Os mais velhos, que cresceram a ouvir Pink Floyd, conhecem bem a Battersea Power Station, em Londres, usada como capa do álbum “Animals”, lançado a 23 de janeiro de 1977. Para os menos dados aos temas musicais, explique-se que na capa do disco surgia um porco a voar sobre esta estação termoelétrica nas margens do Tamisa. A vista, a partir do JOIA, o novo restaurante de Henrique Sá Pessoa é, precisamente, para a Battersea Power Station, num novo complexo, que junta 100 lojas, bares e restaurantes, um cinema boutique de luxo, bem como salões de eventos e espaços de lazer únicos, incluindo uma experiência de subir a uma chaminé. Pela localização, a panorâmica, a partir do JOIA vai abranger boa parte da capital britânica.
No novo complexo, o chef português fica responsável pelos três últimos pisos, onde, vai funcionar o JOIA, com o restaurante localizado no 15.º andar, com 78 lugares, um bar no 14.º e, mais tarde, um bar na cobertura com piscina infinita. A ementa ainda está a ser trabalhada, mas sabe-se já que será particularmente influenciada pelos sabores e técnicas da Catalunha e de Portugal, à semelhança do Tapisco, em Lisboa, com destaque para o marisco, carne de porco e arroz. Os pratos que Sá Pessoa vai servir vão incluir carabineiro grelhado, bisque cremoso de orzo, (uma massa típica da cozinha italiana, e que tem a forma do arroz, também chamado de arroz italiano), tomate, coentros e bacalhau salgado, cebola em conserva, tomate, caviar de azeite, com a particularidade da maior parte dos pratos serem finalizados à mesa para uma experiência gastronómica envolvente que também aproveita o cenário impressionante do horizonte de Londres.
Situado no 14.º andar, o bar JOIA, com 82 lugares pretende ser um dos melhores salões de cocktails da capital britânica, com bebidas criativas que celebram as especiarias ibéricas para complementar o impressionante cenário do chão ao teto. Os cocktails vão estar ao lado de uma vasta lista de vinhos portugueses e espanhóis escolhidos a dedo, com foco particular em produtores menos conhecidos. O vermute também terá um papel significativo na oferta de bebidas.
Na apresentação do novo JOIA, Henrique Sá Pessoa declarou ser “uma alegria voltar a Londres, depois de por lá ter começado a carreira, nos anos 90. Adoro esta cidade e mal posso esperar para cozinhar e partilhar com os clientes a minha visão sobre a autêntica cozinha portuguesa”. Na página do Instagram, o Chef do Ano 2022, recorda numa publicação recente essa passagem por terras de Sua Majestade: “Em 1997 comecei a minha carreira em Londres depois de ter completado o meu curso de cozinha nos Estados Unidos! Aprendi muito, vivi a cidade e fui muito influenciado pelos chefs dessa geração. 25 anos depois regresso a Londres com o meu próximo projeto do qual me orgulho muito e que foi pensado durante a pandemia!”
O JOIA é uma parceria com o Art Hotel, tal como o restaurante ARCA Amsterdam, que o chef abriu a 4 de novembro de 2021. “Será uma honra realizar o potencial deste novo bairro empolgante e construir um restaurante de destino que atraia convidados de longe. Somos muito ambiciosos com este projeto e esperamos receber muitos hóspedes nos próximos meses”, declarou Daniel Pedreschi, vice-presidente regional de operações deste grupo hoteleiro no Reino Unido, já Sam Cotton, Chefe de Leasing da Battersea Power Station Development Company em comunicado assumiu que “contar com um chef como Henrique para desenvolver este novo conceito de restaurante empolgante ao projeto imobiliário é fantástico e certamente fortalecerá a nossa posição no mapa culinário dos pontos turísticos imperdíveis de Londres.”
A data oficial, bem como a ementa do JOIA (Circus Rd W, Nine Elms, London SW8 5BN, UK) serão anunciados brevemente. Esta é a terceira aventura de Henrique Sá Pessoa fora de Portugal, depois do projeto Chiado em Macau, em parceria com a Sands Cotai Central, e o restaurante ARCA Amsterdam (Martelaarsgracht 5, 1012 TN Amesterdam. Tel. 0031208205333). Em Lisboa, recorde-se, o restaurante Alma ostenta duas estrelas Michelin e um Garfo de Ouro relativo ao Boa Cama Boa Mesa 2022 tendo sido igualmente, na mesma edição galardoado com a distinção de Chef do Ano. No edifício onde se localiza o JOIA estão já asseguradas as aberturas de lojas de marcas como a Ralph Lauren, Ray-Ban, Lacoste e Calvin Klein. Sting e Harry Styles já adquiriram apartamentos no complexo e também a Apple, em Londres, vai mudar a sede britânica para este empreendimento.
- Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa do Expresso, jornal parceiro do POSTAL, no Facebook, no Instagram e no Twitter!