Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto DR
Cultura, Nacional

O atleta mais rico de sempre não é Cristiano Ronaldo, mas era “português”

Cristiano Ronaldo goza de um estatuto distinto entre futebolistas. No passado, um atleta conquistou um património inigualável, mas também era português!

20:48 6 Novembro, 2024 21:22 6 Novembro, 2024 | Francisco Ferreira
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Hoje em dia, cabe ao desporto ser “o ópio do povo”. Podem ser modalidades distintas em diferentes países, mas o desporto desperta paixões. Por isso, muitas atividades desportivas pagam os seus atletas mais brilhantes a peso de ouro. Cristiano Ronaldo é um dos nomes mais ilustres e tornou-se uma marca de impacto global. A quantia que recebe pela mudança para a Arábia Saudita é exorbitante. Uma recompensa pelo trajeto inigualável que percorreu. No entanto, na história, houve um atleta que conseguiu distinguir-se entre os demais de tal forma que se tornou no desportista mais bem pago de sempre. Curiosamente, esse homem também era “português”… O seu nome era Caio Diocles!

Quem foi Caio Diocles?

Ele nasceu há mais de 1900 anos e pouco se sabe da sua vida. Caio Apuleio Diocles nasceu cerca do ano de 104 d.C. em Lamecum, que é o espaço territorial que hoje corresponde a Lamego. Por isso, Caio Diocles era conhecido como o “Lamecus”. Portanto, este atleta era Lusitano. Se nascesse hoje, Caio Diocles seria português.

Atualmente, podemos encontrar uma estátua e azulejos em honra do atleta. A estátua do atleta lusitano encontra-se sobre o fontanário defronte do jardim, conhecido como Jardim do Campo, num espaço que se encontra em frente dos Paços do Município.

Por aqui, também se destaca um painel de azulejos da autoria de Jorge Colaço. Esta obra está presente no centro da cidade e presta homenagem às façanhas deste herói lusitano que demonstrou ser um exímio atleta de corridas em quadrigas nas arenas romanas.

O feito de Caio Diocles

Caio Diocles tornou-se numa celebridade insuperável do Império Romano. Este homem conseguiu arrecadar uma fortuna inacreditável. Embora seja impossível fazer uma conversão rigorosa, estima-se que seja qualquer coisa como 12 mil milhões de euros.

Por isso, ele tornou-se no atleta mais rico do mundo de todos os tempos. Os feitos desta atleta de eleição fizeram com que ele fosse aplaudido e idolatrado por todo o Império Romano.

E o que fazia Caio Diocles quando se tornou no atleta que mais dinheiro ganhou em toda a história? Ele era auriga, um condutor de quadrigas. A quadriga era puxada por quatro cavalos. Portanto, atingia uma velocidade elevada.

Neste desporto, que era uma espécie de rali ou Fórmula 1 do Império Romano, Caio Diocles conseguiu um número elevado de vitórias. O atleta foi reconhecido pelo seu talento e pelas vitórias. O seu nome foi apresentado em diversos documentos, inscrições, mosaicos e pinturas.

Início da carreira

Caio Diócles começou a sua carreira aos 18 anos em Ilerda (atualmente, Lérida, na Catalunha). O condutor de quadrigas apresentou logo um arranque promissor. O percurso prosseguiu no Circo Máximo, em Roma. Esta era a “liga milionária” da época.

Era neste espaço que o maior campeonato deste desporto se realizava. O nome profissional de “Lamecus” foi usado por Caio Diócles por aqui. Ele fê-lo em honra à sua cidade-natal.

As corridas de quadrigas eram o desporto de eleição para os romanos. Como aconteceu com os gladiadores, os atletas eram, frequentemente, escravos ou cidadãos de segunda.

Raramente houve um corredor a ocupar um cargo público ou a apresentar plenos direitos. O lusitano Lamecus não era escravo, nem ocupou qualquer cargo público, mas conseguiu construir uma carreira que o deixou na história do desporto mundial.

Impacto social

Os Imperadores gostavam de oferecer à sua população uma distração singular. Esta oferta dos imperadores visava pacificar as multidões descontentes, garantir uma maior popularidade dos Imperadores junto do seu povo e promover o prestígio do Império Romano.

Havia grandes rituais que eram realizados em conjunto com as provas. Nesse tempo, também era realizada uma procissão sagrada que se dispersava desde as ruas até ao Circo Máximo, num evento que acolhia inúmeras pessoas.

O Circo Máximo era encarado pelo povo como o expoente dos jogos e corridas. Este modelo acabou por ser imitado por todo o Império. Ao longo do evento, este palco foi alvo de diversas ampliações.

O Circo Máximo apresentava 66 mil metros quadrados de arena, num espaço com 3 pisos de bancadas. Estes jogos eram bastante populares, sendo realizados com regularidade. O Circo e também as zonas adjacentes ficavam a abarrotar. No século IV d.C., terá apresentado uma capacidade para acolher 385 mil espetadores.

Os números da sua carreira

Este desporto gozava de grande popularidade entre os romanos. No entanto, geralmente, os corredores não eram vistos como grandes estrelas entre os atletas. Este atleta construiu uma carreira de sucesso, prolongando-a ao ponto de superar os 24 anos de corridas.

Caio Diócles participou em 4257 corridas e conseguiu vencer 1462. Estes números são assombrosos. Nas restantes corridas em que Caio participou, ele ficou maioritariamente em segundo lugar.

Um dos méritos incríveis de Caio Diócles está no facto de ter conseguido uma longevidade notável. Ora, o feito é mais fascinante considerando que as corridas de quadrigas se tratavam de uma atividade perigosa. Eram comuns quedas, em que poderiam surgir atropelamentos por cavalos ou arrastamentos pela arena, o que levava a lesões ou a mortes.

Geralmente, os atletas não chegavam à casa dos 30 anos. Contudo, Caio Diocles conseguiu o feito de manter-se no topo do desporto por mais de duas décadas. Ele reformou-se aos 42 anos.

Após ter chegado ao fim da carreira, ele decidiu ir viver na Itália rural com a família, num contexto calmo e tranquilo, uma realidade bem distinta da do seu desporto.

Comparação

Estima-se que Caio Diocles tenha ganho 35.863.120 sestércios ao longo da sua carreira de 24 anos. Este valor equivale a mais de 12 mil milhões de euros.

Segundo a Forbes, o primeiro bilionário do futebol foi Cristiano Ronaldo. Mas se tivermos em conta que CR7 tornou-se em 2020 no 1º futebolista a acumular mais de mil milhões de dólares desde o início da carreira, podemos concluir que Caio Diocles acumulou uma fortuna bastante mais significativa daquela que CR7 apresenta e que é invejável para a maioria dos mortais.

Na verdade, Caio Diocles supera o dinheiro de Ronaldo e de Lionel Messi juntos e de mais alguns outros ilustres futebolistas… Isto, se também tivermos em conta que na época não havia outras fontes de rendimento, como é comum nos desportistas da atualidade.

Cristiano Ronaldo ganha muito dinheiro com as redes sociais. Hoje em dia, os desportistas têm patrocínios ou direitos de imagem para venderem e aumentarem a sua fortuna.

Ora, Caio Diocles teve os prémios do campeonato como única fonte de rendimento, mas a fortuna do corredor daria para abastecer Roma de cereais durante um ano…

Leia também: Conheça o truque caseiro e barato que promete acabar com a humidade em casa neste inverno

Idoso a receber dinheiro.
Economia Nacional

Segurança Social paga 128,24 euros por mês neste apoio e agora pode tratar de tudo sem sair de casa

07:40 27 Setembro, 2026 11:47 26 Setembro, 2026 | João Luís

Saiba quem pode ter direito a este apoio da Segurança Social e como tratar agora do processo sem sair de casa

Algarve Desporto

Supertaça do Algarve fica em Albufeira após vitória do Imortal DC

07:40 28 Setembro, 2026 07:17 28 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Leandro Pimenta, Rafael Floro e Diogo Cabral marcaram os golos que deram ao Imortal DC a Supertaça do Algarve

Opinião

É tarde para sonhar? | Por Andrea Moura

07:30 28 Setembro, 2026 19:44 26 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Atrevam-se a sonhar, a conhecerem-se cada vez mais e melhor. Arregacem mangas e ponham-se em ação"

Ultrapassagem na estrada.
Auto

Elétricos ou a gasolina? Este estudo analisou milhões de carros e concluiu quais são os mais fiáveis

18:30 24 Setembro, 2026 17:59 24 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Quanto mais o conta-quilómetros sobe, mais evidente se torna uma diferença que poucos esperavam encontrar

Algarve

Nova apreensão de combustível no Algarve leva à detenção de seis pessoas em Albufeira

07:00 28 Setembro, 2026 06:56 28 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Cerca de duas centenas de jerricãs e dois veículos foram apreendidos pela GNR nas imediações da praia do Castelo, em Albufeira

Botija de gás.
Economia Nacional

Há um apoio de 25 euros por botija de gás e foi prolongado: veja se tem direito

11:30 27 Setembro, 2026 11:36 26 Setembro, 2026 | João Luís

Apoio de 25 euros por botija de gás foi prolongado até ao fim de 2026. Saiba quem tem direito, quantas botijas pode apresentar e como pedir

Monchique.
Algarve

“Gosto desta forma segura de viver”: luso-brasileira deixou São Paulo após ser assaltada e encontrou nesta vila algarvia o lugar para recomeçar

09:10 27 Setembro, 2026 13:53 22 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Depois de uma experiência traumática no Brasil, Fernanda Eva mudou-se para Portugal e encontrou em Monchique a tranquilidade que procurava

Café. Crédito: Freepik
Gastronomia Saúde Vida & Lazer

Bebe café à noite e dorme sem problemas? A explicação é esta

16:00 27 Setembro, 2026 15:58 27 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Há pessoas que conseguem tomar café antes de dormir sem qualquer dificuldade. A ciência encontrou uma possível explicação e pode estar nos genes

Homem a abastecer o carro. Crédito: Freepik
Auto

Espere umas horas antes de abastecer: há uma mudança a caminho nas bombas de gasolina

20:00 27 Setembro, 2026 16:02 27 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Os preços dos combustíveis vão voltar a mexer já esta segunda-feira. Quem puder esperar para abastecer poderá encontrar um cenário mais favorável

Opinião

O Sonâmbulo da República | Por José Figueiredo dos Santos

15:06 27 Setembro, 2026 15:06 27 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

"Outra, bem diversa, é encontrar-me, às sete da manhã, num gabinete da Assembleia da República, a destruir papéis de vital importância para o Estado", diz José Figueiredo dos Santos

Pessoa a medir a tensão. Crédito: Freepik
Saúde

Tem a tensão alta? Estes dois alimentos muito comuns podem fazê-la subir ainda mais

15:10 26 Setembro, 2026 22:54 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Dois alimentos muito comuns podem conter grandes quantidades de sódio e contribuir para o aumento da pressão arterial

Carteira digital UE. Crédito: POSTAL AI — imagem gerada por IA
Europe Direct Algarve Nacional

Adeus ao Cartão de Cidadão? Nova carteira digital chega até ao fim de 2026 e isto é o que vai mudar

11:00 27 Setembro, 2026 03:42 26 Setembro, 2026 | João Luís

União Europeia prepara uma nova forma de provar a identidade através do telemóvel, que deverá ficar disponível até ao final de 2026

Humidade nas paredes de casa. Crédito: Freepik
Saúde Vida & Lazer

Adeus à humidade nas paredes: “truque alemão” usa dois produtos que muitos têm em casa e promete acabar com o problema

10:40 26 Setembro, 2026 04:10 26 Setembro, 2026 | João Luís

Tem humidade e bolor nas paredes? “Truque alemão” utiliza dois produtos, mas há um passo essencial para evitar que as manchas regressem

Salinas de Castro Marim.
Algarve

Nesta vila no Algarve há um ‘ouro branco’ que aparece nos dias de maior calor e tem este selo de qualidade

18:10 27 Setembro, 2026 14:18 22 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Entre julho e setembro, uma fina camada de cristais forma-se à superfície das salinas de Castro Marim, onde a produção é feita à mão

Europe Direct Algarve Gastronomia

Confrades de Portugal e quatro países europeus celebram gastronomia em Portimão

11:00 26 Setembro, 2026 09:44 23 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Cidade recebe confrades europeus num encontro que valoriza a gastronomia algarvia, os produtos regionais e o movimento confrádico

Reformado de férias
Economia Europa

Ivo, reformado de 74 anos com pensão de 4.138 euros: “Nunca tive preocupações nem problemas económicos”

18:00 26 Setembro, 2026 23:16 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Aos 74 anos, o reformado neerlandês recebe uma pensão de 4.138 euros e garante nunca ter tido problemas económicos

Idoso a receber dinheiro.
Economia, Nacional

Segurança Social paga 128,24 euros por mês neste apoio e agora pode tratar de tudo sem sair de casa

07:40 27 Setembro, 2026 11:47 26 Setembro, 2026 | João Luís

Saiba quem pode ter direito a este apoio da Segurança Social e como tratar agora do processo sem sair de casa

Algarve, Desporto

Supertaça do Algarve fica em Albufeira após vitória do Imortal DC

07:40 28 Setembro, 2026 07:17 28 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Leandro Pimenta, Rafael Floro e Diogo Cabral marcaram os golos que deram ao Imortal DC a Supertaça do Algarve

Opinião

É tarde para sonhar? | Por Andrea Moura

07:30 28 Setembro, 2026 19:44 26 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Atrevam-se a sonhar, a conhecerem-se cada vez mais e melhor. Arregacem mangas e ponham-se em ação"

Ultrapassagem na estrada.
Auto

Elétricos ou a gasolina? Este estudo analisou milhões de carros e concluiu quais são os mais fiáveis

18:30 24 Setembro, 2026 17:59 24 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Quanto mais o conta-quilómetros sobe, mais evidente se torna uma diferença que poucos esperavam encontrar

Algarve

Nova apreensão de combustível no Algarve leva à detenção de seis pessoas em Albufeira

07:00 28 Setembro, 2026 06:56 28 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Cerca de duas centenas de jerricãs e dois veículos foram apreendidos pela GNR nas imediações da praia do Castelo, em Albufeira

Botija de gás.
Economia, Nacional

Há um apoio de 25 euros por botija de gás e foi prolongado: veja se tem direito

11:30 27 Setembro, 2026 11:36 26 Setembro, 2026 | João Luís

Apoio de 25 euros por botija de gás foi prolongado até ao fim de 2026. Saiba quem tem direito, quantas botijas pode apresentar e como pedir

Monchique.
Algarve

“Gosto desta forma segura de viver”: luso-brasileira deixou São Paulo após ser assaltada e encontrou nesta vila algarvia o lugar para recomeçar

09:10 27 Setembro, 2026 13:53 22 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Depois de uma experiência traumática no Brasil, Fernanda Eva mudou-se para Portugal e encontrou em Monchique a tranquilidade que procurava

Café. Crédito: Freepik
Gastronomia, Saúde, Vida & Lazer

Bebe café à noite e dorme sem problemas? A explicação é esta

16:00 27 Setembro, 2026 15:58 27 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Há pessoas que conseguem tomar café antes de dormir sem qualquer dificuldade. A ciência encontrou uma possível explicação e pode estar nos genes

Homem a abastecer o carro. Crédito: Freepik
Auto

Espere umas horas antes de abastecer: há uma mudança a caminho nas bombas de gasolina

20:00 27 Setembro, 2026 16:02 27 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Os preços dos combustíveis vão voltar a mexer já esta segunda-feira. Quem puder esperar para abastecer poderá encontrar um cenário mais favorável

Opinião

O Sonâmbulo da República | Por José Figueiredo dos Santos

15:06 27 Setembro, 2026 15:06 27 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

"Outra, bem diversa, é encontrar-me, às sete da manhã, num gabinete da Assembleia da República, a destruir papéis de vital importância para o Estado", diz José Figueiredo dos Santos

Pessoa a medir a tensão. Crédito: Freepik
Saúde

Tem a tensão alta? Estes dois alimentos muito comuns podem fazê-la subir ainda mais

15:10 26 Setembro, 2026 22:54 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Dois alimentos muito comuns podem conter grandes quantidades de sódio e contribuir para o aumento da pressão arterial

Carteira digital UE. Crédito: POSTAL AI — imagem gerada por IA
Europe Direct Algarve, Nacional

Adeus ao Cartão de Cidadão? Nova carteira digital chega até ao fim de 2026 e isto é o que vai mudar

11:00 27 Setembro, 2026 03:42 26 Setembro, 2026 | João Luís

União Europeia prepara uma nova forma de provar a identidade através do telemóvel, que deverá ficar disponível até ao final de 2026

Humidade nas paredes de casa. Crédito: Freepik
Saúde, Vida & Lazer

Adeus à humidade nas paredes: “truque alemão” usa dois produtos que muitos têm em casa e promete acabar com o problema

10:40 26 Setembro, 2026 04:10 26 Setembro, 2026 | João Luís

Tem humidade e bolor nas paredes? “Truque alemão” utiliza dois produtos, mas há um passo essencial para evitar que as manchas regressem

Salinas de Castro Marim.
Algarve

Nesta vila no Algarve há um ‘ouro branco’ que aparece nos dias de maior calor e tem este selo de qualidade

18:10 27 Setembro, 2026 14:18 22 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Entre julho e setembro, uma fina camada de cristais forma-se à superfície das salinas de Castro Marim, onde a produção é feita à mão

Europe Direct Algarve, Gastronomia

Confrades de Portugal e quatro países europeus celebram gastronomia em Portimão

11:00 26 Setembro, 2026 09:44 23 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Cidade recebe confrades europeus num encontro que valoriza a gastronomia algarvia, os produtos regionais e o movimento confrádico

Reformado de férias
Economia, Europa

Ivo, reformado de 74 anos com pensão de 4.138 euros: “Nunca tive preocupações nem problemas económicos”

18:00 26 Setembro, 2026 23:16 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Aos 74 anos, o reformado neerlandês recebe uma pensão de 4.138 euros e garante nunca ter tido problemas económicos

Últimas Notícias

  • Supertaça do Algarve fica em Albufeira após vitória do Imortal DC
    Supertaça do Algarve fica em Albufeira após vitória do Imortal DC
  • Nova apreensão de combustível no Algarve leva à detenção de seis pessoas em Albufeira
    Nova apreensão de combustível no Algarve leva à detenção de seis pessoas em Albufeira
  • Espere umas horas antes de abastecer: há uma mudança a caminho nas bombas de gasolina
    Espere umas horas antes de abastecer: há uma mudança a caminho nas bombas de gasolina
  • Deixou de receber subsídio de desemprego? Segurança Social pode continuar a pagar-lhe um apoio se cumprir estes requisitos
    Deixou de receber subsídio de desemprego? Segurança Social pode continuar a pagar-lhe um apoio se cumprir estes requisitos
  • Nesta vila no Algarve há um ‘ouro branco’ que aparece nos dias de maior calor e tem este selo de qualidade
    Nesta vila no Algarve há um ‘ouro branco’ que aparece nos dias de maior calor e tem este selo de qualidade

Opinião

  • É tarde para sonhar? | Por Andrea Moura
    É tarde para sonhar? | Por Andrea Moura
  • O Sonâmbulo da República | Por José Figueiredo dos Santos
    O Sonâmbulo da República | Por José Figueiredo dos Santos
  • Dia Mundial do Coração: não perca o ritmo | Por César Lourenço
    Dia Mundial do Coração: não perca o ritmo | Por César Lourenço

Europe Direct Algarve

  • Adeus ao Cartão de Cidadão? Nova carteira digital chega até ao fim de 2026 e isto é o que vai mudar
    Adeus ao Cartão de Cidadão? Nova carteira digital chega até ao fim de 2026 e isto é o que vai mudar
  • Algarve e Huelva unem-se num projeto de 1,47 milhões para turismo náutico no Guadiana
    Algarve e Huelva unem-se num projeto de 1,47 milhões para turismo náutico no Guadiana
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento