O presépio em cortiça habitualmente erguido na aldeia da Cortelha, localizada em plena Serra do Caldeirão, no concelho de Loulé, pode ser visitado até ao dia 6 de janeiro.
Em comunicado, a Associação dos Amigos da Cortelha refere que para a construção do presépio, a população utilizou materiais oriundos da Serra do Caldeirão, sendo a cortiça o elemento fundamental, mas também cana, musgo e pedras da ribeira.
“Depois de largas semanas a apanhar musgo, a procurar os melhores canudos de cortiça, a carregar as pedras da ribeira para a construção do cenário do nascimento de Jesus, a população da Cortelha orgulha-se agora de poder mostrar o seu presépio”, lê-se na nota.
O presépio desta aldeia da freguesia de Salir, pretende “espelhar o contexto global do significado do Natal, desde o caminho a percorrer pelos Reis Magos, até à cabana onde tradicionalmente se atribui o nascimento de Jesus, passando pelo enquadramento do mesmo no meio rural. Será assim possível apreciar várias figuras em tamanho real, nomeadamente os reis magos nos seus camelos, assim como um burro e uma vaca”.
O presépio poderá ser visitado a qualquer hora e irá estar patente no largo da associação até ao dia 06 de janeiro, sendo uma iniciativa da Associação dos Amigos da Cortelha e da população local.