Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Fotos DR
Cultura

Jornadas de História do Baixo Guadiana promoveram 50 conferências e 25 visitas guiadas em 10 anos

A segunda e a terceira sessão das IX Jornadas de História do Baixo Guadiana terão lugar em março e em maio

11:03 29 Janeiro, 2024 11:03 29 Janeiro, 2024 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O Arquivo Histórico Municipal António Rosa Mendes, em Vila Real de Santo António, assinalou esta sexta-feira os 10 anos das Jornadas de História do Baixo Guadiana, durante a primeira sessão da sua 9ª edição.

Segundo Patrícia Jerónimo, chefe do Gabinete de Apoio à Presidência da Câmara Municipal de VRSA, “nos 10 anos em que decorreram as Jornadas de História do Baixo Guadiana foram apresentadas aproximadamente meia centena de conferências ministradas por investigadores, docentes universitários, técnicos do património e editores portugueses e espanhóis”.

Da esquerda para a direita: Patrícia Jerónimo, Marco Sousa Santos e Cátia Pereira

Uma década que ficou ainda marcada por mais de vinte e cinco visitas guiadas a sítios de interesse histórico e patrimonial e que assistiu à publicação de um livro de actas, que recolhe algumas das conferências ministradas, e durante a qual se deu início à produção de novo livro de actas, a publicar assim que as circunstâncias o permitirem.

Resumidamente, uma década apenas interrompida pela situação pandémica e durante a qual o Arquivo Histórico Municipal António Rosa Mendes corrigiu uma manifesta lacuna da realidade cultural do sotavento algarvio e trabalhou em prol da construção e divulgação do conhecimento.

Da esquerda para a direita: Fernando Pessanha e Marco Sousa Santos.

A primeira conferência teve lugar pelas 10:15 e foi apresentada por Cátia Pereira, tendo como título “O Governo de Sebastião Martins Mestre em Vila Real de Santo António”.

Durante aproximadamente 45 minutos, a mestre em História e Patrimónios pela Universidade do Algarve explicou de que modo Sebastião Martins Mestre esteve presente em dois dos acontecimentos mais marcantes para a sociedade portuguesa do século XIX: as Invasões Francesas e as Guerras Liberais, fazendo uma explanação do que foi o seu governo em Vila Real de Santo António, marcado pelas perseguições aos apoiantes do liberalismo.

 Da esquerda para a direita: Pedro Pires e Marco Sousa Santos

Pelas 11:30 foi a vez de arte Marco Sousa Santos, historiador de arte, apresentar a conferência “Do Seinal para Arenilha, de Arenilha para Castro Marim: a longa jornada de uma mesa de altar quinhentista”.

Durante uma hora, o técnico superior de cultura do Município de Tavira e docente da Universidade do Algarve dissertou sobre a mesa de altar e a pedra de armas de António Leite identificadas na Ermida de Santo António, em Castro Marim.

O altar quinhentista e a pedra de armas levadas para Arenilha por António Leite, alcaide-mor daquela vila e capitão do forte do Seinal (Marrocos)

Por outras palavras, um património de grande valor histórico levado para Santo António de Arenilha por António Leite, alcaide-mor desta vila e capitão do forte do Seinal (para além de antigo capitão de Azamor e Mazagão), em Marrocos, e que mais tarde foram levadas para a Ermida de Santo António, em Castro Marim. Uma descoberta arqueológica, portanto, da maior importância para a História da foz do Guadiana e que vem atestar as origens quinhentistas da vila mais tarde conhecida por Vila Real de Santo António.

Pelas 14:30, teve lugar a visita guiada à Ermida de Santo António, em Castro Marim, conduzida pelo já referido Marco Sousa Santos e por Pedro Pires, técnico superior de cultura da Câmara Municipal de Castro Marim e estudante de doutoramento da Universidade do Algarve.

 Público na 1º sessão das IX Jornadas de História do Baixo Guadiana

Durante a visita os historiadores não só dissertaram sobre o património artístico daquela ermida, como ainda mostraram a mesa de altar e a pedra de armas quinhentista trazidas de Santo António de Arenilha.

A segunda e a terceira sessão das IX Jornadas de História do Baixo Guadiana terão lugar em março e em maio, respectivamente, sendo que a sua programação será oportunamente anunciada.

Leia também: Vila Real de Santo António volta a receber as Jornadas de História do Baixo Guadiana

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Portuguesa detida em Bali.
Mundo Nacional

“Um crime de segurança nacional”: portuguesa de 47 anos é apanhada com 50 munições em Bali e arrisca pena ‘severa’

08:23 25 Junho, 2026 08:12 25 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Portuguesa foi detida no aeroporto de Bali com 50 munições na bagagem e a lei local prevê penas que podem chegar à pena de morte

Algarve Política

PS segue proposta lançada por Carlos de Deus Pereira sobre a Regionalização

08:42 25 Junho, 2026 12:56 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Sociais-democratas dizem que proposta socialista recupera ideia defendida por Carlos de Deus Pereira no Congresso do PSD

Algarve Cultura

Festival MED arranca em Loulé com artistas de 30 países e entrada gratuita no domingo

07:15 25 Junho, 2026 07:04 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Recinto do Festival MED foi ampliado e conta com uma nova entrada junto ao Largo de S. Francisco, em Loulé

Rua pintada com as cores da bandeira de Portugal em Sines.
Nacional Vida & Lazer

Dois irmãos pintaram uma rua de 65 metros no Alentejo para apoiar Portugal no Mundial e os vizinhos quiseram ajudar

11:14 24 Junho, 2026 11:14 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Em Sines, dois irmãos transformaram uma rua inteira num símbolo de apoio à Seleção e acabaram por arrastar toda a vizinhança

Cultura Europe Direct Algarve

Comissário Carlos Coelho participa no Algarve nas comemorações dos 40 anos da adesão à CEE

10:22 25 Junho, 2026 10:30 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Conferência e exposição procuram recordar quatro décadas de integração europeia e refletir sobre o futuro de Portugal na União.

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Resenha do livro: “Os Dias de Vidro” | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]

12:30 25 Junho, 2026 13:00 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Este livro é de imenso interesse para aqueles que buscam uma boa obra sobre esse período conturbado da história italiana, com uma narrativa envolvente"

Algarve Nacional

Unidade de biometano já abastece parte de Olhão e Portimão, diz nova associação

19:03 24 Junho, 2026 19:05 24 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Associação para os Gases Renováveis defende que Portugal deve acelerar a integração do biometano na rede nacional, aproveitando as infraestruturas de gás existentes

Médicos a realizarem cirurgia robótica no Algarve.
Algarve Saúde

Portimão faz história: Hospital do Barlavento Algarvio realiza a 100.ª cirurgia robótica

12:48 25 Junho, 2026 11:58 25 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Hospital do Barlavento Algarvio, em Portimão, realizou a 100.ª cirurgia robótica desde a introdução desta tecnologia em 2025

Dolores Aveiro e a filha, Katia Aveiro.
Nacional Vida & Lazer

Família de Cristiano Ronaldo está a acompanhar o Mundial ao vivo e alugou um apartamento onde cada noite pode custar 4.500€

11:34 25 Junho, 2026 11:13 25 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Katia Aveiro, Dolores Aveiro e o restante núcleo familiar de Cristiano Ronaldo viajaram para os Estados Unidos para acompanhar o Mundial

Pessoas com guarda-chuva em dia de mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Gota fria avança para Portugal e a mudança vai sentir-se em poucas horas: depois do calor extremo, chega uma ‘reviravolta inesperada’

09:30 24 Junho, 2026 09:11 24 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Depois de dias sufocantes, um fenómeno atmosférico promete mudar radicalmente o cenário nas próximas horas

Cabine de avião da Ryanair.
Europa Vida & Lazer

Afinal não é só em Lisboa? Mais de 20 passageiros perdem voo da Ryanair em Atenas por causa das filas no controlo de passaportes

15:50 24 Junho, 2026 15:15 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Em Atenas, mais de 20 passageiros perderam um voo da Ryanair, após longas filas no controlo de passaportes

Mulher a fazer pagamento com cartão.
Economia Europe Direct Algarve

Euro digital dá primeiro passo na União Europeia: saiba o que muda nos pagamentos

17:30 23 Junho, 2026 17:05 23 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O euro digital recebeu a primeira luz verde no Parlamento Europeu. A moeda eletrónica deverá ser emitida pelo Banco Central Europeu

Construção de túnel marítimo. Crédito: Foto AI
Economia Europa Mundo

Vai ser construído na Europa o primeiro túnel marítimo do mundo: conheça a sua localização e o custo do projeto

14:00 22 Junho, 2026 13:13 22 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

O primeiro túnel marítimo oceânico do mundo vai atravessar 1,7 km de rocha e promete transformar a navegação na Europa a partir de 2032

Chutou com o dono.
Animais Mundo

“Eu não infringi a lei”: cão é furtado ao dono e vendido a um restaurante por 22,41€

10:55 24 Junho, 2026 10:55 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Desaparecimento de um cão seguido por mais de um milhão de pessoas acabou num desfecho que gerou grande tristeza ao dono

Avião da Emirates.
Mundo Vida & Lazer

Emirates quer ‘reconquistar’ a confiança dos passageiros e tem estadias gratuitas para todos num hotel de 5 estrelas

12:25 23 Junho, 2026 12:25 23 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Companhia aérea Emirates lançou uma campanha de verão que inclui estadias gratuitas num hotel de luxo no Dubai para passageiros elegíveis

Trovoada.
Tempo

Vem aí trovoada ‘seca’ com risco de granizo: instabilidade vai sentir-se nestas regiões e preocupa pelo risco de incêndio

14:40 22 Junho, 2026 14:12 22 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma depressão isolada em altitude vai aumentar a instabilidade no interior de Portugal continental esta segunda-feira

Portuguesa detida em Bali.
Mundo, Nacional

“Um crime de segurança nacional”: portuguesa de 47 anos é apanhada com 50 munições em Bali e arrisca pena ‘severa’

08:23 25 Junho, 2026 08:12 25 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Portuguesa foi detida no aeroporto de Bali com 50 munições na bagagem e a lei local prevê penas que podem chegar à pena de morte

Algarve, Política

PS segue proposta lançada por Carlos de Deus Pereira sobre a Regionalização

08:42 25 Junho, 2026 12:56 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Sociais-democratas dizem que proposta socialista recupera ideia defendida por Carlos de Deus Pereira no Congresso do PSD

Algarve, Cultura

Festival MED arranca em Loulé com artistas de 30 países e entrada gratuita no domingo

07:15 25 Junho, 2026 07:04 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Recinto do Festival MED foi ampliado e conta com uma nova entrada junto ao Largo de S. Francisco, em Loulé

Rua pintada com as cores da bandeira de Portugal em Sines.
Nacional, Vida & Lazer

Dois irmãos pintaram uma rua de 65 metros no Alentejo para apoiar Portugal no Mundial e os vizinhos quiseram ajudar

11:14 24 Junho, 2026 11:14 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Em Sines, dois irmãos transformaram uma rua inteira num símbolo de apoio à Seleção e acabaram por arrastar toda a vizinhança

Cultura, Europe Direct Algarve

Comissário Carlos Coelho participa no Algarve nas comemorações dos 40 anos da adesão à CEE

10:22 25 Junho, 2026 10:30 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Conferência e exposição procuram recordar quatro décadas de integração europeia e refletir sobre o futuro de Portugal na União.

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Resenha do livro: “Os Dias de Vidro” | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]

12:30 25 Junho, 2026 13:00 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Este livro é de imenso interesse para aqueles que buscam uma boa obra sobre esse período conturbado da história italiana, com uma narrativa envolvente"

Algarve, Nacional

Unidade de biometano já abastece parte de Olhão e Portimão, diz nova associação

19:03 24 Junho, 2026 19:05 24 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Associação para os Gases Renováveis defende que Portugal deve acelerar a integração do biometano na rede nacional, aproveitando as infraestruturas de gás existentes

Médicos a realizarem cirurgia robótica no Algarve.
Algarve, Saúde

Portimão faz história: Hospital do Barlavento Algarvio realiza a 100.ª cirurgia robótica

12:48 25 Junho, 2026 11:58 25 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Hospital do Barlavento Algarvio, em Portimão, realizou a 100.ª cirurgia robótica desde a introdução desta tecnologia em 2025

Dolores Aveiro e a filha, Katia Aveiro.
Nacional, Vida & Lazer

Família de Cristiano Ronaldo está a acompanhar o Mundial ao vivo e alugou um apartamento onde cada noite pode custar 4.500€

11:34 25 Junho, 2026 11:13 25 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Katia Aveiro, Dolores Aveiro e o restante núcleo familiar de Cristiano Ronaldo viajaram para os Estados Unidos para acompanhar o Mundial

Pessoas com guarda-chuva em dia de mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Gota fria avança para Portugal e a mudança vai sentir-se em poucas horas: depois do calor extremo, chega uma ‘reviravolta inesperada’

09:30 24 Junho, 2026 09:11 24 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Depois de dias sufocantes, um fenómeno atmosférico promete mudar radicalmente o cenário nas próximas horas

Cabine de avião da Ryanair.
Europa, Vida & Lazer

Afinal não é só em Lisboa? Mais de 20 passageiros perdem voo da Ryanair em Atenas por causa das filas no controlo de passaportes

15:50 24 Junho, 2026 15:15 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Em Atenas, mais de 20 passageiros perderam um voo da Ryanair, após longas filas no controlo de passaportes

Mulher a fazer pagamento com cartão.
Economia, Europe Direct Algarve

Euro digital dá primeiro passo na União Europeia: saiba o que muda nos pagamentos

17:30 23 Junho, 2026 17:05 23 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O euro digital recebeu a primeira luz verde no Parlamento Europeu. A moeda eletrónica deverá ser emitida pelo Banco Central Europeu

Construção de túnel marítimo. Crédito: Foto AI
Economia, Europa, Mundo

Vai ser construído na Europa o primeiro túnel marítimo do mundo: conheça a sua localização e o custo do projeto

14:00 22 Junho, 2026 13:13 22 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

O primeiro túnel marítimo oceânico do mundo vai atravessar 1,7 km de rocha e promete transformar a navegação na Europa a partir de 2032

Chutou com o dono.
Animais, Mundo

“Eu não infringi a lei”: cão é furtado ao dono e vendido a um restaurante por 22,41€

10:55 24 Junho, 2026 10:55 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Desaparecimento de um cão seguido por mais de um milhão de pessoas acabou num desfecho que gerou grande tristeza ao dono

Avião da Emirates.
Mundo, Vida & Lazer

Emirates quer ‘reconquistar’ a confiança dos passageiros e tem estadias gratuitas para todos num hotel de 5 estrelas

12:25 23 Junho, 2026 12:25 23 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Companhia aérea Emirates lançou uma campanha de verão que inclui estadias gratuitas num hotel de luxo no Dubai para passageiros elegíveis

Trovoada.
Tempo

Vem aí trovoada ‘seca’ com risco de granizo: instabilidade vai sentir-se nestas regiões e preocupa pelo risco de incêndio

14:40 22 Junho, 2026 14:12 22 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma depressão isolada em altitude vai aumentar a instabilidade no interior de Portugal continental esta segunda-feira

Últimas Notícias

  • Portimão faz história: Hospital do Barlavento Algarvio realiza a 100.ª cirurgia robótica
    Portimão faz história: Hospital do Barlavento Algarvio realiza a 100.ª cirurgia robótica
  • Moção por passadiço na Ria Formosa e votos de congratulação no desporto marcam Assembleia de Tavira
    Moção por passadiço na Ria Formosa e votos de congratulação no desporto marcam Assembleia de Tavira
  • Jovens de 16 anos alvo de processos-crime por falsificarem documentos para comprar bebidas alcoólicas no Rock in Rio Lisboa
    Jovens de 16 anos alvo de processos-crime por falsificarem documentos para comprar bebidas alcoólicas no Rock in Rio Lisboa
  • Álvaro Bila entrega a Luís Neves memorando para reforçar segurança em Portimão
    Álvaro Bila entrega a Luís Neves memorando para reforçar segurança em Portimão
  • Família de Cristiano Ronaldo está a acompanhar o Mundial ao vivo e alugou um apartamento onde cada noite pode custar 4.500€
    Família de Cristiano Ronaldo está a acompanhar o Mundial ao vivo e alugou um apartamento onde cada noite pode custar 4.500€

Opinião

  • Resenha do livro: “Os Dias de Vidro” | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]
    Resenha do livro: “Os Dias de Vidro” | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]
  • A idade da reforma e o pessimismo governativo: quando o diagnóstico denuncia a incapacidade | Por Luís Ganhão
    A idade da reforma e o pessimismo governativo: quando o diagnóstico denuncia a incapacidade | Por Luís Ganhão
  • Síndrome Ronaldo: o efeito na política portuguesa | Por Afonso Sousa
    Síndrome Ronaldo: o efeito na política portuguesa | Por Afonso Sousa

Europe Direct Algarve

  • Resenha do livro: “Os Dias de Vidro” | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]
    Resenha do livro: “Os Dias de Vidro” | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]
  • Comissário Carlos Coelho participa no Algarve nas comemorações dos 40 anos da adesão à CEE
    Comissário Carlos Coelho participa no Algarve nas comemorações dos 40 anos da adesão à CEE
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal