Skip to content
Postal do Algarve

#liberdadeparainformar
Site provisório

Postal do Algarve

Diariamente, siga online as notícias do Algarve e as mais relevantes de Portugal e do Mundo

Menu
  • Sociedade
    • Ciência
  • Economia
    • Patrocinado
  • Saúde
  • Política
    • Legislativas 2022
  • Cultura
    • Ensino
    • Lazer
  • Desporto
  • Opinião
  • Europe Direct Algarve
  • Edição Papel
    • Caderno Alcoutim
  • Contactos
Menu
O Grupo Coral Adágio - Fotos D.R.
Cultura

Portimão e Faro recebem os primeiros concertos do Festival de Órgão

Os concertos realizam-se às 21:00, são de entrada livre e não carecem de reserva prévia

13:43 1 Novembro, 2022 13:43 1 Novembro, 2022 | POSTAL
  • Facebook
  • Twitter
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Telegram
  • Email
  • Linkedin
  • Pinterest

O XV Festival Internacional de Órgão do Algarve 2022 começa esta sexta-feira, na Igreja Matriz de Portimão, com o organista João Santos e a participação do Coral Adágio dirigido por António Alves. 

Depois de uma primeira parte onde brilhará o órgão e os seus registos sonoros, destaque para a interpretação da obra para coro misto e órgão, o “Stabat Mater” de Josef Rheinberger (1839-1901), opus 138. A obra foi escrita para uso na liturgia, está dividida em quatro seções, usa alguns ritmos barrocos e termina numa fuga tranquila.

O organista João Santos

No dia seguinte, sábado 5 de novembro, João Santos apresenta-se no órgão da Sé de Faro, partilhando o concerto com o Coral Ossónoba dirigido por Nuno Sequeira Rodrigues. Prelúdios, Fantasias de eco, Chaconnes e Toccatas preenchem o programa a solo, seguindo-se a participação coral com a interpretação de cinco obras de referência, de Elgar, Rossini, Gounod, Mozart e Saint-Saëns, não faltando um cheirinho a Natal!

Os concertos realizam-se às 21:00, são de entrada livre (gratuita) e não carecem de reserva prévia.

Antes de rumar a Faro, no sábado de manhã o organista João Santos oferece um Workshop de Órgão na Igreja Matriz de Portimão, dirigido a professores e alunos de instrumentos de tecla e de música antiga, estudiosos do património e outros interessados. Uma oportunidade para todos os curiosos em geral!

O Grupo Coral Ossónoba

Esta atividade é organizada em parceria com a Academia de Música de Portimão e os participantes/ouvintes poderão inscrever-se para 282 426 290 / 966 642 279, [email protected].

João Santos participou em prestigiados concursos internacionais de órgão e efetua regularmente concertos por todo o país e estrangeiro. Tem trabalhado com grande parte das orquestras nacionais. É organista titular da Catedral de Leiria.

O Grupo Coral Adágio nasceu em Portimão, em setembro de 1989. Hoje, com cerca de 30 elementos, tem como diretor artístico o maestro António Alves. Do seu percurso destacam-se deslocações nacionais e internacionais, atuações na Rádio e Televisão.

Nuno Sequeira Rodrigues, maestro do Grupo Coral Ossónoba

O Grupo Coral Ossónoba foi fundado em 1980 e realizou e organizou mais de 450 concertos. Tem-se apresentado por todo o país e internacionalmente e participou em programas da Televisão. Conta com cerca de 60 coralistas e é dirigido pelo maestro Nuno Sequeira Rodrigues.

O Festival de Órgão do Algarve 2022 conta com os apoios da Direção Regional de Cultura do Algarve e dos Municípios de Faro, Loulé, Portimão e Tavira, com o apoio à divulgação da Região de Turismo do Algarve, com os parceiros de comunicação Antena 2, Sul Informação e Rua FM e com o parceiro de alojamento Hotel Faro. Conta ainda com a parceria da Diocese do Algarve, do Cabido da Sé de Faro, da Ordem do Carmo de Faro e das Paróquias de Portimão, Boliqueime e Tavira.

Últimas

  • VRSA: Penhoras de empréstimos contraídos pela SGU colocam em risco património municipal
    VRSA: Penhoras de empréstimos contraídos pela SGU colocam em risco património municipal
  • Morreu Paul O’Grady, apresentador, comediante e ‘drag queen’
    Morreu Paul O’Grady, apresentador, comediante e ‘drag queen’
  • Lagos: Suspeito de tentativa de homicídio em ajuste de contas detido pela PJ
    Lagos: Suspeito de tentativa de homicídio em ajuste de contas detido pela PJ
  • Praia de Faro acolhe “Windsurf Weekend” em abril
    Praia de Faro acolhe “Windsurf Weekend” em abril
  • Morreu ‘inesperadamente’ o comediante, apresentador e ‘drag queen’ Paul O’Grady
    Morreu ‘inesperadamente’ o comediante, apresentador e ‘drag queen’ Paul O’Grady

Opinião

  • Educação para a paz | Por Ludgero Faleiro
    Educação para a paz | Por Ludgero Faleiro
  • Leitura da Semana: Medir o Racismo, Vencer as Discriminações, de Thomas Piketty | Por Paulo Serra
    Leitura da Semana: Medir o Racismo, Vencer as Discriminações, de Thomas Piketty | Por Paulo Serra
  • Geração de 70 e a sociedade atual | Por Ludgero Faleiro
    Geração de 70 e a sociedade atual | Por Ludgero Faleiro

Europe Direct Algarve

  • Hoje a Comissão Europeia lança a primeira edição do Dia dos Autores Europeus
    Hoje a Comissão Europeia lança a primeira edição do Dia dos Autores Europeus
  • Comissão Europeia alerta para verão ainda mais seco nos países do Mediterrâneo
    Comissão Europeia alerta para verão ainda mais seco nos países do Mediterrâneo
  • União Europeia 2030, os termos da sua autonomia estratégica | Por António Covas
    União Europeia 2030, os termos da sua autonomia estratégica | Por António Covas
Há um novo POSTAL do ALGARVE nas bancas com o Expresso 🌍
  • Política de Privacidade, Estatuto Editorial e Lei da Transparência
Configurações de privacidade
©2023 Postal do Algarve