Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Cultura

Obras criadas por Vhils para serem submersas no mar do Algarve expostas em Lisboa [vídeo]

Tudo sobre a mais cara, complexa e ambiciosa exposição do artista visual português. “EDP Art Reef”, a próxima exposição de Vhils, estará no fundo do oceano e será necessário respirar profundamente para conseguir ver o que vai ser colocado no mar algarvio

09:19 11 Março, 2023 10:35 11 Março, 2023 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Algumas das obras que Vhils criou a partir de centrais da EDP desativadas, a serem submersas no Algarve, naquela que será a “primeira exposição subaquática do território marítimo português”, podem ser vistas até 15 de abril, em Lisboa.

As obras foram concebidas tendo em conta a promoção de um ecossistema favorável ao crescimento de recifes de coral e ao aparecimento de formas de fauna e flora marítimas, segundo a apresentação do projeto.

Em comunicado, a EDP e o Vhils Studio explicam que a “’EDP Art Reef’ é uma intervenção artística de Alexandre Farto aka [sigla para ‘also known as’ – também conhecido como, em português] Vhils sobre peças de centrais a carvão e fuel que a EDP desativou para dar lugar a projetos renováveis”.

Duas dessas peças “já estão disponíveis para serem visitadas pelo público”, de forma gratuita na sede da EDP, situada na zona do Cais do Sodré, antes de serem “submersas na primeira exposição subaquática do território marítimo português”.

Assim, até 15 de abril, “os visitantes poderão ver em primeira mão a intervenção feita pelo artista em peças de antigas centrais termoelétricas da EDP, que terão agora uma nova vida no fundo do oceano”.

As duas peças em exposição são “Periscópio” e “Carcer”. A primeira, que “representa o ponto de entrada na exposição”, é uma escultura cilíndrica com 5,30 metros de altura e 4,77 metros de diâmetro, já a segunda é “composta por uma escultura feita a partir de um tanque de ferro com 2,80 metros de altura, 3 metros de largura, 4,20 metros de comprimento e uma sapata em betão com 4,20 metros de largura e 3 metros comprimento”.

O projeto tem sido desenvolvido ao longo dos últimos três anos, durante os quais “o Vhils Studio e mais de 200 pessoas de várias equipas se envolveram na visita às centrais desmanteladas, na criação do conceito criativo do EDP Art Reef, na escolha dos materiais e na intervenção” sobre eles.

A exposição subaquática, composta por “peças únicas e de grande envergadura que se transformarão ao longo do tempo pela influência dos elementos”, estará ao largo da costa de Albufeira.

As obras que a compõem “foram pensadas de forma a gerar um novo recife artificial e estarão submersas a cerca de 12 metros de profundidade, sendo por isso apenas visitáveis através da prática de mergulho qualificado”.

Para Vhils, citado no comunicado, “a ideia de submergir instalações compostas por peças de centrais termoelétricas desmanteladas no oceano carrega um forte peso metafórico, tanto no que diz respeito à consciencialização sobre a necessidade do uso responsável de recursos, como no sublinhar de questões ambientais que necessitam de respostas urgentes, e que advêm da atividade humana no planeta”.

“O objetivo deste projeto é o de potenciar o desenvolvimento de formas inovadoras que levem à criação de sistemas que estabelecem uma relação de harmonia com a natureza. A transformação destes materiais num ecossistema propício ao crescimento de recifes de coral e ao acolhimento de várias formas de fauna e flora marítima é um exemplo desta abordagem, e espero que este seja o primeiro de muitos passos rumo a um futuro cada vez mais consciente e sustentável”, afirmou o artista.

Simulação do olho de betão que a equipa de Vhils vai submergirSimulação do olho de betão que a equipa de Vhils vai submergir | Cortesia Vhils Studio

No comunicado é explicado que o projeto “foi aprovado pelas autoridades competentes, que concluíram que [este] não terá impacto negativo no ecossistema, representando uma mais-valia ambiental que vai contribuir de forma positiva para o desenvolvimento do ecossistema local”.

“Por recomendação de biólogos marinhos que dão apoio técnico ao projeto, todas as peças foram pensadas de forma a permitir a passagem da fauna local, e serão implantados corais vivos resgatados e conservados em cativeiro na [sua] base”, referem a EDP e o Vhils Studio, acrescentando que o local da exposição “será monitorizado ao longo dos próximos anos, estando disponível para o estudo científico e ambiental, além das suas vertentes culturais e de consciencialização”.

O EDP Art Reef foi desenvolvido com o apoio de entidades como a Câmara Municipal de Albufeira, o Turismo de Portugal e o CCMar (Universidade do Algarve), e validado pela Direção Geral de Recursos Naturais e pela Agência Portuguesa do Ambiente, assim como por outras entidades competentes.

Além disso, a submersão das peças é licenciada pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e pela Autoridade Marítima Nacional.

Vídeo dirigido por Vhils para o single do U2 “Raised by Wolves”
Local de exposição subaquática ao largo da praia de Santa Eulália em consulta pública [vídeo]
Pode a arte de rua ser apresentada num museu?

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Rita Pereira.
Nacional Vida & Lazer

“Apeteceu-me devolvê-la”: Rita Pereira revela atitude da filha enquanto lhe mudava a fralda num restaurante e pede “desculpa a todos os pais”

16:50 28 Junho, 2026 17:32 23 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Atriz Rita Pereira contou um episódio vivido num restaurante com a filha e acabou por admitir algo com que muitos pais se identificaram

Sismo. Crédito: Foto DR
Algarve

Sismo sentido no Algarve este domingo: abalo ocorreu ao largo do Cabo de São Vicente

17:00 28 Junho, 2026 16:48 28 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O sismo de magnitude 4,1 foi registado este domingo ao largo do Algarve e sentido em Lagos e Portimão

Viatura do INEM.
Algarve

Turista francês morre nesta praia de Albufeira depois de entrar em dificuldades na água

17:20 28 Junho, 2026 16:53 28 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O homem de 66 anos, de nacionalidade francesa, morreu na praia de São Rafael, em Albufeira, depois de ter entrado em dificuldade na água

Praia dos Cavacos. Crédito: Visit Olhão
Algarve Vida & Lazer

Esta praia no Algarve é um refúgio discreto da Ria Formosa onde o silêncio só é interrompido pelo comboio

18:00 27 Junho, 2026 15:09 27 Junho, 2026 | João Luís

Na Ria Formosa, esta praia combina águas calmas, salinas, aves e ambiente piscatório num recanto discreto do Algarve

Algarve Cultura

Silves celebra o verão com música e gastronomia no Castelo ao pôr do sol

08:00 28 Junho, 2026 06:47 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Sunset Secrets regressam ao Castelo de Silves entre 2 e 30 de julho, com música ao vivo, gastronomia e animação ao pôr do sol

Martelo de juíz.
Nacional

“Tem sido um inferno”: mais de 1.200 estrangeiros formalizam queixa contra o Estado por causa da nova Lei da Nacionalidade

16:40 28 Junho, 2026 12:25 26 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Mais de 1.200 estrangeiros avançaram com uma queixa formal contra o Estado português devido às alterações na Lei da Nacionalidade

João Espada.
Nacional

“O João foi seduzido”: jovem que fingia estar em Lisboa enquanto estava na Tailândia continua desaparecido e a mãe tem poucas pistas

15:50 26 Junho, 2026 10:53 26 Junho, 2026 | Miguel Frazão

João Espada tem 20 anos e está desaparecido há mais de um mês: a família descobriu que levava uma vida paralela

Avião da Iberia.
Vida & Lazer

Iberia faz mudanças e assume nova designação para a bagagem de mão

15:30 28 Junho, 2026 15:54 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Companhia aérea espanhola Iberia alterou a designação da bagagem de mão sem mexer nas regras de peso ou dimensões

Idosas com calor.
Tempo

Calor está a ganhar força em Portugal e há sete distritos que já estão sob alerta: conheça as regiões onde o calor vai apertar primeiro

12:30 28 Junho, 2026 12:03 28 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Sete distritos entram sob aviso devido ao calor persistente. A subida das temperaturas já tem data marcada e pode durar dias

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Pensionistas recebem mês extra no verão, mas a data não é igual para todos: saiba quando entra o dinheiro na carteira

20:42 25 Junho, 2026 20:00 25 Junho, 2026 | João Luís

Há um pagamento reforçado a caminho para muitos pensionistas, mas o calendário pode variar conforme a entidade que paga a pensão

Opinião Saúde

O impacto do consumo excessivo de álcool na saúde do fígado | Por Luís Bagulho

07:30 28 Junho, 2026 20:38 23 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"A prevenção passa por estilos de vida saudáveis, mas importa sublinhar que, nas fases iniciais, a doença do fígado associada ao álcool pode ser reversível"

Hospedeira de bordo. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

“Nunca é limpa”: hospedeira de bordo revela onde nunca se deve encostar quando viaja de avião

19:30 27 Junho, 2026 15:28 27 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma antiga hospedeira de bordo deixou um alerta sobre um gesto comum durante as viagens de avião

Rua pintada com as cores da bandeira de Portugal em Sines.
Nacional Vida & Lazer

Dois irmãos pintaram uma rua de 65 metros no Alentejo para apoiar Portugal no Mundial e os vizinhos quiseram ajudar

11:14 24 Junho, 2026 11:14 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Em Sines, dois irmãos transformaram uma rua inteira num símbolo de apoio à Seleção e acabaram por arrastar toda a vizinhança

Filha cuidadora dos pais. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Deixar mais herança ao filho que cuida dos pais: é possível fazê-lo?

13:50 26 Junho, 2026 13:32 26 Junho, 2026 | João Luís

Pais podem deixar mais herança ao filho que cuida deles? Saiba o que a lei portuguesa permite, quais são os limites e como funciona a quota disponível

Vento forte na praia. Crédito: Magnific
Tempo

Vem aí uma nortada: calor regressa a Portugal antes do fim do mês mas vento pode ‘estragar’ a praia nestas regiões

17:00 27 Junho, 2026 15:04 27 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O calor vai regressar gradualmente a Portugal até ao final de junho, sobretudo no interior, onde os termómetros poderão aproximar-se dos 39 ºC

José Castelo Branco.
Nacional

José Castelo Branco foi a julgamento e revelou estar “muito preocupado”: já há data para uma nova sessão

19:40 27 Junho, 2026 14:57 25 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Socialite esteve no arranque do julgamento por violência doméstica contra Betty Grafstein, mas recusou prestar declarações

Rita Pereira.
Nacional, Vida & Lazer

“Apeteceu-me devolvê-la”: Rita Pereira revela atitude da filha enquanto lhe mudava a fralda num restaurante e pede “desculpa a todos os pais”

16:50 28 Junho, 2026 17:32 23 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Atriz Rita Pereira contou um episódio vivido num restaurante com a filha e acabou por admitir algo com que muitos pais se identificaram

Sismo. Crédito: Foto DR
Algarve

Sismo sentido no Algarve este domingo: abalo ocorreu ao largo do Cabo de São Vicente

17:00 28 Junho, 2026 16:48 28 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O sismo de magnitude 4,1 foi registado este domingo ao largo do Algarve e sentido em Lagos e Portimão

Viatura do INEM.
Algarve

Turista francês morre nesta praia de Albufeira depois de entrar em dificuldades na água

17:20 28 Junho, 2026 16:53 28 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O homem de 66 anos, de nacionalidade francesa, morreu na praia de São Rafael, em Albufeira, depois de ter entrado em dificuldade na água

Praia dos Cavacos. Crédito: Visit Olhão
Algarve, Vida & Lazer

Esta praia no Algarve é um refúgio discreto da Ria Formosa onde o silêncio só é interrompido pelo comboio

18:00 27 Junho, 2026 15:09 27 Junho, 2026 | João Luís

Na Ria Formosa, esta praia combina águas calmas, salinas, aves e ambiente piscatório num recanto discreto do Algarve

Algarve, Cultura

Silves celebra o verão com música e gastronomia no Castelo ao pôr do sol

08:00 28 Junho, 2026 06:47 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Sunset Secrets regressam ao Castelo de Silves entre 2 e 30 de julho, com música ao vivo, gastronomia e animação ao pôr do sol

Martelo de juíz.
Nacional

“Tem sido um inferno”: mais de 1.200 estrangeiros formalizam queixa contra o Estado por causa da nova Lei da Nacionalidade

16:40 28 Junho, 2026 12:25 26 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Mais de 1.200 estrangeiros avançaram com uma queixa formal contra o Estado português devido às alterações na Lei da Nacionalidade

João Espada.
Nacional

“O João foi seduzido”: jovem que fingia estar em Lisboa enquanto estava na Tailândia continua desaparecido e a mãe tem poucas pistas

15:50 26 Junho, 2026 10:53 26 Junho, 2026 | Miguel Frazão

João Espada tem 20 anos e está desaparecido há mais de um mês: a família descobriu que levava uma vida paralela

Avião da Iberia.
Vida & Lazer

Iberia faz mudanças e assume nova designação para a bagagem de mão

15:30 28 Junho, 2026 15:54 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Companhia aérea espanhola Iberia alterou a designação da bagagem de mão sem mexer nas regras de peso ou dimensões

Idosas com calor.
Tempo

Calor está a ganhar força em Portugal e há sete distritos que já estão sob alerta: conheça as regiões onde o calor vai apertar primeiro

12:30 28 Junho, 2026 12:03 28 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Sete distritos entram sob aviso devido ao calor persistente. A subida das temperaturas já tem data marcada e pode durar dias

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Pensionistas recebem mês extra no verão, mas a data não é igual para todos: saiba quando entra o dinheiro na carteira

20:42 25 Junho, 2026 20:00 25 Junho, 2026 | João Luís

Há um pagamento reforçado a caminho para muitos pensionistas, mas o calendário pode variar conforme a entidade que paga a pensão

Opinião, Saúde

O impacto do consumo excessivo de álcool na saúde do fígado | Por Luís Bagulho

07:30 28 Junho, 2026 20:38 23 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"A prevenção passa por estilos de vida saudáveis, mas importa sublinhar que, nas fases iniciais, a doença do fígado associada ao álcool pode ser reversível"

Hospedeira de bordo. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

“Nunca é limpa”: hospedeira de bordo revela onde nunca se deve encostar quando viaja de avião

19:30 27 Junho, 2026 15:28 27 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma antiga hospedeira de bordo deixou um alerta sobre um gesto comum durante as viagens de avião

Rua pintada com as cores da bandeira de Portugal em Sines.
Nacional, Vida & Lazer

Dois irmãos pintaram uma rua de 65 metros no Alentejo para apoiar Portugal no Mundial e os vizinhos quiseram ajudar

11:14 24 Junho, 2026 11:14 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Em Sines, dois irmãos transformaram uma rua inteira num símbolo de apoio à Seleção e acabaram por arrastar toda a vizinhança

Filha cuidadora dos pais. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Deixar mais herança ao filho que cuida dos pais: é possível fazê-lo?

13:50 26 Junho, 2026 13:32 26 Junho, 2026 | João Luís

Pais podem deixar mais herança ao filho que cuida deles? Saiba o que a lei portuguesa permite, quais são os limites e como funciona a quota disponível

Vento forte na praia. Crédito: Magnific
Tempo

Vem aí uma nortada: calor regressa a Portugal antes do fim do mês mas vento pode ‘estragar’ a praia nestas regiões

17:00 27 Junho, 2026 15:04 27 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O calor vai regressar gradualmente a Portugal até ao final de junho, sobretudo no interior, onde os termómetros poderão aproximar-se dos 39 ºC

José Castelo Branco.
Nacional

José Castelo Branco foi a julgamento e revelou estar “muito preocupado”: já há data para uma nova sessão

19:40 27 Junho, 2026 14:57 25 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Socialite esteve no arranque do julgamento por violência doméstica contra Betty Grafstein, mas recusou prestar declarações

Últimas Notícias

  • Turista francês morre nesta praia de Albufeira depois de entrar em dificuldades na água
    Turista francês morre nesta praia de Albufeira depois de entrar em dificuldades na água
  • Sismo sentido no Algarve este domingo: abalo ocorreu ao largo do Cabo de São Vicente
    Sismo sentido no Algarve este domingo: abalo ocorreu ao largo do Cabo de São Vicente
  • “Apeteceu-me devolvê-la”: Rita Pereira revela atitude da filha enquanto lhe mudava a fralda num restaurante e pede “desculpa a todos os pais”
    “Apeteceu-me devolvê-la”: Rita Pereira revela atitude da filha enquanto lhe mudava a fralda num restaurante e pede “desculpa a todos os pais”
  • “Tem sido um inferno”: mais de 1.200 estrangeiros formalizam queixa contra o Estado por causa da nova Lei da Nacionalidade
    “Tem sido um inferno”: mais de 1.200 estrangeiros formalizam queixa contra o Estado por causa da nova Lei da Nacionalidade
  • Iberia faz mudanças e assume nova designação para a bagagem de mão
    Iberia faz mudanças e assume nova designação para a bagagem de mão

Opinião

  • O impacto do consumo excessivo de álcool na saúde do fígado | Por Luís Bagulho
    O impacto do consumo excessivo de álcool na saúde do fígado | Por Luís Bagulho
  • Alice no país das (des)maravilhas | Por Anna Kosmider Leal
    Alice no país das (des)maravilhas | Por Anna Kosmider Leal
  • Celebramos hoje o 55º aniversário da criação da Escola de Enfermagem de Faro | Por Filomena Matos
    Celebramos hoje o 55º aniversário da criação da Escola de Enfermagem de Faro | Por Filomena Matos

Europe Direct Algarve

  • Algarve 2030 lança 3 milhões para modernizar áreas empresariais
    Algarve 2030 lança 3 milhões para modernizar áreas empresariais
  • Candidaturas ao Prémio dos Fundos Europeus decorrem até 17 de julho
    Candidaturas ao Prémio dos Fundos Europeus decorrem até 17 de julho
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal