O Cineteatro Louletano vai receber já no próximo sábado, a segunda sessão do PARTE Summit – Portugal Art Encounters, um programa que apoia a internacionalização do sistema da Arte Contemporânea em Portugal.
O evento decorre entre as 09:30 e as 18:30. O acesso ao evento é feito através da Bilheteira Online (BOL) do Cineteatro.
“O programa PARTE tem como principais propósitos ampliar a rede de influência do sector artístico e gerar novas oportunidades de trabalho para artistas e agentes locais, tais como exposições, comissões, residências e participações em projetos de relevo internacional”, explica a autarquia louletana em comunicado.
O PARTE apoia também “a capacitação e o investimento neste sector, impulsionando a sua atratividade junto de potenciais mecenas e investidores, nacionais e estrangeiros, e atuando na produção e partilha de conhecimento, essencial à valorização das identidades regionais e da rede de equipamentos culturais existentes no País. O programa tem ainda como objetivo promover a internacionalização de Portugal enquanto destino de referência no circuito da Arte Contemporânea, reforçando a atratividade e competitividade turística do país nos mercados internacionais”.
Nesta primeira edição do evento, são 12 as curadoras e curadores participantes: Abaseh Mirvali, Andrea Lissoni, Bruna Roccasalva, Clara Kim, Daniel Baumann, Hendrik Folkerts, Kasia Redzisz, Neringa Bumblienė, Philippe-Alain Michaud, Sofía Hernández Chong Cuy, Vincenzo de Bellis e Zoé Whitley. Os/as curadores(as) foram convidados pelos anfitriões Vicente Todolí e Isabel Carlos. Este lote de profissionais destaca-se pela vasta experiência curatorial, sobretudo na direção de instituições artísticas de relevo, e viajam para Portugal, alguns pela primeira vez, vindos da Alemanha, Bélgica, Estados Unidos, França, Itália, Lituânia, Países Baixos, Reino Unido, Suécia e Suíça.
Estes são artistas / curadores estrangeiros que se têm destacado no panorama artístico internacional, influenciando os temas, programações e regimes de mobilidade neste sistema. No âmbito do programa, é-lhes dada a conhecer uma seleção criteriosa do que Portugal tem para oferecer em termos de produção artística, acolhimento, património cultural e natural. Existem atividades que conjugam a partilha de conhecimento com artistas e agentes, com o intuito de fomentar o trabalho dos artistas portugueses lá fora.
Por outro lado, as parcerias estabelecidas com a AAVP – Associação de Artistas Visuais em Portugal, a Exhibitio – Associação Lusa de Galeristas, e a AICA Portugal – Associação Internacional de Críticos de Arte, prevêem que estas estruturas apoiem o mapeamento de potenciais participantes para os programas de futuras edições.
O PARTE Summit é uma iniciativa da Flamingo Circuit em parceria com o Turismo de Portugal, e conta com o apoio do Ministério da Cultura / Direção Geral das Artes, no âmbito da dinamização da Rede Portuguesa de Arte Contemporânea (RPAC).
Com uma programação de referência (que pode ser consultada no site e no Facebook do Cineteatro), o CTL está credenciado pela Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses, e integra também a Rede de Teatros com Programação Acessível, proporcionando espetáculos com interpretação de Língua Gestual Portuguesa para S/surdos e outros com Audiodescrição, para pessoas cegas ou com deficiência visual.
O CTL é uma estrutura cultural no domínio das artes performativas da Câmara Municipal de Loulé, e é também um dos promotores da Rede Azul – Rede de Teatros do Algarve e da Rede 5 Sentidos.