Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Foto D.R.
Cultura

Peça de teatro baseada em tradição religiosa de Loulé volta ao palco na Páscoa

A peça de teatro “Soberana”, inspirada na tradição religiosa de Loulé, vai voltar ao Cineteatro Louletano para uma apresentação única, no domingo de Páscoa, após ter subido ao palco algarvio três vezes em 2019, disse o encenador.

17:32 6 Abril, 2022 17:32 6 Abril, 2022 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Ricardo Neves-Neves explicou à agência Lusa que esta reposição vai “permitir a quem não assistiu ou queira rever a peça” o possa fazer e tomar contacto com a “temática local da procissão da Mãe Soberana” de Loulé, que todos os anos se realiza na cidade do distrito de Faro por ocasião da Páscoa.

“O espetáculo tem textos da Ana Lázaro, é encenado por mim, tem 16 atores em cena, com uma orquestra de 12 elementos a tocar ao vivo, e é um espetáculo já estreado em 2019, que correu muito bem, esteve sempre esgotado, e ficou a vontade de o voltarmos a fazer para chegarmos a mais pessoas”, acrescentou o encenador.

Neves-Neves reconheceu que as três apresentações feitas em 2019 “souberam a pouco” e que a peça deveria “ter voltado em 2020, em 2021, mas com a [pandemia de] covid-19 foi sendo adiada”, e agora vai pode voltar de novo à cena e permitir “a mais 300 espectadores assistirem à peça”.

O encenador contou que o espetáculo “é um levantamento histórico do que a Mãe Soberana é e o que ela representa para a cidade de Loulé, os algarvios e as pessoas religiosas”, mas “também diz muito do que é ser louletano e ser algarvio”.

“O espetáculo tem um grande sentido de humor, a Ana Lázaro tem um humor muito refinado, e temos ali uma zona de leveza, de brincadeira, de falar sobre o ser humano, não só da crença, mas também do que é o símbolo da relação mãe e filho”, acrescentou.

Ricardo Neves-Neves recordou que a peça tem um “episódio da despedida das mães e dos filhos que vão para a guerra de África, no século XX”, e considerou que esta ação “das mães a pedirem à Mãe Soberana pelos filhos” pode agora ter “uma outra vibração, diferente da de 2019, por causa da guerra” na Ucrânia.

“O espetáculo é uma festa, é um festejo no palco que inclui também o espectador na plateia, porque estas tradições também têm a ver com a renovação, a primavera e a relação com as flores, que existe tanto na procissão como no palco”, referiu ainda o encenador.

A peça “Soberana”, que volta ao palco do Cineteatro louletano às 21:00 de 17 de abril, é baseada na história e no culto da Mãe Soberana, uma manifestação religiosa que remonta ao século XVI e acontece, anualmente, na altura da Páscoa, em honra da Nossa Senhora da Piedade, padroeira de Loulé.

O espetáculo, que conta também com direção musical de Rita Nunes, surgiu na sequência de um convite da Câmara de Loulé dirigido à companhia Teatro do Elétrico para refletir uma temática local, depois de ter produzido “A Freguesia”, que encerrou o programa comemorativo dos 100 anos da freguesia de Quarteira.

Esta celebração, conhecida como a maior manifestação religiosa a Sul de Fátima, atrai anualmente milhares de pessoas à cidade algarvia e é composta pela Festa Pequena, no domingo de Páscoa, em que a imagem da padroeira desce à cidade, e pela Festa Grande, duas semanas depois, em que os homens carregam o andor no sentido inverso, de regresso à ermida.

MHC // TDI

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Irmãs gémeas desaparecidas no Dubai.
Nacional

Irmãs gémeas portuguesas desaparecidas no Dubai: pai pensava que iam só ao Porto ter com amigos

10:45 29 Junho, 2026 10:45 29 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Desde 24 de junho que duas irmãs gémeas portuguesas estão desaparecidas e a família descobriu que, afinal, tinham viajado para o Dubai

Algarve

Queda à água nas Docas de Faro faz uma vítima mortal

06:55 29 Junho, 2026 06:55 29 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Manobras de reanimação foram realizadas no local, mas o homem acabou por morrer nas Docas de Faro este domingo

Algarve Cultura Vídeo

Ricky B lança “Rainha” com videoclipe gravado na Ilha da Culatra [vídeo]

09:00 29 Junho, 2026 09:12 29 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Videoclipe foi gravado na Ilha da Culatra, local onde Ricky B cresceu e começou a sonhar com a música

Algarve Desporto

Jovens Castores do Arade conquistam vitória e pódios na Taça de Portugal de Esperanças

09:53 29 Junho, 2026 09:58 29 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Inês Batista venceu em K1 Cadete Feminino, enquanto Luana Gonçalves e Afonso Reis também subiram ao pódio

Folha de um exame nacional. Crédito: Foto AI
Nacional

Polémica nos exames nacionais: “Professores de Geografia foram convocados para classificar provas de Francês”

10:28 29 Junho, 2026 10:28 29 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Exames nacionais 'debaixo de olho': há atrasos e relatos de professores convocados para corrigir disciplinas fora da sua área

Dia de calor. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor aperta em Portugal: termómetros podem chegar aos 42 ºC nestas regiões

21:00 28 Junho, 2026 20:50 28 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Portugal continental deverá enfrentar uma nova subida das temperaturas ao longo da semana, com o calor a atingir máximas que podem chegar aos 42 ºC no interior

Mulher a beber água. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Bebe água da garrafa? A escolha entre plástico, vidro e metal pode fazer mais diferença do que imagina

19:00 28 Junho, 2026 12:42 28 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Nem todas as garrafas reutilizáveis são iguais. Saiba qual o material mais indicado para o seu dia a dia

Temperaturas elevadas. Crédito: Lusa
Tempo

Vêm aí dias de calor e sol forte: radiação UV muito elevada em Portugal nestes dias e estas serão as horas de maior risco

17:51 28 Junho, 2026 17:51 28 Junho, 2026 | João Luís

Radiação UV muito elevada deverá marcar os próximos dias em Portugal, sobretudo entre as 12:00 e as 15:00. Saiba que cuidados deve ter

Avião da Iberia.
Vida & Lazer

Iberia faz mudanças e assume nova designação para a bagagem de mão

15:30 28 Junho, 2026 15:54 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Companhia aérea espanhola Iberia alterou a designação da bagagem de mão sem mexer nas regras de peso ou dimensões

João Espada.
Nacional

“O João foi seduzido”: jovem que fingia estar em Lisboa enquanto estava na Tailândia continua desaparecido e a mãe tem poucas pistas

15:50 26 Junho, 2026 10:53 26 Junho, 2026 | Miguel Frazão

João Espada tem 20 anos e está desaparecido há mais de um mês: a família descobriu que levava uma vida paralela

Praia dos Cavacos. Crédito: Visit Olhão
Algarve Vida & Lazer

Esta praia no Algarve é um refúgio discreto da Ria Formosa onde o silêncio só é interrompido pelo comboio

18:00 27 Junho, 2026 15:09 27 Junho, 2026 | João Luís

Na Ria Formosa, esta praia combina águas calmas, salinas, aves e ambiente piscatório num recanto discreto do Algarve

Europe Direct Algarve

Vamos ficar de Olhos Abertos para a violência?

11:00 27 Junho, 2026 10:53 29 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

A iniciativa da Comissão Europeia quer alertar para as diferentes formas de violência, utilizando os eventos Olhos Abertos para sensibilizar a população. Participe no desafio e faça parte desta causa

Algarve Cultura Desporto

Altura celebra Festas em Honra do Imaculado Coração de Maria

11:09 29 Junho, 2026 11:12 29 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Festas decorrem de 3 a 5 de julho, em Altura, com Festival da Juventude, Agir, desporto, artesanato e procissão

Carro estacionado em dia de calor. Crédito: Foto AI
Auto

Espanhóis recomendam: é isto que deve fazer para manter o interior de um carro estacionado mais ‘fresco’

19:30 25 Junho, 2026 19:08 25 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Temperaturas no interior de um carro estacionado podem subir para valores preocupantes em poucos minutos, pelo que é importante tomar medidas

Mulher a dormir. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Porque é que o sono aparece logo depois do almoço? Há uma explicação e não é só culpa da comida

16:40 26 Junho, 2026 16:05 26 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

A sonolência depois do almoço parece inevitável para muitas pessoas. Mas a explicação pode estar em fatores que passam despercebidos à mesa e na forma como o organismo reage às refeições

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Um acordo histórico, a Europa coloca a Cultura em primeiro lugar | Por João Palmeiro

07:45 26 Junho, 2026 08:28 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"As instituições manifestaram o seu compromisso em colocar a cultura no centro do projeto europeu, protegendo e promovendo a liberdade artística, a diversidade cultural, a inclusão e condições justas para os artistas"

Irmãs gémeas desaparecidas no Dubai.
Nacional

Irmãs gémeas portuguesas desaparecidas no Dubai: pai pensava que iam só ao Porto ter com amigos

10:45 29 Junho, 2026 10:45 29 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Desde 24 de junho que duas irmãs gémeas portuguesas estão desaparecidas e a família descobriu que, afinal, tinham viajado para o Dubai

Algarve

Queda à água nas Docas de Faro faz uma vítima mortal

06:55 29 Junho, 2026 06:55 29 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Manobras de reanimação foram realizadas no local, mas o homem acabou por morrer nas Docas de Faro este domingo

Algarve, Cultura, Vídeo

Ricky B lança “Rainha” com videoclipe gravado na Ilha da Culatra [vídeo]

09:00 29 Junho, 2026 09:12 29 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Videoclipe foi gravado na Ilha da Culatra, local onde Ricky B cresceu e começou a sonhar com a música

Algarve, Desporto

Jovens Castores do Arade conquistam vitória e pódios na Taça de Portugal de Esperanças

09:53 29 Junho, 2026 09:58 29 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Inês Batista venceu em K1 Cadete Feminino, enquanto Luana Gonçalves e Afonso Reis também subiram ao pódio

Folha de um exame nacional. Crédito: Foto AI
Nacional

Polémica nos exames nacionais: “Professores de Geografia foram convocados para classificar provas de Francês”

10:28 29 Junho, 2026 10:28 29 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Exames nacionais 'debaixo de olho': há atrasos e relatos de professores convocados para corrigir disciplinas fora da sua área

Dia de calor. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor aperta em Portugal: termómetros podem chegar aos 42 ºC nestas regiões

21:00 28 Junho, 2026 20:50 28 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Portugal continental deverá enfrentar uma nova subida das temperaturas ao longo da semana, com o calor a atingir máximas que podem chegar aos 42 ºC no interior

Mulher a beber água. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Bebe água da garrafa? A escolha entre plástico, vidro e metal pode fazer mais diferença do que imagina

19:00 28 Junho, 2026 12:42 28 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Nem todas as garrafas reutilizáveis são iguais. Saiba qual o material mais indicado para o seu dia a dia

Temperaturas elevadas. Crédito: Lusa
Tempo

Vêm aí dias de calor e sol forte: radiação UV muito elevada em Portugal nestes dias e estas serão as horas de maior risco

17:51 28 Junho, 2026 17:51 28 Junho, 2026 | João Luís

Radiação UV muito elevada deverá marcar os próximos dias em Portugal, sobretudo entre as 12:00 e as 15:00. Saiba que cuidados deve ter

Avião da Iberia.
Vida & Lazer

Iberia faz mudanças e assume nova designação para a bagagem de mão

15:30 28 Junho, 2026 15:54 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Companhia aérea espanhola Iberia alterou a designação da bagagem de mão sem mexer nas regras de peso ou dimensões

João Espada.
Nacional

“O João foi seduzido”: jovem que fingia estar em Lisboa enquanto estava na Tailândia continua desaparecido e a mãe tem poucas pistas

15:50 26 Junho, 2026 10:53 26 Junho, 2026 | Miguel Frazão

João Espada tem 20 anos e está desaparecido há mais de um mês: a família descobriu que levava uma vida paralela

Praia dos Cavacos. Crédito: Visit Olhão
Algarve, Vida & Lazer

Esta praia no Algarve é um refúgio discreto da Ria Formosa onde o silêncio só é interrompido pelo comboio

18:00 27 Junho, 2026 15:09 27 Junho, 2026 | João Luís

Na Ria Formosa, esta praia combina águas calmas, salinas, aves e ambiente piscatório num recanto discreto do Algarve

Europe Direct Algarve

Vamos ficar de Olhos Abertos para a violência?

11:00 27 Junho, 2026 10:53 29 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

A iniciativa da Comissão Europeia quer alertar para as diferentes formas de violência, utilizando os eventos Olhos Abertos para sensibilizar a população. Participe no desafio e faça parte desta causa

Algarve, Cultura, Desporto

Altura celebra Festas em Honra do Imaculado Coração de Maria

11:09 29 Junho, 2026 11:12 29 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Festas decorrem de 3 a 5 de julho, em Altura, com Festival da Juventude, Agir, desporto, artesanato e procissão

Carro estacionado em dia de calor. Crédito: Foto AI
Auto

Espanhóis recomendam: é isto que deve fazer para manter o interior de um carro estacionado mais ‘fresco’

19:30 25 Junho, 2026 19:08 25 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Temperaturas no interior de um carro estacionado podem subir para valores preocupantes em poucos minutos, pelo que é importante tomar medidas

Mulher a dormir. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Porque é que o sono aparece logo depois do almoço? Há uma explicação e não é só culpa da comida

16:40 26 Junho, 2026 16:05 26 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

A sonolência depois do almoço parece inevitável para muitas pessoas. Mas a explicação pode estar em fatores que passam despercebidos à mesa e na forma como o organismo reage às refeições

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Um acordo histórico, a Europa coloca a Cultura em primeiro lugar | Por João Palmeiro

07:45 26 Junho, 2026 08:28 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"As instituições manifestaram o seu compromisso em colocar a cultura no centro do projeto europeu, protegendo e promovendo a liberdade artística, a diversidade cultural, a inclusão e condições justas para os artistas"

Últimas Notícias

  • Altura celebra Festas em Honra do Imaculado Coração de Maria
    Altura celebra Festas em Honra do Imaculado Coração de Maria
  • Irmãs gémeas portuguesas desaparecidas no Dubai: pai pensava que iam só ao Porto ter com amigos
    Irmãs gémeas portuguesas desaparecidas no Dubai: pai pensava que iam só ao Porto ter com amigos
  • Polémica nos exames nacionais: “Professores de Geografia foram convocados para classificar provas de Francês”
    Polémica nos exames nacionais: “Professores de Geografia foram convocados para classificar provas de Francês”
  • Cinema ao ar livre regressa com programação itinerante em Tavira e São Brás
    Cinema ao ar livre regressa com programação itinerante em Tavira e São Brás
  • Jovens Castores do Arade conquistam vitória e pódios na Taça de Portugal de Esperanças
    Jovens Castores do Arade conquistam vitória e pódios na Taça de Portugal de Esperanças

Opinião

  • O impacto do consumo excessivo de álcool na saúde do fígado | Por Luís Bagulho
    O impacto do consumo excessivo de álcool na saúde do fígado | Por Luís Bagulho
  • Alice no país das (des)maravilhas | Por Anna Kosmider Leal
    Alice no país das (des)maravilhas | Por Anna Kosmider Leal
  • Celebramos hoje o 55º aniversário da criação da Escola de Enfermagem de Faro | Por Filomena Matos
    Celebramos hoje o 55º aniversário da criação da Escola de Enfermagem de Faro | Por Filomena Matos

Europe Direct Algarve

  • CTT avisam: estas encomendas podem ficar mais caras a partir de julho
    CTT avisam: estas encomendas podem ficar mais caras a partir de julho
  • Vamos ficar de Olhos Abertos para a violência?
    Vamos ficar de Olhos Abertos para a violência?
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal