Maro, a vencedora do Festival da Canção de 2022, vai fazer uma pausa e todos os espetáculos previstos até ao final deste ano serão cancelados. A artista revela que está com um esgotamento e é tempo de abrandar.
O anúncio foi feito pela própria, através das redes sociais, onde explica a decisão. Maro revela que desde o dia em que o avô morreu, há cerca de dois anos, que a vida mudou e, “sem se aperceber”, chegou a um “lugar estranho, sem esperança, sem brilho” do qual não consegue sair, “não importa o que faça ou o quanto se esforce”.
“A primeira vez que vivi o luto foi por volta desta altura do ano, há dois anos. Descobri que o meu avô morreu num domingo de 2020. Toda a minha vida mudou.”
Nestes dois anos a vida mudou e Maro também venceu o Festival da Canção, fez uma digressão pela Europa durante três semanas, foi à Eurovisão e depois esteve um mês em espetáculos e gravações no Brasil, regressou a Portugal para outra digressão e embarcou logo noutra na América do Norte, onde fez 10 espetáculos em 14 dias.
Apesar de garantir que está “incrivelmente grata” por tudo o que aconteceu neste tempo, Maro admite que “recentemente” percebeu que estava com “um esgotamento (burnout)”.
“Ainda não tinha percebido porque é que a vida continuava a ser tão dura. E, recentemente, percebi: afoguei-me em tristeza e nunca parei para a processar, processar a vida em geral. O meu avô partiu e eu não tirei tempo para compreender verdadeiramente. Continuei zangada com a perda, com o mundo e com a vida enquanto ela continuou.”
A partir de sexta-feira e até 7 de novembro, Maro vai fazer uma pausa e a digressão europeia será cancelada, assim como todos os espetáculos previstos até ao final do ano. Porém, a artista deixa uma garantia: “Volto com muita música e notícias emocionantes, se estiverem dispostos a ficar até lá”.
- Texto: SIC Notícias, televisão parceira do POSTAL