Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto Facebook/Coyote Vadio
Cultura

“Pôr do Sol” mostrou como “cultura pop se reconciliou com uma produção nacional”

O último episódio será mostrado, também às 21:00 desta sexta-feira, em nove salas de cinema da NOS, nomeadamente no concelho de Loulé

13:57 1 Setembro, 2022 14:01 1 Setembro, 2022
Cristina MendonçaCristina MendonçaJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A série “Pôr do Sol”, cuja segunda temporada termina sexta-feira, é um exemplo de que “a cultura pop se reconciliou com uma produção nacional”, disse um dos criadores do conteúdo com melhores resultados de sempre na RTP Play.

“Não estávamos minimamente à espera do sucesso que foi, mas percebemos rapidamente que a coisa entrou para o vocabulário quotidiano. A cultura pop reconciliou-se com uma produção nacional, que já não acontecia, se calhar, desde os Gato Fedorento”, partilhou com a Lusa o realizador e um dos criadores da série, Manuel Pureza.

“Pôr do Sol” é uma paródia ao formato e aos ingredientes habituais de uma telenovela, com um enredo de drama, crime, amor, traição, sobre a família Bourbon de Linhaça, proprietária da herdade do Pôr do Sol.

A primeira temporada foi exibida em agosto do ano passado na RTP1, tendo depois ficado disponível na RTP Play e, mais tarde, na Netflix.

A segunda, que tem “vilões, cavalos, pessoas ricas, pessoas pobres, pessoas pobrezinhas, ceguinhas”, estreou-se em 22 de agosto e tem sido exibida de segunda a sexta-feira, às 21:00, na RTP1. O último episódio será mostrado, também às 21:00 de sexta-feira, em nove salas de cinema da NOS por todo o país (Aveiro, Braga, Coimbra, Lisboa, Loulé, Porto e Viseu).

Analisadas as audiências lineares, do dia, facultadas à Lusa pela RTP, a primeira temporada foi vista, em média, por 350 mil espectadores, e as duas primeiras semanas da segunda por 430 mil.

No entanto, as audiências desta série não podem ser medidas apenas assim, visto tratar-se de um dos programas “que fogem completamente a esses números e disparam nas audiências não lineares”, destacou o diretor de programas da RTP, José Fragoso.

Na RTP Play, “Pôr do Sol” é “o conteúdo com melhores resultados de sempre”.

Segundo José Fragoso, “a temporada do ano passado no Natal ainda tinha pessoas a ver os episódios, e na Netflix, na terça-feira, estava no top 10 das séries mais vistas em Portugal”.

“Se nos cingíssemos ao direto, os resultados são medianos, mas não correspondem ao que recebemos de ‘feedback’. O último episódio vai passar nas salas de cinema e esgotámos. É sinal de que as pessoas estão atentas e que isto se tornou um bocado um fenómeno da cultura pop”, salientou Manuel Pureza.

Quando a equipa da produtora Coyote Vadio começou a fazer a série tinha “plena noção” que os envolvidos se iriam “divertir muito”, “mas corria o risco enorme de as pessoas não acharem piada nenhuma”.

“Acho que conseguimos contrariar um bocado essa ‘maldição do audiovisual’ – se as equipas se divertem muito a fazer, corre mal”, sublinhou o realizador.

Para Manuel Pureza, o “fenómeno do ‘Pôr do Sol’” é explicado facilmente, na medida em que se fala de uma série que, “em primeiro lugar, respeita imenso o público que vê novelas, e o público em geral, e que o desafia a rir-se de uma maneira que não seja obrigatoriamente fácil ou estúpida”.

José Fragoso considera a série “um bom exemplo de inovação, que segue uma linha já abordada pela RTP em séries como ‘Desliga a televisão’ e ‘O último a sair’”.

“É uma ficção ‘nonsense’, mas que tem os códigos da novela, que as pessoas em Portugal praticamente todas conseguem apreender facilmente, mesmo os não espectadores de novela”, disse.

Por se tratar de um “conteúdo muito inovador”, conseguiu “chegar a públicos muito diversificados, sobretudo públicos mais jovens, que estão mais distantes do consumo de televisão hoje em dia”.

“O ano passado sentimos isso logo na primeira temporada. Depois do que tinha acontecido no ano passado, sabíamos que a tendência seria para escalar, e foi isso que aconteceu”, disse o diretor de programas da RTP.

Para Manuel Pureza, “a primeira temporada teve um efeito surpresa gigante, apesar de não ser inédita esta sátira às novelas – ‘O diário de Marilu’ e outras brincadeiras que o Herman fazia com alguns formatos”.

Quanto à segunda, a equipa da produtora Coyote Vadio sentiu que “surpreendeu muito as pessoas que já viam a primeira, porque ultrapassou um bocado as expectativas: do ponto de vista técnico, de história, de elenco, que engrossou bastante”.

Na primeira, “foram os corajosos que se aventuraram, não se arrependeram e falaram aos seus amigos”. “Esses mesmos [os corajosos], durante o ano que estivemos em pausa, convenceram meio mundo a ver a estreia da segunda”, disse.

O nome da série está frequentemente entre as tendências do Twitter, a banda Jesus Quisto – “que nunca existiu”, visto que dos atores que a integram na série só um “sabe tocar” – esgotou dois concertos no Teatro Maria Matos, em Lisboa, e o ‘colar de São Cajó, que está na família Bourbon de Linhaça há mais de 3.500 anos’ foi referido pela líder do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, recentemente num discurso.

A presença da segunda temporada de “Pôr do Sol” na Netflix ainda está a ser negociada, “noutros moldes que não teve a primeira”.

“Temos sempre de avaliar a melhor proposta. Tendo a Netflix a primeira temporada, tem direito de preferência, mas precisamos de nos colocar já não como as pessoas que estão a tentar, mas como as pessoas que conseguiram na segunda temporada fazer melhor que a primeira”, referiu o realizador.

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Economia Nacional

Corte de 50% no IRS chega em novembro, mas estes trabalhadores e pensionistas ficam de fora

14:10 14 Outubro, 2026 13:05 14 Outubro, 2026

O Governo confirmou uma redução de 50% na retenção de IRS em novembro, mas nem todos vão beneficiar

Algarve

Cana de pesca toca em cabo da linha férrea do Algarve e deixa pescador com queimaduras graves

16:51 14 Outubro, 2026 16:53 14 Outubro, 2026

Acidente ocorreu numa ponte da linha férrea do Algarve quando a cana de pesca tocou num cabo elétrico de alimentação dos comboios

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva regressa ‘em força’ a Portugal continental nesta data: estas serão as regiões mais afetadas pelo mau tempo

16:30 14 Outubro, 2026 15:46 14 Outubro, 2026

As previsões de médio prazo apontam para um regresso mais generalizado da chuva na última semana de outubro

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto Nacional

IUC em 2027: quem tem este tipo de carro vai pagar um valor extra

19:30 13 Outubro, 2026 12:33 13 Outubro, 2026

Os proprietários de determinados carros vão continuar a pagar um adicional ao IUC em 2027: valor pode chegar aos 68,85 euros por ano

Idosa a contar dinheiro. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Estes pensionistas vão receber até 200 euros extra em dezembro e não precisam de fazer qualquer pedido

14:30 14 Outubro, 2026 12:58 14 Outubro, 2026

O suplemento extraordinário será pago em dezembro aos pensionistas que recebem até 1.611,39 euros por mês

Ensino Opinião

Salas cheias de futuros vazios? | Por José Figueiredo Santos

20:38 14 Outubro, 2026 20:38 14 Outubro, 2026

"O que me inquieta não é reprovar numa discussão sobre educação. É ver uma geração inteira aprovada num sistema que talvez nunca tenha aprendido a educá-la"

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva está de regresso a Portugal depois dos 30 ºC: estas são as datas apontadas

08:00 14 Outubro, 2026 15:16 12 Outubro, 2026

Portugal ainda poderá registar máximas de 30 ºC nos próximos dias, mas o cenário deverá mudar na segunda metade do mês

Algarve Cultura Vídeo

Águas do Algarve lança 5.ª edição do concurso que transforma chapéus de chuva em obras de arte [vídeo]

17:19 14 Outubro, 2026 17:40 14 Outubro, 2026

Instituições dos 16 municípios algarvios são desafiadas pelo concurso a unir arte, sustentabilidade e inclusão em torno da água e do mar

Ensino Europe Direct Algarve

Docentes de Olhão levam projeto CLARKS a encontro internacional na Finlândia

08:40 14 Outubro, 2026 08:19 14 Outubro, 2026

Encontro do projeto CLARKS reuniu parceiros europeus na Finlândia para avaliar atividades e preparar a fase final da iniciativa

Algarve Cultura

João Frade e Susana Travassos cruzam música e memória num Algarve “de dentro e de fora”

11:46 14 Outubro, 2026 11:46 14 Outubro, 2026

Espetáculo inspirado no Algarve junta voz, acordeão, piano e dança esta sexta-feira no Centro Cultural António Aleixo, em VRSA

Opinião Saúde

A saúde dos nossos ossos, músculos e articulações | Por Carlos Carneiro 

07:30 11 Outubro, 2026 19:14 6 Outubro, 2026

"Existe ainda a ideia pré-concebida de que a doença reumática é um mal inevitável do envelhecimento — a famosa 'dor nos ossos' que afeta apenas as pessoas mais idosas quando o tempo muda"

Opinião

O Mikas tem quem o socorra. E os nossos idosos? | Por Luís Ganhão

19:11 14 Outubro, 2026 19:13 14 Outubro, 2026

"O Mikas teve apenas a sorte de encontrar seres humanos preocupados com o seu bem-estar. Há idosos portugueses que não podem dizer o mesmo"

Algarve Cultura

Tavira recebe cinema francês com sessões para escolas e público em geral

15:39 12 Outubro, 2026 15:39 12 Outubro, 2026

Festival leva cinema francês a Tavira no dia 13 de outubro, com um documentário de Vincent Munier e uma comédia de Bertrand Usclat e Martin Darondeau

Mulher a temperar uma refeição com azeite.
Vida & Lazer

Cardiologista avisa que 90% das pessoas comete este erro com o azeite: há uma forma certa de o consumir

15:10 11 Outubro, 2026 13:07 11 Outubro, 2026

Um cardiologista alerta para um erro muito comum na utilização do azeite e explica qual deve escolher e como o deve consumir para aproveitar melhor as suas propriedades

Opinião Política

Sonhos agridoces (ou a pátria como lugar que só se lembra de nós quando nos convém) | Por José Figueiredo Santos

17:54 13 Outubro, 2026 18:01 13 Outubro, 2026

"Eu não espero que o país fracasse. Limito-me a reconhecer que, caso fracasse, poderá precisar de mim"

Opinião

Loulé e os resíduos: entre o discurso ambiental e a realidade | Por Bruno Castelão Santos

15:40 13 Outubro, 2026 17:23 13 Outubro, 2026

"Não basta exigir civismo aos munícipes. É preciso garantir que sabem o que fazer e que dispõem de alternativas acessíveis e eficazes"

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Economia, Nacional

Corte de 50% no IRS chega em novembro, mas estes trabalhadores e pensionistas ficam de fora

14:10 14 Outubro, 2026 13:05 14 Outubro, 2026

O Governo confirmou uma redução de 50% na retenção de IRS em novembro, mas nem todos vão beneficiar

Algarve

Cana de pesca toca em cabo da linha férrea do Algarve e deixa pescador com queimaduras graves

16:51 14 Outubro, 2026 16:53 14 Outubro, 2026

Acidente ocorreu numa ponte da linha férrea do Algarve quando a cana de pesca tocou num cabo elétrico de alimentação dos comboios

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva regressa ‘em força’ a Portugal continental nesta data: estas serão as regiões mais afetadas pelo mau tempo

16:30 14 Outubro, 2026 15:46 14 Outubro, 2026

As previsões de médio prazo apontam para um regresso mais generalizado da chuva na última semana de outubro

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

IUC em 2027: quem tem este tipo de carro vai pagar um valor extra

19:30 13 Outubro, 2026 12:33 13 Outubro, 2026

Os proprietários de determinados carros vão continuar a pagar um adicional ao IUC em 2027: valor pode chegar aos 68,85 euros por ano

Idosa a contar dinheiro. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Estes pensionistas vão receber até 200 euros extra em dezembro e não precisam de fazer qualquer pedido

14:30 14 Outubro, 2026 12:58 14 Outubro, 2026

O suplemento extraordinário será pago em dezembro aos pensionistas que recebem até 1.611,39 euros por mês

Ensino, Opinião

Salas cheias de futuros vazios? | Por José Figueiredo Santos

20:38 14 Outubro, 2026 20:38 14 Outubro, 2026

"O que me inquieta não é reprovar numa discussão sobre educação. É ver uma geração inteira aprovada num sistema que talvez nunca tenha aprendido a educá-la"

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva está de regresso a Portugal depois dos 30 ºC: estas são as datas apontadas

08:00 14 Outubro, 2026 15:16 12 Outubro, 2026

Portugal ainda poderá registar máximas de 30 ºC nos próximos dias, mas o cenário deverá mudar na segunda metade do mês

Algarve, Cultura, Vídeo

Águas do Algarve lança 5.ª edição do concurso que transforma chapéus de chuva em obras de arte [vídeo]

17:19 14 Outubro, 2026 17:40 14 Outubro, 2026

Instituições dos 16 municípios algarvios são desafiadas pelo concurso a unir arte, sustentabilidade e inclusão em torno da água e do mar

Ensino, Europe Direct Algarve

Docentes de Olhão levam projeto CLARKS a encontro internacional na Finlândia

08:40 14 Outubro, 2026 08:19 14 Outubro, 2026

Encontro do projeto CLARKS reuniu parceiros europeus na Finlândia para avaliar atividades e preparar a fase final da iniciativa

Algarve, Cultura

João Frade e Susana Travassos cruzam música e memória num Algarve “de dentro e de fora”

11:46 14 Outubro, 2026 11:46 14 Outubro, 2026

Espetáculo inspirado no Algarve junta voz, acordeão, piano e dança esta sexta-feira no Centro Cultural António Aleixo, em VRSA

Opinião, Saúde

A saúde dos nossos ossos, músculos e articulações | Por Carlos Carneiro 

07:30 11 Outubro, 2026 19:14 6 Outubro, 2026

"Existe ainda a ideia pré-concebida de que a doença reumática é um mal inevitável do envelhecimento — a famosa 'dor nos ossos' que afeta apenas as pessoas mais idosas quando o tempo muda"

Opinião

O Mikas tem quem o socorra. E os nossos idosos? | Por Luís Ganhão

19:11 14 Outubro, 2026 19:13 14 Outubro, 2026

"O Mikas teve apenas a sorte de encontrar seres humanos preocupados com o seu bem-estar. Há idosos portugueses que não podem dizer o mesmo"

Algarve, Cultura

Tavira recebe cinema francês com sessões para escolas e público em geral

15:39 12 Outubro, 2026 15:39 12 Outubro, 2026

Festival leva cinema francês a Tavira no dia 13 de outubro, com um documentário de Vincent Munier e uma comédia de Bertrand Usclat e Martin Darondeau

Mulher a temperar uma refeição com azeite.
Vida & Lazer

Cardiologista avisa que 90% das pessoas comete este erro com o azeite: há uma forma certa de o consumir

15:10 11 Outubro, 2026 13:07 11 Outubro, 2026

Um cardiologista alerta para um erro muito comum na utilização do azeite e explica qual deve escolher e como o deve consumir para aproveitar melhor as suas propriedades

Opinião, Política

Sonhos agridoces (ou a pátria como lugar que só se lembra de nós quando nos convém) | Por José Figueiredo Santos

17:54 13 Outubro, 2026 18:01 13 Outubro, 2026

"Eu não espero que o país fracasse. Limito-me a reconhecer que, caso fracasse, poderá precisar de mim"

Opinião

Loulé e os resíduos: entre o discurso ambiental e a realidade | Por Bruno Castelão Santos

15:40 13 Outubro, 2026 17:23 13 Outubro, 2026

"Não basta exigir civismo aos munícipes. É preciso garantir que sabem o que fazer e que dispõem de alternativas acessíveis e eficazes"

Últimas Notícias

  • Hilton Vilamoura prepara jantar de Halloween com buffet temático e música ao vivo
    Hilton Vilamoura prepara jantar de Halloween com buffet temático e música ao vivo
  • Torneio de Walking Football promove desporto e convívio em Lagoa
    Torneio de Walking Football promove desporto e convívio em Lagoa
  • Torneio de judo adaptado e paralímpico leva cerca de 35 atletas a Castro Marim
    Torneio de judo adaptado e paralímpico leva cerca de 35 atletas a Castro Marim
  • Águas do Algarve lança 5.ª edição do concurso que transforma chapéus de chuva em obras de arte [vídeo]
    Águas do Algarve lança 5.ª edição do concurso que transforma chapéus de chuva em obras de arte [vídeo]
  • Cana de pesca toca em cabo da linha férrea do Algarve e deixa pescador com queimaduras graves
    Cana de pesca toca em cabo da linha férrea do Algarve e deixa pescador com queimaduras graves

Opinião

  • Salas cheias de futuros vazios? | Por José Figueiredo Santos
    Salas cheias de futuros vazios? | Por José Figueiredo Santos
  • O Mikas tem quem o socorra. E os nossos idosos? | Por Luís Ganhão
    O Mikas tem quem o socorra. E os nossos idosos? | Por Luís Ganhão
  • Investimento público: uma década de orçamentos por cumprir
    Investimento público: uma década de orçamentos por cumprir

Europe Direct Algarve

  • Docentes de Olhão levam projeto CLARKS a encontro internacional na Finlândia
    Docentes de Olhão levam projeto CLARKS a encontro internacional na Finlândia
  • Dessalinizadora em Albufeira e captação no Pomarão exigem investimento de 305 milhões
    Dessalinizadora em Albufeira e captação no Pomarão exigem investimento de 305 milhões
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal