A XXI Conferência Internacional do MINOM (Movimento Internacional para uma Nova Museologia) decorreu entre 16 e 23 de fevereiro em Catânia, na Itália.
Trezentas e cinquenta pessoas provenientes de 25 países e 3 continentes – Europa, África e Américas – reuniram-se para debater e mostrar o seu trabalho.
O Museu do Traje de São Brás de Alportel, considerado uma referência em Portugal neste campo da museologia, marcou presença na conferência, tendo sido representado pelo diretor Emanuel Sancho, pela técnica Vânia Mendonça e pelos voluntários José Cabecinha e Cristina Farrajota.
Um dos momentos altos decorreu no bairro de Librino, espaço marginal da cidade de Catânia, onde se considerou que a Museologia Social tem o potencial de transformar a vida precária de muitos dos seus habitantes.
Outro momento importante decorreu no Monastero dei Benedittini di San Nicolò L’Arena, que constitui um polo da Universidade de Catânia e constitui Património Universal da Humanidade, onde durante dois dias decorreu a XXI Conferência Internacional do MINOM.
Os participantes tiveram a oportunidade de assistir a intervenções marcantes e debates polémicos que refletem as preocupações atuais do mundo em que vivemos.
Distribuídos por oito espaços da Universidade de Catânia, dezenas de museus deram a conhecer as suas experiência particulares, tendo contado com a participação do Museu de São Brás de Alportel através das comunicações de Emanuel Sancho e Vânia Mendonça.
Leia também: Concerto pela Banda da Armada marca a reabertura do São Brás Cineteatro Jaime Pinto