Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto Reprodução Facebook
Cultura

História do Hospital do Espírito Santo de Tavira leva à criação de novo núcleo museológico

O edifício foi criado em 1425 por duas confrarias, inicialmente como albergaria, mas depois passou a hospital da cidade até aos princípios do século XXI

10:30 23 Junho, 2023 11:16 23 Junho, 2023
Cristina MendonçaCristina MendonçaJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A história do hospital do Espírito Santo de Tavira e o trabalho lá realizado desde a sua fundação, no século XV, levaram à criação de um núcleo museológico no edifício, cuja inauguração é no sábado.

Segundo Alexandra Rufino, do gabinete de Património da Santa Casa da Misericórdia (SCM) de Tavira, que tutela o edifício e o seu espólio, a instituição já tinha uma casa museu na igreja da Misericórdia e na Casa do Despacho, a antiga casa da administração da Misericórdia. Agora passa a contar com este núcleo, que tem seis séculos de história na cidade.

Em declarações à Lusa, a responsável destacou que a casa museu e a igreja da Misericórdia já têm uma atividade cultural muito ativa. Em destaque, exposições de arte contemporânea, concertos e outros eventos. Porém, faltava valorizar uma outra igreja sob a tutela da Misericórdia, que é a Igreja de São José, do antigo hospital do Espírito Santo da cidade.

Alexandra Rufino disse que, neste contexto, decidiu-se avançar para a valorização do espaço, “um edifício tão antigo” que foi “criado em 1425” por duas confrarias (a de São Brás e a do Espírito Santo). Primeiramente, como albergaria, mas que “depois passou a hospital da cidade, até aos princípios do século XXI”.

Musealização do espaço valoriza o edifício e o trabalho feito durante todos estes séculos

A musealização do espaço vai “valorizar esse edifício e o trabalho que feito durante todos estes séculos”, afirmou. Ao mesmo tempo que sublinha que o hospital “recebeu durante muito tempo os marítimos que vinham das expedições do norte de África”. Este “foi sempre ponto de chegada e de partida”, além de “acolher muitas pessoas que procuravam ajuda” na cidade.

A sua história e atividade permanecem “na memória dos tavirenses e na memória de alguns médicos que ainda estão vivos e trabalharam neste hospital. Assim como algumas enfermeiras e algum pessoal administrativo”, contou, ainda, a técnica de património cultural.

“E foi com esse objetivo da valorização desta memória, e para mostrar a importância deste edifício, que surgiu esta ideia de criar um núcleo museológico associado ao hospital do Espírito Santo”, justificou Alexandra Rufino.

O material em exposição está ligado à história do edifício, apesar de haver uma “escassez de material grande” e de “muito espólio ter desaparecido”. Isto, depois de o edifício ter ficado ao abandono e fechado durante alguns anos, lamentou.

Há muito espólio histórico que foi salvaguardado pela Misericórdia

Alexandra Rufino disse que ainda há “muito espólio histórico que foi salvaguardado pela Misericórdia”, como um maço de pergaminhos do tempo da fundação do hospital.

Os visitantes podem ver peças de arte como “placas que teriam nomes de enfermarias, algumas placas de beneméritos desse hospital. Bem como, algumas imagens que têm a ver com a igreja e com o hospital”. Assim como, objetos cirúrgicos, cedidos por outras instituições ou que estavam na posse de antigos profissionais ou famílias.

Segundo a responsável, a exposição surge após um trabalho realizado ao longo de três anos. Contudo, há “longos períodos da história que ainda não estão estudados”, trabalho que é preciso aprofundar.

Para Alexandra Rufino, o novo núcleo museológico vai ajudar a sensibilizar para a “importância do edifício, para a história da saúde na cidade. Assim como para outras instituições que foram surgindo ao longo dos séculos na cidade ao nível de saúde”.

A inauguração está marcada para as 17:00, inserida nas comemorações do Dia da Cidade. A cerimónia contará com a participação do provedor da SCM, Pedro Manuel do Nascimento, e da presidente da Câmara, Ana Paula Martins.

O espaço vai estar aberto de segunda a sexta-feira, das 10:00 às 12:30 e das 14:00 às 17:00.

Foto DR
As inaugurações no Dia da Cidade de Tavira, saiba quais são e o que representam em investimento

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

Vai haver cortes de luz prolongados este domingo: estas são as regiões afetadas (e que podem ficar até 6 horas sem eletricidade)

19:30 16 Outubro, 2026 17:26 16 Outubro, 2026

Há interrupções programadas no fornecimento de eletricidade para este domingo, 18 de outubro

Algarve

Fogo em habitação deixa cinco feridos e mobiliza socorro em Olhão

07:20 16 Outubro, 2026 07:23 16 Outubro, 2026

Cinco pessoas sofreram queimaduras num incêndio numa habitação em Olhão e foram transportadas ao hospital durante a noite desta quinta-feira

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva está a caminho de Portugal continental e chega já neste dia: estas serão as regiões mais afetadas

09:30 16 Outubro, 2026 14:05 15 Outubro, 2026

A chuva regressa a algumas regiões de Portugal continental antes de uma descida das temperaturas generalizada

Supermercado Mercadona. Crédito: Foto DR
Algarve Economia

Depois de Portimão e Faro, vêm aí mais lojas da Mercadona no Algarve? Empresa tem uma palavra a dizer

13:20 15 Outubro, 2026 12:38 15 Outubro, 2026

Após a abertura em Portimão e com Faro na agenda, vão surgir mais lojas da Mercadona no Algarve? Empresa respondeu ao POSTAL

Mosquito tigre. Crédito: Foto AI
Nacional

Mosquito-tigre já foi detetado em 40 concelhos: saiba o que deve evitar em casa

13:00 16 Outubro, 2026 10:48 16 Outubro, 2026

Capaz de transmitir dengue e zika, o mosquito-tigre já foi identificado em 40 concelhos. Conheça os cuidados recomendados

Casal bem agasalhado devido ao frio. Crédito: Freepik AI
Tempo

Massa de ar polar aproxima-se de Portugal e temperaturas vão descer até aos 4 ºC: estas serão as regiões mais frias

17:40 16 Outubro, 2026 17:02 16 Outubro, 2026

Uma massa de ar de origem polar aproxima-se da Península Ibérica e poderá deixar algumas regiões de Portugal com temperaturas próximas dos 0 ºC

Algarve

Automóvel e autocarro colidem na EN125 e fazem dois feridos em Faro

12:13 16 Outubro, 2026 12:14 16 Outubro, 2026

Um ferido grave e outro ligeiro resultaram de uma colisão entre um carro e um autocarro na EN125, no concelho de Faro

Algarve Animais Nacional

Algarve abrangido por projeto-piloto de 500 mil euros para controlo de javalis

07:00 16 Outubro, 2026 19:01 15 Outubro, 2026

Projeto abrange 15 distritos, incluindo Faro, e prevê pagamentos de 50 euros por macho e 70 euros por fêmea abatidos acima da média

Opinião

Numeiro, o Grande Gatsby português | Por André Leman

15:36 16 Outubro, 2026 15:36 16 Outubro, 2026

"Talvez seja essa a grande lição que o Grande Gatsby português ainda esteja a tempo de aprender: o dinheiro pode comprar o convite, o champanhe e até a companhia. Mas nunca poderá comprar a sinceridade de quem levanta o copo"

Cultura Opinião

Bilhete Postal: Os adultos ‘do futuro’ e os ecrãs | Por Eduardo Costa

19:40 16 Outubro, 2026 19:32 16 Outubro, 2026

“Parece que as prejudiciais telas de um ecrã refletem nas crianças a ideia de que são imagens que passam e ninguém recorda. Enquanto no papel ‘fica ali’ e todos vão vendo”

Acidente de carro. Crédito: Freepik
Nacional

Mulher morre após carro capotar em Odivelas: estaria a ter relações sexuais com condutor que “ajeitou a roupa” e fugiu

15:50 15 Outubro, 2026 15:26 15 Outubro, 2026

A vítima, uma mulher de 49 anos morreu depois de um carro ter capotado em Odivelas

Mulher a usar multibanco. Crédito: Foto AI
Nacional Tech

Cliente do Banco CTT? App, homebanking e transferências MB Way ficam indisponíveis até esta data

20:20 16 Outubro, 2026 17:20 16 Outubro, 2026

Os clientes do Banco CTT vão ficar temporariamente sem acesso a vários serviços digitais

Fatura da luz. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Fatura da luz vai subir a partir desta data: veja quanto pode passar a pagar por mês

19:20 16 Outubro, 2026 17:15 16 Outubro, 2026

A fatura da luz vai voltar a aumentar em 2027. A ERSE propõe uma subida de 1,5% no mercado regulado e já há exemplos de quanto os consumidores poderão passar a pagar por mês

Vida & Lazer

Deixe as maçãs no supermercado se vir este sinal: especialista alerta para detalhe que muitos ignoram

21:40 15 Outubro, 2026 16:42 15 Outubro, 2026

Antes de colocar as maçãs no carrinho, há um sinal que merece especial atenção.

Algarve

Quinta embarcação de alta velocidade apreendida no Algarve desde início de outubro

18:50 16 Outubro, 2026 18:41 16 Outubro, 2026

Alerta de um popular levou à apreensão de uma embarcação de alta velocidade arrojada na praia do Telheiro, em Vila do Bispo

Opinião

Loulé e os resíduos: entre o discurso ambiental e a realidade | Por Bruno Castelão Santos

15:40 13 Outubro, 2026 17:23 13 Outubro, 2026

"Não basta exigir civismo aos munícipes. É preciso garantir que sabem o que fazer e que dispõem de alternativas acessíveis e eficazes"

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

Vai haver cortes de luz prolongados este domingo: estas são as regiões afetadas (e que podem ficar até 6 horas sem eletricidade)

19:30 16 Outubro, 2026 17:26 16 Outubro, 2026

Há interrupções programadas no fornecimento de eletricidade para este domingo, 18 de outubro

Algarve

Fogo em habitação deixa cinco feridos e mobiliza socorro em Olhão

07:20 16 Outubro, 2026 07:23 16 Outubro, 2026

Cinco pessoas sofreram queimaduras num incêndio numa habitação em Olhão e foram transportadas ao hospital durante a noite desta quinta-feira

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva está a caminho de Portugal continental e chega já neste dia: estas serão as regiões mais afetadas

09:30 16 Outubro, 2026 14:05 15 Outubro, 2026

A chuva regressa a algumas regiões de Portugal continental antes de uma descida das temperaturas generalizada

Supermercado Mercadona. Crédito: Foto DR
Algarve, Economia

Depois de Portimão e Faro, vêm aí mais lojas da Mercadona no Algarve? Empresa tem uma palavra a dizer

13:20 15 Outubro, 2026 12:38 15 Outubro, 2026

Após a abertura em Portimão e com Faro na agenda, vão surgir mais lojas da Mercadona no Algarve? Empresa respondeu ao POSTAL

Mosquito tigre. Crédito: Foto AI
Nacional

Mosquito-tigre já foi detetado em 40 concelhos: saiba o que deve evitar em casa

13:00 16 Outubro, 2026 10:48 16 Outubro, 2026

Capaz de transmitir dengue e zika, o mosquito-tigre já foi identificado em 40 concelhos. Conheça os cuidados recomendados

Casal bem agasalhado devido ao frio. Crédito: Freepik AI
Tempo

Massa de ar polar aproxima-se de Portugal e temperaturas vão descer até aos 4 ºC: estas serão as regiões mais frias

17:40 16 Outubro, 2026 17:02 16 Outubro, 2026

Uma massa de ar de origem polar aproxima-se da Península Ibérica e poderá deixar algumas regiões de Portugal com temperaturas próximas dos 0 ºC

Algarve

Automóvel e autocarro colidem na EN125 e fazem dois feridos em Faro

12:13 16 Outubro, 2026 12:14 16 Outubro, 2026

Um ferido grave e outro ligeiro resultaram de uma colisão entre um carro e um autocarro na EN125, no concelho de Faro

Algarve, Animais, Nacional

Algarve abrangido por projeto-piloto de 500 mil euros para controlo de javalis

07:00 16 Outubro, 2026 19:01 15 Outubro, 2026

Projeto abrange 15 distritos, incluindo Faro, e prevê pagamentos de 50 euros por macho e 70 euros por fêmea abatidos acima da média

Opinião

Numeiro, o Grande Gatsby português | Por André Leman

15:36 16 Outubro, 2026 15:36 16 Outubro, 2026

"Talvez seja essa a grande lição que o Grande Gatsby português ainda esteja a tempo de aprender: o dinheiro pode comprar o convite, o champanhe e até a companhia. Mas nunca poderá comprar a sinceridade de quem levanta o copo"

Cultura, Opinião

Bilhete Postal: Os adultos ‘do futuro’ e os ecrãs | Por Eduardo Costa

19:40 16 Outubro, 2026 19:32 16 Outubro, 2026

“Parece que as prejudiciais telas de um ecrã refletem nas crianças a ideia de que são imagens que passam e ninguém recorda. Enquanto no papel ‘fica ali’ e todos vão vendo”

Acidente de carro. Crédito: Freepik
Nacional

Mulher morre após carro capotar em Odivelas: estaria a ter relações sexuais com condutor que “ajeitou a roupa” e fugiu

15:50 15 Outubro, 2026 15:26 15 Outubro, 2026

A vítima, uma mulher de 49 anos morreu depois de um carro ter capotado em Odivelas

Mulher a usar multibanco. Crédito: Foto AI
Nacional, Tech

Cliente do Banco CTT? App, homebanking e transferências MB Way ficam indisponíveis até esta data

20:20 16 Outubro, 2026 17:20 16 Outubro, 2026

Os clientes do Banco CTT vão ficar temporariamente sem acesso a vários serviços digitais

Fatura da luz. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Fatura da luz vai subir a partir desta data: veja quanto pode passar a pagar por mês

19:20 16 Outubro, 2026 17:15 16 Outubro, 2026

A fatura da luz vai voltar a aumentar em 2027. A ERSE propõe uma subida de 1,5% no mercado regulado e já há exemplos de quanto os consumidores poderão passar a pagar por mês

Vida & Lazer

Deixe as maçãs no supermercado se vir este sinal: especialista alerta para detalhe que muitos ignoram

21:40 15 Outubro, 2026 16:42 15 Outubro, 2026

Antes de colocar as maçãs no carrinho, há um sinal que merece especial atenção.

Algarve

Quinta embarcação de alta velocidade apreendida no Algarve desde início de outubro

18:50 16 Outubro, 2026 18:41 16 Outubro, 2026

Alerta de um popular levou à apreensão de uma embarcação de alta velocidade arrojada na praia do Telheiro, em Vila do Bispo

Opinião

Loulé e os resíduos: entre o discurso ambiental e a realidade | Por Bruno Castelão Santos

15:40 13 Outubro, 2026 17:23 13 Outubro, 2026

"Não basta exigir civismo aos munícipes. É preciso garantir que sabem o que fazer e que dispõem de alternativas acessíveis e eficazes"

Últimas Notícias

  • Cliente do Banco CTT? App, homebanking e transferências MB Way ficam indisponíveis até esta data
    Cliente do Banco CTT? App, homebanking e transferências MB Way ficam indisponíveis até esta data
  • Vai haver cortes de luz prolongados este domingo: estas são as regiões afetadas (e que podem ficar até 6 horas sem eletricidade)
    Vai haver cortes de luz prolongados este domingo: estas são as regiões afetadas (e que podem ficar até 6 horas sem eletricidade)
  • Fatura da luz vai subir a partir desta data: veja quanto pode passar a pagar por mês
    Fatura da luz vai subir a partir desta data: veja quanto pode passar a pagar por mês
  • Quinta embarcação de alta velocidade apreendida no Algarve desde início de outubro
    Quinta embarcação de alta velocidade apreendida no Algarve desde início de outubro
  • Álex, eletricista de 29 anos: “Ter 40 anos no setor não significa fazer bem durante 40 anos”
    Álex, eletricista de 29 anos: “Ter 40 anos no setor não significa fazer bem durante 40 anos”

Opinião

  • Bilhete Postal: Os adultos ‘do futuro’ e os ecrãs | Por Eduardo Costa
    Bilhete Postal: Os adultos ‘do futuro’ e os ecrãs | Por Eduardo Costa
  • Inovar no prato para nutrir o amanhã: o desafio da alimentação na hemodiálise | Por Inês Moreira
    Inovar no prato para nutrir o amanhã: o desafio da alimentação na hemodiálise | Por Inês Moreira
  • Jovens querem uma fronteira “apenas nos papéis”. Encontro anual na Eurorregião vai debater Resiliência Democrática | Por Susana Helena de Sousa
    Jovens querem uma fronteira “apenas nos papéis”. Encontro anual na Eurorregião vai debater Resiliência Democrática | Por Susana Helena de Sousa

Europe Direct Algarve

  • Jovens querem uma fronteira “apenas nos papéis”. Encontro anual na Eurorregião vai debater Resiliência Democrática | Por Susana Helena de Sousa
    Jovens querem uma fronteira “apenas nos papéis”. Encontro anual na Eurorregião vai debater Resiliência Democrática | Por Susana Helena de Sousa
  • Jovens do Algarve, Alentejo e Andaluzia debatem futuro da democracia em encontro transfronteiriço
    Jovens do Algarve, Alentejo e Andaluzia debatem futuro da democracia em encontro transfronteiriço
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal