No ano em que se assinalam os 25 anos do certame, é dado especial enfoque à animação cultural, cuja aposta assenta na diversidade de artistas e coletividades, mantendo vivo os usos e costumes das gentes da serra e do barrocal algarvio, lê-se em comunicado.
Do programa fazem parte concertos, celebrações religiosas, grupos corais, ranchos folclóricos, bailes e muita animação de rua.
“Dedicada a celebrar o Folar nas suas mais diferentes formas e sabores, o evento reúne diversos produtores tradicionais, que não fazem somente o folar, mas uma enorme variedade de produtos típicos, que vão desde os doces, aos licores e ao medronho, bem como uma série de outras produções” é referido no comunicado.
Organizado pelo Município de Silves, o certame conta com o habitual apoio da Junta de Freguesia de São Marcos da Serra, Caixa de Crédito Agrícola Mútuo Terras do Arade e Região de Turismo do Algarve.
No mesmo comunicado é referido que “São Marcos da Serra é uma freguesia do concelho de Silves, conhecida pelas suas características serranas e pelo fabrico do pão e do “Folar”, o “bolo” mais tradicional da Páscoa que complementa qualquer mesa com o seu perfume a canela e erva-doce, decorado com ovos inteiros e feito a partir de uma massa levedada com fermento de padeiro. O objetivo passa por promover o interior do concelho e a cultura popular, designadamente da freguesia de S. Marcos da Serra, veiculando o saber fazer das gentes locais, as suas tradições, a gastronomia e o artesanato, envolvendo agentes e representantes da comunidade local.
O Município de Silves convida todos a desfrutar das iguarias, da música e da alegria que a Feira do Folar de São Marcos da Serra tem para oferecer”.