Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Cultura

NEMO’22: Há novos desafios para os museus europeus e foram debatidos em Loulé

Vem aí a criação do Quarteirão Cultural que “vai juntar a história do território à história do homem”

13:21 15 Outubro, 2022 13:22 15 Outubro, 2022 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Entre 9 e 11 de outubro, Loulé acolheu a reunião internacional da NEMO – Network of European Museums Organizations, a associação independente de museus que agrega 40 países. Durante estes dias, 200 pessoas vindas de vários pontos da Europa e do mundo, ligadas a organizações do setor, entre as quais 50 representantes de instituições portuguesas, participaram num encontro internacional e tiveram a oportunidade de debater e refletir sobre os temas do presente e futuro dos museus, explorando também o território de Loulé e a oferta museológica do concelho.

“A inovação começa a partir de dentro: Museus resilientes em tempos de disrupção” foi o tema geral lançado nesta edição e que inspirou oradores dos Estados Unidos, Holanda, Bélgica, Itália, Alemanha, Áustria, Noruega, Espanha, Suíça, Finlândia, Dinamarca, Portugal e Ucrânia a partilharam aquela que é a sua experiência, num intercâmbio de ideias

A inovação tecnológica, a crise energética e os problemas associados às alterações climáticas ou as mudanças sociais que se perspetivam numa Europa em Guerra estiveram no centro da discussão e são, no fundo, os principais desafios que os museus enfrentam. Foi precisamente desta osmose que o consultor norte-americano Michael Peter Edson falou na sua apresentação, uma nova realidade que marca o quotidiano dos museus, mas em que o caminho destas instituições requer um equilíbrio entre as inovações tecnológicas, a cultura e a mudança social global.

Algumas das mais emblemáticas organizações da Europa marcaram presença neste evento para partilhar as boas práticas que promovem, tornando-as exemplos a seguir, como é o caso da National Gallery of Denmark, através da voz de Merete Sanderhoff, ou o icónico Oodi Helsinki Central Library, da Finlândia, que teve numa apresentação por parte de Kari Lämsä, dedicada à divulgação do trabalho realizado naquela que é a Biblioteca Pública Central de Helsínquia.

Falou-se também de crise, desde logo com impacto da pandemia e do lockdown que obrigou ao encerramento dos museus e à necessidade de apostar no digital e alternativas criativas, como foi o caso do Museu de Lisboa, ou a inevitável e atual temática da Guerra da Ucrânia e de que forma as autoridades deste país estão a lidar com a preservação do seu património cultural num território que está a ser dizimado.

Mas este encontro fez-se também de atividades mais práticas como workshops temáticos e a criação de pequenos grupos que, numa proximidade maior entre os parceiros, permitiram aprofundar as diferentes abordagens e as boas práticas, onde a equipa de Loulé teve a oportunidade de partilhar a sua experiência com os colegas Europeus. Por outro lado, as visitas a alguns espaços museológicos do concelho, com destaque para os Banhos Islâmicos e Casa Senhorial dos Barreto, elemento que é paradigmático do trabalho realizado neste concelho em matéria patrimonial, também fizeram parte do programa e entusiasmaram os participantes.

“Trata-se de um grande encontro dos museus, das organizações de museus, independentemente da sua estrutura, modelo de gestão ou organização, mas a riqueza da NEMO é precisamente essa, a vantagem de reunir representantes de todas as tipologias de organizações de museus em cada país membro”, sublinhou a secretária de Estado da Cultura, Isabel Cordeiro, que se juntou aos conferencistas na cerimónia inaugural.

De acordo com esta responsável, esta constitui “uma oportunidade extraordinariamente importante de discutir os desafios que os museus hoje enfrentam, não só do ponto de vista da sua organização mas sobretudo da maneira como se relacionam com as audiências e como vão ao encontro de públicos cada vez mais exigentes, sem deixar de manter a essência daquilo que são enquanto instituição museológica”.

Depois de ter passado por Lisboa em 2000, numa altura em que esta era uma organização “ainda muito jovem” (nasceu em 1992), a presença da NEMO no Algarve, e em Loulé, vem premiar a proatividade da região nesta matéria: “O Algarve tem sido um exemplo e está absolutamente de parabéns pelo trabalho que tem feito e sobretudo pela visão que tem tido. Quando é bem cuidado o património cultural é efetivamente uma âncora para promover um turismo de qualidade, a criação de hábitos culturais e, sobretudo, uma responsabilidade, uma consciência por parte da comunidade de como é importante valorizar e preservar o património das suas terras. Isso é muito visível em muitas cidades do Algarve e em Loulé em particular” sublinhou Isabel Cordeiro.

David Vuillaume, responsável da NEMO, falou da importância das redes na partilha de conhecimentos. “Aqui em Loulé somos a comunidade dos profissionais dos museus que estão a pensar a uma escala europeia e isso é de sublinhar. Vamos discutir em conjunto e explorar como é que os museus se podem tornar mais inovadores e mais flexíveis num mundo em rápida transformação. A pandemia não só mudou a maneira como vivemos, mas lançou desafios ao setor dos museus de forma a adaptar-se ao que aí vem. Temos que pensar fora da caixa e temos que admitir os erros e falhanços como uma oportunidade”, destacou o parceiro alemão.

Por seu turno, o vereador David Pimentel, em representação da Autarquia de Loulé, lançou aos participantes o desafio de conhecerem o território concelhio: “Para nós é também uma experiência fabulosa vos ter aqui e mostrar o que Loulé tem para oferecer. Um concelho cheio de tradições, com um passado, uma história, uma cultura”.

Numa alusão ao distanciamento provocado pelo período pandémico, sublinhou a importância das relações interpessoais neste tipo de fóruns: “Podemos digitalizar muita coisa na vida, mas não a experiência de falar olhos nos olhos, e coração para coração. Em tempos de disrupção as melhores soluções vêm de nos conectarmos e trocarmos experiências”, ressalvou.

Este responsável deixou ainda uma informação importante para os presentes no que respeita ao trabalho de valorização patrimonial do Município: a criação do Quarteirão Cultural que “vai juntar a história do território à história do homem”.

Camionista com dificuldades ao andar. Crédito: Foto AI
Economia Europa Nacional

Paulo trabalhou 17 anos como camionista mas foi obrigado a aceitar a reforma aos 47: “Foi como se me tivessem tirado o chão”

16:00 6 Setembro, 2026 15:51 6 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Depois de 17 anos como camionista no Luxemburgo, Paulo teve de deixar de trabalhar e passou a receber uma pensão de invalidez aos 47 anos

Algarve Cultura Desporto Gastronomia

Feira Vegan do Algarve espera servir cinco mil refeições em três dias

09:00 6 Setembro, 2026 11:18 3 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Parque Municipal de Loulé recebe mais de 100 expositores numa feira que cruza gastronomia vegetal, cultura e sustentabilidade

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí ‘montes’ de chuva: anticiclone pode perder influência e dar lugar a chuva intensa nestas datas

15:00 6 Setembro, 2026 22:37 5 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Previsão alargada da Luso Meteo identifica possíveis episódios de chuva intensa para este período do mês de setembro

Mesa do restaurante Vela 2, em Tavira.
Algarve

“Ao meio-dia já costuma haver fila”: casal descobre este restaurante no Algarve onde se come peixe grelhado “sem limite” por 14€

17:50 4 Setembro, 2026 14:36 4 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Casal foi conhecer um restaurante no Algarve onde o peixe grelhado chega à mesa sem limite por 14 euros: há robalo, dourada, sardinha e choco

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva ‘a potes’, trovoada e poeiras: mau tempo neste dia vem acompanhado de descida das temperaturas nestas regiões

10:20 6 Setembro, 2026 12:50 6 Setembro, 2026 | João Luís

IPMA prevê uma descida das temperaturas, para além de chuva forte, trovoada e poeiras em suspensão a marcar o estado do tempo em Portugal

Operação stop. Crédito: DR
Auto Nacional

Já ouviu falar do sinal de trânsito H42? Saiba o que significa e evite ser multado

11:30 6 Setembro, 2026 01:40 6 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Importa conhecer todos os sinais de trânsito, como o H42, para conseguir cumprir as regras de forma eficiente

Nacional

Ramos da árvore do vizinho entram no seu terreno? Lei permite cortá-los, mas só com uma condição

18:30 4 Setembro, 2026 13:57 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A lei portuguesa prevê o que pode fazer quando ramos ou raízes da propriedade vizinha entram no seu terreno, mas existe um procedimento que deve cumprir

Economia Europa Europe Direct Algarve Opinião Política

A Europa regula, Portugal complica e o mundo avança | Editorial de Henrique Dias Freire

19:13 6 Setembro, 2026 19:13 6 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

A pergunta não é apenas se a Europa conseguirá publicar o próximo regulamento. É se conseguirá fabricar o próximo automóvel e conservar os empregos que pagam a vida de quem cá está

Cidade velha, Faro, Algarve.
Algarve Vida & Lazer

Há uma cidade do Algarve que está entre as melhores de Portugal para explorar a pé

09:30 6 Setembro, 2026 23:51 5 Setembro, 2026 | João Luís

Esta cidade do Algarve conseguiu entrar entre as dez melhores do país para quem gosta de descobrir os destinos a pé

Bananas no supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia Saúde Vida & Lazer

Aviso de especialista: não compre bananas no supermercado se estiverem assim e estas são as várias razões

19:00 6 Setembro, 2026 18:54 6 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

A cor, a textura e até a haste podem revelar muito sobre a qualidade das bananas. Saiba quais os sinais que deve verificar antes de comprar

Homem a lavar os pés na praia.
Algarve

Banhista diz ter encontrado lava-pés pagos nesta praia do Algarve e questiona a prática: saiba o que diz a lei

19:20 6 Setembro, 2026 16:07 4 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Um banhista relatou ter encontrado lava-pés pagos nesta praia do Algarve, mas a lei é clara quanto a esta prática

Casa ocupada ilegalmente. Crédito: Freepik AI
Europa

Família recuperou casa ocupada ilegalmente e foi obrigada a sair pela polícia: autoridades devolveram imóvel aos ‘okupas’

16:10 4 Setembro, 2026 02:11 4 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Problemas com os 'okupas' em Espanha continuam, com a lei, muitas das vezes, a proteger mais os ocupantes ilegais de casas do que os legítimos proprietários

Ambulância dos bombeiros. Crédito: Lusa
Vida & Lazer

Bombeiros alertam: não deixe estes 3 eletrodomésticos ligados enquanto dorme

14:30 2 Setembro, 2026 23:20 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Colocar determinadas máquinas a trabalhar antes de ir dormir é um hábito comum, mas os bombeiros explicam por que pode ser mais seguro deixá-las para outra altura

Café num copo de plástico. Crédito: Freepik AI
Saúde Vida & Lazer

Bebe café todas as manhãs? Oncologistas alertam para este ingrediente que muitos acrescentam e aconselham a evitar este hábito

07:50 5 Setembro, 2026 12:07 4 Setembro, 2026 | João Luís

Consome café todas as manhãs? Oncologistas alertam para um produto que muitas pessoas acrescentam diariamente

Lua vermelha. Crédito: Magnific
Vida & Lazer

Taróloga Maria Helena diz o que significa a fase da Lua em que nasceu: veja se corresponde à realidade

18:20 6 Setembro, 2026 16:30 3 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Fase da Lua no momento do nascimento é associada pela taróloga Maria Helena a diferentes traços de personalidade e etapas da vida

Homem reformado. Crédito: Foto AI
Economia Europa

Rafael trocou Maiorca pela Tailândia com uma pensão de cerca de 1.250 euros: “Aqui consigo viver bem”

19:30 4 Setembro, 2026 19:16 4 Setembro, 2026 | João Luís

Reformado espanhol recebe cerca de 1.250 euros de pensão e vive na Tailândia, onde diz pagar 100 euros de renda e conseguir viver melhor

Camionista com dificuldades ao andar. Crédito: Foto AI
Economia, Europa, Nacional

Paulo trabalhou 17 anos como camionista mas foi obrigado a aceitar a reforma aos 47: “Foi como se me tivessem tirado o chão”

16:00 6 Setembro, 2026 15:51 6 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Depois de 17 anos como camionista no Luxemburgo, Paulo teve de deixar de trabalhar e passou a receber uma pensão de invalidez aos 47 anos

Algarve, Cultura, Desporto, Gastronomia

Feira Vegan do Algarve espera servir cinco mil refeições em três dias

09:00 6 Setembro, 2026 11:18 3 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Parque Municipal de Loulé recebe mais de 100 expositores numa feira que cruza gastronomia vegetal, cultura e sustentabilidade

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí ‘montes’ de chuva: anticiclone pode perder influência e dar lugar a chuva intensa nestas datas

15:00 6 Setembro, 2026 22:37 5 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Previsão alargada da Luso Meteo identifica possíveis episódios de chuva intensa para este período do mês de setembro

Mesa do restaurante Vela 2, em Tavira.
Algarve

“Ao meio-dia já costuma haver fila”: casal descobre este restaurante no Algarve onde se come peixe grelhado “sem limite” por 14€

17:50 4 Setembro, 2026 14:36 4 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Casal foi conhecer um restaurante no Algarve onde o peixe grelhado chega à mesa sem limite por 14 euros: há robalo, dourada, sardinha e choco

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva ‘a potes’, trovoada e poeiras: mau tempo neste dia vem acompanhado de descida das temperaturas nestas regiões

10:20 6 Setembro, 2026 12:50 6 Setembro, 2026 | João Luís

IPMA prevê uma descida das temperaturas, para além de chuva forte, trovoada e poeiras em suspensão a marcar o estado do tempo em Portugal

Operação stop. Crédito: DR
Auto, Nacional

Já ouviu falar do sinal de trânsito H42? Saiba o que significa e evite ser multado

11:30 6 Setembro, 2026 01:40 6 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Importa conhecer todos os sinais de trânsito, como o H42, para conseguir cumprir as regras de forma eficiente

Nacional

Ramos da árvore do vizinho entram no seu terreno? Lei permite cortá-los, mas só com uma condição

18:30 4 Setembro, 2026 13:57 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A lei portuguesa prevê o que pode fazer quando ramos ou raízes da propriedade vizinha entram no seu terreno, mas existe um procedimento que deve cumprir

Economia, Europa, Europe Direct Algarve, Opinião, Política

A Europa regula, Portugal complica e o mundo avança | Editorial de Henrique Dias Freire

19:13 6 Setembro, 2026 19:13 6 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

A pergunta não é apenas se a Europa conseguirá publicar o próximo regulamento. É se conseguirá fabricar o próximo automóvel e conservar os empregos que pagam a vida de quem cá está

Cidade velha, Faro, Algarve.
Algarve, Vida & Lazer

Há uma cidade do Algarve que está entre as melhores de Portugal para explorar a pé

09:30 6 Setembro, 2026 23:51 5 Setembro, 2026 | João Luís

Esta cidade do Algarve conseguiu entrar entre as dez melhores do país para quem gosta de descobrir os destinos a pé

Bananas no supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia, Saúde, Vida & Lazer

Aviso de especialista: não compre bananas no supermercado se estiverem assim e estas são as várias razões

19:00 6 Setembro, 2026 18:54 6 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

A cor, a textura e até a haste podem revelar muito sobre a qualidade das bananas. Saiba quais os sinais que deve verificar antes de comprar

Homem a lavar os pés na praia.
Algarve

Banhista diz ter encontrado lava-pés pagos nesta praia do Algarve e questiona a prática: saiba o que diz a lei

19:20 6 Setembro, 2026 16:07 4 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Um banhista relatou ter encontrado lava-pés pagos nesta praia do Algarve, mas a lei é clara quanto a esta prática

Casa ocupada ilegalmente. Crédito: Freepik AI
Europa

Família recuperou casa ocupada ilegalmente e foi obrigada a sair pela polícia: autoridades devolveram imóvel aos ‘okupas’

16:10 4 Setembro, 2026 02:11 4 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Problemas com os 'okupas' em Espanha continuam, com a lei, muitas das vezes, a proteger mais os ocupantes ilegais de casas do que os legítimos proprietários

Ambulância dos bombeiros. Crédito: Lusa
Vida & Lazer

Bombeiros alertam: não deixe estes 3 eletrodomésticos ligados enquanto dorme

14:30 2 Setembro, 2026 23:20 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Colocar determinadas máquinas a trabalhar antes de ir dormir é um hábito comum, mas os bombeiros explicam por que pode ser mais seguro deixá-las para outra altura

Café num copo de plástico. Crédito: Freepik AI
Saúde, Vida & Lazer

Bebe café todas as manhãs? Oncologistas alertam para este ingrediente que muitos acrescentam e aconselham a evitar este hábito

07:50 5 Setembro, 2026 12:07 4 Setembro, 2026 | João Luís

Consome café todas as manhãs? Oncologistas alertam para um produto que muitas pessoas acrescentam diariamente

Lua vermelha. Crédito: Magnific
Vida & Lazer

Taróloga Maria Helena diz o que significa a fase da Lua em que nasceu: veja se corresponde à realidade

18:20 6 Setembro, 2026 16:30 3 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Fase da Lua no momento do nascimento é associada pela taróloga Maria Helena a diferentes traços de personalidade e etapas da vida

Homem reformado. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

Rafael trocou Maiorca pela Tailândia com uma pensão de cerca de 1.250 euros: “Aqui consigo viver bem”

19:30 4 Setembro, 2026 19:16 4 Setembro, 2026 | João Luís

Reformado espanhol recebe cerca de 1.250 euros de pensão e vive na Tailândia, onde diz pagar 100 euros de renda e conseguir viver melhor

Últimas Notícias

  • Banhista diz ter encontrado lava-pés pagos nesta praia do Algarve e questiona a prática: saiba o que diz a lei
    Banhista diz ter encontrado lava-pés pagos nesta praia do Algarve e questiona a prática: saiba o que diz a lei
  • Aviso de especialista: não compre bananas no supermercado se estiverem assim e estas são as várias razões
    Aviso de especialista: não compre bananas no supermercado se estiverem assim e estas são as várias razões
  • Taróloga Maria Helena diz o que significa a fase da Lua em que nasceu: veja se corresponde à realidade
    Taróloga Maria Helena diz o que significa a fase da Lua em que nasceu: veja se corresponde à realidade
  • O seu automóvel atingiu os 100.000 km? Especialistas avisam que é isto que tem de fazer para evitar problemas futuros
    O seu automóvel atingiu os 100.000 km? Especialistas avisam que é isto que tem de fazer para evitar problemas futuros
  • Burlas no WhatsApp estão cada vez mais ‘impossíveis’ de detetar: saiba reconhecer os sinais e proteger-se
    Burlas no WhatsApp estão cada vez mais ‘impossíveis’ de detetar: saiba reconhecer os sinais e proteger-se

Opinião

  • A Europa regula, Portugal complica e o mundo avança | Editorial de Henrique Dias Freire
    A Europa regula, Portugal complica e o mundo avança | Editorial de Henrique Dias Freire
  • O País Melhor | Por José Figueiredo Santos
    O País Melhor | Por José Figueiredo Santos
  • Enxaqueca, vamos controlar a dor | Por Rita Martins
    Enxaqueca, vamos controlar a dor | Por Rita Martins

Europe Direct Algarve

  • A Europa regula, Portugal complica e o mundo avança | Editorial de Henrique Dias Freire
    A Europa regula, Portugal complica e o mundo avança | Editorial de Henrique Dias Freire
  • Adeus reforma? União Europeia só ‘olha’ a pagamentos de pensões até esta data e novo relatório deixa aviso
    Adeus reforma? União Europeia só ‘olha’ a pagamentos de pensões até esta data e novo relatório deixa aviso
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento