Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Cultura

Loulé: Noites de “Cinema Lençol” voltam a animar a aldeia de Querença

Dobrado e guardado durante um ano, o lençol que deu uma vida especial ao quase extinto cinema itinerante, regressa ao barrocal algarvio de 5 a 27 de agosto, pela mão da Associação Figo Lampo.

15:59 26 Julho, 2022 16:00 26 Julho, 2022
Cristina MendonçaCristina MendonçaJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A segunda edição do Cinema Lençol promete um cartaz empolgante, dedicado à comunidade e à arte. As sessões serão às sextas-feiras do mês de agosto com entrada gratuita pelas 21:00 horas em diferentes locais na aldeia de Querença.

O pontapé de saída será no dia 5 de agosto em plena Escadaria da Fundação Manuel Viegas Guerreiro com o aclamado internacionalmente “O conto do vento”, filme de animação de Cláudio Jordão e Nelson Martins, que nos trás uma fábula com lugar numa aldeia no norte interior, contando a história de uma menina e da sua mãe, e de como vão vivendo no seio de uma sociedade preconceituosa. A curta que arrecadou 23 prémios internacionais foi escolhida para festivais em toda a Europa e Coreia do Sul acabando por integrar um circuito de cinema comercial de qualidade em França, as chamadas “sala de arte e de ensaio” como complemento de longas-metragens.

Fotos D.R.

Ainda no mesmo dia há uma pergunta que se colocará: o que terão em comum uma das mais famosas cineastas dos Anos 50 e um icónico fotógrafo e muralista da atualidade com milhares de seguidores no instagram?

A paixão arrebatadora pelas imagens e pela forma como são criadas, projetadas e partilhadas, mas cada um à sua maneira. Enquanto Agnes Varda explora esta paixão através do cinema e do documentário JR fá-lo através das suas emocionantes instalações fotográficas ao ar livre. “Olhares Lugares” resulta da sinergia de ambas formas de expressão documentando a amizade que se forma durante o processo criativo enquanto atravessam a França Rural.

No dia 12 de agosto o lençol estender-se-á no Largo da Igreja Matriz, abrindo a sessão com a curta metragem premiada “De vez em quando levanto-me e vou à janela” de Paulo Tomé e Eduardo Pinto, seguindo-se o drama biográfico “Camille Claudel 1915” de Bruno Dumont. Corre o inverno de 1915 quando Camille se vê enclausurada num asilo no sul de França pela mão da própria família. O Filme narra o período de reclusão de Camille enquanto aguarda a visita do seu irmão Paul Claudel. O filme retrata o fim da vida da escultora que, muito provavelmente por ser mulher, não terá tido o sucesso do seu amante Auguste Rodin.

No dia 19 na Ermida Nossa Senhora do pé da Cruz, no lençol brilhará a curta metragem “Yoni & Tadeo” de Roméo de Melo Martins seguindo-se o conto burlesco de exploração de identidade, de nacionalidade e de pertença que relata ao longo de 102 minutos da comédia dramática, a saída do realizador da Palestina rumo a uma viagem de descoberta, de Paris a Nova Iorque em busca de uma nova vida e procurando a resposta à pergunta “Onde é que nos podemos sentir em casa?”: “O Paraíso, provavelmente” de Elia Suleiman.

Chegamos ao último fim de semana do evento com dois dias seguidos de cinema. No dia de 26 a sessão ocorrerá no Parque de Jogos da Casa do Povo de Querença sendo o arranque assegurado por Eduardo Pinto com “Quatro Milhões de Quilómetros” seguindo-se a comédia romântica de Caroline Vignal “O meu Burro, o meu amante e eu” que conta a história de Antoinette, uma professora que vê as suas voltas trocadas quando o seu amante e pai de uma aluna sua, decide ir de férias com a mulher e com a sua filha, rumo ao caminho do Parque Nacional de Cévennes descrito por Stevenson em “Travels with a Donkey in the Cévennes”. Ironicamente Antoinette decide percorrer o mesmo caminho com esperança de se cruzar com Vlamidimir…mas ironicamente acabará por fazê-lo com um teimoso burro por companhia.

Dia 27 e para encerrar mais uma Edição de Cinema Lençol, o evento passa ao espaço Be-tween em Faro com a curta “Alte, Canto Mulher” de Eduardo Pinto (Projeto Daqui Sente o que Vês da Associação Figo Lampo). Mostrando um pouco do interior ao litoral.

A sessão será fechada com o filme francês rodado no Algarve: “Até Nunca” de Benoît Jacquot. Rey (Mathieu Amalric) e Laura (Julia Roy) moram numa grande casa isolada em pleno mar. Ele é um cineasta, ela atua em performances que cria. No entanto, um dia Rey morre. Com o choque da perda vêm as dúvidas e questões trazidas pela incerteza da causa da morte (seria acidente ou suicídio?) Sem chegar a conclusão nenhuma, Laura fica sozinha em casa e, aos poucos no seu luto vai se perdendo, chegando a um ponto em que já não se reconhece de tanto que deixou de ser ela própria. Mas será que está mesmo sozinha? Rey, o seu marido falecido continua lá na casa isolada em pleno mar. Por e para ela, como um longo sonho debatendo-se para que a essência desta não se perca e garantindo que Laura sobreviva.

Para além de bom cinema ao ar livre, esta edição contará com a presença de todos os autores das curtas metragens apresentadas que enriqueceram as sessões com detalhes e pormenores do processo criativo das suas criações.

Mais informações aqui.

Programação Cinema Lençol 2022:

Sexta, dia 5 de agosto 22

Escadaria da Fundação Manuel Viegas Guerreiro

Abertura: Curta metragem de animação “Conto do Vento” de Cláudio Jordão e Nelson Martins

Documentário: “OLHARES LUGARES” de Agnès Varda e JR

M/12 |  93’

Sexta, dia 12 de agosto 22

Largo da Igreja Matriz

Abertura: Curta metragem “De vez em quando levanto-me e vou à janela” de Paulo Tomé e Eduardo Pinto

Drama biográfico: “CAMILLE CLAUDEL 1915” de Bruno Dumont

M/12 |  95’

Sexta, dia 19 de agosto 22

Ermida de Nossa Senhora do Pé da Cruz

Abertura: Curta metragem “Yoni & Tadeo” de Roméo De Melo Martins

Comédia dramática: O PARAÍSO, PROVAVELMENTE de Elia Suleiman

M/12 |  102’

Sexta, dia 26 de agosto 22

Parque de Jogos da Casa do Povo de Querença

Abertura: Curta metragem “Quatro milhões de quilómetros” de Eduardo Pinto

Comédia romântica: “O MEU BURRO, O MEU AMANTE E EU” de Caroline Vignal

M/12 |  97’

Sábado, dia 27 de agosto 22

Galeria Be.tween, Faro

Abertura: Curta metragem “Alte, Canto Mulher” de Eduardo Pinto (Projeto Daqui Sente o que Vês)

Drama: “ATÉ NUNCA” de Benoît Jacquot

M/16 |  86’

Tertúlia / debate

Uma iniciativa da Associação Figo Lampo, conta com a coordenação e produção de Eduardo Pinto, Paulo Tomé e Verónica Guerreiro.

Apoio da Câmara Municipal de Loulé, Direção Regional da Cultura do Algarve, União de Freguesias de Querença, Tôr e Benafim, Casa do Povo de Querença e Fundação Manuel Viegas Guerreiro.

Edifício da Segurança Social.
Economia Nacional

Voltou a trabalhar? Há um subsídio que pode continuar a receber com o salário

10:10 5 Novembro, 2026 09:50 5 Novembro, 2026

O regresso ao trabalho pode permitir manter um apoio da Segurança Social: há um prazo para apresentar os comprovativos

Algarve Desporto

Albufeira conquista vice-campeonato nacional e terceiro lugar em prova de patinagem artística

07:12 5 Novembro, 2026 07:15 5 Novembro, 2026

Kalebe Passos sagrou-se vice-campeão nacional e Bárbara Neves alcançou o terceiro lugar numa competição de patinagem que reuniu 340 atletas em Albufeira

Alunos a estudar.
Ensino Nacional

Mudanças nas escolas? Há uma disciplina que pode passar a ser obrigatória para todos os alunos até ao 12.º ano

10:10 5 Novembro, 2026 09:24 5 Novembro, 2026

Ministério da Educação prepara alterações ao ensino secundário que poderão tornar a Matemática obrigatória para todos os alunos

Nacional

Proteção Civil alerta para risco de grande sismo em Portugal e identifica as regiões que podem ser mais afetadas

16:40 4 Novembro, 2026 14:59 4 Novembro, 2026

Portugal está numa zona de particular vulnerabilidade sísmica e a Proteção Civil alerta que um grande sismo pode acontecer a qualquer momento

Dia de chuva. Crédito: DR
Tempo

Rio atmosférico das Caraíbas a caminho de Portugal e traz “chuva forte, persistente e abundante”

09:30 5 Novembro, 2026 19:35 4 Novembro, 2026

A chuva deverá regressar ao Continente a 6 de novembro e intensificar-se entre 8 e 10. As regiões mais afetadas ainda estão por definir

Algarve Nacional

Movimento pede saída de Rui Cristina da Águas do Algarve

06:00 5 Novembro, 2026 08:56 5 Novembro, 2026

Albufeira Sem Medo denuncia um alegado conflito de interesses após o embargo da dessalinizadora e pede a saída de Rui Cristina da empresa

Opinião Política

A culpa mora sempre na casa ao lado | Por Luís Ganhão

07:30 5 Novembro, 2026 18:15 3 Novembro, 2026

"Na política, o poder continua a ser reivindicado como um direito, enquanto a responsabilidade é tratada como uma herança maldita a transmitir ao próximo ocupante das cadeiras ministeriais"

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Europe Direct Algarve

Castro Marim inicia obras no Centro de Saúde e garante manutenção dos serviços durante intervenção

15:00 4 Novembro, 2026 14:52 4 Novembro, 2026

Requalificação do Centro de Saúde de Castro Marim avança com apoio do Algarve 2030. Atendimento será assegurado em instalações alternativas

Almoço na Mina de Loulé. Crédito: NERA
Algarve Gastronomia Nacional

Almoçar a 230 metros de profundidade: Mina de Loulé abre nova experiência ao público já este mês

10:00 4 Novembro, 2026 11:25 4 Novembro, 2026

Mina de Loulé prepara almoços subterrâneos com sabores algarvios e visita cultural. A primeira sessão pública está marcada para 12 de novembro

Dia de chuva. Crédito: Lusa
Tempo

Chuva já tem data marcada para regressar a Portugal: depressão atlântica deverá afetar sobretudo Norte e Centro

06:00 4 Novembro, 2026 12:15 3 Novembro, 2026

Uma depressão atlântica poderá trazer chuva a partir de 6 de novembro. Norte e Centro surgem como as regiões mais expostas à mudança do tempo

Algarve Cultura

Educadora de Loulé defende o brincar ao ar livre em livro que vai ser apresentado em Boliqueime

16:20 4 Novembro, 2026 16:17 4 Novembro, 2026

Livro de Maria João Dias valoriza o brincar na natureza e reúne três anos de experiências educativas no Jardim de Infância de Patã de Cima, em Loulé

Mundo

Homem de 86 anos desaparece no oceano com o cão e é encontrado vivo 69 dias depois a 740 quilómetros da costa

20:10 4 Novembro, 2026 15:23 4 Novembro, 2026

Um homem de 86 anos e o seu cão passaram mais de dois meses desaparecidos no oceano Pacífico

Auto

Polícia alerta para gesto que pode salvar-lhe a vida quando está parado atrás de um camião

21:20 4 Novembro, 2026 15:28 4 Novembro, 2026

Um agente da polícia explica que um simples movimento do volante pode ajudar a reduzir as consequências de uma colisão quando está parado atrás de um camião

Ciência Europe Direct Algarve

Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras

19:25 4 Novembro, 2026 19:27 4 Novembro, 2026

Iniciativa de ciência reuniu mais de 800 pessoas e 38 entidades parceiras em Faro, com experiências, oficinas, planetário e atividades interativas

Europa Tech

Ciberataque atinge banco nacional de sangue em França e altera temperatura de câmaras frigoríficas de -30 ºC para 110 ºC

18:40 4 Novembro, 2026 15:23 4 Novembro, 2026

Um ataque informático afetou três instalações do banco nacional de sangue francês, alterando os sistemas de controlo de temperatura das câmaras frigoríficas

Edifício da Segurança Social.
Economia, Nacional

Voltou a trabalhar? Há um subsídio que pode continuar a receber com o salário

10:10 5 Novembro, 2026 09:50 5 Novembro, 2026

O regresso ao trabalho pode permitir manter um apoio da Segurança Social: há um prazo para apresentar os comprovativos

Algarve, Desporto

Albufeira conquista vice-campeonato nacional e terceiro lugar em prova de patinagem artística

07:12 5 Novembro, 2026 07:15 5 Novembro, 2026

Kalebe Passos sagrou-se vice-campeão nacional e Bárbara Neves alcançou o terceiro lugar numa competição de patinagem que reuniu 340 atletas em Albufeira

Alunos a estudar.
Ensino, Nacional

Mudanças nas escolas? Há uma disciplina que pode passar a ser obrigatória para todos os alunos até ao 12.º ano

10:10 5 Novembro, 2026 09:24 5 Novembro, 2026

Ministério da Educação prepara alterações ao ensino secundário que poderão tornar a Matemática obrigatória para todos os alunos

Nacional

Proteção Civil alerta para risco de grande sismo em Portugal e identifica as regiões que podem ser mais afetadas

16:40 4 Novembro, 2026 14:59 4 Novembro, 2026

Portugal está numa zona de particular vulnerabilidade sísmica e a Proteção Civil alerta que um grande sismo pode acontecer a qualquer momento

Dia de chuva. Crédito: DR
Tempo

Rio atmosférico das Caraíbas a caminho de Portugal e traz “chuva forte, persistente e abundante”

09:30 5 Novembro, 2026 19:35 4 Novembro, 2026

A chuva deverá regressar ao Continente a 6 de novembro e intensificar-se entre 8 e 10. As regiões mais afetadas ainda estão por definir

Algarve, Nacional

Movimento pede saída de Rui Cristina da Águas do Algarve

06:00 5 Novembro, 2026 08:56 5 Novembro, 2026

Albufeira Sem Medo denuncia um alegado conflito de interesses após o embargo da dessalinizadora e pede a saída de Rui Cristina da empresa

Opinião, Política

A culpa mora sempre na casa ao lado | Por Luís Ganhão

07:30 5 Novembro, 2026 18:15 3 Novembro, 2026

"Na política, o poder continua a ser reivindicado como um direito, enquanto a responsabilidade é tratada como uma herança maldita a transmitir ao próximo ocupante das cadeiras ministeriais"

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Europe Direct Algarve

Castro Marim inicia obras no Centro de Saúde e garante manutenção dos serviços durante intervenção

15:00 4 Novembro, 2026 14:52 4 Novembro, 2026

Requalificação do Centro de Saúde de Castro Marim avança com apoio do Algarve 2030. Atendimento será assegurado em instalações alternativas

Almoço na Mina de Loulé. Crédito: NERA
Algarve, Gastronomia, Nacional

Almoçar a 230 metros de profundidade: Mina de Loulé abre nova experiência ao público já este mês

10:00 4 Novembro, 2026 11:25 4 Novembro, 2026

Mina de Loulé prepara almoços subterrâneos com sabores algarvios e visita cultural. A primeira sessão pública está marcada para 12 de novembro

Dia de chuva. Crédito: Lusa
Tempo

Chuva já tem data marcada para regressar a Portugal: depressão atlântica deverá afetar sobretudo Norte e Centro

06:00 4 Novembro, 2026 12:15 3 Novembro, 2026

Uma depressão atlântica poderá trazer chuva a partir de 6 de novembro. Norte e Centro surgem como as regiões mais expostas à mudança do tempo

Algarve, Cultura

Educadora de Loulé defende o brincar ao ar livre em livro que vai ser apresentado em Boliqueime

16:20 4 Novembro, 2026 16:17 4 Novembro, 2026

Livro de Maria João Dias valoriza o brincar na natureza e reúne três anos de experiências educativas no Jardim de Infância de Patã de Cima, em Loulé

Mundo

Homem de 86 anos desaparece no oceano com o cão e é encontrado vivo 69 dias depois a 740 quilómetros da costa

20:10 4 Novembro, 2026 15:23 4 Novembro, 2026

Um homem de 86 anos e o seu cão passaram mais de dois meses desaparecidos no oceano Pacífico

Auto

Polícia alerta para gesto que pode salvar-lhe a vida quando está parado atrás de um camião

21:20 4 Novembro, 2026 15:28 4 Novembro, 2026

Um agente da polícia explica que um simples movimento do volante pode ajudar a reduzir as consequências de uma colisão quando está parado atrás de um camião

Ciência, Europe Direct Algarve

Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras

19:25 4 Novembro, 2026 19:27 4 Novembro, 2026

Iniciativa de ciência reuniu mais de 800 pessoas e 38 entidades parceiras em Faro, com experiências, oficinas, planetário e atividades interativas

Europa, Tech

Ciberataque atinge banco nacional de sangue em França e altera temperatura de câmaras frigoríficas de -30 ºC para 110 ºC

18:40 4 Novembro, 2026 15:23 4 Novembro, 2026

Um ataque informático afetou três instalações do banco nacional de sangue francês, alterando os sistemas de controlo de temperatura das câmaras frigoríficas

Últimas Notícias

  • Mudanças nas escolas? Há uma disciplina que pode passar a ser obrigatória para todos os alunos até ao 12.º ano
    Mudanças nas escolas? Há uma disciplina que pode passar a ser obrigatória para todos os alunos até ao 12.º ano
  • Voltou a trabalhar? Há um subsídio que pode continuar a receber com o salário
    Voltou a trabalhar? Há um subsídio que pode continuar a receber com o salário
  • Rio atmosférico das Caraíbas a caminho de Portugal e traz “chuva forte, persistente e abundante”
    Rio atmosférico das Caraíbas a caminho de Portugal e traz “chuva forte, persistente e abundante”
  • Mais dinheiro na carteira: retenção de IRS cai 50% em novembro nos salários e pensões
    Mais dinheiro na carteira: retenção de IRS cai 50% em novembro nos salários e pensões
  • Tem uma conta bancária com IBAN estrangeiro? Empresas portuguesas estão proibidas de recusar estes pagamentos
    Tem uma conta bancária com IBAN estrangeiro? Empresas portuguesas estão proibidas de recusar estes pagamentos

Opinião

  • A culpa mora sempre na casa ao lado | Por Luís Ganhão
    A culpa mora sempre na casa ao lado | Por Luís Ganhão
  • Casas vagas: quantas estão realmente disponíveis para habitação?
    Casas vagas: quantas estão realmente disponíveis para habitação?
  • Mobilidade acessível no Algarve, uma Utopia? | Por Bruno Castelão Santos
    Mobilidade acessível no Algarve, uma Utopia? | Por Bruno Castelão Santos

Europe Direct Algarve

  • Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras
    Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras
  • Redes de água do Algarve vão receber tecnologia inteligente para detetar perdas e consumos anómalos
    Redes de água do Algarve vão receber tecnologia inteligente para detetar perdas e consumos anómalos
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal