Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Foto D.R.
Cultura, Ensino

Nova edição da revista UALGzine é dedicada às “Mulheres UAlg”

Com uma periodicidade anual, este número dá a conhecer o percurso de 25 mulheres, antigas e atuais alunas, funcionárias, investigadoras e docentes, que ajudaram a escrever a história da Universidade do Algarve

16:30 5 Janeiro, 2023 16:35 5 Janeiro, 2023 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A Universidade do Algarve (UAlg) acaba de lançar mais uma edição da revista institucional “UALGzine”. Com uma periodicidade anual, este número, dedicado às “Mulheres UAlg”, dá a conhecer o percurso de 25 mulheres, antigas e atuais alunas, funcionárias, investigadoras e docentes, que ajudaram a escrever a história da Universidade do Algarve.

“Muito se fala do papel da mulher na sociedade. A verdade é que a mulher sempre desempenhou diversos papeis em simultâneo, tendo como cenário realidades diferentes, de acordo com a religião, a etnia, a cor, a localização geográfica, caprichos individuais ou outras realidades distintas”, afirma a Universidade do Algarve em comunicado.

Esta edição número 15 dá a conhecer os rostos de algumas mulheres UAlg, que falam das suas “histórias”, dos desafios da mulher na sociedade atual, das referências que marcaram as suas vidas e dos seus percursos na Universidade do Algarve. Nelas estão representadas todas as outras mulheres que ajudaram a escrever a história da UAlg e a tornaram em “Uma Universidade que marca”!

À semelhança das edições anteriores, destina-se “a um público-alvo diversificado, mantendo uma abordagem generalista e de fácil compreensão, recorrendo ao formato storytelling, mas sempre com o objetivo promover e divulgar a Academia”.

Tal como refere a vice-reitora para a Qualidade, Planeamento e Formação, Ana de Freitas, no seu editorial, “no ano em que publicou o Plano Inclusivo de Igualdade de Género, a UAlg dedica um número da ‘UALGzine’ às mulheres da academia, que tal como as entrevistadas afirmam, vestem a camisola e se dedicam de corpo e alma ao desenvolvimento da missão da Universidade, acreditando que esta, através de todos e logo também delas, contribui para um mundo mais justo, inclusivo e igualitário, e, portanto, melhor”.

No final de 2021, 72% dos recursos humanos afetos aos serviços da Universidade eram mulheres, 64% investigadoras e 52% eram docentes (Balanço Social da Universidade do Algarve, 2021).

As mulheres, refere Ana de Freitas, “estão bem representadas em todos os setores de atividade da UAlg, em maior número nos tradicionalmente associados ao universo feminino, mas também nos que são mais ligados ao universo masculino”. Na sua opinião, “esta representatividade manifesta-se em quantidade, mas sobretudo em qualidade, que é também confirmada pelo número de mulheres que no final de 2021 assumiam cargos dirigentes dos Serviços (60%), das Unidades Orgânicas e da Reitoria (50%)”.

No que concerne aos estudantes da UAlg, explica ainda no Editorial, também são, maioritariamente, do género feminino, correspondendo a 55% do número total de inscritos em 2021/22 (DGEEC), encontrando-se apenas em minoria nos Cursos Técnicos Superiores Profissionais (30% do total de inscritos). 

Sendo certo que ainda muito falta fazer para uma sociedade mais inclusiva, igualitária e justa, prossegue a vice-reitora, “dos testemunhos recolhidos é percetível que a Universidade tem realizado um bom trabalho e que as mulheres da academia se sentem totalmente integradas e não discriminadas, em função do género, na Instituição”.

Pode ler a revista UALGzine (PDF) aqui

Veja as edições anteriores da UALGzine aqui

Sobre a Universidade do Algarve

Com 43 anos de existência, aparece pela quinta vez no ranking do Times Higher Education (THE) Young University Rankings 2022, que analisa o desempenho de instituições de ensino superior criadas há 50 anos ou menos, destacando-se no indicador que avalia a projeção internacional. Este ano volta a integrar a lista das melhores do mundo no Shanghai Ranking’s Global Ranking of Academic Subjects 2022, destacando-se novamente na área de Hospitality & Tourism Management, entre os lugares 76-100, seguindo-se a área de Oceanography, entre os lugares 151-200.

Também integra pela terceira vez o Times Higher Education Impact Rankings, que avalia a nível global o desempenho e contributo das universidades para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas. A UAlg ficou posicionada na posição 201-300 na classificação geral do THE Impact Rankings, de entre 1406 Instituições de Ensino Superior (IES) de 106 países.

A UAlg oferece cursos de formação inicial e pós-graduada, nas suas diversas áreas de formação: Artes, Comunicação e Património; Ciências Sociais e da Educação; Ciências e Tecnologias da Saúde; Ciências Exatas e Naturais; Economia, Gestão e Turismo; Engenharias e Tecnologias.

A sua localização privilegiada junto ao Aeroporto Internacional de Faro e o grande número de novas rotas aéreas de ligação às principais cidades portuguesas (Porto e Lisboa) e europeias, bem como as excelentes condições que a UAlg e a região têm para oferecer, fazem com que, cada vez mais, a Academia do Sul do país adquira um estatuto central e internacional.

Casal de reformados triste.
Economia Nacional

Reformados perdem 30.000€ guardados neste banco em 36 minutos: esta foi a resposta da instituição bancária sobre um possível reembolso

11:50 28 Abril, 2026 11:33 28 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Casal português ficou com apenas seis euros na conta após perder 30.000 euros em 36 minutos durante férias no estrangeiro

Algarve

Três homens detidos após perseguição marítima no Algarve em operação contra tráfico de droga

07:00 28 Abril, 2026 07:10 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Perseguição no mar termina com três detidos e apreensão de embarcação suspeita de tráfico ao largo do Algarve

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva em força e trovoadas vão atingir Portugal já a partir desta data e estas serão as regiões afetadas

06:00 28 Abril, 2026 20:37 27 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Instabilidade vai marcar os próximos dias em Portugal, com chuva por vezes forte, trovoadas e vento nestas regiões

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia Europe Direct Algarve

Adeus reforma? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data

06:00 25 Abril, 2026 17:10 25 Abril, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Picada de mosquito. Crédito: Freepik AI
Nacional Saúde

Mosquito transmissor de doenças avança em Portugal: saiba com o que deve ter cuidado e onde já foi identificado

11:40 28 Abril, 2026 10:50 28 Abril, 2026 | João Luís

Um mosquito transmissor de doenças foi detetado em mais concelhos. Saiba que doenças podem estar em causa e o que deve ter em atenção

Algarve Ensino

Para quando Direito no Algarve? | Por Lourenço Pinheiro de Melo

12:00 28 Abril, 2026 11:52 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

"O Algarve necessita de formação jurídica superior, própria para criar um ecossistema autónomo e competitivo"

Mochila debaixo do assento do avião.
Europa Vida & Lazer

Adeus bagagem de mão: esta companhia aérea europeia não é lowcost e agora só deixa viajar com mochila na tarifa mais barata

12:40 28 Abril, 2026 12:02 28 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Tarifa mais barata de uma companhia europeia passou a incluir apenas um objeto pessoal, deixando a bagagem de mão sujeita a pagamento

Trovoada.
Tempo

Vem aí um “festival elétrico” no céu: mau tempo chega neste dia com trovoadas, granizo e ventos fortes e estas serão as regiões mais castigadas

11:00 28 Abril, 2026 10:50 28 Abril, 2026 | João Luís

A instabilidade vai aumentar: veja quando chegam as trovoadas, o granizo e o vento forte e quais as regiões mais expostas

Algarve Cultura Desporto Vídeo

Cineasta de Olhão corre maratona na Noruega para promover documentário sobre o oceano

10:20 28 Abril, 2026 10:30 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Algarvio corre 42 km na maratona de Bergen, na Noruega, e promove documentário sobre proteção dos ecossistemas marinhos

Mulher no banco.
Economia

Fisco vai reembolsar ‘perdas’ no IRS dos últimos anos: saiba quem pode receber

10:00 28 Abril, 2026 09:09 28 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Uma decisão recente está a abrir a porta a reembolsos inesperados no IRS. Há regras, prazos e um detalhe essencial que pode fazer toda a diferença

Agente da GNR verifica documentos de condutor. Crédito: GNR
Auto Nacional

Adeus carta de condução? Condutores que tenham este código na carta podem ficar sem ela se não cumprirem estas regras

11:20 27 Abril, 2026 10:41 27 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Alguns códigos na carta de condução podem não parecer importantes, mas podem fazer diferença em caso de fiscalização ou acidente

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Desporto Economia Nacional

Nem Benfica nem Sporting: bilhetes para este jogo de futebol que vai decorrer neste dia em Portugal custam 2.645€

15:01 28 Abril, 2026 15:01 28 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Jogo entre FC Porto e Alverca tem bilhetes que chegam aos 2.645 euros, numa altura em que o título pode ser decidido antes

Algarve Cultura

Viviane lança “Amor Errante” e revela novo álbum para setembro

14:29 28 Abril, 2026 14:37 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Novo single de Viviane antecipa álbum dedicado a vozes femininas da música portuguesa com edição marcada para setembro

Avião da Ryanair no aeroporto.
Algarve Economia

Faro e Porto perdem voos diretos após decisão da Ryanair em Berlim

17:33 27 Abril, 2026 17:39 27 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Quebra de voos da Ryanair ameaça turismo na época baixa com menos ligações diretas e redução significativa de lugares entre Alemanha e Portugal

Cortes de luz em casa. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Apagão deixou a casa sem eletricidade? O seu carro pode ser a solução em situações de emergência

13:30 28 Abril, 2026 13:11 28 Abril, 2026 | João Luís

Em caso de apagão, há elétricos que podem fornecer energia a equipamentos ou até à casa. Saiba o que precisa para usar esta solução

Casal de idosos a analisar papéis.
Economia Nacional

Atenção ao IMI: há uma mudança este ano que pode confundir contribuintes

13:00 28 Abril, 2026 12:58 28 Abril, 2026 | João Luís

O pagamento do IMI está a chegar e há uma mudança que pode gerar dúvidas. Saiba o que muda este ano e como evitar surpresas

Casal de reformados triste.
Economia, Nacional

Reformados perdem 30.000€ guardados neste banco em 36 minutos: esta foi a resposta da instituição bancária sobre um possível reembolso

11:50 28 Abril, 2026 11:33 28 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Casal português ficou com apenas seis euros na conta após perder 30.000 euros em 36 minutos durante férias no estrangeiro

Algarve

Três homens detidos após perseguição marítima no Algarve em operação contra tráfico de droga

07:00 28 Abril, 2026 07:10 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Perseguição no mar termina com três detidos e apreensão de embarcação suspeita de tráfico ao largo do Algarve

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva em força e trovoadas vão atingir Portugal já a partir desta data e estas serão as regiões afetadas

06:00 28 Abril, 2026 20:37 27 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Instabilidade vai marcar os próximos dias em Portugal, com chuva por vezes forte, trovoadas e vento nestas regiões

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia, Europe Direct Algarve

Adeus reforma? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data

06:00 25 Abril, 2026 17:10 25 Abril, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Picada de mosquito. Crédito: Freepik AI
Nacional, Saúde

Mosquito transmissor de doenças avança em Portugal: saiba com o que deve ter cuidado e onde já foi identificado

11:40 28 Abril, 2026 10:50 28 Abril, 2026 | João Luís

Um mosquito transmissor de doenças foi detetado em mais concelhos. Saiba que doenças podem estar em causa e o que deve ter em atenção

Algarve, Ensino

Para quando Direito no Algarve? | Por Lourenço Pinheiro de Melo

12:00 28 Abril, 2026 11:52 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

"O Algarve necessita de formação jurídica superior, própria para criar um ecossistema autónomo e competitivo"

Mochila debaixo do assento do avião.
Europa, Vida & Lazer

Adeus bagagem de mão: esta companhia aérea europeia não é lowcost e agora só deixa viajar com mochila na tarifa mais barata

12:40 28 Abril, 2026 12:02 28 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Tarifa mais barata de uma companhia europeia passou a incluir apenas um objeto pessoal, deixando a bagagem de mão sujeita a pagamento

Trovoada.
Tempo

Vem aí um “festival elétrico” no céu: mau tempo chega neste dia com trovoadas, granizo e ventos fortes e estas serão as regiões mais castigadas

11:00 28 Abril, 2026 10:50 28 Abril, 2026 | João Luís

A instabilidade vai aumentar: veja quando chegam as trovoadas, o granizo e o vento forte e quais as regiões mais expostas

Algarve, Cultura, Desporto, Vídeo

Cineasta de Olhão corre maratona na Noruega para promover documentário sobre o oceano

10:20 28 Abril, 2026 10:30 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Algarvio corre 42 km na maratona de Bergen, na Noruega, e promove documentário sobre proteção dos ecossistemas marinhos

Mulher no banco.
Economia

Fisco vai reembolsar ‘perdas’ no IRS dos últimos anos: saiba quem pode receber

10:00 28 Abril, 2026 09:09 28 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Uma decisão recente está a abrir a porta a reembolsos inesperados no IRS. Há regras, prazos e um detalhe essencial que pode fazer toda a diferença

Agente da GNR verifica documentos de condutor. Crédito: GNR
Auto, Nacional

Adeus carta de condução? Condutores que tenham este código na carta podem ficar sem ela se não cumprirem estas regras

11:20 27 Abril, 2026 10:41 27 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Alguns códigos na carta de condução podem não parecer importantes, mas podem fazer diferença em caso de fiscalização ou acidente

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Desporto, Economia, Nacional

Nem Benfica nem Sporting: bilhetes para este jogo de futebol que vai decorrer neste dia em Portugal custam 2.645€

15:01 28 Abril, 2026 15:01 28 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Jogo entre FC Porto e Alverca tem bilhetes que chegam aos 2.645 euros, numa altura em que o título pode ser decidido antes

Algarve, Cultura

Viviane lança “Amor Errante” e revela novo álbum para setembro

14:29 28 Abril, 2026 14:37 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Novo single de Viviane antecipa álbum dedicado a vozes femininas da música portuguesa com edição marcada para setembro

Avião da Ryanair no aeroporto.
Algarve, Economia

Faro e Porto perdem voos diretos após decisão da Ryanair em Berlim

17:33 27 Abril, 2026 17:39 27 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Quebra de voos da Ryanair ameaça turismo na época baixa com menos ligações diretas e redução significativa de lugares entre Alemanha e Portugal

Cortes de luz em casa. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Apagão deixou a casa sem eletricidade? O seu carro pode ser a solução em situações de emergência

13:30 28 Abril, 2026 13:11 28 Abril, 2026 | João Luís

Em caso de apagão, há elétricos que podem fornecer energia a equipamentos ou até à casa. Saiba o que precisa para usar esta solução

Casal de idosos a analisar papéis.
Economia, Nacional

Atenção ao IMI: há uma mudança este ano que pode confundir contribuintes

13:00 28 Abril, 2026 12:58 28 Abril, 2026 | João Luís

O pagamento do IMI está a chegar e há uma mudança que pode gerar dúvidas. Saiba o que muda este ano e como evitar surpresas

Últimas Notícias

  • Festa do Caracol anima a Fuzeta com música e tradição
    Festa do Caracol anima a Fuzeta com música e tradição
  • Nem Benfica nem Sporting: bilhetes para este jogo de futebol que vai decorrer neste dia em Portugal custam 2.645€
    Nem Benfica nem Sporting: bilhetes para este jogo de futebol que vai decorrer neste dia em Portugal custam 2.645€
  • Viviane lança “Amor Errante” e revela novo álbum para setembro
    Viviane lança “Amor Errante” e revela novo álbum para setembro
  • Apagão deixou a casa sem eletricidade? O seu carro pode ser a solução em situações de emergência
    Apagão deixou a casa sem eletricidade? O seu carro pode ser a solução em situações de emergência
  • Atenção ao IMI: há uma mudança este ano que pode confundir contribuintes
    Atenção ao IMI: há uma mudança este ano que pode confundir contribuintes
  • Cooperação entre Município e UAlg ganha novo impulso em São Brás
    Cooperação entre Município e UAlg ganha novo impulso em São Brás

Opinião

  • A lição húngara para a Europa | Por Sérgio Humberto
    A lição húngara para a Europa | Por Sérgio Humberto
  • A ópera bufa e o abismo | Por Luís Ganhão
    A ópera bufa e o abismo | Por Luís Ganhão
  • Impermanência. Flexibilidade. Acreditar | Por Andrea Moura
    Impermanência. Flexibilidade. Acreditar | Por Andrea Moura
  • Peregrinação em segurança | Por Mafalda Lopes
    Peregrinação em segurança | Por Mafalda Lopes
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Europa está a preparar novo tratamento ‘revolucionário’ para esta doença que afeta milhões de pessoas acima desta idade
    Europa está a preparar novo tratamento ‘revolucionário’ para esta doença que afeta milhões de pessoas acima desta idade
  • A lição húngara para a Europa | Por Sérgio Humberto
    A lição húngara para a Europa | Por Sérgio Humberto
  • O ano de 2026 trouxe novas regras ao volante: conheça as mudanças na carta de condução já em vigor na União Europeia
    O ano de 2026 trouxe novas regras ao volante: conheça as mudanças na carta de condução já em vigor na União Europeia
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal