A Comissão Vitivinícola do Algarve apresentou, no passado dia 23 de março, a nova Rota dos Vinhos do Algarve. Algarve Wine Tourism é o nome do projeto que pretende guiar o visitante pelo território algarvio, promovendo a descoberta do vinho da região, dos seus produtores e da riqueza e diversidade do território.
Após o lançamento do Algarve Wine Tourism na Wine & Travel week, no Porto, em fevereiro, e na BTL, em Lisboa, no início de março, seguiu-se agora a apresentação do projeto no Hotel PortoBay Falésia, em Albufeira, parceiro dos Vinhos do Algarve e da nova Rota dos Vinhos do Algarve.
O evento contou com a presença das entidades oficiais, CCDR Algarve, Direcção Regional de Agricultura e Pescas, Região de Turismo do Algarve e de vários representantes de Municípios e Associações regionais e nacionais, bem como da comunicação social. Vários foram os produtores que fizeram questão em marcar presença no programa de apresentação.
Depois da apresentação oficial e entrega da placa de aderente da Algarve Wine Tourism ao Hotel Porto Bay Falésia, seguiu-se visita e almoço na Quinta da Tôr, em Loulé, e por fim, visita à Quinta do Canhoto, em Albufeira, tendo sido atribuído a ambas as quintas a placa de aderente à nova Rota dos Vinhos do Algarve.
Para finalizar o programa do dia, foi realizada uma prova especial sob o tema “Negra Mole – A expressão de um terroir”, conduzida pelo sommelier Miguel Martins.
A realização do evento contou com os apoios do Município de Albufeira, Hotel PortoBay Falésia, Quinta da Tôr, Loulé Criativo, Quinta do Canhoto, Sommelier Miguel Martins
O Algarve Wine Tourism é a rota que combina vinhos e experiências, da região do Algarve. Implementada pela Comissão Vitivinícola do Algarve e lançada em Fevereiro de 2022, a rota integra, ao momento, mais de 20 produtores de vinho com atividades propostas, divididas em 3 categorias, com ligação ao vinho: Gastronomia, Lazer e Património.