes tem tido do atual Governo.

“O nosso projeto de criação sofreu uma rutura com o atual Governo. Espero que o atual ministro [da Cultura] passe ao passado. Espero que vá rapidamente para o lugar inócuo de comentador político”, disse o diretor artístico.

O responsável pela sala de espetáculos realçou que o Teatro Lethes tem conseguido “aguentar” com o suporte financeiro principalmente da Câmara de Faro, mas também dos restantes municípios algarvios com quem tem protocolos assinados.

Luís Vicente destaca algumas novidades durante o corrente ano: no âmbito do teatro, a atuação, pela primeira vez, da “conceituada” Companhia do Chapitô, e no âmbito da dança, a “grande” Rocio Molina, inovadora do flamenco.

Ainda no que diz respeito à dança, realce para a residência artística com a Curiosoaplauso e, no âmbito do Teatro Físico, uma co-produção com o JAT, duas estruturas locais que são “referência artística”.

ACTA promete duas criações sobre o 25 de Abril

Por outro lado, segundo o diretor artístico, serão mantidas as parcerias habituais com a Orquestra do Algarve, com as iniciativas promovidas ou patrocinadas pelo município de Faro e com o Teatro das Figuras. A ACTA, por seu lado, promete duas criações sobre o tema do 25 de Abril.

Até ao fim de janeiro, destaque para “A música das palavras” (18 de janeiro), do coro de câmara Lisboa Cantat, e “El poso de los mil demónios” (25), do Karlik Danza Teatro, de Cáceres, Espanha.

“Apperception Plotline”, “Outono para Graça” e “Almada E TUDO!” (23 de fevereiro), da Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo, “Música a oito vozes” (29), da Orquestra do Algarve, são apostas, entre outras, para fevereiro.

Em março será a vez de “Júlio César” (02), da Companhia do Chapitô, de “Impulso” (09), de Rocio Molina, e de “Viagem ao Centro da Terra” (27), teatro para crianças, de Máquina de Cena.

Finalmente, em abril podem ser vistos os espetáculos “Mary para Mary” (11), de A Barraca, e “Ensaios Abertos” (23-28), da ACTA, onde o público é “convocado a participar no estabelecimento final da narrativa dramática e da própria encenação”.

O edifício que hoje se designa Teatro Lethes, começou por ser um colégio de Jesuítas – Colégio de Santiago Maior, fundado pelo Bispo do Algarve, cuja licença lhes foi concedida em 08 de fevereiro de 1599.

A inauguração do Teatro Lethes efectuou-se a 04 de Abril de 1845, associando-se às comemorações do aniversário da Rainha D. Maria II.

A programação de 2024 do Teatro Lethes vai ser apresentada oficialmente sábado às 21:00, nesta sala de espetáculos.

Leia também: Livro “Corridinho de Memórias” conta a história do Grupo Folclórico de Faro

Casal de idosos a analisar papéis.
Economia Nacional

Há novidades para quem recebe esta prestação da Segurança Social: veja se está na lista

14:40 15 Maio, 2026 14:26 15 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Beneficiários desta prestação da Segurança Social têm "boas novidades" à sua espera na aplicação, de acordo com comunicado do INSS

Algarve

Detido professor suspeito de abusar de aluna de 15 anos em Loulé

15:17 15 Maio, 2026 15:17 15 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Professor, de 56 anos, foi detido por suspeitas de abuso sexual e importunação de uma menor no concelho de Loulé

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí um ‘temporal’: chuva e vento forte em Portugal e estas serão as regiões mais afetadas

06:00 15 Maio, 2026 20:23 15 Maio, 2026 | João Luís

Chuva fraca e vento forte em Portugal, com rajadas até 70 km/h. Saiba quais serão as regiões mais afetadas, segundo o IPMA

Condutor a fazer o teste do balão depois de um acidente. Foto AI
Economia Europa

Despedido após destruir carrinha da empresa alcoolizado pede indemnização de 62 mil euros: tribunal não ‘deu hipóteses’

07:30 15 Maio, 2026 19:32 14 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Trabalhador em Espanha pediu mais de 62 mil euros de indemnização depois de ser despedido por danificar gravemente uma carrinha da empresa

Carteira dos CTT. Crédito: Ricardo Oliveira Alves
Economia Nacional

Adeus correios? Postos CTT nesta região vão ter horário reduzido a partir desta data por já não serem “um serviço tão essencial”

15:30 15 Maio, 2026 14:26 15 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Vários postos dos CTT em juntas de freguesia podem passar a funcionar apenas três horas e meia por dia, uma redução que já está a gerar contestação

Inspeção periódica num veículo. Crédito: Freepik
Auto Europa

Inspeções automóveis vão mudar na Europa e há regras novas a caminho: saiba do que se trata

10:50 15 Maio, 2026 20:25 15 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Bruxelas prepara mudanças nas inspeções automóveis e há pormenores que podem surpreender muitos condutores

Algarve

GNR apreende mais de 800 litros de aguardente de medronho ilegal em Loulé

09:41 15 Maio, 2026 09:52 15 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Operação da GNR em Loulé apreendeu 821 litros de aguardente de medronho e milhares de euros em numerário

Turistas em férias. Crédito: Foto AI
Europe Direct Algarve

Adeus avião? União Europeia prepara novas regras e vai melhorar a forma como se viaja neste transporte a nível europeu

20:30 15 Maio, 2026 17:09 15 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Comissão Europeia quer simplificar as viagens de comboio num futuro próximo, reforçando os direitos dos passageiros que utilizam este meio de transporte

Algarve

GNR apreende quatro toneladas de haxixe e três embarcações na ria Formosa

09:16 15 Maio, 2026 09:20 15 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Tráfico de droga foi travado pela GNR ao largo da ilha Deserta com apreensão de quatro toneladas de haxixe e identificação de três homens

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Vem aí uma nova prestação social: saiba se pode ter direito e quando começa a ser paga

09:50 12 Maio, 2026 09:43 12 Maio, 2026 | João Luís

Nova prestação social pode juntar vários apoios num só: saiba quem pode ter direito e quando poderá começar a ser paga

Operação de trânsito.
Auto

Transporta isto no carro? Há quem seja obrigado e as multas podem chegar aos 6.000€

18:30 12 Maio, 2026 08:48 13 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Há veículos obrigados a usar um equipamento específico que pode gerar multas até 6.000 euros. Saiba quem é abrangido e porque a fiscalização está a apertar

Reformado de férias. Crédito: Foto AI
Mundo Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês temos tudo”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

19:40 13 Maio, 2026 16:24 13 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses estão a 'esquecer' a Europa e a optar por este destino onde o custo de vida é barato e de clima quente 'perto' de Portugal para aproveitar a reforma

Vigo, na Galiza.
Europa Vida & Lazer

Franceses ‘desistem’ de Portugal e elegem esta região espanhola mais barata e com praia para as férias

08:10 11 Maio, 2026 14:35 9 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Galiza está a conquistar cada vez mais turistas franceses, com preços mais baixos do que o Porto, praias conhecidas e gastronomia atlântica

Agente da Guardia Civil. Crédito: Lusa
Auto Europa

Nem dinheiro nem droga: Guardia Civil descobre mais de 500 quilos desta carga durante fiscalização a veículo

17:00 14 Maio, 2026 13:50 14 Maio, 2026 | Daniel Fallows

O que parecia ser uma fiscalização de rotina da Guardia Civil acabou por revelar uma carga com 520 kg espalhada pelo interior de um veículo

Idosa com frio. Crédito: Freepik
Tempo

Vem aí frio de ‘cortar à faca’: massa de ar polar chega neste data a Portugal e este será o dia mais frio da semana com temperaturas negativas

06:00 14 Maio, 2026 09:43 13 Maio, 2026 | João Luís

Massa de ar polar da Gronelândia a caminho de Portugal: veja quando chega, qual o dia mais frio e onde podem surgir temperaturas negativas

Algarve Cultura

Última casa de veraneio da Marginal de Quarteira é classificada como Monumento de Interesse Municipal

06:50 13 Maio, 2026 06:52 13 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Moradia de 1945 em Quarteira, conhecida como “Vila Maria Izidra”, recebe classificação de Interesse Municipal.

Casal de idosos a analisar papéis.
Economia, Nacional

Há novidades para quem recebe esta prestação da Segurança Social: veja se está na lista

14:40 15 Maio, 2026 14:26 15 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Beneficiários desta prestação da Segurança Social têm "boas novidades" à sua espera na aplicação, de acordo com comunicado do INSS

Algarve

Detido professor suspeito de abusar de aluna de 15 anos em Loulé

15:17 15 Maio, 2026 15:17 15 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Professor, de 56 anos, foi detido por suspeitas de abuso sexual e importunação de uma menor no concelho de Loulé

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí um ‘temporal’: chuva e vento forte em Portugal e estas serão as regiões mais afetadas

06:00 15 Maio, 2026 20:23 15 Maio, 2026 | João Luís

Chuva fraca e vento forte em Portugal, com rajadas até 70 km/h. Saiba quais serão as regiões mais afetadas, segundo o IPMA

Condutor a fazer o teste do balão depois de um acidente. Foto AI
Economia, Europa

Despedido após destruir carrinha da empresa alcoolizado pede indemnização de 62 mil euros: tribunal não ‘deu hipóteses’

07:30 15 Maio, 2026 19:32 14 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Trabalhador em Espanha pediu mais de 62 mil euros de indemnização depois de ser despedido por danificar gravemente uma carrinha da empresa

Carteira dos CTT. Crédito: Ricardo Oliveira Alves
Economia, Nacional

Adeus correios? Postos CTT nesta região vão ter horário reduzido a partir desta data por já não serem “um serviço tão essencial”

15:30 15 Maio, 2026 14:26 15 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Vários postos dos CTT em juntas de freguesia podem passar a funcionar apenas três horas e meia por dia, uma redução que já está a gerar contestação

Inspeção periódica num veículo. Crédito: Freepik
Auto, Europa

Inspeções automóveis vão mudar na Europa e há regras novas a caminho: saiba do que se trata

10:50 15 Maio, 2026 20:25 15 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Bruxelas prepara mudanças nas inspeções automóveis e há pormenores que podem surpreender muitos condutores

Algarve

GNR apreende mais de 800 litros de aguardente de medronho ilegal em Loulé

09:41 15 Maio, 2026 09:52 15 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Operação da GNR em Loulé apreendeu 821 litros de aguardente de medronho e milhares de euros em numerário

Turistas em férias. Crédito: Foto AI
Europe Direct Algarve

Adeus avião? União Europeia prepara novas regras e vai melhorar a forma como se viaja neste transporte a nível europeu

20:30 15 Maio, 2026 17:09 15 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Comissão Europeia quer simplificar as viagens de comboio num futuro próximo, reforçando os direitos dos passageiros que utilizam este meio de transporte

Algarve

GNR apreende quatro toneladas de haxixe e três embarcações na ria Formosa

09:16 15 Maio, 2026 09:20 15 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Tráfico de droga foi travado pela GNR ao largo da ilha Deserta com apreensão de quatro toneladas de haxixe e identificação de três homens

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Vem aí uma nova prestação social: saiba se pode ter direito e quando começa a ser paga

09:50 12 Maio, 2026 09:43 12 Maio, 2026 | João Luís

Nova prestação social pode juntar vários apoios num só: saiba quem pode ter direito e quando poderá começar a ser paga

Operação de trânsito.
Auto

Transporta isto no carro? Há quem seja obrigado e as multas podem chegar aos 6.000€

18:30 12 Maio, 2026 08:48 13 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Há veículos obrigados a usar um equipamento específico que pode gerar multas até 6.000 euros. Saiba quem é abrangido e porque a fiscalização está a apertar

Reformado de férias. Crédito: Foto AI
Mundo, Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês temos tudo”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

19:40 13 Maio, 2026 16:24 13 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses estão a 'esquecer' a Europa e a optar por este destino onde o custo de vida é barato e de clima quente 'perto' de Portugal para aproveitar a reforma

Vigo, na Galiza.
Europa, Vida & Lazer

Franceses ‘desistem’ de Portugal e elegem esta região espanhola mais barata e com praia para as férias

08:10 11 Maio, 2026 14:35 9 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Galiza está a conquistar cada vez mais turistas franceses, com preços mais baixos do que o Porto, praias conhecidas e gastronomia atlântica

Agente da Guardia Civil. Crédito: Lusa
Auto, Europa

Nem dinheiro nem droga: Guardia Civil descobre mais de 500 quilos desta carga durante fiscalização a veículo

17:00 14 Maio, 2026 13:50 14 Maio, 2026 | Daniel Fallows

O que parecia ser uma fiscalização de rotina da Guardia Civil acabou por revelar uma carga com 520 kg espalhada pelo interior de um veículo

Idosa com frio. Crédito: Freepik
Tempo

Vem aí frio de ‘cortar à faca’: massa de ar polar chega neste data a Portugal e este será o dia mais frio da semana com temperaturas negativas

06:00 14 Maio, 2026 09:43 13 Maio, 2026 | João Luís

Massa de ar polar da Gronelândia a caminho de Portugal: veja quando chega, qual o dia mais frio e onde podem surgir temperaturas negativas

Algarve, Cultura

Última casa de veraneio da Marginal de Quarteira é classificada como Monumento de Interesse Municipal

06:50 13 Maio, 2026 06:52 13 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Moradia de 1945 em Quarteira, conhecida como “Vila Maria Izidra”, recebe classificação de Interesse Municipal.

Últimas Notícias

  • Adeus avião? União Europeia prepara novas regras e vai melhorar a forma como se viaja neste transporte a nível europeu
    Adeus avião? União Europeia prepara novas regras e vai melhorar a forma como se viaja neste transporte a nível europeu
  • Tem uma fortuna em moedas ‘esquecidas’ em casa? Há máquinas onde pode depositá-las na conta sem passar pelo balcão
    Tem uma fortuna em moedas ‘esquecidas’ em casa? Há máquinas onde pode depositá-las na conta sem passar pelo balcão
  • Antotipia inspira atividade artística na natureza em Santa Catarina da Fonte do Bispo
    Antotipia inspira atividade artística na natureza em Santa Catarina da Fonte do Bispo
  • Aviso da PSP: este é o melhor lugar para transportar crianças no carro e ‘parece mentira’
    Aviso da PSP: este é o melhor lugar para transportar crianças no carro e ‘parece mentira’
  • Estes dois países prometem “amizade eterna” e já não há volta a dar: um deles fica a 5 h de avião desde Portugal
    Estes dois países prometem “amizade eterna” e já não há volta a dar: um deles fica a 5 h de avião desde Portugal
  • Atenção a este radar: num ano multou 7.526 condutores e o limite de velocidade é ‘rígido’
    Atenção a este radar: num ano multou 7.526 condutores e o limite de velocidade é ‘rígido’

Opinião

  • Hipertensão: prevenção, diagnóstico precoce e controlo eficaz | Por Vitória Cunha
    Hipertensão: prevenção, diagnóstico precoce e controlo eficaz | Por Vitória Cunha
  • Cuidados, direitos e resiliência, temas da conferência Next Culture em Larnaka | Por João Palmeiro
    Cuidados, direitos e resiliência, temas da conferência Next Culture em Larnaka | Por João Palmeiro
  • Em média, cada adulto português perde 133€ por ano em jogos e apostas online. Em 2018 era apenas 18€
    Em média, cada adulto português perde 133€ por ano em jogos e apostas online. Em 2018 era apenas 18€
  • Sinistralidade rodoviária | Por Luís Ganhão
    Sinistralidade rodoviária | Por Luís Ganhão
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Adeus avião? União Europeia prepara novas regras e vai melhorar a forma como se viaja neste transporte a nível europeu
    Adeus avião? União Europeia prepara novas regras e vai melhorar a forma como se viaja neste transporte a nível europeu
  • MAR2030 reforça apoio aos beneficiários em sessão de esclarecimento no Algarve
    MAR2030 reforça apoio aos beneficiários em sessão de esclarecimento no Algarve
  • Vai viajar para Espanha? ‘Nuestros hermanos’ seguem regras da UE e vai começar a ‘pagar mais’ por estas bebidas
    Vai viajar para Espanha? ‘Nuestros hermanos’ seguem regras da UE e vai começar a ‘pagar mais’ por estas bebidas
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal