A cidade de Lagoa vai ter um equipamento museológico dedicado à vida e obra do pintor Manuel Gamboa, natural daquela localidade algarvia, que será instalado no Convento de S. José.
Segundo a Câmara de Lagoa, o projeto, apresentado na sexta-feira, dotará o edifício “de uma valência expositiva e interativa que permitirá reformular dinâmicas vigentes ao longo de três décadas e implementar ações educativas em torno da obra de Gamboa, em particular, e das artes plásticas em geral”.
O futuro Espaço Gamboa tem como objetivo homenagear Manuel do Rosário Gamboa das Neves, que teria completado 97 anos em 24 de maio, um “homem reconhecido pela sua arte e irreverência além-fronteiras, em especial na Alemanha, onde esteve radicado”.
O Espaço Gamboa, equipamento museológico dedicado à vida e obra do artista lagoense Manuel Gamboa, será instalado no antigo recolhimento pio carmelita, o Convento de S. José, que, nesta data, cumpre 29 anos desde a sua conversão num dos principais polos de cultura da cidade e do concelho de Lagoa.