O Mercado Municipal de Faro celebra no dia 1 dezembro, feriado nacional, 70 anos desde que a cidade o acolheu na atual localização.
“O projeto coube ao arquiteto Jorge de Oliveira, grande nome do Modernismo Português, e o de engenharia a Manuel de Almeida Carrapato, que viria mais tarde a ser vereador da Câmara Municipal. Tendo aberto ao público no dia 1.º de Dezembro de 1953, manda a justiça que se assinale a efeméride com empenho e orgulho”, afirma a entidade gestora do mercado.
A equipa da Ambifaro e o Município de Faro convidam “toda a comunidade a participar na comemoração, nessa sexta-feira, a partir das 21:00 horas, na Praça Exterior do Mercado. O ponto alto é o concerto da nova estrela da canção portuguesa, Sara Correia, num espetáculo que será oferecido à cidade pelo Município”.
A ideia é dar força à analogia: por um lado realizar a homenagem à herança dos homens e mulheres que fizeram e fazem a nossa história; por outro, a manifestação clara de um caminho que se trilha rumo ao futuro – que já se expressa categoricamente no atual edifício, construído sobre a base do de antanho. Esse compromisso, de fazer casar passado e futuro, está também patente nos restantes momentos da comemoração.
Pelas 11:00 horas, no interior do Mercado, haverá lugar à inauguração da exposição de cartazes e maquetes alusivas à história do velho edifício de Jorge de Oliveira, resultante de um intensivo trabalho de pesquisa de Marco Lopes, diretor do Museu Municipal de Faro e de Jorge Carrega, reconhecido investigador farense.
Pelas 18:00 horas, em cerimónia reservada a operadores, comunicação social e convidados, será celebrado o passado glorioso da praça, prestando a devida homenagem a figuras-chave que acompanharam a história deste templo do consumo tradicional, que mudou para sempre a conceção e o respeito pelos produtos endógenos algarvios e seus produtores.
Ao mesmo tempo, durante a cerimónia, será apresentada à cidade a nova imagem corporativa e institucional da Ambifaro, entidade gestora do mercado, e de um novo website que promete “melhorar significativamente a experiência dos seus utilizadores, com mais e melhores funcionalidades e uma interação muito mais intuitiva”.
O Mercado Municipal de Faro é, por tudo isto, “muito mais do que um local de comércio que mudou radicalmente os hábitos de consumo dos farenses e o próprio desenvolvimento urbano da capital algarvia”, afirma a Ambifaro, convidando a “cidade a envolver-se connosco na celebração dos seus 70 anos”.
Leia também: Mercado Municipal de Faro disponibiliza wi-fi gratuito de última geração