Skip to content
Postal

Postal

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
    • Europa
    • Mundo
    • Economia
    • Política
    • Europe Direct Algarve
    • Opinião
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
      • Cultura.Sul
    • Lifestyle
      • Astrologia
      • Animais
      • Insólito
      • Pensamentos
      • Gastronomia
    • Video
    • Desporto
    • Saúde
    • Auto
    • Tech
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Ofertas & Descobertas
  • ANUNCIAR
Menu
Foto Facebook/Coyote Vadio
Ouvir
Cultura

“Pôr do Sol” mostrou como “cultura pop se reconciliou com uma produção nacional”

O último episódio será mostrado, também às 21:00 desta sexta-feira, em nove salas de cinema da NOS, nomeadamente no concelho de Loulé

13:57 1 Setembro, 2022 14:01 1 Setembro, 2022 | POSTAL
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Linkedin
  • Pinterest

A série “Pôr do Sol”, cuja segunda temporada termina sexta-feira, é um exemplo de que “a cultura pop se reconciliou com uma produção nacional”, disse um dos criadores do conteúdo com melhores resultados de sempre na RTP Play.

“Não estávamos minimamente à espera do sucesso que foi, mas percebemos rapidamente que a coisa entrou para o vocabulário quotidiano. A cultura pop reconciliou-se com uma produção nacional, que já não acontecia, se calhar, desde os Gato Fedorento”, partilhou com a Lusa o realizador e um dos criadores da série, Manuel Pureza.

“Pôr do Sol” é uma paródia ao formato e aos ingredientes habituais de uma telenovela, com um enredo de drama, crime, amor, traição, sobre a família Bourbon de Linhaça, proprietária da herdade do Pôr do Sol.

A primeira temporada foi exibida em agosto do ano passado na RTP1, tendo depois ficado disponível na RTP Play e, mais tarde, na Netflix.

A segunda, que tem “vilões, cavalos, pessoas ricas, pessoas pobres, pessoas pobrezinhas, ceguinhas”, estreou-se em 22 de agosto e tem sido exibida de segunda a sexta-feira, às 21:00, na RTP1. O último episódio será mostrado, também às 21:00 de sexta-feira, em nove salas de cinema da NOS por todo o país (Aveiro, Braga, Coimbra, Lisboa, Loulé, Porto e Viseu).

Analisadas as audiências lineares, do dia, facultadas à Lusa pela RTP, a primeira temporada foi vista, em média, por 350 mil espectadores, e as duas primeiras semanas da segunda por 430 mil.

No entanto, as audiências desta série não podem ser medidas apenas assim, visto tratar-se de um dos programas “que fogem completamente a esses números e disparam nas audiências não lineares”, destacou o diretor de programas da RTP, José Fragoso.

Na RTP Play, “Pôr do Sol” é “o conteúdo com melhores resultados de sempre”.

Segundo José Fragoso, “a temporada do ano passado no Natal ainda tinha pessoas a ver os episódios, e na Netflix, na terça-feira, estava no top 10 das séries mais vistas em Portugal”.

“Se nos cingíssemos ao direto, os resultados são medianos, mas não correspondem ao que recebemos de ‘feedback’. O último episódio vai passar nas salas de cinema e esgotámos. É sinal de que as pessoas estão atentas e que isto se tornou um bocado um fenómeno da cultura pop”, salientou Manuel Pureza.

Quando a equipa da produtora Coyote Vadio começou a fazer a série tinha “plena noção” que os envolvidos se iriam “divertir muito”, “mas corria o risco enorme de as pessoas não acharem piada nenhuma”.

“Acho que conseguimos contrariar um bocado essa ‘maldição do audiovisual’ – se as equipas se divertem muito a fazer, corre mal”, sublinhou o realizador.

Para Manuel Pureza, o “fenómeno do ‘Pôr do Sol’” é explicado facilmente, na medida em que se fala de uma série que, “em primeiro lugar, respeita imenso o público que vê novelas, e o público em geral, e que o desafia a rir-se de uma maneira que não seja obrigatoriamente fácil ou estúpida”.

José Fragoso considera a série “um bom exemplo de inovação, que segue uma linha já abordada pela RTP em séries como ‘Desliga a televisão’ e ‘O último a sair’”.

“É uma ficção ‘nonsense’, mas que tem os códigos da novela, que as pessoas em Portugal praticamente todas conseguem apreender facilmente, mesmo os não espectadores de novela”, disse.

Por se tratar de um “conteúdo muito inovador”, conseguiu “chegar a públicos muito diversificados, sobretudo públicos mais jovens, que estão mais distantes do consumo de televisão hoje em dia”.

“O ano passado sentimos isso logo na primeira temporada. Depois do que tinha acontecido no ano passado, sabíamos que a tendência seria para escalar, e foi isso que aconteceu”, disse o diretor de programas da RTP.

Para Manuel Pureza, “a primeira temporada teve um efeito surpresa gigante, apesar de não ser inédita esta sátira às novelas – ‘O diário de Marilu’ e outras brincadeiras que o Herman fazia com alguns formatos”.

Quanto à segunda, a equipa da produtora Coyote Vadio sentiu que “surpreendeu muito as pessoas que já viam a primeira, porque ultrapassou um bocado as expectativas: do ponto de vista técnico, de história, de elenco, que engrossou bastante”.

Na primeira, “foram os corajosos que se aventuraram, não se arrependeram e falaram aos seus amigos”. “Esses mesmos [os corajosos], durante o ano que estivemos em pausa, convenceram meio mundo a ver a estreia da segunda”, disse.

O nome da série está frequentemente entre as tendências do Twitter, a banda Jesus Quisto – “que nunca existiu”, visto que dos atores que a integram na série só um “sabe tocar” – esgotou dois concertos no Teatro Maria Matos, em Lisboa, e o ‘colar de São Cajó, que está na família Bourbon de Linhaça há mais de 3.500 anos’ foi referido pela líder do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, recentemente num discurso.

A presença da segunda temporada de “Pôr do Sol” na Netflix ainda está a ser negociada, “noutros moldes que não teve a primeira”.

“Temos sempre de avaliar a melhor proposta. Tendo a Netflix a primeira temporada, tem direito de preferência, mas precisamos de nos colocar já não como as pessoas que estão a tentar, mas como as pessoas que conseguiram na segunda temporada fazer melhor que a primeira”, referiu o realizador.

×
Publicidade
Auto, Economia, Nacional

Bateram-lhe no carro e fugiram? Há uma forma de ser indemnizado que muitos desconhecem

13:00 11 Julho, 2025 17:19 11 Julho, 2025 | POSTAL

Se baterem no seu carro e fugirem, saiba que não tem de ficar com os prejuízos. Há uma solução legal pouco conhecida que pode garantir-lhe uma indemnização

Algarve, Política

Virgínia Alpestana recandidata-se à Junta de Montenegro

18:10 11 Julho, 2025 17:58 11 Julho, 2025 | POSTAL

Cristóvão Norte e Macário Correia destacam liderança de Virgínia Alpestana e sublinham compromisso com o futuro da freguesia

Algarve

Tragédia em Sagres: idoso morre ao cair de pontão durante pesca lúdica

14:30 11 Julho, 2025 16:16 11 Julho, 2025 | POSTAL

Pescador lúdico morreu na Baleeira, em Sagres, após queda de pontão. Corpo foi resgatado pouco depois do alerta

Mundo, Saúde

Nova variante da Covid espalha-se no mundo e este é o primeiro sintoma a que deve estar atento

11:16 10 Julho, 2025 12:41 10 Julho, 2025 | POSTAL

Está a circular uma nova variante da Covid-19 e os especialistas identificaram um sintoma inesperado. Saiba qual é e por que motivo está a gerar atenção redobrada

Europa, Lifestyle

“Voar para estes locais é horrível”: ex-hospedeira revela os piores destinos turísticos para onde voou e ficam já aqui ‘ao lado’

20:40 11 Julho, 2025 21:59 11 Julho, 2025 | POSTAL

Esta ex-hospedeira de bordo aponta os destinos turísticos com piores comportamentos a bordo, e ambos ficam perto de Portugal

Auto, Lifestyle

Viu uma garrafa de água no tejadilho de um carro? Saiba o que significa e descubra como pode ser (bastante) útil

19:47 11 Julho, 2025 19:47 11 Julho, 2025 | POSTAL

Colocar uma garrafa no tejadilho de um carro pode parecer descuido, mas no mundo automóvel este gesto tem um significado que passa despercebido à maioria das pessoas

Economia

Vai pagar com Multibanco? Faça isto antes de inserir ou encostar o cartão ao terminal para não perder dinheiro

14:30 8 Julho, 2025 19:21 9 Julho, 2025 | POSTAL

Um dos principais erros cometidos pelos consumidores ocorre antes mesmo de encostar ou inserir o cartão Multibanco no terminal

Europa, Lifestyle

Esta cidade a menos de 2 h de carro do Algarve é a “frigideira da Europa” mas tem um espaço onde se pode refrescar

11:28 11 Julho, 2025 11:28 11 Julho, 2025 | POSTAL

Famosa pelas temperaturas que facilmente ultrapassam os 40 graus, esta cidade perto do Algarve tem um espaço onde se pode refrescar

Algarve, Política

Chega aposta em David Costa para liderar autarquia de VRSA

15:15 11 Julho, 2025 15:35 11 Julho, 2025 | POSTAL

"A minha terra continua em regressão”, afirma David Costa, que volta a candidatar-se à presidência da Câmara Municipal de VRSA pelo Chega

Lifestyle, Nacional

Descubra o produto tradicional português que não é uma bebida mas pode ser ‘barrado’ na segurança do aeroporto

12:55 11 Julho, 2025 12:37 11 Julho, 2025 | POSTAL

É considerado uma iguaria portuguesa mas a sua consistência faz com que o mesmo seja várias vezes 'barrado' na segurança do aeroporto

Tech

Adeus telemóvel lento: esta função oculta deixa a memória como ‘nova’ e o equipamento mais rápido

20:30 11 Julho, 2025 20:19 11 Julho, 2025 | POSTAL

Saiba como ativar esta função pouco conhecida que limpa a memória do telemóvel e pode melhorar o seu desempenho

Europa, Saúde

Alerta europeu para este arroz muito consumido em Portugal que é o mais contaminado por agrotóxicos

11:00 8 Julho, 2025 22:02 8 Julho, 2025 | POSTAL

De acordo com uma pesquisa que contou com 40 tipos de arroz diferentes, concluiu-se que este continha a maior presença de substâncias agrotóxicas

Economia, Lifestyle, Tech

Viu este símbolo no Multibanco? Pode estar a cair numa armadilha ‘camuflada’ sem saber

13:40 10 Julho, 2025 23:49 10 Julho, 2025 | POSTAL

Este acontecimento nas caixas Multibanco deixa os utilizadores em alerta, que procuram perceber o que se passa e como evitar problemas

Economia, Tech

Levanta dinheiro no Multibanco? Conheça a “armadilha libanesa” e evite perder as poupanças em segundos

19:28 10 Julho, 2025 22:00 10 Julho, 2025 | POSTAL

Saiba o que é a "armadilha libanesa": a burla em caixas Multibanco que pode levar ao roubo do cartão e do dinheiro. Veja dicas para se proteger

Algarve

Imóvel ilegalmente ocupado em Faro leva à detenção de estrangeiros em situação irregular

18:32 9 Julho, 2025 17:59 9 Julho, 2025 | POSTAL

PSP identificou cidadãos ilegais em Faro e deteve no aeroporto homem procurado desde 2023 por crimes no Zimbabué

Auto, Nacional

Nem que seja ‘só um minuto’: esta é a zona nas estradas portuguesas onde nunca pode estacionar o carro e as multas são ‘pesadas’

09:00 10 Julho, 2025 15:35 9 Julho, 2025 | POSTAL

Há uma zona em particular nas estradas portuguesas onde nunca é permitido estacionar o carro e quem o faz arrisca sanções significativas

Auto, Economia, Nacional

Bateram-lhe no carro e fugiram? Há uma forma de ser indemnizado que muitos desconhecem

13:00 11 Julho, 2025 17:19 11 Julho, 2025 | POSTAL

Se baterem no seu carro e fugirem, saiba que não tem de ficar com os prejuízos. Há uma solução legal pouco conhecida que pode garantir-lhe uma indemnização

Algarve, Política

Virgínia Alpestana recandidata-se à Junta de Montenegro

18:10 11 Julho, 2025 17:58 11 Julho, 2025 | POSTAL

Cristóvão Norte e Macário Correia destacam liderança de Virgínia Alpestana e sublinham compromisso com o futuro da freguesia

Algarve

Tragédia em Sagres: idoso morre ao cair de pontão durante pesca lúdica

14:30 11 Julho, 2025 16:16 11 Julho, 2025 | POSTAL

Pescador lúdico morreu na Baleeira, em Sagres, após queda de pontão. Corpo foi resgatado pouco depois do alerta

Mundo, Saúde

Nova variante da Covid espalha-se no mundo e este é o primeiro sintoma a que deve estar atento

11:16 10 Julho, 2025 12:41 10 Julho, 2025 | POSTAL

Está a circular uma nova variante da Covid-19 e os especialistas identificaram um sintoma inesperado. Saiba qual é e por que motivo está a gerar atenção redobrada

Europa, Lifestyle

“Voar para estes locais é horrível”: ex-hospedeira revela os piores destinos turísticos para onde voou e ficam já aqui ‘ao lado’

20:40 11 Julho, 2025 21:59 11 Julho, 2025 | POSTAL

Esta ex-hospedeira de bordo aponta os destinos turísticos com piores comportamentos a bordo, e ambos ficam perto de Portugal

Auto, Lifestyle

Viu uma garrafa de água no tejadilho de um carro? Saiba o que significa e descubra como pode ser (bastante) útil

19:47 11 Julho, 2025 19:47 11 Julho, 2025 | POSTAL

Colocar uma garrafa no tejadilho de um carro pode parecer descuido, mas no mundo automóvel este gesto tem um significado que passa despercebido à maioria das pessoas

Economia

Vai pagar com Multibanco? Faça isto antes de inserir ou encostar o cartão ao terminal para não perder dinheiro

14:30 8 Julho, 2025 19:21 9 Julho, 2025 | POSTAL

Um dos principais erros cometidos pelos consumidores ocorre antes mesmo de encostar ou inserir o cartão Multibanco no terminal

Europa, Lifestyle

Esta cidade a menos de 2 h de carro do Algarve é a “frigideira da Europa” mas tem um espaço onde se pode refrescar

11:28 11 Julho, 2025 11:28 11 Julho, 2025 | POSTAL

Famosa pelas temperaturas que facilmente ultrapassam os 40 graus, esta cidade perto do Algarve tem um espaço onde se pode refrescar

Algarve, Política

Chega aposta em David Costa para liderar autarquia de VRSA

15:15 11 Julho, 2025 15:35 11 Julho, 2025 | POSTAL

"A minha terra continua em regressão”, afirma David Costa, que volta a candidatar-se à presidência da Câmara Municipal de VRSA pelo Chega

Lifestyle, Nacional

Descubra o produto tradicional português que não é uma bebida mas pode ser ‘barrado’ na segurança do aeroporto

12:55 11 Julho, 2025 12:37 11 Julho, 2025 | POSTAL

É considerado uma iguaria portuguesa mas a sua consistência faz com que o mesmo seja várias vezes 'barrado' na segurança do aeroporto

Tech

Adeus telemóvel lento: esta função oculta deixa a memória como ‘nova’ e o equipamento mais rápido

20:30 11 Julho, 2025 20:19 11 Julho, 2025 | POSTAL

Saiba como ativar esta função pouco conhecida que limpa a memória do telemóvel e pode melhorar o seu desempenho

Europa, Saúde

Alerta europeu para este arroz muito consumido em Portugal que é o mais contaminado por agrotóxicos

11:00 8 Julho, 2025 22:02 8 Julho, 2025 | POSTAL

De acordo com uma pesquisa que contou com 40 tipos de arroz diferentes, concluiu-se que este continha a maior presença de substâncias agrotóxicas

Economia, Lifestyle, Tech

Viu este símbolo no Multibanco? Pode estar a cair numa armadilha ‘camuflada’ sem saber

13:40 10 Julho, 2025 23:49 10 Julho, 2025 | POSTAL

Este acontecimento nas caixas Multibanco deixa os utilizadores em alerta, que procuram perceber o que se passa e como evitar problemas

Economia, Tech

Levanta dinheiro no Multibanco? Conheça a “armadilha libanesa” e evite perder as poupanças em segundos

19:28 10 Julho, 2025 22:00 10 Julho, 2025 | POSTAL

Saiba o que é a "armadilha libanesa": a burla em caixas Multibanco que pode levar ao roubo do cartão e do dinheiro. Veja dicas para se proteger

Algarve

Imóvel ilegalmente ocupado em Faro leva à detenção de estrangeiros em situação irregular

18:32 9 Julho, 2025 17:59 9 Julho, 2025 | POSTAL

PSP identificou cidadãos ilegais em Faro e deteve no aeroporto homem procurado desde 2023 por crimes no Zimbabué

Auto, Nacional

Nem que seja ‘só um minuto’: esta é a zona nas estradas portuguesas onde nunca pode estacionar o carro e as multas são ‘pesadas’

09:00 10 Julho, 2025 15:35 9 Julho, 2025 | POSTAL

Há uma zona em particular nas estradas portuguesas onde nunca é permitido estacionar o carro e quem o faz arrisca sanções significativas

Últimas

  • Vai levantar dinheiro? Saiba porque milhares de portugueses estão a pagar comissões inesperadas  no Multibanco
    Vai levantar dinheiro? Saiba porque milhares de portugueses estão a pagar comissões inesperadas no Multibanco
  • “Voar para estes locais é horrível”: ex-hospedeira revela os piores destinos turísticos para onde voou e ficam já aqui ‘ao lado’
    “Voar para estes locais é horrível”: ex-hospedeira revela os piores destinos turísticos para onde voou e ficam já aqui ‘ao lado’
  • Adeus telemóvel lento: esta função oculta deixa a memória como ‘nova’ e o equipamento mais rápido
    Adeus telemóvel lento: esta função oculta deixa a memória como ‘nova’ e o equipamento mais rápido
  • Viu uma garrafa de água no tejadilho de um carro? Saiba o que significa e descubra como pode ser (bastante) útil
    Viu uma garrafa de água no tejadilho de um carro? Saiba o que significa e descubra como pode ser (bastante) útil
  • Descubra o botão no seu carro que muitos ignoram que permite poupar 10% de combustível
    Descubra o botão no seu carro que muitos ignoram que permite poupar 10% de combustível

Opinião

  • Líderes autárquicos instam Comissão Europeia a estabelecer uma meta vinculativa de redução de 90% das emissões domésticas até 2040
    Líderes autárquicos instam Comissão Europeia a estabelecer uma meta vinculativa de redução de 90% das emissões domésticas até 2040
  • Fim de ano letivo. Destralhar. Ajudar as criancinhas? Só que não | Por Neusa Patuleia
    Fim de ano letivo. Destralhar. Ajudar as criancinhas? Só que não | Por Neusa Patuleia
  • A Arábia Feliz, o Médio Oriente e a Palestina | Por Jorge Queiroz
    A Arábia Feliz, o Médio Oriente e a Palestina | Por Jorge Queiroz
  • Os Humanos espalham-se pelo mundo | Por José Manuel do Carmo
    Os Humanos espalham-se pelo mundo | Por José Manuel do Carmo
Há um novo Postal do Algarve nas bancas com o Expresso 🌍

Europe Direct Algarve

  • Líderes autárquicos instam Comissão Europeia a estabelecer uma meta vinculativa de redução de 90% das emissões domésticas até 2040
    Líderes autárquicos instam Comissão Europeia a estabelecer uma meta vinculativa de redução de 90% das emissões domésticas até 2040
  • Candidaturas à Escola de Verão “Cidadania com Futuro” decorrem até 25 de julho
    Candidaturas à Escola de Verão “Cidadania com Futuro” decorrem até 25 de julho
  • Trencin 2026, ‘Arquivo da Desobediência’ no festival Pohoda 2025 | Por João Palmeiro
    Trencin 2026, ‘Arquivo da Desobediência’ no festival Pohoda 2025 | Por João Palmeiro
Seguir
  • Política de Privacidade, Termos e Condições, Estatuto Editorial e Lei da Transparência
Configurações de privacidade
Ficha Técnica e Contactos do Postal
©2025 Postal