No âmbito do Programa de Responsabilidade Social Corporativa, a MultiOpticas irá assinalar o Dia Mundial da Literacia, o qual se celebra esta quinta-feira, dia 08 de setembro, com uma ação desenvolvida em conjunto com a Câmara Municipal de Silves que visa enaltecer a importância da alfabetização e de “Ver bem para aprender melhor”, manifestando a sua preocupação em continuar a melhorar e a cuidar da saúde visual dos Portugueses”.
O evento irá realizar-se no dia 12 de setembro, entre as 10h00 e as 17h00, nas Piscinas Municipais de Silves, onde a marca irá realizar rastreios visuais e doará óculos graduados à população local referenciada pelo município de Silves.
O interior da região do Algarve é ainda uma área onde a taxa de analfabetismo persiste, não só na população mais idosa, mas também em idades mais jovens. No caso específico do concelho de Silves a taxa total de analfabetismo é de 6,86% (de acordo com os Census 2011), sendo mais elevada entre a população do sexo feminino (7,55%) e menor entre a população do sexo masculino (6,17%). No entanto, a verdade é que estes números continuam muito elevados e há ainda um longo caminho a percorrer para reverter esta situação.
Face a esta realidade, a MultiOpticas decidiu escolher esta região de Portugal para celebrar o Dia Mundial da Literacia, envolvendo a Câmara Municipal de Silves, a comunidade local, as famílias mais carenciadas e as crianças e jovens referenciados pelo CPCJ.
Para ajudar também a reduzir a iliteracia digital, irão ser oferecidos 4 computadores à Câmara de Silves, equipamento reutilizado segundo a Política de Sustentabilidade da MultiOpticas.
Para Ana Portugal, Head of CSR da MultiOpticas, “Todos conhecem o Algarve pelo turismo, as suas belas praias e o clima, sendo considerado como um dos melhores destinos de férias, que aliás bateu este ano todos os recordes de ocupação (turismo nacional e internacional). No entanto, o interior do Algarve tem uma beleza única que muitos desconhecem e onde reside uma população que também necessita que olhem por ela. Por isso, a MultiOpticas decidiu olhar com um carinho especial para esta região e contemplar este ano o concelho de Silves com esta ação mista na área da saúde e da educação, visando sempre continuar a cuidar da saúde visual de todos os Portugueses”.
Para Rosa Palma, Presidente da Câmara Municipal de Silves, “esta é uma atividade que pretende apoiar as famílias com carências económicas na melhoria da saúde visual mas também as gerações mais avançadas no combate à iliteracia. A cedência de quatro computadores dotará os utilizadores da rede de Polos de Educação ao longo da Vida de equipamentos que promovem o desenvolvimento de competências informáticas, indo ao encontro de outros Projetos dinamizados pelo Município como é o caso do “Desafios da Escrita”, ou a formação “Segurança na Net”, os quais constituem breves testemunhos de um vasto leque de atividades que Silves oferece à comunidade mais experiente na vida.”
A MultiOpticas continua a promover várias iniciativas no âmbito da sua estratégia de Responsabilidade Social Corporativa e há 3 anos que abraça a causa do combate à iliteracia, tendo iniciando estes projetos em Paranhos (na região do Porto) e no ano passado na localidade de Casteleiro (Sabugal). Estas localidades foram devidamente selecionadas de acordo com a sua taxa de iliteracia, conclui em comunicado.