O “The Voice Portugal”, concurso televisivo de talentos, teve a sua final este domingo e o grande duelo acabou por ser disputado entre Rodrigo Lourenço, do mentor António Zambujo, e o algarvio João Leote, natural de Portimão, da equipa da Marisa Liz.
Ganhou o mais novo dos 5 concorrentes Rodrigo Lourenço, de 17 anos, com 70% dos votos.
A grande final do concurso da RTP apresentou cinco finalistas, com uma forte presença algarvia, dois concorrentes do concelho de Portimão.
Mariana Rocha – A fã de Lady Gaga – (5ª classificada)
Ela percebeu que tinha jeito para cantar depois de vencer um concurso de talentos na escola. Passou pelo conservatório, toca piano e guitarra e tem em Lady Gaga uma das suas grandes referências.
Edmundo Inácio – O homem que reinventou Ágata – (4º classificado)
Vive com os pais e a irmã, em Portimão. Vai começar a trabalhar em cinema e publicidade, como realizador. Aprendeu sozinho a tocar diversos instrumentos – entre os quais piano, baixo e guitarra elétrica. A versão de ‘Comunhão de Bens’, de Ágata, que apresentou no palco do “The Voice Portugal” tornou-se viral, mas também interpretou, com o seu toque pessoal, temas de Tony Carreira, Amália Rodrigues ou Fernando Tordo.
Na grande final cantou temas como “Canção do Engate”, de António Variações, ou “Flor Sem Tempo”, em dueto com Paulo de Carvalho.
Daniel Fernandes – Um filósofo que canta num grupo coral da igreja – (3º classificado)
É estudante de filosofia e atribui aos seus bisavós, com quem foi criado, o seu gosto pela música. Estuda filosofia, teve aulas de canto lírico, canta num grupo coral da igreja e aponta Amália Rodrigues e Simone de Oliveira como seus ídolos.
João Leote – O fadista de profissão – (2º classificado)
De 23 anos, é de Portimão. Tornou-se fadista de profissão depois de estudar numa escola de fados em Portimão, onde vive. Participou no Grande Prémio do Fado, passou pelo palco do festival Santa Casa Alfama e gravou um disco em 2020. No “The Voice Portugal” cantou temas celebrizados por Carlos do Carmo e Amália Rodrigues.
Na gala final interpretou fados como “Canoas do Tejo” e “Estranha forma de vida” que lhe valeram a vitória.
Rodrigo Lourenço – O apaixonado pelo fado com 17 anos – (1º classificado)
O mais novo dos cinco concorrentes, com apenas 17 anos foi o grande vencedor. Aprendeu a tocar guitarra aos 6 anos, estuda canto no conservatório de Castelo Branco e apaixonou-se pelo fado. Apurou-se para a final do “The Voice Portugal” depois de interpretar temas de Amália Rodrigues, Queen e Adelaide Ferreira.
Nesta grande final interpretou ‘Louca’, de Gisela João, em dueto com a fadista de Barcelos, e ganhou o tão desejado prémio: um automóvel, o prometido contrato com a Editora Universal e um prestigiado curso de música na Universidade Lusíada.
Veja os vídeos do vencedor Rodrigo Lourenço e dos algarvios João Leote e Edmundo Inácio na final do “The Voice Portugal”: