Marco Santos vai subir a três palcos algarvios durante este fim de semana. Esta sexta-feira, a partir das 21:30 horas, atuará na Associação Cultural Re-Criativa República 14, em Olhão. Amanhã, será a vez de dar um espetáculo no Salão Nobre do Ginásio Clube de Tavira, no mesmo horário; e no domingo subirá ao placo do Club Farense, pelas 18:00.
Marco Santos celebra já vinte anos de carreira: é compositor, músico multi-instrumentista, tendo a bateria e percussão como o seu instrumento principal. Em outubro lançou o álbum “Evocations” que está a ser apresentado numa digressão por várias salas nacionais.
O disco conta com sete composições autorais e tem cerca de vinte e cinco artistas envolvidos, entre convidados musicais, bailarinos e artistas visuais que criaram os vídeos que acompanham cada tema do disco. “Jazz cinematográfico, música que promove o movimento”, assim o descreve o músico.
Nestes concertos, Marco Santos (composição, bateria e eletrónica) é acompanhado por Carlos Garcia (piano) e Dinis Costa (sintetizadores) com projecção visual dos videos realizados para os sete temas do disco.
Marco Santos já lançou vários álbuns em nome próprio, elogiados pela crítica e pelo público e tem colaborado com vários artistas do panorama nacional e internacional, no âmbito da música, dança e teatro.
A 10 de outubro lançou o álbum “Evocations” pela sua label UartM Records nos formatos digital, CD e Vinil, que está a ser apresentado numa digressão por várias salas nacionais.
“Evocations” conta com 7 composições autorais, gravadas à distância durante a pandemia em 2020 e tem cerca de 25 artistas envolvidos. Neste novo disco, onde Marco Santos gravou piano, voz e electrónica, cada tema conta com a participação especial de um músico convidado: João Frade – acordeão (PT), Diogo Duque – trompete (PT), Martin Sued – bandoneon (AR), Vasilis Stefanopoulos – contrabaixo & eletrónica (GR), Sinan Arat – voice & ney (TUR) e Rose Nocturne – poesia (NL).
Cada música é acompanhada por um videoclipe criado por um artista visual diferente: Ruben de Kemp (NL), Filipe Pereira (PT), Maria Joana Figueiredo (PT), Filipe Correia (PT), Paulo Morais (PT) e Kátia Sá (PT).
“Grace” é o segundo videoclipe de apresentação deste disco e foi criado por Ruben de Kemp, artista visual holandês que colabora, há vários anos, com Marco no Festival United Art Movement.
A composição musical é de Marco Santos, que interpreta o piano, electrónica, kalimba e voz e conta com a participação especial de Vasilis Stefanopoulos no contrabaixo e electrónica.
Músico de renome internacional com base entre a Holanda e a Grécia, onde nasceu, Stefanopoulos tem atuado com inúmeros músicos pelo mundo em projectos na área do Jazz, música improvisada e outros.
“Grace é uma evocação que questiona e chama a atenção à rotina que a vida nos propõe ou impõe neste tempo tão intemporal. O axioma que é este ritmo de um tempo que não para, daí o ostinato do batimento que surge na música que começa e se mantém até ao fim!”, afirma Marco Santos.