Faro será o ponto de encontro para os entusiastas do património modernista, com a realização da 3.ª edição do The Modernist Weekend, de 8 a 10 de novembro. Este evento visa celebrar e valorizar o legado arquitetónico modernista do Algarve, promovendo visitas, debates e exposições em torno de um estilo que marcou a história da arquitetura no século XX.
O evento, organizado por The Modernist em parceria com a Associação Picada Cultural, conta com o apoio do Município de Faro e da secção regional do Algarve da Ordem dos Arquitectos. A programação diversificada inclui visitas guiadas a edifícios privados, tours temáticos, conferências e uma exposição coletiva, a “in bloom”, patente na Fábrica da Cerveja até 1 de Dezembro. A iniciativa procura mobilizar residentes, arquitetos, investigadores e agentes culturais, sensibilizando para a preservação de um património artístico único.
Um interesse em crescimento pelo património modernista
Em 2023, o evento registou a participação de 450 pessoas, grande parte delas estrangeiras, com destaque para visitantes do Reino Unido, França, Alemanha e Estados Unidos da América. Contudo, há uma crescente consciencialização por parte da comunidade local e dos proprietários dos imóveis modernistas, segundo os fundadores do The Modernist Weekend, Angélique e Christophe de Oliveira. Estes realçam o papel crucial da autarquia e dos agentes culturais no reconhecimento do valor deste legado e no seu potencial turístico.
Residentes no Algarve desde 2018, Angélique e Christophe são proprietários do The Modernist, localizado na Rua Dom Francisco Gomes, em Faro, numa obra de 1977 assinada por Joel Santana. O casal idealizou o evento como forma de mobilizar visitantes e especialistas em torno da arquitetura modernista das décadas de 50, 60 e 70.
Programação atraente e oportunidades de debate
Além das visitas guiadas, que destacam influências da escola Bauhaus e exemplares da Arte Nova, o evento conta com um ciclo de conferências no dia 9 de Novembro, pelas 17h45, onde especialistas debaterão os desafios e oportunidades da preservação do património modernista. Entre os principais pontos de interesse, destaca-se o icónico edifício Tridente, que será visitado sob a orientação de Leanne Cloudsdale, do projecto Concrete Communities. Serão ainda apresentadas as vilas modernistas de Faro, com uma abordagem do arquitecto Victor Hugo Faustino, especialista na obra de Manuel Gomes da Costa.
O fotógrafo Vitor Martins, da ALFA – Associação Livre de Fotógrafos do Algarve, trará a sua experiência para dois workshops intitulados “Art Deco /Modernist Architecture – Photo Tour”, nos dias 8 e 9 de Novembro, focados na arte de fotografar edifícios emblemáticos da capital algarvia.
Inscrições e informações
As atividades estão limitadas a 25 participantes e requerem inscrição prévia. As visitas guiadas custam 10 euros, com duração de 30 a 45 minutos, enquanto os walking tours duram entre 1h30 a 2h, ao custo de 20 euros por pessoa. Os workshops de fotografia custam 15 euros e têm a duração de 1h. O evento culminará com um brunch no restaurante Elementos, na Praia de Faro, a um custo de 15 euros por pessoa.
Para mais informações e inscrições, os interessados podem consultar o website oficial do evento: www.themodernistweekend.com. Esta é uma oportunidade ímpar para explorar e debater o património modernista de Faro, promovendo a sua valorização e preservação para as futuras gerações.
Leia também: É possível descobrir o proprietário de um carro pela matrícula. Saiba como o fazer