Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto D.R.
Cultura

Jornadas Europeias do Património assinaladas sob o tema “Património e Sustentabilidade” em vários monumentos do Algarve

A Fortaleza de Sagres, a Ermida de Nossa Senhora da Guadalupe, as Ruínas Romanas de Milreu ou o Mercado Municipal de Tavira vão acolher vários projetos culturais

14:36 21 Setembro, 2022 14:37 21 Setembro, 2022
Cristina MendonçaCristina MendonçaJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A Direção Regional de Cultura do Algarve (DRCAlg) vai comemorar as Jornadas Europeias do Património com atividades multidisciplinares nos principais monumentos da região, entre sexta-feira e domingo, sob o tema “Património e Sustentabilidade”, anunciou o organismo público.

A Fortaleza de Sagres, a Ermida de Nossa Senhora da Guadalupe, as Ruínas Romanas de Milreu ou o Mercado Municipal de Tavira vão acolher vários projetos culturais que se debruçam sobre a forma de as comunidades e o seu património poderem ter um “papel ativo” na “construção de um futuro mais saudável e resiliente”, contextualizou a DRCAlg.

“Desde sessões de cinema, projetos multidisciplinares, música antiga, exposições e música contemporânea, serão muitos os projetos que nos podem fazer refletir sobre como a sustentabilidade e o património se cruzam”, destacou a mesma fonte em comunicado.

Na sexta-feira, no auditório da Fortaleza de Sagres, no concelho de Vila do Bispo, vai ser inaugurado o ciclo “Cinema à Hora Certa – Best of Avanca Film Festival”, um projeto dinamizado por Isa Catarina Mateus, vice-presidente da Federação Portuguesa de Cineclubes, através do Departamento de Cinema e Educação da Federação Internacional de Cineclubes, adiantou.

“Estão previstas várias sessões de curtas-metragens de animação, provenientes de várias partes do mundo, dirigidas a todas as idades, e que nos farão refletir sobre questões relacionadas com o meio ambiente, sustentabilidade, cidadania e ainda sobre a nossa relação com o mundo da arte”, lê-se na nota.

O ciclo decorre até 15 de outubro, às sextas-feiras e sábados, com sessões entre as 11:00 e as 16:00 para um público máximo de 50 pessoas.

Também na sexta-feira, nas Ruínas Romanas de Milreu, em Estoi (Faro), o público poderá assistir a “The Secret Museum of Mankind”, às 21:30, uma apresentação montada com base num projeto realizado pelo Cineclube de Faro para o Divam – Dinamização e Valorização dos Monumentos, um programa de dinamização dos espaços e da atividade cultural no distrito de Faro.

“Uma misteriosa e antiga enciclopédia fotográfica, típica de uma época em que, visto do Ocidente, o mundo se dividia entre civilizados e selvagens, serve de inspiração a João Nicolau e Mariana Ricardo, que nos irão proporcionar diferentes expedições multidisciplinares, performativas, feitas do encontro da fotografia, do cinema e da música”, sumariou a DRCAlg.

As Ruínas de Milreu vão ainda ser palco, no sábado, do ciclo “Cinema nas Ruínas”, que vai exibir às 21:30 o filme “A Viagem de Pedro”, de Laís Bodanzky (2021), realizado pelo Cinemalua Associação Cultural para o DiVaM.

A película retrocede a 1831, quando “D. Pedro deixa o Brasil independente rumo à Europa, a fim de preparar a luta contra o irmão Miguel pelo trono de Portugal, onde é tido como traidor”, refere a DRCAlg.

A Ermida de Nossa Senhora da Guadalupe, em Vila do Bispo, acolhe também no sábado, mas pelas 17:00, “Segredos do Barroco”, que contará com “músicos especializados na interpretação historicamente informada em cópias de instrumentos originais do século XVIII” a tocar obras de Telemann, Bach e Haendel.

O cantautor algarvio Mateus Verde encerra as comemorações, na Fortaleza de Sagres, no domingo, pelas 18:00, num espetáculo marcado por “voz, acompanhada pela guitarra elétrica” e “música contemplativa e intimista inspirada na natureza e nos seus mistérios”, completou a DRCAlg.

A mesma fonte destacou ainda que, até 04 de outubro, a exposição de fotografia “Último Posto de Fronteira”, de Jorge F. Marques, está em exibição na Fortaleza de Sagres, enquanto o Mercado Municipal de Tavira acolhe, até 30 de setembro, a mostra “Gentes do Mercado, Convivialidades” pelos UrbanSketchers Algarve.

Pessoa a contar dinheiro. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Mais dinheiro na carteira: retenção de IRS cai 50% em novembro nos salários e pensões

09:19 5 Novembro, 2026 09:19 5 Novembro, 2026

Salários, pensões e subsídio de Natal pagos em novembro têm um corte na retenção de IRS. Há exceções e as regras voltam a mudar em dezembro

Algarve Desporto

Albufeira conquista vice-campeonato nacional e terceiro lugar em prova de patinagem artística

07:12 5 Novembro, 2026 07:15 5 Novembro, 2026

Kalebe Passos sagrou-se vice-campeão nacional e Bárbara Neves alcançou o terceiro lugar numa competição de patinagem que reuniu 340 atletas em Albufeira

Dia de chuva. Crédito: DR
Tempo

Rio atmosférico das Caraíbas a caminho de Portugal e traz “chuva forte, persistente e abundante”

09:30 5 Novembro, 2026 19:35 4 Novembro, 2026

A chuva deverá regressar ao Continente a 6 de novembro e intensificar-se entre 8 e 10. As regiões mais afetadas ainda estão por definir

Nacional

Proteção Civil alerta para risco de grande sismo em Portugal e identifica as regiões que podem ser mais afetadas

16:40 4 Novembro, 2026 14:59 4 Novembro, 2026

Portugal está numa zona de particular vulnerabilidade sísmica e a Proteção Civil alerta que um grande sismo pode acontecer a qualquer momento

Aeroporto Humberto Delgado.
Nacional

Funcionários do Aeroporto de Lisboa detidos por retirarem malas com cocaína dos aviões

07:40 5 Novembro, 2026 07:24 5 Novembro, 2026

No Aeroporto de Lisboa, três trabalhadores foram detidos por suspeitas de retirarem malas com cocaína dos aviões para uma rede internacional

Algarve Nacional

Movimento pede saída de Rui Cristina da Águas do Algarve

06:00 5 Novembro, 2026 08:56 5 Novembro, 2026

Albufeira Sem Medo denuncia um alegado conflito de interesses após o embargo da dessalinizadora e pede a saída de Rui Cristina da empresa

Opinião Política

A culpa mora sempre na casa ao lado | Por Luís Ganhão

07:30 5 Novembro, 2026 18:15 3 Novembro, 2026

"Na política, o poder continua a ser reivindicado como um direito, enquanto a responsabilidade é tratada como uma herança maldita a transmitir ao próximo ocupante das cadeiras ministeriais"

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Real Spa Therapy de Olhão.
Algarve Vida & Lazer

Quer relaxar no Algarve? Há um passe de 149€ que permite visitar 11 spas até março

18:20 4 Novembro, 2026 10:31 4 Novembro, 2026

Algarve Spa Week disponibiliza um passe de 149 euros com acesso a 11 circuitos terapêuticos, que pode ser utilizado até março de 2027

Europe Direct Algarve

Castro Marim inicia obras no Centro de Saúde e garante manutenção dos serviços durante intervenção

15:00 4 Novembro, 2026 14:52 4 Novembro, 2026

Requalificação do Centro de Saúde de Castro Marim avança com apoio do Algarve 2030. Atendimento será assegurado em instalações alternativas

Mundo

Homem de 86 anos desaparece no oceano com o cão e é encontrado vivo 69 dias depois a 740 quilómetros da costa

20:10 4 Novembro, 2026 15:23 4 Novembro, 2026

Um homem de 86 anos e o seu cão passaram mais de dois meses desaparecidos no oceano Pacífico

Almoço na Mina de Loulé. Crédito: NERA
Algarve Gastronomia Nacional

Almoçar a 230 metros de profundidade: Mina de Loulé abre nova experiência ao público já este mês

10:00 4 Novembro, 2026 11:25 4 Novembro, 2026

Mina de Loulé prepara almoços subterrâneos com sabores algarvios e visita cultural. A primeira sessão pública está marcada para 12 de novembro

Auto

Polícia alerta para gesto que pode salvar-lhe a vida quando está parado atrás de um camião

21:20 4 Novembro, 2026 15:28 4 Novembro, 2026

Um agente da polícia explica que um simples movimento do volante pode ajudar a reduzir as consequências de uma colisão quando está parado atrás de um camião

Dia de chuva. Crédito: Lusa
Tempo

Chuva já tem data marcada para regressar a Portugal: depressão atlântica deverá afetar sobretudo Norte e Centro

06:00 4 Novembro, 2026 12:15 3 Novembro, 2026

Uma depressão atlântica poderá trazer chuva a partir de 6 de novembro. Norte e Centro surgem como as regiões mais expostas à mudança do tempo

Europe Direct Algarve

Faro cria Balcão Europa para divulgar oportunidades de emprego, formação e voluntariado aos jovens

17:00 3 Novembro, 2026 17:00 3 Novembro, 2026

Projeto Balcão Europa, dinamizado em parceria com a CCDR Algarve, informa os jovens de Faro sobre programas de mobilidade, emprego e formação

Barcelona. Crédito: Freepik
Economia Europa

Rendas baixaram em Barcelona, mas há menos casas? Afinal, o que está a acontecer?

09:50 4 Novembro, 2026 11:42 4 Novembro, 2026

As rendas baixaram em Barcelona, mas a oferta caiu? Saiba o que revelam os dados oficiais e os estudos sobre os efeitos dos limites ao arrendamento

Pessoa a contar dinheiro. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Mais dinheiro na carteira: retenção de IRS cai 50% em novembro nos salários e pensões

09:19 5 Novembro, 2026 09:19 5 Novembro, 2026

Salários, pensões e subsídio de Natal pagos em novembro têm um corte na retenção de IRS. Há exceções e as regras voltam a mudar em dezembro

Algarve, Desporto

Albufeira conquista vice-campeonato nacional e terceiro lugar em prova de patinagem artística

07:12 5 Novembro, 2026 07:15 5 Novembro, 2026

Kalebe Passos sagrou-se vice-campeão nacional e Bárbara Neves alcançou o terceiro lugar numa competição de patinagem que reuniu 340 atletas em Albufeira

Dia de chuva. Crédito: DR
Tempo

Rio atmosférico das Caraíbas a caminho de Portugal e traz “chuva forte, persistente e abundante”

09:30 5 Novembro, 2026 19:35 4 Novembro, 2026

A chuva deverá regressar ao Continente a 6 de novembro e intensificar-se entre 8 e 10. As regiões mais afetadas ainda estão por definir

Nacional

Proteção Civil alerta para risco de grande sismo em Portugal e identifica as regiões que podem ser mais afetadas

16:40 4 Novembro, 2026 14:59 4 Novembro, 2026

Portugal está numa zona de particular vulnerabilidade sísmica e a Proteção Civil alerta que um grande sismo pode acontecer a qualquer momento

Aeroporto Humberto Delgado.
Nacional

Funcionários do Aeroporto de Lisboa detidos por retirarem malas com cocaína dos aviões

07:40 5 Novembro, 2026 07:24 5 Novembro, 2026

No Aeroporto de Lisboa, três trabalhadores foram detidos por suspeitas de retirarem malas com cocaína dos aviões para uma rede internacional

Algarve, Nacional

Movimento pede saída de Rui Cristina da Águas do Algarve

06:00 5 Novembro, 2026 08:56 5 Novembro, 2026

Albufeira Sem Medo denuncia um alegado conflito de interesses após o embargo da dessalinizadora e pede a saída de Rui Cristina da empresa

Opinião, Política

A culpa mora sempre na casa ao lado | Por Luís Ganhão

07:30 5 Novembro, 2026 18:15 3 Novembro, 2026

"Na política, o poder continua a ser reivindicado como um direito, enquanto a responsabilidade é tratada como uma herança maldita a transmitir ao próximo ocupante das cadeiras ministeriais"

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Real Spa Therapy de Olhão.
Algarve, Vida & Lazer

Quer relaxar no Algarve? Há um passe de 149€ que permite visitar 11 spas até março

18:20 4 Novembro, 2026 10:31 4 Novembro, 2026

Algarve Spa Week disponibiliza um passe de 149 euros com acesso a 11 circuitos terapêuticos, que pode ser utilizado até março de 2027

Europe Direct Algarve

Castro Marim inicia obras no Centro de Saúde e garante manutenção dos serviços durante intervenção

15:00 4 Novembro, 2026 14:52 4 Novembro, 2026

Requalificação do Centro de Saúde de Castro Marim avança com apoio do Algarve 2030. Atendimento será assegurado em instalações alternativas

Mundo

Homem de 86 anos desaparece no oceano com o cão e é encontrado vivo 69 dias depois a 740 quilómetros da costa

20:10 4 Novembro, 2026 15:23 4 Novembro, 2026

Um homem de 86 anos e o seu cão passaram mais de dois meses desaparecidos no oceano Pacífico

Almoço na Mina de Loulé. Crédito: NERA
Algarve, Gastronomia, Nacional

Almoçar a 230 metros de profundidade: Mina de Loulé abre nova experiência ao público já este mês

10:00 4 Novembro, 2026 11:25 4 Novembro, 2026

Mina de Loulé prepara almoços subterrâneos com sabores algarvios e visita cultural. A primeira sessão pública está marcada para 12 de novembro

Auto

Polícia alerta para gesto que pode salvar-lhe a vida quando está parado atrás de um camião

21:20 4 Novembro, 2026 15:28 4 Novembro, 2026

Um agente da polícia explica que um simples movimento do volante pode ajudar a reduzir as consequências de uma colisão quando está parado atrás de um camião

Dia de chuva. Crédito: Lusa
Tempo

Chuva já tem data marcada para regressar a Portugal: depressão atlântica deverá afetar sobretudo Norte e Centro

06:00 4 Novembro, 2026 12:15 3 Novembro, 2026

Uma depressão atlântica poderá trazer chuva a partir de 6 de novembro. Norte e Centro surgem como as regiões mais expostas à mudança do tempo

Europe Direct Algarve

Faro cria Balcão Europa para divulgar oportunidades de emprego, formação e voluntariado aos jovens

17:00 3 Novembro, 2026 17:00 3 Novembro, 2026

Projeto Balcão Europa, dinamizado em parceria com a CCDR Algarve, informa os jovens de Faro sobre programas de mobilidade, emprego e formação

Barcelona. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Rendas baixaram em Barcelona, mas há menos casas? Afinal, o que está a acontecer?

09:50 4 Novembro, 2026 11:42 4 Novembro, 2026

As rendas baixaram em Barcelona, mas a oferta caiu? Saiba o que revelam os dados oficiais e os estudos sobre os efeitos dos limites ao arrendamento

Últimas Notícias

  • Rio atmosférico das Caraíbas a caminho de Portugal e traz “chuva forte, persistente e abundante”
    Rio atmosférico das Caraíbas a caminho de Portugal e traz “chuva forte, persistente e abundante”
  • Mais dinheiro na carteira: retenção de IRS cai 50% em novembro nos salários e pensões
    Mais dinheiro na carteira: retenção de IRS cai 50% em novembro nos salários e pensões
  • Tem uma conta bancária com IBAN estrangeiro? Empresas portuguesas estão proibidas de recusar estes pagamentos
    Tem uma conta bancária com IBAN estrangeiro? Empresas portuguesas estão proibidas de recusar estes pagamentos
  • Funcionários do Aeroporto de Lisboa detidos por retirarem malas com cocaína dos aviões
    Funcionários do Aeroporto de Lisboa detidos por retirarem malas com cocaína dos aviões
  • Albufeira conquista vice-campeonato nacional e terceiro lugar em prova de patinagem artística
    Albufeira conquista vice-campeonato nacional e terceiro lugar em prova de patinagem artística

Opinião

  • A culpa mora sempre na casa ao lado | Por Luís Ganhão
    A culpa mora sempre na casa ao lado | Por Luís Ganhão
  • Casas vagas: quantas estão realmente disponíveis para habitação?
    Casas vagas: quantas estão realmente disponíveis para habitação?
  • Mobilidade acessível no Algarve, uma Utopia? | Por Bruno Castelão Santos
    Mobilidade acessível no Algarve, uma Utopia? | Por Bruno Castelão Santos

Europe Direct Algarve

  • Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras
    Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras
  • Redes de água do Algarve vão receber tecnologia inteligente para detetar perdas e consumos anómalos
    Redes de água do Algarve vão receber tecnologia inteligente para detetar perdas e consumos anómalos
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal