Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Foto Dário Alexandre/Ig Manel Cruz
Cultura

Ornatos Violeta dão um dos seus melhores concertos, com Manel Cruz a deixar-se cair nos braços dos fãs

Os Ornatos Violeta tocaram no último dia do MEO Kalorama, ao final da tarde, e durante uma sequência particularmente acalorada Manel Cruz fez crowdsurfing

15:12 4 Setembro, 2022 15:22 4 Setembro, 2022 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Poucas vezes uma singela hora terá sido tão bem aproveitada, num palco de festival, como aquela que foi atribuída aos Ornatos Violeta, neste último dia de MEO Kalorama. E, nesta sua segunda vida, a banda do Porto só teve de recorrer ao seu segundo álbum, “O Monstro Precisa de Amigos”, de 1999, para compôr um alinhamento à prova de bala. Replicar o impacto emocional dos primeiros concertos desta segunda vida, em 2012, será praticamente impossível; em 2019, a “reprise” também lhes correu bem, dando-nos motivos para sorrir mesmo antes da chegada da pandemia. Em 2022, e ainda que continuem sem partilhar canções novas, os Ornatos Violeta mostram uma segurança e solidez que impressionam quem, como nós, os acompanhou na sua primeira encarnação. A espaços, parece-nos até que o prazer – em estarem juntos, em partilharem estas canções com sucessivas gerações – é redobrado, nesta idade adulta. Como se a música que fizeram nos anos 90 fosse uma camisola velha, que agora lhes assenta melhor do que nunca, realçando formas e oferecendo conforto. A entrega dos cinco ornatos é percetível e encontra correspondência na plateia, que não lhes larga a mão ao longo desta hora que valeu por várias. E assim, como não quer a coisa, aconteceu um dos melhores concertos da segunda vida de Manel Cruz, Peixe, Nuno Prata, Elísio Donas e Kinörm.

Se, ontem à noite, os Arctic Monkeys ousaram começar o concerto com um dos seus maiores êxitos, hoje os Ornatos Violeta escolheram, como abertura, um dos momentos mais densos de “O Monstro…”, a meditativa ‘Coisas’. Num e noutro caso, a mesma coragem e a mesma riqueza de repertório, sendo que a obra dos portugueses é bem mais frugal, compondo-se apenas de dois álbuns (“Cão!”, de 1997, não ladrou hoje). Seguiu-se ‘Deixa Morrer’, com as teclas de Elísio Donas a emprestarem algum classicismo ao lusco-fusco e o sorriso de Manel Cruz a não deixar margem para dúvidas: é mesmo um prazer estar aqui, para eles e para quem acompanha quase todas as letras.

Provavelmente por lidarem, com arte e honestidade, com temas mais antigos que o mundo (em resumo: o amor e o seu contrário), as canções dos Ornatos Violeta sobrevivem à passagem das décadas. Curioso é ver que a própria banda parece, hoje, acreditar mais na sua música do que nalguns períodos da sua primeira existência. E por falar em confiança: depois da prece ‘Para Nunca Mais Mentir’ e do rock quase industrial de ‘Tanque’, uma sequência mais enérgica lançou a loucura na plateia – e no palco.

A febre começou com ‘Dia Mau’, que teve de ser retomada, depois de Manel Cruz saltar um verso (no seu português correto: “f*di tudo”). Logo de seguida, e carregando no dramatismo e na veia teatral, ‘Pára de Olhar para Mim’ e ‘O.M.E.M.’ mantiveram a adrenalina nos píncaros, e eis senão quando este letrista e vocalista extraordinaire surpreende quem não tira os olhos dele, deixando-se cair de costas nos braços dos fãs. O crowdsurfing inesperado aumenta ainda mais o entusiasmo popular com um animal do rock que, está bom de ver, não pode nem deve estar preso.

A bela e sombria ‘Nuvem’, que termina com um romance entre guitarras, antecipou a canção mais aguardada por muitos: em tempos vista de lado pela própria banda, ‘Ouvi Dizer’ é agora um momento de comunhão total, levando até Manel Cruz a descer ao público e confraternizar com os fãs.

Nesta hora tão bem aproveitada, houve ainda tempo para ouvir, e cantar, outros lados da mesma dor glosada em ‘Ouvi Dizer’, cuja raiva dá lugar, em ‘Notícias do Fundo’, a uma postura mais resignada. Depois da dulcíssima ‘Capitão Romance’, provavelmente a única diáspora sem um lado mau, ‘rebentou’ então na Bela Vista a vertente mais explosiva de uma ruptura amorosa indesejada: montada num imortal riff de Peixe, ‘Chaga’ origina um dos maiores coros deste final de tarde e conta tudo o que há para saber sobre a mágoa que fica após o fim, em sucintos três minutos e três segundos.

Felizes por ainda poderem tocar duas canções, e não apenas uma, os Ornatos Violeta encaixam então no alinhamento aquele que é, possivelmente, a sua melhor raridade, ‘Há-de Encarnar’, e a veloz ‘Pára-me Agora’, na qual vários membros da sua equipa entram em palco para celebrar com a banda. Há caras de que nos lembramos dos anos 90, tanto ali, assegurando que o concerto corre bem, como cá em baixo, cantando estas letras que continuam a fazer faísca em português. Ao som de pedidos de “só mais uma!”, pedido impossível de cumprir neste contexto festivaleiro, os Ornatos Violeta saem então de palco fazendo vénias, distribuindo baquetas e oferecendo sorrisos. Foi, mais uma vez, um prazer.

Ornatos Violeta no MEO Kalorama, Lisboa, 3 de setembro de 2022
Coisas
Deixa Morrer
Para Nunca Mais Mentir
Tanque
Dia Mau
Pára de Olhar para Mim
O.M.E.M.
Nuvem
Ouvi Dizer
Notícias do Fundo
Capitão Romance
Chaga
Há-de Encarnar
Pára-me Agora

  • Texto: Blitz do Expresso, jornal parceiro do POSTAL

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Casal de férias. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Vai mudar de emprego e tem férias por gozar? Saiba o que acontece aos dias acumulados

10:30 6 Junho, 2026 13:42 5 Junho, 2026 | João Luís

Ao terminar um contrato de trabalho, as férias vencidas e não gozadas não desaparecem. Há regras para o pagamento e acertos finais

Algarve Desporto

Olhão e Monte Gordo recebem provas de natação este domingo

11:00 6 Junho, 2026 12:55 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Torregri III – Cadetes reúne jovens atletas em Olhão, enquanto Monte Gordo recebe prova de águas abertas

Praia da Luz.
Algarve Vida & Lazer

Ao pé desta praia no Algarve há uma rocha que é o resto da chaminé de um vulcão com mais de 70 milhões de anos

10:00 6 Junho, 2026 15:13 1 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Rocha Negra junto à Praia da Luz, em Lagos, revela vestígios de um antigo vulcão com mais de 70 milhões de anos

Algarve Economia

Sudoeste Retail Park celebra quatro anos com feira de sabores algarvios

12:08 5 Junho, 2026 12:13 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Quarto aniversário do Sudoeste Retail Park destaca sabores algarvios, animação e crescimento da Retail Mind

Algarve Política

Hugo Pereira formaliza candidatura à liderança do PS Algarve

09:40 6 Junho, 2026 09:30 6 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

Com a frase “Sim, pelo Algarve”, Hugo Pereira busca liderar o PS Algarve com uma proposta mobilizadora para a região

Praia do Magoito, em Sintra.
Nacional

Portugal esconde praias quase desertas e algumas podem ficar mais perto do que pensa: saiba onde ficam estes refúgios

09:30 6 Junho, 2026 09:13 5 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Há refúgios à beira-mar onde ainda se ouve mais o vento do que multidões. Alguns começam agora a despertar atenção

Algarve Cultura

Ria Formosa inspira novo festival que estreia em julho em Olhão

18:10 5 Junho, 2026 17:50 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Olhão apresenta novo festival de verão junto à Ria Formosa, com jazz, música ao vivo e artistas nacionais já confirmados

Opinião Tech

Os Millennials: das disquetes à Cloud | Por Anna Kosmider Leal

07:30 6 Junho, 2026 12:04 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Os millennials devem ser vistos não apenas como a 'geração sanduíche' e intermediaria do analógico para o digital, mas também como os arquitetos de uma nova era, onde a convergência de mundos pode gerar um inimaginável potencial"

Pessoas a andar em dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Ainda vai precisar de guarda-chuva? O tempo dá uma volta e há regiões que ainda acordam com chuva neste dia

06:00 6 Junho, 2026 14:42 5 Junho, 2026 | João Luís

Previsão do IPMA aponta para uma mudança no estado do tempo, com subida da temperatura, mas ainda com chuva em algumas regiões

Sinalização de radar de velocidade média. Crédito: Lusa
Algarve Auto

Atenção a estas estradas no Algarve: há radares fixos a multar e convém saber onde ficam

13:20 4 Junho, 2026 08:13 4 Junho, 2026 | João Luís

No Algarve constam seis locais de radares fixos. Veja onde ficam e quanto pode pagar por excesso de velocidade

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva a caminho: depressão no Atlântico traz mau tempo a esta região

13:59 5 Junho, 2026 14:35 5 Junho, 2026 | João Luís

Uma depressão no Atlântico deverá deixar esta região com céu muito nublado, chuva e vento moderado nos próximos dias

Pessoa a pagar refeição com o telemóvel. Crédito: Freepik
Economia Tech

Usar o telemóvel para pagar tornou-se normal: há cuidados obrigatórios para proteger o seu dinheiro

20:00 5 Junho, 2026 14:31 5 Junho, 2026 | João Luís

Os pagamentos por telemóvel são práticos e rápidos, mas exigem medidas de segurança para proteger dados bancários e evitar usos indevidos

Via verde. Crédito: Foto DR
Auto Nacional

Tem Via Verde? GNR alerta para erro comum ao passar nas portagens e há uma regra que deve cumprir

11:00 4 Junho, 2026 17:17 3 Junho, 2026 | Daniel Fallows

Um erro comum nas portagens pode tornar-se perigoso se o condutor tentar corrigir a situação da forma errada

Entrada supermercado Lidl. Crédito: Freepik
Algarve Economia

Novo Lidl pode estar a caminho desta cidade no Algarve: loja deverá situar-se junto da EN125

10:07 5 Junho, 2026 09:55 5 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Processo autárquico em Lagos pode levar à construção de um novo supermercado Lidl numa zona estratégica junto à EN125

Algarve Desporto Ensino

Faro aposta na dupla carreira dos alunos-atletas com programa UAARE

10:46 5 Junho, 2026 10:49 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Agrupamento Pinheiro e Rosa apoia atletas de alto rendimento, conciliando sucesso escolar e exigência competitiva

Praia do Ninho de Andorinha. Crédito: DR
Algarve Vida & Lazer

Esta praia secreta do Algarve está escondida entre arribas e “parece saída de um filme”

21:00 5 Junho, 2026 15:50 5 Junho, 2026 | João Luís

Há uma pequena praia no Algarve escondida entre arribas, com acesso por trilho ou pelo mar. O cenário atrai caminhantes, canoístas e curiosos

Casal de férias. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Vai mudar de emprego e tem férias por gozar? Saiba o que acontece aos dias acumulados

10:30 6 Junho, 2026 13:42 5 Junho, 2026 | João Luís

Ao terminar um contrato de trabalho, as férias vencidas e não gozadas não desaparecem. Há regras para o pagamento e acertos finais

Algarve, Desporto

Olhão e Monte Gordo recebem provas de natação este domingo

11:00 6 Junho, 2026 12:55 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Torregri III – Cadetes reúne jovens atletas em Olhão, enquanto Monte Gordo recebe prova de águas abertas

Praia da Luz.
Algarve, Vida & Lazer

Ao pé desta praia no Algarve há uma rocha que é o resto da chaminé de um vulcão com mais de 70 milhões de anos

10:00 6 Junho, 2026 15:13 1 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Rocha Negra junto à Praia da Luz, em Lagos, revela vestígios de um antigo vulcão com mais de 70 milhões de anos

Algarve, Economia

Sudoeste Retail Park celebra quatro anos com feira de sabores algarvios

12:08 5 Junho, 2026 12:13 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Quarto aniversário do Sudoeste Retail Park destaca sabores algarvios, animação e crescimento da Retail Mind

Algarve, Política

Hugo Pereira formaliza candidatura à liderança do PS Algarve

09:40 6 Junho, 2026 09:30 6 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

Com a frase “Sim, pelo Algarve”, Hugo Pereira busca liderar o PS Algarve com uma proposta mobilizadora para a região

Praia do Magoito, em Sintra.
Nacional

Portugal esconde praias quase desertas e algumas podem ficar mais perto do que pensa: saiba onde ficam estes refúgios

09:30 6 Junho, 2026 09:13 5 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Há refúgios à beira-mar onde ainda se ouve mais o vento do que multidões. Alguns começam agora a despertar atenção

Algarve, Cultura

Ria Formosa inspira novo festival que estreia em julho em Olhão

18:10 5 Junho, 2026 17:50 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Olhão apresenta novo festival de verão junto à Ria Formosa, com jazz, música ao vivo e artistas nacionais já confirmados

Opinião, Tech

Os Millennials: das disquetes à Cloud | Por Anna Kosmider Leal

07:30 6 Junho, 2026 12:04 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Os millennials devem ser vistos não apenas como a 'geração sanduíche' e intermediaria do analógico para o digital, mas também como os arquitetos de uma nova era, onde a convergência de mundos pode gerar um inimaginável potencial"

Pessoas a andar em dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Ainda vai precisar de guarda-chuva? O tempo dá uma volta e há regiões que ainda acordam com chuva neste dia

06:00 6 Junho, 2026 14:42 5 Junho, 2026 | João Luís

Previsão do IPMA aponta para uma mudança no estado do tempo, com subida da temperatura, mas ainda com chuva em algumas regiões

Sinalização de radar de velocidade média. Crédito: Lusa
Algarve, Auto

Atenção a estas estradas no Algarve: há radares fixos a multar e convém saber onde ficam

13:20 4 Junho, 2026 08:13 4 Junho, 2026 | João Luís

No Algarve constam seis locais de radares fixos. Veja onde ficam e quanto pode pagar por excesso de velocidade

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva a caminho: depressão no Atlântico traz mau tempo a esta região

13:59 5 Junho, 2026 14:35 5 Junho, 2026 | João Luís

Uma depressão no Atlântico deverá deixar esta região com céu muito nublado, chuva e vento moderado nos próximos dias

Pessoa a pagar refeição com o telemóvel. Crédito: Freepik
Economia, Tech

Usar o telemóvel para pagar tornou-se normal: há cuidados obrigatórios para proteger o seu dinheiro

20:00 5 Junho, 2026 14:31 5 Junho, 2026 | João Luís

Os pagamentos por telemóvel são práticos e rápidos, mas exigem medidas de segurança para proteger dados bancários e evitar usos indevidos

Via verde. Crédito: Foto DR
Auto, Nacional

Tem Via Verde? GNR alerta para erro comum ao passar nas portagens e há uma regra que deve cumprir

11:00 4 Junho, 2026 17:17 3 Junho, 2026 | Daniel Fallows

Um erro comum nas portagens pode tornar-se perigoso se o condutor tentar corrigir a situação da forma errada

Entrada supermercado Lidl. Crédito: Freepik
Algarve, Economia

Novo Lidl pode estar a caminho desta cidade no Algarve: loja deverá situar-se junto da EN125

10:07 5 Junho, 2026 09:55 5 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Processo autárquico em Lagos pode levar à construção de um novo supermercado Lidl numa zona estratégica junto à EN125

Algarve, Desporto, Ensino

Faro aposta na dupla carreira dos alunos-atletas com programa UAARE

10:46 5 Junho, 2026 10:49 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Agrupamento Pinheiro e Rosa apoia atletas de alto rendimento, conciliando sucesso escolar e exigência competitiva

Praia do Ninho de Andorinha. Crédito: DR
Algarve, Vida & Lazer

Esta praia secreta do Algarve está escondida entre arribas e “parece saída de um filme”

21:00 5 Junho, 2026 15:50 5 Junho, 2026 | João Luís

Há uma pequena praia no Algarve escondida entre arribas, com acesso por trilho ou pelo mar. O cenário atrai caminhantes, canoístas e curiosos

Últimas Notícias

  • Olhão e Monte Gordo recebem provas de natação este domingo
    Olhão e Monte Gordo recebem provas de natação este domingo
  • Vai mudar de emprego e tem férias por gozar? Saiba o que acontece aos dias acumulados
    Vai mudar de emprego e tem férias por gozar? Saiba o que acontece aos dias acumulados
  • Ao pé desta praia no Algarve há uma rocha que é o resto da chaminé de um vulcão com mais de 70 milhões de anos
    Ao pé desta praia no Algarve há uma rocha que é o resto da chaminé de um vulcão com mais de 70 milhões de anos
  • Hugo Pereira formaliza candidatura à liderança do PS Algarve
    Hugo Pereira formaliza candidatura à liderança do PS Algarve
  • Portugal esconde praias quase desertas e algumas podem ficar mais perto do que pensa: saiba onde ficam estes refúgios
    Portugal esconde praias quase desertas e algumas podem ficar mais perto do que pensa: saiba onde ficam estes refúgios
  • Santos Populares regressam ao concelho de Vila Real de Santo António
    Santos Populares regressam ao concelho de Vila Real de Santo António

Opinião

  • Os Millennials: das disquetes à Cloud | Por Anna Kosmider Leal
    Os Millennials: das disquetes à Cloud | Por Anna Kosmider Leal
  • 9 de maio de 1940, um adolescente suspira pela guerra, ela chegou | Por Mário Beja Santos
    9 de maio de 1940, um adolescente suspira pela guerra, ela chegou | Por Mário Beja Santos
  • Arrumadores versus parquímetros: entre a informalidade e o Estado de direito | Por Nélia Alfarrobinha
    Arrumadores versus parquímetros: entre a informalidade e o Estado de direito | Por Nélia Alfarrobinha
  • Espiritualidade em Crónica: Conheça os 3 signos do Zodíaco com maior sucesso para junho | Por João Correia Tarólogo
    Espiritualidade em Crónica: Conheça os 3 signos do Zodíaco com maior sucesso para junho | Por João Correia Tarólogo
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • “Como escolher produtos duráveis, reparáveis e recicláveis que me ajudem a poupar?”
    “Como escolher produtos duráveis, reparáveis e recicláveis que me ajudem a poupar?”
  • Comissão Europeia promove workshop sobre IA para serviços públicos
    Comissão Europeia promove workshop sobre IA para serviços públicos
  • Cidades alertam: o próximo orçamento da UE deve proteger o Fundo Social da Europa | Por João Palmeiro
    Cidades alertam: o próximo orçamento da UE deve proteger o Fundo Social da Europa | Por João Palmeiro
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal