Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto DR
Cultura

Odisseia Nacional D. Maria II chega a Sul no último trimestre do ano: Veja a programação

O Teatro chega agora ao Sul, com uma programação que se desenrola em 24 concelhos do Alentejo e do Algarve, entre outubro e dezembro

12:50 20 Setembro, 2023
João Pedro LuísJoão Pedro LuísJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A Odisseia Nacional do D. Maria II está a percorrer o país desde janeiro, altura em que o Teatro encerrou para obras. Depois do Norte, Centro e dos Arquipélagos dos Açores e da Madeira, o ano conclui-se a Sul, com programação no Alentejo e no Algarve entre outubro e dezembro.

Em janeiro deste ano, o Teatro Nacional D. Maria II encerrou as suas portas para obras de requalificação, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência. Com o edifício do Rossio encerrado por mais de um ano, o Teatro encontra-se a viver uma verdadeira Odisseia Nacional. Um projeto composto por centenas de propostas, desenvolvidas em parceria com 93 concelhos de todas as regiões de Portugal continental e ilhas.

Depois de ter passado pelas regiões Norte e Centro do país, no primeiro e segundo trimestre do ano, respetivamente, pelo Açores em julho e pela Madeira em setembro, o Teatro chega agora ao Sul do país, com uma programação que se desenrola em 24 concelhos do Alentejo e do Algarve, entre outubro e dezembro.

A programação da Odisseia Nacional a Sul, arranca já no final deste mês, com a apresentação pública do projeto de participação “Penélope” (a 29 de setembro e 1 de outubro), que está a ser desenvolvido pela estrutura UMCOLETIVO, em Mértola. Ao mesmo tempo, inaugura em Évora a exposição “Quem és tu? – Um teatro nacional a olhar para o país“, com curadoria de Tiago Bartolomeu Costa.

A partir de materiais documentais – figurinos e trajes, fotografias, registos sonoros e audiovisuais, programas, objetos de cena, imprensa –, a exposição “Quem és tu?” produz um comentário crítico à história social e política que o país construiu, partindo da história do Teatro Nacional D. Maria II e da Companhia Rey Colaço-Robles Monteiro, desde a ditadura do Estado Novo até à atualidade.

Depois de Évora, poderá ainda ser visitada em Sines, de 28 de outubro a 18 de novembro, e em Faro, de 24 de novembro a 16 de dezembro.

Ao longo de três meses, o Sul será palco para a apresentação de 9 espetáculos (4 deles, em estreia nacional), 11 projetos de participação, desenvolvidos com as comunidades de 16 concelhos, espetáculos para escolas, laboratórios teatrais e atividades para todos os níveis de ensino, um programa de formação gratuita destinado a artistas e a profissionais da cultura e ainda um evento de pensamento (“Cenários Futuros“), que decorrerá em Loulé a 15 e 16 de dezembro e onde se pretende projetar novos caminhos para a cultura nacional.

Dos espetáculos em digressão neste último trimestre do ano, dois têm estreia absoluta agendada para o Alentejo e dois estrearão no Algarve:

  • “A Farsa de Inês Pereira“, uma encenação de Pedro Penim, a partir de Gil Vicente, estreia em Évora a 20 de outubro, no mesmo dia em que será lançado em livro o texto do espetáculo, numa edição TNDM II / Bicho-do-Mato (coleção Textos de Teatro). 500 anos após a primeira apresentação d’A Farsa de Inês Pereira, Pedro Penim propõe uma releitura deste clássico, numa encenação que conta com Ana Tang, Bernardo de Lacerda, David Costa, Hugo van der Ding, João Abreu, Rita Blanco e Sandro Feliciano no elenco.
  • “Batalha“, uma encenação de João de Brito, da companhia algarvia LAMA Teatro, a partir de um texto original de Sandro William Junqueira, tem estreia marcada para Faro, no dia 3 de novembro. A apresentação do espetáculo será precedida do lançamento do livro com o texto original, que integrará a coleção Textos de Teatro do TNDM II / Bicho-do-Mato. Esta é a terceira coprodução que o D. Maria II realiza este ano com companhias artísticas fora do eixo Porto-Lisboa, depois de ter trabalhado com o Teatro da Didascália no primeiro trimestre do ano e com a companhia Terceira Pessoa no segundo trimestre.
  • “Homo Sacer“, uma criação da estrutura artística Bestiário e da atriz e ativista Maria Gil, estreia a 24 de novembro em Montemor-o-Novo e continua a sua digressão pelo Alentejo até ao final do ano. Tendo como referência o livro Homo Sacer e os ciganos, de Roswitha Scholz, esta criação procura, sob uma perspetiva ao mesmo tempo antropológica e política, refletir sobre o anticiganismo.

No final do ano, a 15 de dezembro, Loulé recebe a estreia nacional de La vie invisible, um espetáculo da encenadora francesa Lorraine de Sagazan, com texto de Guillaume Poix, escrito a partir de testemunhos de pessoas cegas e deficientes visuais. No dia anterior, é lançado o livro com a tradução portuguesa deste texto dramatúrgico, numa edição TNDM II / Bicho-do-Mato (coleção Textos de Teatro).

Para além destas estreias, estarão ainda a viajar pelo Alentejo e pelo Algarve: 

  • “descobri-quê?“, uma criação de Cátia Pinheiro, Dori Nigro e José Nunes; 
  • “Ainda Marianas“, de Catarina Rôlo Salgueiro e Leonor Buescu / Os Possessos, a partir de Novas Cartas Portuguesas, de Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta e Maria João Velho da Costa, e do seu julgamento (uma criação integrada na Rede Eunice Ageas, uma iniciativa do Teatro Nacional D. Maria II e do Grupo Ageas Portugal); 
  • “Nau Nau Maria“, com criação e direção de Alice Azevedo e integrado no projeto Próxima Cena, uma iniciativa do Teatro Nacional D. Maria II, do BPI e da Fundação ”la Caixa”; 
  • “O Misantropo – por Hugo van der Ding e Martim Sousa Tavares a partir Molière“, com encenação de Mónica Garnel;
  • “Viagem por mim terra“, um projeto de escrita desenvolvido pelo dramaturgo moçambicano Venâncio Calisto e que contará com duas leituras encenadas no Sul do país.

Um projeto que se desenrola em mais de 90 concelhos do país ao longo do ano, a Odisseia Nacional integra centenas de propostas agrupadas em cinco programas:

  • Peças: composto por espetáculos, projetos de criação e lançamentos de livros.
  • Atos: composto por 43 projetos de participação (divididos em três grandes eixos temáticos: Paisagem, Património e Pessoas), desenvolvidos por 16 estruturas artísticas, que pretendem valorizar o tecido cultural nacional e promover práticas cívicas junto das comunidades.
  • Frutos: programa dedicado ao universo escolar, composto por quatro projetos estratégicos e complementares, dirigidos a todos os ciclos de ensino.
  • Cenários: evento de pensamento que reflete sobre o percurso da Odisseia Nacional e evidencia o trabalho regional, com um olhar agregador sobre a respetiva região, que tem lugar no final de cada trimestre.
  • Nexos: programa constituído por ciclos de formação e capacitação, que colocam as competências técnicas e de gestão do D. Maria II ao serviço de equipamentos parceiros da Odisseia Nacional e da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses.
  • E ainda a exposição Quem és tu? – Um teatro nacional a olhar para o país, com curadoria de Tiago Bartolomeu Costa e desenvolvida em parceria com a Comissão Comemorativa dos 50 Anos do 25 de Abril e o Museu Nacional do Teatro e da Dança.

Com o projeto Odisseia Nacional, o Teatro Nacional D. Maria II estará presente em todo o território nacional, incluindo o Sul, ao longo de um ano, intervindo nas regiões onde já se verifica uma forte dinâmica criativa, mas sendo também catalisador da vida cultural de comunidades onde há menos acesso às práticas artísticas, com particular foco no interior do país, contribuindo para o desenvolvimento da democracia cultural.

Leia também: Teatro, cinema e performances são as propostas do festival Encontros do DeVIR em Faro

Mosquito tigre. Crédito: Foto AI
Nacional

Mosquito-tigre já foi detetado em 40 concelhos: saiba o que deve evitar em casa

13:00 16 Outubro, 2026 10:48 16 Outubro, 2026

Capaz de transmitir dengue e zika, o mosquito-tigre já foi identificado em 40 concelhos. Conheça os cuidados recomendados

Algarve

Movimentos algarvios convocam manifestação pelo direito à habitação

10:35 16 Outubro, 2026 10:47 16 Outubro, 2026

Coletivos do Algarve convocam manifestação para este sábado contra a especulação imobiliária e em solidariedade com a Acampada do Porto

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva está a caminho de Portugal continental e chega já neste dia: estas serão as regiões mais afetadas

09:30 16 Outubro, 2026 14:05 15 Outubro, 2026

A chuva regressa a algumas regiões de Portugal continental antes de uma descida das temperaturas generalizada

Supermercado Mercadona. Crédito: Foto DR
Algarve Economia

Depois de Portimão e Faro, vêm aí mais lojas da Mercadona no Algarve? Empresa tem uma palavra a dizer

13:20 15 Outubro, 2026 12:38 15 Outubro, 2026

Após a abertura em Portimão e com Faro na agenda, vão surgir mais lojas da Mercadona no Algarve? Empresa respondeu ao POSTAL

Opinião

Numeiro, o Grande Gatsby português | Por André Leman

15:36 16 Outubro, 2026 15:36 16 Outubro, 2026

"Talvez seja essa a grande lição que o Grande Gatsby português ainda esteja a tempo de aprender: o dinheiro pode comprar o convite, o champanhe e até a companhia. Mas nunca poderá comprar a sinceridade de quem levanta o copo"

Algarve Animais Nacional

Algarve abrangido por projeto-piloto de 500 mil euros para controlo de javalis

07:00 16 Outubro, 2026 19:01 15 Outubro, 2026

Projeto abrange 15 distritos, incluindo Faro, e prevê pagamentos de 50 euros por macho e 70 euros por fêmea abatidos acima da média

Algarve

Automóvel e autocarro colidem na EN125 e fazem dois feridos em Faro

12:13 16 Outubro, 2026 12:14 16 Outubro, 2026

Um ferido grave e outro ligeiro resultaram de uma colisão entre um carro e um autocarro na EN125, no concelho de Faro

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

Vai haver cortes de luz prolongados este domingo: estas são as regiões afetadas (e que podem ficar até 6 horas sem eletricidade)

19:30 16 Outubro, 2026 17:26 16 Outubro, 2026

Há interrupções programadas no fornecimento de eletricidade para este domingo, 18 de outubro

Europa

Álex, eletricista de 29 anos: “Ter 40 anos no setor não significa fazer bem durante 40 anos”

18:40 16 Outubro, 2026 16:58 16 Outubro, 2026

O jovem eletricista espanhol considera que a falta de profissionais não se resolve apenas com a contratação de novos trabalhadores

Opinião Saúde

Inovar no prato para nutrir o amanhã: o desafio da alimentação na hemodiálise | Por Inês Moreira

18:30 16 Outubro, 2026 18:26 16 Outubro, 2026

"A verdadeira inovação em nutrição associada à doença começa na capacitação dos doentes, na reinvenção das técnicas culinárias e na estreita relação com a equipa clínica"

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Nacional

IRS baixa para metade em novembro: veja quanto pode receber a mais no salário e na pensão

11:00 15 Outubro, 2026 10:38 15 Outubro, 2026

A retenção de IRS será reduzida em 50% em novembro, incluindo no subsídio de Natal. Veja exemplos para salários e pensões

Homem de gorro com frio. Crédito: Freepik
Tempo

Frio está a caminho de Portugal e temperaturas vão cair durante 4 dias: estas serão as regiões mais afetadas

15:30 15 Outubro, 2026 15:15 15 Outubro, 2026

O frio vai começar a fazer-se sentir com maior intensidade no início da próxima semana e a descida das temperaturas poderá prolongar-se até quinta-feira

Fatura da luz. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Fatura da luz vai subir a partir desta data: veja quanto pode passar a pagar por mês

19:20 16 Outubro, 2026 17:15 16 Outubro, 2026

A fatura da luz vai voltar a aumentar em 2027. A ERSE propõe uma subida de 1,5% no mercado regulado e já há exemplos de quanto os consumidores poderão passar a pagar por mês

Vida & Lazer

Deixe as maçãs no supermercado se vir este sinal: especialista alerta para detalhe que muitos ignoram

21:40 15 Outubro, 2026 16:42 15 Outubro, 2026

Antes de colocar as maçãs no carrinho, há um sinal que merece especial atenção.

Algarve

Quinta embarcação de alta velocidade apreendida no Algarve desde início de outubro

18:50 16 Outubro, 2026 18:41 16 Outubro, 2026

Alerta de um popular levou à apreensão de uma embarcação de alta velocidade arrojada na praia do Telheiro, em Vila do Bispo

Europe Direct Algarve

José Apolinário pede capítulo regional europeu para financiar política da água no Algarve

18:30 15 Outubro, 2026 18:17 15 Outubro, 2026

Presidente da CCDR Algarve aponta três prioridades para a água e defende financiamento europeu adaptado às necessidades da região

Mosquito tigre. Crédito: Foto AI
Nacional

Mosquito-tigre já foi detetado em 40 concelhos: saiba o que deve evitar em casa

13:00 16 Outubro, 2026 10:48 16 Outubro, 2026

Capaz de transmitir dengue e zika, o mosquito-tigre já foi identificado em 40 concelhos. Conheça os cuidados recomendados

Algarve

Movimentos algarvios convocam manifestação pelo direito à habitação

10:35 16 Outubro, 2026 10:47 16 Outubro, 2026

Coletivos do Algarve convocam manifestação para este sábado contra a especulação imobiliária e em solidariedade com a Acampada do Porto

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva está a caminho de Portugal continental e chega já neste dia: estas serão as regiões mais afetadas

09:30 16 Outubro, 2026 14:05 15 Outubro, 2026

A chuva regressa a algumas regiões de Portugal continental antes de uma descida das temperaturas generalizada

Supermercado Mercadona. Crédito: Foto DR
Algarve, Economia

Depois de Portimão e Faro, vêm aí mais lojas da Mercadona no Algarve? Empresa tem uma palavra a dizer

13:20 15 Outubro, 2026 12:38 15 Outubro, 2026

Após a abertura em Portimão e com Faro na agenda, vão surgir mais lojas da Mercadona no Algarve? Empresa respondeu ao POSTAL

Opinião

Numeiro, o Grande Gatsby português | Por André Leman

15:36 16 Outubro, 2026 15:36 16 Outubro, 2026

"Talvez seja essa a grande lição que o Grande Gatsby português ainda esteja a tempo de aprender: o dinheiro pode comprar o convite, o champanhe e até a companhia. Mas nunca poderá comprar a sinceridade de quem levanta o copo"

Algarve, Animais, Nacional

Algarve abrangido por projeto-piloto de 500 mil euros para controlo de javalis

07:00 16 Outubro, 2026 19:01 15 Outubro, 2026

Projeto abrange 15 distritos, incluindo Faro, e prevê pagamentos de 50 euros por macho e 70 euros por fêmea abatidos acima da média

Algarve

Automóvel e autocarro colidem na EN125 e fazem dois feridos em Faro

12:13 16 Outubro, 2026 12:14 16 Outubro, 2026

Um ferido grave e outro ligeiro resultaram de uma colisão entre um carro e um autocarro na EN125, no concelho de Faro

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

Vai haver cortes de luz prolongados este domingo: estas são as regiões afetadas (e que podem ficar até 6 horas sem eletricidade)

19:30 16 Outubro, 2026 17:26 16 Outubro, 2026

Há interrupções programadas no fornecimento de eletricidade para este domingo, 18 de outubro

Europa

Álex, eletricista de 29 anos: “Ter 40 anos no setor não significa fazer bem durante 40 anos”

18:40 16 Outubro, 2026 16:58 16 Outubro, 2026

O jovem eletricista espanhol considera que a falta de profissionais não se resolve apenas com a contratação de novos trabalhadores

Opinião, Saúde

Inovar no prato para nutrir o amanhã: o desafio da alimentação na hemodiálise | Por Inês Moreira

18:30 16 Outubro, 2026 18:26 16 Outubro, 2026

"A verdadeira inovação em nutrição associada à doença começa na capacitação dos doentes, na reinvenção das técnicas culinárias e na estreita relação com a equipa clínica"

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

IRS baixa para metade em novembro: veja quanto pode receber a mais no salário e na pensão

11:00 15 Outubro, 2026 10:38 15 Outubro, 2026

A retenção de IRS será reduzida em 50% em novembro, incluindo no subsídio de Natal. Veja exemplos para salários e pensões

Homem de gorro com frio. Crédito: Freepik
Tempo

Frio está a caminho de Portugal e temperaturas vão cair durante 4 dias: estas serão as regiões mais afetadas

15:30 15 Outubro, 2026 15:15 15 Outubro, 2026

O frio vai começar a fazer-se sentir com maior intensidade no início da próxima semana e a descida das temperaturas poderá prolongar-se até quinta-feira

Fatura da luz. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Fatura da luz vai subir a partir desta data: veja quanto pode passar a pagar por mês

19:20 16 Outubro, 2026 17:15 16 Outubro, 2026

A fatura da luz vai voltar a aumentar em 2027. A ERSE propõe uma subida de 1,5% no mercado regulado e já há exemplos de quanto os consumidores poderão passar a pagar por mês

Vida & Lazer

Deixe as maçãs no supermercado se vir este sinal: especialista alerta para detalhe que muitos ignoram

21:40 15 Outubro, 2026 16:42 15 Outubro, 2026

Antes de colocar as maçãs no carrinho, há um sinal que merece especial atenção.

Algarve

Quinta embarcação de alta velocidade apreendida no Algarve desde início de outubro

18:50 16 Outubro, 2026 18:41 16 Outubro, 2026

Alerta de um popular levou à apreensão de uma embarcação de alta velocidade arrojada na praia do Telheiro, em Vila do Bispo

Europe Direct Algarve

José Apolinário pede capítulo regional europeu para financiar política da água no Algarve

18:30 15 Outubro, 2026 18:17 15 Outubro, 2026

Presidente da CCDR Algarve aponta três prioridades para a água e defende financiamento europeu adaptado às necessidades da região

Últimas Notícias

  • Vai haver cortes de luz prolongados este domingo: estas são as regiões afetadas (e que podem ficar até 6 horas sem eletricidade)
    Vai haver cortes de luz prolongados este domingo: estas são as regiões afetadas (e que podem ficar até 6 horas sem eletricidade)
  • Fatura da luz vai subir a partir desta data: veja quanto pode passar a pagar por mês
    Fatura da luz vai subir a partir desta data: veja quanto pode passar a pagar por mês
  • Quinta embarcação de alta velocidade apreendida no Algarve desde início de outubro
    Quinta embarcação de alta velocidade apreendida no Algarve desde início de outubro
  • Álex, eletricista de 29 anos: “Ter 40 anos no setor não significa fazer bem durante 40 anos”
    Álex, eletricista de 29 anos: “Ter 40 anos no setor não significa fazer bem durante 40 anos”
  • São Brás distingue vocalista d’Os Vizinhos com voto de louvor pelo percurso na música
    São Brás distingue vocalista d’Os Vizinhos com voto de louvor pelo percurso na música

Opinião

  • Bilhete Postal: Os adultos ‘do futuro’ e os ecrãs | Por Eduardo Costa
    Bilhete Postal: Os adultos ‘do futuro’ e os ecrãs | Por Eduardo Costa
  • Inovar no prato para nutrir o amanhã: o desafio da alimentação na hemodiálise | Por Inês Moreira
    Inovar no prato para nutrir o amanhã: o desafio da alimentação na hemodiálise | Por Inês Moreira
  • Jovens querem uma fronteira “apenas nos papéis”. Encontro anual na Eurorregião vai debater Resiliência Democrática | Por Susana Helena de Sousa
    Jovens querem uma fronteira “apenas nos papéis”. Encontro anual na Eurorregião vai debater Resiliência Democrática | Por Susana Helena de Sousa

Europe Direct Algarve

  • Jovens querem uma fronteira “apenas nos papéis”. Encontro anual na Eurorregião vai debater Resiliência Democrática | Por Susana Helena de Sousa
    Jovens querem uma fronteira “apenas nos papéis”. Encontro anual na Eurorregião vai debater Resiliência Democrática | Por Susana Helena de Sousa
  • Jovens do Algarve, Alentejo e Andaluzia debatem futuro da democracia em encontro transfronteiriço
    Jovens do Algarve, Alentejo e Andaluzia debatem futuro da democracia em encontro transfronteiriço
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal