Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
A escritora Lídia Jorge. Foto DR
Cultura, Nacional

Lídia Jorge vence Grande Prémio de Romance e Novela

Esta é a segunda vez que Lídia Jorge conquista o Grande Prémio da APE, depois de ter sido distinguida pelo romance de 2002, “O vento assobiando nas gruas”

08:15 25 Julho, 2023 08:15 25 Julho, 2023 | Afonso Dias Freire
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A escritora Lídia Jorge, natural de Boliqueime, Loulé, venceu por unanimidade o Grande Prémio de Romance e Novela 2022 da Associação Portuguesa de Escritores (APE), com a obra “Misericórdia”, foi esta segunda-feira anunciado.

Na ata da fundamentação da escolha, o júri considera tratar-se de um “romance de uma rara maturidade discursiva”, que não deixa de “surpreender pela sua aparente simplicidade, a qual exige do leitor um certo modo de afinação ou adestramento capaz de lhe permitir captá-lo na malha da sua discreta complexidade”.

“Misericórdia”, editado pela D. Quixote, é um “hino à leitura, à literatura e ao poder transformador de ambas na vida do humano, mas também ao poder da literatura para levantar do chão os desvalidos do tempo e do imaginário social comum”, acrescentou o júri.

Esta é a segunda vez que Lídia Jorge conquista o Grande Prémio da APE, depois de ter sido distinguida pelo romance de 2002, “O vento assobiando nas gruas”.

A obra “Misericórdia” foi escolhida de um conjunto de 86 livros admitidos a concurso.

O Grande Prémio de Romance e Novela 2022, da Associação Portuguesa de Escritores, instituído em 1982, conta com o apoio da Direção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas, e tem um valor pecuniário de 15.000 euros.

A atual edição do prémio contou ainda com os apoios da Câmara Municipal de Grândola, da Fundação Calouste Gulbenkian e do Instituto Camões.

O júri desta 41.ª edição foi composto por José Manuel de Vasconcelos, Isabel Cristina Rodrigues, Maria de Lurdes Sampaio, Mário Avelar, Paula Mendes Coelho e Salvato Teles de Menezes.

No ano passado a obra vencedora foi “Volta ao mundo em vinte dias e meio”, de Julieta Monginho.

Valter Hugo Mãe, Teolinda Gersão, Hélia Correia, H.G. Cancela, Paulo Varela Gomes, Alexandra Lucas Coelho, Gonçalo M. Tavares, Rui Cardoso Martins, Filomena Marona Beja, Francisco José Viegas, Vasco Graça Moura, Mafalda Ivo Cruz, Lídia Jorge, Maria Velho da Costa, Fernanda Botelho, Rui Nunes, Augusto Abelaira, Mário de Carvalho, Vergílio Ferreira, Helena Marques, José Saramago, Paulo Castilho, João de Melo, Vergílio Ferreira e David Mourão-Ferreira são outros autores com obras distinguidas com o Grande Prémio de Romance e Novela da APE.

Agustina Bessa-Luís, António Lobo Antunes, Ana Margarida de Carvalho, Julieta Monginho e Maria Gabriela Llansol também receberam por duas vezes o galardão.

O escritor Mário Cláudio soma três Grandes Prémios de Romance e Novela, por “Amadeo” (1984), “Retrato de Rapaz” (2014) e “Tríptico da Salvação” (2020).

Na primeira edição, o Grande Prémio de Romance e Novela foi atribuído a José Cardoso Pires, por “Balada da Praia dos Cães”, obra publicada em 1982.

Antigo bairro operário de Loulé vai ser requalificado em investimento de 3 ME

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Siresp, o cão dos Bombeiros de Carcavelos e São Domingos de Rana.
Animais Nacional

“Trouxe imensa alegria”: morreu o cão dos Bombeiros de Carcavelos que se chamava Siresp e era a “mascote do quartel”

10:00 28 Junho, 2026 15:22 25 Junho, 2026 | Miguel Frazão

O cão Siresp, mascote dos Bombeiros de Carcavelos e São Domingos de Rana, morreu após agravamento irreversível do estado de saúde

Algarve Cultura

Noites de verão no Algarve ganham nova luz com Candlelight

10:30 28 Junho, 2026 06:20 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Candlelight combina música clássica, tributos contemporâneos e bandas sonoras num ambiente iluminado por milhares de velas

Algarve Cultura

Tavira recebe cinema sob as estrelas nos Claustros do Convento do Carmo

09:00 28 Junho, 2026 11:16 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Mostra inclui filmes premiados, conversas informais e a presença de Pedro Pinho, Catarina Alves Costa e Inês Nunes

João Espada.
Nacional

“O João foi seduzido”: jovem que fingia estar em Lisboa enquanto estava na Tailândia continua desaparecido e a mãe tem poucas pistas

15:50 26 Junho, 2026 10:53 26 Junho, 2026 | Miguel Frazão

João Espada tem 20 anos e está desaparecido há mais de um mês: a família descobriu que levava uma vida paralela

Algarve Cultura

Silves celebra o verão com música e gastronomia no Castelo ao pôr do sol

08:00 28 Junho, 2026 06:47 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Sunset Secrets regressam ao Castelo de Silves entre 2 e 30 de julho, com música ao vivo, gastronomia e animação ao pôr do sol

Opinião Saúde

O impacto do consumo excessivo de álcool na saúde do fígado | Por Luís Bagulho

07:30 28 Junho, 2026 20:38 23 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"A prevenção passa por estilos de vida saudáveis, mas importa sublinhar que, nas fases iniciais, a doença do fígado associada ao álcool pode ser reversível"

Helicóptero do INEM. Crédito: Lusa
Nacional

Despiste de mota em Faro faz uma vítima mortal: homem de 35 anos não resistiu aos ferimentos

16:40 27 Junho, 2026 15:08 27 Junho, 2026 | João Luís

Acidente de mota em Bela Salema, no concelho de Faro, provocou a morte de um homem de 35 anos. GNR investiga as causas do despiste

Hospedeira de bordo. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

“Nunca é limpa”: hospedeira de bordo revela onde nunca se deve encostar quando viaja de avião

19:30 27 Junho, 2026 15:28 27 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma antiga hospedeira de bordo deixou um alerta sobre um gesto comum durante as viagens de avião

Vento forte na praia. Crédito: Magnific
Tempo

Vem aí uma nortada: calor regressa a Portugal antes do fim do mês mas vento pode ‘estragar’ a praia nestas regiões

17:00 27 Junho, 2026 15:04 27 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O calor vai regressar gradualmente a Portugal até ao final de junho, sobretudo no interior, onde os termómetros poderão aproximar-se dos 39 ºC

Jogo Online. Crédito: Magnific
Economia Europa

‘Nuestros hermanos’ apertam com o jogo online: limite de 700€ por dia e jogadores não podem hipotecar a casa

15:30 27 Junho, 2026 14:53 27 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Cada utilizador terá, por defeito, um teto diário de 700 euros e ficará proibido de hipotecar a casa para financiar o jogo ou saldar dívidas em Espanha

Operação STOP da GNR. Crédito: Lusa
Algarve

Casal abordado pela GNR em Albufeira acaba detido: eis o que foi encontrado

15:10 27 Junho, 2026 15:09 27 Junho, 2026 | João Luís

Fiscalização da GNR em Albufeira terminou com casal detido, 150 doses de cocaína apreendidas e um homem entregue à prisão

Mulher a dormir. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Porque é que o sono aparece logo depois do almoço? Há uma explicação e não é só culpa da comida

16:40 26 Junho, 2026 16:05 26 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

A sonolência depois do almoço parece inevitável para muitas pessoas. Mas a explicação pode estar em fatores que passam despercebidos à mesa e na forma como o organismo reage às refeições

Mulher de costas a limpar a casa. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Usa lixívia para limpar a casa? Há locais onde nunca o deve fazer e o erro pode sair caro

19:00 25 Junho, 2026 16:35 25 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Nem toda a casa pode ser limpa com lixívia. Há superfícies onde o produto danifica materiais e pode trazer riscos para a saúde

Chutou com o dono.
Animais Mundo

“Eu não infringi a lei”: cão é furtado ao dono e vendido a um restaurante por 22,41€

10:55 24 Junho, 2026 10:55 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Desaparecimento de um cão seguido por mais de um milhão de pessoas acabou num desfecho que gerou grande tristeza ao dono

Francesinha. Crédito: Magnific
Gastronomia

Se Portugal marcar um golo frente à Colômbia todos os clientes destes restaurantes vão ter uma francesinha de oferta

14:30 27 Junho, 2026 14:18 27 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

As cervejarias DOTE, em Lisboa e arredores, vão oferecer francesinhas aos clientes se Portugal marcar pelo menos um golo frente à Colômbia

Ciência Opinião Saúde

Alice no país das (des)maravilhas | Por Anna Kosmider Leal

07:30 27 Junho, 2026 19:30 23 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"A discriminação baseada em sequelas de doenças é uma realidade documentada e subnotificada em Portugal. Se já viveu ou testemunhou uma situação semelhante, partilhe. A visibilidade é o primeiro passo para a mudança"

Siresp, o cão dos Bombeiros de Carcavelos e São Domingos de Rana.
Animais, Nacional

“Trouxe imensa alegria”: morreu o cão dos Bombeiros de Carcavelos que se chamava Siresp e era a “mascote do quartel”

10:00 28 Junho, 2026 15:22 25 Junho, 2026 | Miguel Frazão

O cão Siresp, mascote dos Bombeiros de Carcavelos e São Domingos de Rana, morreu após agravamento irreversível do estado de saúde

Algarve, Cultura

Noites de verão no Algarve ganham nova luz com Candlelight

10:30 28 Junho, 2026 06:20 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Candlelight combina música clássica, tributos contemporâneos e bandas sonoras num ambiente iluminado por milhares de velas

Algarve, Cultura

Tavira recebe cinema sob as estrelas nos Claustros do Convento do Carmo

09:00 28 Junho, 2026 11:16 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Mostra inclui filmes premiados, conversas informais e a presença de Pedro Pinho, Catarina Alves Costa e Inês Nunes

João Espada.
Nacional

“O João foi seduzido”: jovem que fingia estar em Lisboa enquanto estava na Tailândia continua desaparecido e a mãe tem poucas pistas

15:50 26 Junho, 2026 10:53 26 Junho, 2026 | Miguel Frazão

João Espada tem 20 anos e está desaparecido há mais de um mês: a família descobriu que levava uma vida paralela

Algarve, Cultura

Silves celebra o verão com música e gastronomia no Castelo ao pôr do sol

08:00 28 Junho, 2026 06:47 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Sunset Secrets regressam ao Castelo de Silves entre 2 e 30 de julho, com música ao vivo, gastronomia e animação ao pôr do sol

Opinião, Saúde

O impacto do consumo excessivo de álcool na saúde do fígado | Por Luís Bagulho

07:30 28 Junho, 2026 20:38 23 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"A prevenção passa por estilos de vida saudáveis, mas importa sublinhar que, nas fases iniciais, a doença do fígado associada ao álcool pode ser reversível"

Helicóptero do INEM. Crédito: Lusa
Nacional

Despiste de mota em Faro faz uma vítima mortal: homem de 35 anos não resistiu aos ferimentos

16:40 27 Junho, 2026 15:08 27 Junho, 2026 | João Luís

Acidente de mota em Bela Salema, no concelho de Faro, provocou a morte de um homem de 35 anos. GNR investiga as causas do despiste

Hospedeira de bordo. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

“Nunca é limpa”: hospedeira de bordo revela onde nunca se deve encostar quando viaja de avião

19:30 27 Junho, 2026 15:28 27 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma antiga hospedeira de bordo deixou um alerta sobre um gesto comum durante as viagens de avião

Vento forte na praia. Crédito: Magnific
Tempo

Vem aí uma nortada: calor regressa a Portugal antes do fim do mês mas vento pode ‘estragar’ a praia nestas regiões

17:00 27 Junho, 2026 15:04 27 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O calor vai regressar gradualmente a Portugal até ao final de junho, sobretudo no interior, onde os termómetros poderão aproximar-se dos 39 ºC

Jogo Online. Crédito: Magnific
Economia, Europa

‘Nuestros hermanos’ apertam com o jogo online: limite de 700€ por dia e jogadores não podem hipotecar a casa

15:30 27 Junho, 2026 14:53 27 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Cada utilizador terá, por defeito, um teto diário de 700 euros e ficará proibido de hipotecar a casa para financiar o jogo ou saldar dívidas em Espanha

Operação STOP da GNR. Crédito: Lusa
Algarve

Casal abordado pela GNR em Albufeira acaba detido: eis o que foi encontrado

15:10 27 Junho, 2026 15:09 27 Junho, 2026 | João Luís

Fiscalização da GNR em Albufeira terminou com casal detido, 150 doses de cocaína apreendidas e um homem entregue à prisão

Mulher a dormir. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Porque é que o sono aparece logo depois do almoço? Há uma explicação e não é só culpa da comida

16:40 26 Junho, 2026 16:05 26 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

A sonolência depois do almoço parece inevitável para muitas pessoas. Mas a explicação pode estar em fatores que passam despercebidos à mesa e na forma como o organismo reage às refeições

Mulher de costas a limpar a casa. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Usa lixívia para limpar a casa? Há locais onde nunca o deve fazer e o erro pode sair caro

19:00 25 Junho, 2026 16:35 25 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Nem toda a casa pode ser limpa com lixívia. Há superfícies onde o produto danifica materiais e pode trazer riscos para a saúde

Chutou com o dono.
Animais, Mundo

“Eu não infringi a lei”: cão é furtado ao dono e vendido a um restaurante por 22,41€

10:55 24 Junho, 2026 10:55 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Desaparecimento de um cão seguido por mais de um milhão de pessoas acabou num desfecho que gerou grande tristeza ao dono

Francesinha. Crédito: Magnific
Gastronomia

Se Portugal marcar um golo frente à Colômbia todos os clientes destes restaurantes vão ter uma francesinha de oferta

14:30 27 Junho, 2026 14:18 27 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

As cervejarias DOTE, em Lisboa e arredores, vão oferecer francesinhas aos clientes se Portugal marcar pelo menos um golo frente à Colômbia

Ciência, Opinião, Saúde

Alice no país das (des)maravilhas | Por Anna Kosmider Leal

07:30 27 Junho, 2026 19:30 23 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"A discriminação baseada em sequelas de doenças é uma realidade documentada e subnotificada em Portugal. Se já viveu ou testemunhou uma situação semelhante, partilhe. A visibilidade é o primeiro passo para a mudança"

Últimas Notícias

  • Noites de verão no Algarve ganham nova luz com Candlelight
    Noites de verão no Algarve ganham nova luz com Candlelight
  • “Trouxe imensa alegria”: morreu o cão dos Bombeiros de Carcavelos que se chamava Siresp e era a “mascote do quartel”
    “Trouxe imensa alegria”: morreu o cão dos Bombeiros de Carcavelos que se chamava Siresp e era a “mascote do quartel”
  • Tavira recebe cinema sob as estrelas nos Claustros do Convento do Carmo
    Tavira recebe cinema sob as estrelas nos Claustros do Convento do Carmo
  • Silves celebra o verão com música e gastronomia no Castelo ao pôr do sol
    Silves celebra o verão com música e gastronomia no Castelo ao pôr do sol
  • José Castelo Branco foi a julgamento e revelou estar “muito preocupado”: já há data para uma nova sessão
    José Castelo Branco foi a julgamento e revelou estar “muito preocupado”: já há data para uma nova sessão

Opinião

  • O impacto do consumo excessivo de álcool na saúde do fígado | Por Luís Bagulho
    O impacto do consumo excessivo de álcool na saúde do fígado | Por Luís Bagulho
  • Alice no país das (des)maravilhas | Por Anna Kosmider Leal
    Alice no país das (des)maravilhas | Por Anna Kosmider Leal
  • Celebramos hoje o 55º aniversário da criação da Escola de Enfermagem de Faro | Por Filomena Matos
    Celebramos hoje o 55º aniversário da criação da Escola de Enfermagem de Faro | Por Filomena Matos

Europe Direct Algarve

  • Algarve 2030 lança 3 milhões para modernizar áreas empresariais
    Algarve 2030 lança 3 milhões para modernizar áreas empresariais
  • Candidaturas ao Prémio dos Fundos Europeus decorrem até 17 de julho
    Candidaturas ao Prémio dos Fundos Europeus decorrem até 17 de julho
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal