A mostra fotográfica “Faro-Oeste”, da autoria de Pauliana Valente Pimentel, ficará patente no Centro Cultural de Lagos até ao dia 2 de julho.
Os registos fotográficos, que retratam a vivência das famílias das comunidades ciganas “nas periferias da sociedade”, foram recolhidos durante uma residência efetuada pela artista nas comunidades que vivem nos concelhos de Faro e de Loulé.
“Durante o período da sua residência, a artista praticamente viveu nestas comunidades, tendo criado laços de confiança e relacionamento que lhe [permitiram] recolher imagens, com uma força e intensidade, retratando assim o seu modo de viver, no limbo, mas com dignidade”, refere a sinopse da exposição.
A mostra, adianta a nota, pretende mostrar “o dia-a-dia destas famílias, dando ênfase às suas tradições, com o intuito de combater preconceitos e estereótipos racistas e xenófobos de que são constantemente alvo”.
A exposição que vai ser inaugurada no sábado em Lagos resulta de uma coprodução de Pauliana Valente Pimentel, Teatro das Figuras de Faro e Cine-Teatro Louletano (Loulé), com o apoio da Direção-Geral das Artes e da Câmara de Lagos.